O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Isa409 06/02/2022

Descobri esse livro em uma lista dos melhores livros já escritos e confesso que fiquei frustrada. Não que seja ruim, mas eu esperava muito mais. A narrativa é um pouco confusa, mas a história em si é interessante, fala sobre a exploração de marfim no Congo, e a escravidão de nativos. Teve um trecho em especial que me tocou muito, onde o personagem refletia o fato de mesmo os nativos tendo opções de fuga de seu trabalho escravo, eles nem tentavam, pois haviam sido adestrados. No geral o livro é bom.

Tuhã 15/01/2017

Um gosto adquirido
Sabe aquela bebida amarga que causa estranheza em seu primeiro contato; após assimilar sua singularidade, contudo, torna-se bela e única? Essa seria a minha definição sobre Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Um livro que viaja ao cerne da natureza humana, e a floresta do Congo dá o tom dessa incrível jornada. Livro visceral, intenso e profundo, o qual leva a mente humana ao extremo da loucura e da barbárie. Além das virtudes notáveis do texto em si, Conrad critica o imperialismo e a escravidão na África do século XIX.
Cíntia 16/01/2017minha estante
Olá!
Tive uma experiência de leitura parecida.
Demorei para "engatar" na leitura, mas quando consegui adentrar naquele universo foi ótimo.
Me interessa bastante a temática tratada no livro.

Jontas 16/02/2022

O livro é muito bom, o fato do autor ter presenciado tudo que escreveu só o deixa mais rico e real, mas teve umas partes que eu fiquei entendiado lendo, pois é uma leitura densa mesmo o livro sendo curto, no geral foi uma experiência boa, foi interessante ver como foi aquela época de horror na visão de quem realmente esteve lá.

Laura F Souto 08/09/2021

Clássico
Um clássico que nos leva a época da colonização e mostra os horrores desse processo. E uma leitura difícil mas muito importante pra entender como foi esse processo.

David 22/02/2020

Nesse grande clássico, Joseph Conrad denúncia a violência da ocupação Belga no Congo e fala sobre a escuridão que está escondida em todos nós, humanos que pensam-se "civilizados".

Como dito por Silvio Luiz de Almeida Num dos textos de apoio (todos ótimos por sinal, um dos grandes trunfos da Antofágica são os maravilhosos textos de apoio vindos de várias pessoas com focos diferentes nas obras), é preciso fazer uma leitura crítica dessa obra. Ao mesmo tempo que Joseph Conrad faz um crítica ferrenha a colonização e a maneira como o europeu se acha um ser superior, acaba caindo na mesma armadilha, ao retratar os locais como puros selvagens e criaturas diabólicas.

Um livro de importância tremenda (esse livro foi um dos motivos que fez o Congo ser tirado das mãos do Rei Leopoldo II), com a bela escrita de Conrad e descrições das mais terríveis maldades humanas até a mais singela manifestação da natureza intocada. Um livro que deve ser lido e experimentado durante a vida.

Wesley Cabral 27/02/2020

A visão de um inglês sobre a colonização belga no Congo. O Coração das Trevas é uma história que vai te fazer pensar muito e traz ao leitor uma perspectiva de como eram as vidas dos colonizadores locais e suas relações tanto com a Bélgica como com os nativos.
Livro excelente. Um clássico obrigatório!

Felipe 29/02/2020

Incrível!
Ótimo livro pra contextualizar um período da história que muitos desconhecem, é um livro pra reflexão e pra te tirar da zona de conforto! Incrível!

Junior 03/03/2020

Todos os comentários que havia ouvido a respeito deste livro foram extremamente positivos. Por isso, comecei a leitura com enorme expectativa. E, por incrível que pareça, minhas expectativas foram superadas!
O livro, apesar de curto, traz várias questões, no entanto, uma em particular me chamou muito atenção: a problema da verdade. Seria a verdade a melhor solução em todos os casos?
Enfim, vale cada página.

Brunobgcs 31/03/2020

Vale a leitura

Larissa Benevides 14/02/2022

"O presente ainda precisa ser descolonizado. Na África, na Europa ou nas Américas, a disputa pela memória continua viva, vibrante [...] desse episódio sangrento e cruel na história da humanidade. Lembrar para nunca esquecer."
Esse é um livro que aborda um assunto que não devemos deixar cair no esquecimento, mesmo que o assunto não seja abordado diretamente.
A história é contada pelo marinheiro Marlow, onde conta como foi a viagem pelo grande rio Africano para resgatar um gerente de um posto de comércio, Kurtz.
O livro é todo sobre a lembrança de Marlow e por isso são blocos de texto sem separação de diálogos o que tornou a leitura bem cansativa. Pois, além do formato não favorecer, a escrita é mais pesada por ter sido escrita em 1899.
Durante todo o relato sobre a viagem de Marlow para terras desconhecidas, temos descrições sobre o ambiente e o pior sobre o tratamento dos colonos com os nativos. Desde o começo o livro é bem pesado mostrando como a exploração era até a exaustão onde as pessoas eram dispensadas para sombra para poder morrer de fome e cansaço. E o descaso dos superiores não era somente com os nativos, mas também com seus próprios homens que eram descartados facilmente.
Além do texto de Conrad, essa edição da Darkside vem com textos complementares onde sabemos mais sobre o autor, sobre a época em que foi escrita, o diário do próprio Conrad quando foi capitão em uma viagem ao Congo e finalizando com um texto sobre como ainda hoje estamos lutando para que as atrocidades que foram cometidas no passado sejam reconhecidas e julgadas, lembrando para que não se repita.
Um conteúdo importante de ser discutido, uma batalha que não pode ser esquecida. Até porque ainda hoje vemos resquícios das barbáries em todos os lugares, ainda hoje precisamos lutar para sermos livres para viver.

