O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Arine1 16/04/2023

Levada ao coração das trevas
Uma história dentro de uma história... Durante toda a narrativa temos a sensação de que não vemos as cenas com nitidez, o que já é um grande desconforto. Em vários momentos me pegava em dúvida se tinha perdido algum detalhe da história e voltava alguns parágrafos para descobrir que não, era a forma proposital de Conrad para nos deixar com a mesma sensação que teríamos se estivéssemos, assim como Marlow, adentrando o coração das trevas. A selva vai nos oprimindo, parece que não conseguiremos retornar ao porto seguro.
É um texto que provavelmente ganhará uma releitura, quando eu tiver mais bagagem e experiência. Por hoje, termino com a sensação de que preciso de uma leitura bem leve e sem compromisso..

Jadna 11/05/2023

Esse livro é um clássico que já foi mil vezes analisado e é fonte de mil interpretações, mas pra mim, pelo menos nessa primeira leitura, sua qualidade tá mais fora do texto do que na experiência de leitura. A história é muito descritiva e diria que até comum, apesar de por ser muito realista, conseguir passar a sensação de terror em alguns momentos. Mas não consegui sentir esse medo do desconhecido como é a proposta inicial do livro.
Apesar disso, o tema sobre colonização é muito forte, e me peguei pensando muitas vezes nisso durante a leitura, e lamentado como uma mancha muito forte na história da humanidade.

Jaque 25/06/2023

Difícil, mas necessário
Não é o tipo de leitura para se divertir ou passar o tempo, mas sim uma complexa rede de fluxos de pensamentos confusos e histórias dentro de histórias.

Confesso que pensei em desistir, uma ou duas vezes da leitura, por estar passando por um momento difícil na vida, acredito que colaborou para sentir o peso ainda mais bruto da história.

É um livro necessário que todos deveriam ler em algum momento da vida, pois discute temas muito atuais e que devem ganhar espaço para serem abordados, a exploração, o apagamento de histórias e principalmente o preconceito são apenas a ponta do coração que habita nas trevas.

Rubens 19/06/2020

Famoso por criticar o colonialismo na África. No entanto, é muito evidente o racismo na estrutura linguística e nas comparações implícitas entre brancos e negros. Ainda carrega traços de determinismo geográfico, positivismo e eurocentrismo... Uma estética alienada e reificada. Agrada somente quem não possui leitura atenta e crítica

Laura F Souto 08/09/2021

Clássico
Um clássico que nos leva a época da colonização e mostra os horrores desse processo. E uma leitura difícil mas muito importante pra entender como foi esse processo.

Larissa Benevides 14/02/2022

"O presente ainda precisa ser descolonizado. Na África, na Europa ou nas Américas, a disputa pela memória continua viva, vibrante [...] desse episódio sangrento e cruel na história da humanidade. Lembrar para nunca esquecer."
Esse é um livro que aborda um assunto que não devemos deixar cair no esquecimento, mesmo que o assunto não seja abordado diretamente.
A história é contada pelo marinheiro Marlow, onde conta como foi a viagem pelo grande rio Africano para resgatar um gerente de um posto de comércio, Kurtz.
O livro é todo sobre a lembrança de Marlow e por isso são blocos de texto sem separação de diálogos o que tornou a leitura bem cansativa. Pois, além do formato não favorecer, a escrita é mais pesada por ter sido escrita em 1899.
Durante todo o relato sobre a viagem de Marlow para terras desconhecidas, temos descrições sobre o ambiente e o pior sobre o tratamento dos colonos com os nativos. Desde o começo o livro é bem pesado mostrando como a exploração era até a exaustão onde as pessoas eram dispensadas para sombra para poder morrer de fome e cansaço. E o descaso dos superiores não era somente com os nativos, mas também com seus próprios homens que eram descartados facilmente.
Além do texto de Conrad, essa edição da Darkside vem com textos complementares onde sabemos mais sobre o autor, sobre a época em que foi escrita, o diário do próprio Conrad quando foi capitão em uma viagem ao Congo e finalizando com um texto sobre como ainda hoje estamos lutando para que as atrocidades que foram cometidas no passado sejam reconhecidas e julgadas, lembrando para que não se repita.
Um conteúdo importante de ser discutido, uma batalha que não pode ser esquecida. Até porque ainda hoje vemos resquícios das barbáries em todos os lugares, ainda hoje precisamos lutar para sermos livres para viver.

