O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Rafael2709 22/01/2021

O horror! O horror!
Definitivamente esse não é um livro fácil, seja pelo enredo ou de como foi escrito, cheio de camadas. O romance em questão nos leva a uma viagem pelo Rio Tamisa, da qual Conrad, Marlow e o leitor entram no mundo de sombras e destruição, idealizado e executado sob a luz do imperialismo pelas nações européias no continente africano. Ao fim da viagem o leitor, não é mais o mesmo, assim como o autor e seu capitão. Como sempre a edição da Antofágica é de um primor, de um cuidado, que sem elas a experiência literária não seria a mesma. Por fim, os textos extras são indispensáveis.

Manu 24/01/2021

Relato instigante permeado de suspense.
Quando comecei a ler, não imaginava que a narrativa iria me prender tanto, pois havia lido vários comentários em que dizia que não esperasse uma história linear, porque se tratava mais de um relato individual. E fui ler com essa perspectiva em mente, a qual recomendo para os demais.
O que mais me chamou atenção foi o suspense em volta do tão aguardado encontro do Marlow com o Kurtz, a figura que permeava a narrativa. Além disso, há uma boa crítica ao colonialismo vigente naquela época, na Europa ainda em começo do século XX .
Vale muito a experiência!

Cláudia 01/02/2021

Um livro pesado e angustiante, principalmente por ter sido baseado em uma aventura real. O mais importante dessa obra, na minha opinião é o seu contexto histórico e a relevância política da época. Nos transporta para o passado e mais precisamente, pro coração das trevas, em todos os sentidos possíveis

Wacinom 03/02/2021

Coração das Trevas
Um retrato de como o ser humano pode ser e até onde pode ser levado pela ganância .

Sidneia.Ruthes 29/03/2022

Triste realidade
Um livro forte sobre a época de exploração na África onde foram escravizados muitos que acabaram morrendo o personagem relata os horrores acontecidos.

Giovanavski 08/04/2021

A história de Marlow é tenebrosa e cheia de horrores sobre o colonialismo.
Mesmo sendo um livro com uma história interessante sobre uma parte do passado e sendo narrado de forma que me agradou bastante, infelizmente a história não me prendeu do modo que deveria. Sobre o livro, parece que Marlow está em um pesadelo, que nem ele e o leitor consegue sair.
Esse livro necessita de mais atenção do que puder dar nesse momento. A sua nuvem de fumaça encobre que cenas, deixando nada muito nítido.
Pretendo reler esse livro, acho que será melhor já sabendo exatamente a proposta.
Porém agora só passou para marcar como lido na minha lista da Rory Gilmore.

Suélen 10/04/2021

Gostei bastante do livro. Essa narrativa de Marlow que embala a nossa imaginação indo ao coração das trevas, constrói um cenário imersivo, além do misterioso Kurtz.
Adorei a edição em li e dos texto extras que contribuíram e muito para entender a obra e como ela dialogava com o período de sua publicação.

Santos 19/04/2021

Uma selvageria imperialista
Um dos livros mais difíceis que eu já li, problemático e pesado. Basicamente o livro é sobre a colonização na África onde exploravam o próprio povo de forma desumana. Trás muitas descrições de racismo. Um livro soturno, se você pensa que já leu um livro com todas as loucuras possíveis, você ainda não leu esse livro. Deixe o Maslow contar sua experiencia pelo horror.
Vale ressaltar aqui que como o livro é em primeira pessoa a narrativa nunca é 100% confiável e até mesmo ele apresenta suas experiencias de forma um tanto quanto nebulosa e não explica muito como as coisas foram acontecendo.
Acredito q vale ressaltar o contexto histórico é importante também com a colonização do Congo pela Bélgica que foi a mais violenta de todas.

Milena300 29/05/2021

muito bom, mas...
Terei que, com certeza, reler. quando eu pegava pra ler, mal lia uma frase e minha mente já pensava em muitas outras coisas e não fluía apesar de ser bem curto. Várias vezes tive que ler em voz alta pra não me perder tanto na leitura.

Porém... foram nos comentários, no final do próprio livro, que eu percebi o tanto que essa obra é rica. Eu decidi que leria como aventura, mas percebi o quanto ela é muito mais do que uma história dentro de outra história e eu fui perceber isso nesse trecho:

"Coração das trevas é uma história de uma dupla viagem: a do homem até as trevas do seu próprio coração, a voz mais íntima de sua loucura, mas também a do europeu rumo ao desconhecido africano em sua empreitada de colonização"

e realmente, por mais desviada que eu poderia estar, foi isso que eu percebi.

Achei muito bom o livro, a edição tá muito boa, com desenhos, os comentários estão ótimos mas as 4 estrelas foi porque, infelizmente, não fiz essa observação logo de cara. talvez estivesse pensando em outro tipo de narrativa, comecei a ler o livro porque já tinha começado "o mundo de despedaça" de Chinua Achebe, e, recentemente li a continuação do mesmo autor "a paz dura pouco" e disseram que o Achebe, inclusive tem um comentário sobre isso, que ele escreveu essa "trilogia" como uma forma de rebater "o coração das trevas". Bom, e, claro, a antofagica deu uma forcinha e deixou o livro grátis na Amazon kkk foi um belo sinal.