"É impossível transmitir a sensação vital de qualquer época da existência de alguém - isso que dá sua verdade, seu significado - sua essência sutil e penetrante. É impossível. Vivemos, assim como sonhamos - sozinhos..."

site: https://www.instagram.com/p/CZvCI2Zrbwz/

TOF 16/02/2023

Clássico é clássico
A resenha desse livro será pequena, por conta da correria não consegui tirar um tempo (ainda) para colocar em palavras tudo que essa leitura me proporcionou.

Mas é uma leitura muito necessária, para quem gosta de Não Ficção e com relatos históricos mais ainda, se vc curte uma boa crítica a colonização britânica ou colonização em geral é leitura obrigatória.

Gostei muito da leitura, não é uma escrita de liguagem simples, porém é uma escrita completa, trás muita coisa em poucas palavras e muitos significados em vários versos, há muitas frases bonitas e reflexivas que me fizeram parar e refletir em varios momentos, como também, cenários chocantes.

Descobri que tem até filme inspirado nessa novela e, também descobri que, quem viu o filme primeiro não curtiu tanto a leitura em si, porém eu gostei bastante do livro já que não tinha perspectiva nenhuma de como seria.

Amei, é bem no estilo de leitura que me faz ter orgulho de ser leitora. ?

Obrigada a quem leu até aqui!

Rubens 19/06/2020

Famoso por criticar o colonialismo na África. No entanto, é muito evidente o racismo na estrutura linguística e nas comparações implícitas entre brancos e negros. Ainda carrega traços de determinismo geográfico, positivismo e eurocentrismo... Uma estética alienada e reificada. Agrada somente quem não possui leitura atenta e crítica

Natalia917 24/11/2022

Coração do cansaço...
Pra deixar bem claro, ele é um clássico. Coração das Trevas é um clássico inglês de 1900, logo eu não sinto que tenho o direito de dar uma nota a ele. Então se quiserem é só desconsiderar minhas 3.5 estrelas marcadas.

Começando de verdade, achei muito maçante, pela sinopse parece que irá acontecer muita coisa ao mesmo tempo, muita confusão e perigo, mas quanto mais vc lê menos parece que acontece alguma coisa. O final parece corrido como se quisesse acabar logo com certo personagem pra dar um final "Tcham".
Os personagens não são cativantes ao ponto de se apegar a eles e se importar pelo que estão passando tentando sentir o que eles sentem, eles apenas estão lá e você está aqui, completamente distantes, se é que isso faz algum sentido.
A história(Coração das Trevas + Diário do Congo) tem um total de 116 páginas que mais parecem 500 de tão maçantes, demorei 7 dias pra ler um livro de 100 páginas, o que normalmente eu faria em 2/3.
Resumindo: Muita repetição de adjetivos pros locais como "silenciosamente inescrutável", "névoa densa" e variações, pequeno mas mesmo assim lento e acontecimentos rápidos demais para serem aproveitados. Dá pra incluir nessa parte o racismo contido no livro, mas como foi escrito em 1900 e se passa na África já era de se esperar.
Basicamente, a introdução e o posfácio são mais interessantes do que a história em si.

Milena300 29/05/2021

muito bom, mas...
Terei que, com certeza, reler. quando eu pegava pra ler, mal lia uma frase e minha mente já pensava em muitas outras coisas e não fluía apesar de ser bem curto. Várias vezes tive que ler em voz alta pra não me perder tanto na leitura.

Porém... foram nos comentários, no final do próprio livro, que eu percebi o tanto que essa obra é rica. Eu decidi que leria como aventura, mas percebi o quanto ela é muito mais do que uma história dentro de outra história e eu fui perceber isso nesse trecho:

"Coração das trevas é uma história de uma dupla viagem: a do homem até as trevas do seu próprio coração, a voz mais íntima de sua loucura, mas também a do europeu rumo ao desconhecido africano em sua empreitada de colonização"

e realmente, por mais desviada que eu poderia estar, foi isso que eu percebi.

Achei muito bom o livro, a edição tá muito boa, com desenhos, os comentários estão ótimos mas as 4 estrelas foi porque, infelizmente, não fiz essa observação logo de cara. talvez estivesse pensando em outro tipo de narrativa, comecei a ler o livro porque já tinha começado "o mundo de despedaça" de Chinua Achebe, e, recentemente li a continuação do mesmo autor "a paz dura pouco" e disseram que o Achebe, inclusive tem um comentário sobre isso, que ele escreveu essa "trilogia" como uma forma de rebater "o coração das trevas". Bom, e, claro, a antofagica deu uma forcinha e deixou o livro grátis na Amazon kkk foi um belo sinal.

Foi muito ter tudo contato com a obra, os vídeos no YouTube e as próprias resenhas críticas mostram o tão importante foi a obra tanto para o desenvolvimento intelectual quanto para as adaptações cinematográficas. A edição está muito boa, mas pretendo reler em outra com outros comentários. No entando, recomendo ?