"É impossível transmitir a sensação vital de qualquer época da existência de alguém - isso que dá sua verdade, seu significado - sua essência sutil e penetrante. É impossível. Vivemos, assim como sonhamos - sozinhos..."

site: https://www.instagram.com/p/CZvCI2Zrbwz/

Jontas 16/02/2022

O livro é muito bom, o fato do autor ter presenciado tudo que escreveu só o deixa mais rico e real, mas teve umas partes que eu fiquei entendiado lendo, pois é uma leitura densa mesmo o livro sendo curto, no geral foi uma experiência boa, foi interessante ver como foi aquela época de horror na visão de quem realmente esteve lá.

ThaiPedroso 18/02/2022

Brutal!
“...Não, é impossível. É impossível transmitir a sensação vital de qualquer época da existência de alguém – isso que dá sua verdade, seu significado – sua essência sutil e penetrante. É impossível. Vivemos, assim como sonhamos – sozinhos...”

Preciso começar essa resenha sendo sincera com vocês e deixando claro sobre o grande desafio que é conseguir conversar sobre esse livro. Não foi uma leitura fácil, expressou muitos sentimentos e me deixou em dúvidas em grandes momentos.
O livro trata sobre um romance narrado por Marlow, e a sua grande exploração pelo rio africano para o resgate de um gerente de posto de comércio chamado Kurtz.
Vale fortalecer aqui que a história é a partir de uma experiência pessoal que o autor Joseph Conrad teve em sua vida por volta de 1890.
Um grande acontecimento na história é sobre o tratamento dos colonos com os nativos, os horrores coloniais. Essas partes me fizeram ter grande reflexão pela maneira que foram descritas no livro, justamente mostrando a frieza e crueldade com que negros eram tratados. São fortes relatos que me fizeram chorar pela descrição vívida.
Em um desses relatos, Marlow nos conta a visão de chegar a meio à relva e se deparar com uma trilha que subia no morro. E nesta mesma trilha, se deparar com escravos andando em filas com coleira de ferro no pescoço, carregando pequenos cestos cheios de terra sobre a cabeça.
São passagens cruéis, que fazem o leitor sentir na alma e mostrar como naquela época a exploração agia.
A narrativa então segue quando se ouve sobre um tal de Kurtz, descrito como um agente de primeira classe com uma personalidade memorável encarregado de um posto de comércio de marfim nos arredores da selva. A partir disso, acompanhamos a decisão de Marlow de ir atrás desse personagem tão misterioso.
É um livro denso, dentre muitas características que eu poderia dar a ele é essa. Uma história para mostrar a brutalidade trazida pela ganância e ao mesmo tempo dá-se uma história rica por contar as experiências vividas em uma floresta sombria, selvagem.
Uma obra importante pouco conhecida por assim dizer, com relatos frios e a importância de refletirmos sobre momentos históricos.
Vale ressaltar que essa edição da Darkside está completa e com texto sobre o autor pela Virginia Woolf e um posfácio de Carlos da Silva Jr. nos ajudando a entender o momento histórico crucial citado no livro.

site: @casualbooks

Giovanavski 08/04/2021

A história de Marlow é tenebrosa e cheia de horrores sobre o colonialismo.
Mesmo sendo um livro com uma história interessante sobre uma parte do passado e sendo narrado de forma que me agradou bastante, infelizmente a história não me prendeu do modo que deveria. Sobre o livro, parece que Marlow está em um pesadelo, que nem ele e o leitor consegue sair.
Esse livro necessita de mais atenção do que puder dar nesse momento. A sua nuvem de fumaça encobre que cenas, deixando nada muito nítido.
Pretendo reler esse livro, acho que será melhor já sabendo exatamente a proposta.
Porém agora só passou para marcar como lido na minha lista da Rory Gilmore.

Suélen 10/04/2021

Gostei bastante do livro. Essa narrativa de Marlow que embala a nossa imaginação indo ao coração das trevas, constrói um cenário imersivo, além do misterioso Kurtz.
Adorei a edição em li e dos texto extras que contribuíram e muito para entender a obra e como ela dialogava com o período de sua publicação.