Foi muito ter tudo contato com a obra, os vídeos no YouTube e as próprias resenhas críticas mostram o tão importante foi a obra tanto para o desenvolvimento intelectual quanto para as adaptações cinematográficas. A edição está muito boa, mas pretendo reler em outra com outros comentários. No entando, recomendo ?

Jadna 11/05/2023

Esse livro é um clássico que já foi mil vezes analisado e é fonte de mil interpretações, mas pra mim, pelo menos nessa primeira leitura, sua qualidade tá mais fora do texto do que na experiência de leitura. A história é muito descritiva e diria que até comum, apesar de por ser muito realista, conseguir passar a sensação de terror em alguns momentos. Mas não consegui sentir esse medo do desconhecido como é a proposta inicial do livro.
Apesar disso, o tema sobre colonização é muito forte, e me peguei pensando muitas vezes nisso durante a leitura, e lamentado como uma mancha muito forte na história da humanidade.

Bryan.Faustino 02/06/2021

O livro é da virada do século XIX para o XX, conciso e escrito meio como um fluxo de consciência numa linguagem poética e desesperançosa. A "atmosfera do mal" acontece tanto pela história quanto pela estrutura corrida, o que pode causar dificuldade de ler.

Palmas para quem teve a genial ideia de cortar o texto com ilustrações de página inteira, elas dão a pausa necessária para melhor compreensão. Riquíssimo material de apoio também e projeto gráfico f*da.

Um livro imenso que tenta dizer o indizível. Sugiro uma segunda leitura, já que é curtinho, para pegar tudo que ele tem a oferecer.

Paulo1584 12/07/2021

O horror o horror
Coração das trevas é um livro com contradições, como aponta Silvio Almeida em um dos textos extras. É, sem sobra de dúvidas um clássico com bastante influência para a cultura de massa como um todo.
A obra de Conrad enche os olhos de qualquer apaixonado por literatura no quesito técnica. O autor cria uma duplanarrativa muito oportuna, ou seja, que só mostra seu caráter duplo em momentos específicos.
Suas contradições, porém, surgem na reverberação do horror que algumas personagens denotam no que diz respeito aos nativos. Ao mesmo tempo em que o autor consegue apontar as atrocidades do colonialismo, deixa escapar seu próprio estranhamento com o outro.
É uma obra que vale muito ser lida hoje em dia ainda, no entanto, com um olhar crítico.
Ótimo livro, ótima edição!

@acumuladoradelivros 12/07/2021

Uma releitura que é praticamente uma primeira leitura, não pelo conteúdo da história, até porque ela está presente em minha mente através de Apocalypse Now também, mas porque tinha me esquecido completamente do estilo narrativo que Conrad emprega aqui, o quão é realmente um relato. Não sei se gosto muito desse estilo pelo confusão que as vezes pode dar. Quanto a história em si, bom, essa da muito pano pra manga e enquanto historiadora vou abdicar de falar muito aqui pois senão já vira um outro artigo, algo que já fiz usando livro e adaptação.

Elane48 17/07/2021

Não achei essa cocada toda não...
Um livro supervalorizado, mas como decidi ler o maior número possível de clássicos... Uma leitura difícil, porém com várias passagens poéticas e algumas, pra mim, até divertidas. Consegui rir com algumas tiradas de Marlow - um cara extremamente sagaz. Curti muito quando ele disse sobre a vida, paradoxalmente diante da morte de Kurtz: "O máximo que se pode esperar dela é algum conhecimento de si mesmo - que ocorre tarde demais".
Então, se você está em busca de uma leitura densa - como o coração impenetrável das trevas de uma floresta - este é o livro. Não se fala em Congo, nem em Leopoldo II. Não tem nada de horror. É prosa poética e só.

V_______ 18/07/2021

Jornada ao Congo
O livro é contado atrás do relato de um marinheiro que relata o relato de um outro marinheiro, Marlow, que relata sua jornada pelo Congo. Parece confuso ? Não tanto quanto parece, garanto.
Marlow é contratado como capitão de uma pequena embarcação para transportes nos rios do Congo do século XIX, mas assim que chega enfrenta adversidades que o impedem de iniciar seus serviços, nesse ínterim ouvi sobre Sr. Kurtz, um comerciante que tem desempenho extraordinário no fornecimento de marfim e que Marlow terá de ir atrás a esse quase mítico Kurtz. Adentrando cada vez mais o exótico Congo, aos padrões europeus, Marlow se verá no meio de situação que o fará vê as coisas de umas nova forma que o levarão ao coração das trevas.
O livro acabou me decepcionado, não digo que seja ruim, mas fugiu da proposta que imaginava, certamente o lerei em outro momento para vê se mudo minha percepção.