Santos 19/04/2021

Uma selvageria imperialista
Um dos livros mais difíceis que eu já li, problemático e pesado. Basicamente o livro é sobre a colonização na África onde exploravam o próprio povo de forma desumana. Trás muitas descrições de racismo. Um livro soturno, se você pensa que já leu um livro com todas as loucuras possíveis, você ainda não leu esse livro. Deixe o Maslow contar sua experiencia pelo horror.
Vale ressaltar aqui que como o livro é em primeira pessoa a narrativa nunca é 100% confiável e até mesmo ele apresenta suas experiencias de forma um tanto quanto nebulosa e não explica muito como as coisas foram acontecendo.
Acredito q vale ressaltar o contexto histórico é importante também com a colonização do Congo pela Bélgica que foi a mais violenta de todas.

TOF 16/02/2023

Clássico é clássico
A resenha desse livro será pequena, por conta da correria não consegui tirar um tempo (ainda) para colocar em palavras tudo que essa leitura me proporcionou.

Mas é uma leitura muito necessária, para quem gosta de Não Ficção e com relatos históricos mais ainda, se vc curte uma boa crítica a colonização britânica ou colonização em geral é leitura obrigatória.

Gostei muito da leitura, não é uma escrita de liguagem simples, porém é uma escrita completa, trás muita coisa em poucas palavras e muitos significados em vários versos, há muitas frases bonitas e reflexivas que me fizeram parar e refletir em varios momentos, como também, cenários chocantes.

Descobri que tem até filme inspirado nessa novela e, também descobri que, quem viu o filme primeiro não curtiu tanto a leitura em si, porém eu gostei bastante do livro já que não tinha perspectiva nenhuma de como seria.

Amei, é bem no estilo de leitura que me faz ter orgulho de ser leitora. ?

Obrigada a quem leu até aqui!

Milena300 29/05/2021

muito bom, mas...
Terei que, com certeza, reler. quando eu pegava pra ler, mal lia uma frase e minha mente já pensava em muitas outras coisas e não fluía apesar de ser bem curto. Várias vezes tive que ler em voz alta pra não me perder tanto na leitura.

Porém... foram nos comentários, no final do próprio livro, que eu percebi o tanto que essa obra é rica. Eu decidi que leria como aventura, mas percebi o quanto ela é muito mais do que uma história dentro de outra história e eu fui perceber isso nesse trecho:

"Coração das trevas é uma história de uma dupla viagem: a do homem até as trevas do seu próprio coração, a voz mais íntima de sua loucura, mas também a do europeu rumo ao desconhecido africano em sua empreitada de colonização"

e realmente, por mais desviada que eu poderia estar, foi isso que eu percebi.

Achei muito bom o livro, a edição tá muito boa, com desenhos, os comentários estão ótimos mas as 4 estrelas foi porque, infelizmente, não fiz essa observação logo de cara. talvez estivesse pensando em outro tipo de narrativa, comecei a ler o livro porque já tinha começado "o mundo de despedaça" de Chinua Achebe, e, recentemente li a continuação do mesmo autor "a paz dura pouco" e disseram que o Achebe, inclusive tem um comentário sobre isso, que ele escreveu essa "trilogia" como uma forma de rebater "o coração das trevas". Bom, e, claro, a antofagica deu uma forcinha e deixou o livro grátis na Amazon kkk foi um belo sinal.

Foi muito ter tudo contato com a obra, os vídeos no YouTube e as próprias resenhas críticas mostram o tão importante foi a obra tanto para o desenvolvimento intelectual quanto para as adaptações cinematográficas. A edição está muito boa, mas pretendo reler em outra com outros comentários. No entando, recomendo ?

Bryan.Faustino 02/06/2021

O livro é da virada do século XIX para o XX, conciso e escrito meio como um fluxo de consciência numa linguagem poética e desesperançosa. A "atmosfera do mal" acontece tanto pela história quanto pela estrutura corrida, o que pode causar dificuldade de ler.

Palmas para quem teve a genial ideia de cortar o texto com ilustrações de página inteira, elas dão a pausa necessária para melhor compreensão. Riquíssimo material de apoio também e projeto gráfico f*da.

Um livro imenso que tenta dizer o indizível. Sugiro uma segunda leitura, já que é curtinho, para pegar tudo que ele tem a oferecer.