Lua de larvas

Lua de larvas Sally Gardner

Resenhas - Lua de Larvas

Cafê 17/08/2020

Muito bom e emotivo, a narração do Standish é muito boa, esse livro foi uma surpresa, não sabia sobre o que era e me surpreendi

Fernanda 23/03/2023

Não dava nada pra esse livro (vamos concordar que com essa capa vc espera um livro muito chato)
Mas ele é muito bom em todos os detalhes
A história que mostra toda a corrupção por trás do governo e o quanto o standish e a família/amigos estão envolvidos sendo contra o governo
E até na formatação do livro que são capítulos curtos e uma leitura rápida e no final ainda dá 100 capitulos certinho (eu achei isso muito legal)
Esse livro não me prometeu nada e me deu tudo
E por fim não gostei do final deles morrendo por mais que a proposta do livro seja ele ser rápido e direto eu ainda queria um momento prós gays serem felizes ?
Esse livro faz a gente pensar muito no quanto as pessoas são capazes de fazer pra tá ganhando e os idiotas que acreditam sobrando os inocentes que são pegos no fogo cruzado que só desejam a liberdade

Kimdim 14/10/2020

O livro tem uma linha de eventos totalmente diferente do que eu imaginava e isso só torna ele melhor. Logo eu que adoro uma distopia...

Gabriela3844 07/07/2021

Não imaginava que seria tão bom
Li esse livro o não sabendo praticamente nada sobre ele. Só que era narrado pelo protagonista, um adolescente com heterocromia. Então todo o momento que apresentavam algo na história eu já me surpreendia, o próprio contexto do enredo eu fiquei surpresa. O personagem é cativante e a história também. A leitura é fluida e até os pequenos desenhos qua apareciam nas páginas me despertaram o interesse. Recomendo que todos leiam. (Sugiro que leiam assim como eu, sem saber de nada).
Aline Maia 15/08/2021minha estante
Também li sem saber a história.. foi uma surpresa atrás da outra

Cris 06/03/2021

Lua de Larvas
Lindo, a inocência de Standish faz com que o tema abordado não fique tão pesado, mas não deixa de ter cenas cruéis.

Até aonde o amor de leva?

? Quando você foi embora, ficou aquele buraco enorme. Eu não podia andar por aí com um buraco daquele tamanho no meu coração.

Nilsinho 27/04/2021

Esse livro conseguiu mexer comigo de uma forma muito poderosa e significativa. Apesar o final agridoce, eu acho q não tinha outra forma de terminar esse livro. Não tenho absolutamente NADA para falar reclamar dele, simplesmente PERFEITO.

Luh 22/06/2021

Lua de larvas
Primeiramente gostaria de agradecer a esse livro por ter me retirado de uma ressaca literária bem braba.
O livro conta a historia de Standish e a narrativa é em primeira pessoa, um ponto interessante desse livro é que nos só sabemos do universo o que o personagem sabe...
Esse livro me fez sentir diversos sentimentos durante a leitura, sentimentos que muitas vezes eram substituídos pelos opostos em menos de 2 segundos de leitura. Temos um personagem interessante e vários pontos na história que nos fazem questionar sobre diversas coisas como bullying, amor, regimes autoritários, o contole que a midia tem sobre nossas vidas e até mesmo em como nos lidamos com situações extremas...
Terminei o livro com um gostinho de quero mais na boca.

Rúbia 07/10/2014

YA e distópico
Uma boa leitura que realizei nesse mês de setembro foi o Lua de Larvas, da autora Sally Gardner.
Esse já era um livro que eu queria há algum tempo e depois do sucesso que a autora fez na Bienal de São Paulo, eu acabei comprando.
A edição da WMF Martins Fontes é muito bonita. As folhas do meio são um pouco frágeis, mas não atrapalha a leitura.
O livro acontece num mundo pós-guerra e trata-se de uma distopia, onde há um governo repressor e o mundo dividido em zonas.
Descobrimos com a leitura que a pior é a zona sete, para onde são mandadas as pessoas que não colaboram com o Governo. E é nessa zona que se encontra o protagonista da história, o adolescente Standish Treadwell, que mora com seu avô uma vez que seus pais já foram varridos pelo governo.
Esse governo está tentando recuperar uma raça pura (uma crítica a Hitler?), Standish tem um olho de cada cor e é considerado uma aberração. Além disso, ele não sabe ler e escrever, mas compreende tudo (ele é disléxico e a autora do livro sofre de dislexia o que me impressionou bastante), portanto, supomos que ele tem sorte em estar vivo ainda.
Vizinhos se mudam para casa ao lado e todos vão acabar se tornando uma grande família e Standish vai criar uma amizade muito grande com o garoto dessa família, Hector (ambos têm a mesma idade). Uma determinada situação vai separá-los e Standish não medirá esforços para que eles se reencontrem.
O Governo comete muitas falcatruas e faz de muitas mentiras a verdade para enganar as pessoas (e aqui temos outro ponto coincidente com a distopia clássica 1984 de George Orwell, assim como apagar os que incomodam o governo).
O ápice do livro é a tentativa da família Standish em revelar um segredo do Governo.
Achei muito boa a ideia da autora em misturar o gênero YA com distopia, mas senti falta de um desenvolvimento melhor desse mundo criado por ela.
Como YA, fala de adolescentes e as suas descobertas para vida e para o amor, mas isso ocorre de forma muito improvável e especial.
E uma último aviso: não se engane pela capa bonitinha, o livro é pesado do início ao fim. Muita gente reclamou do final, mas achei que foi super condizente com o restante da história.
Enfim, um YA de muita qualidade e que merece ser lido!

site: http://meumundodeleituras.blogspot.com.br/

Expedicionário Literário 27/04/2024

Uma Reflexão Sobre Autoritarismo e Resistência, à Luz da História
Lua de Larvas, da escritora Sally Gardner, proporciona uma visão de um mundo distópico dominado pelo autoritarismo e pela opressão. Ao ler a história de Standish Treadwell, somos lembrados das lutas reais que ocorreram ao longo da história humana.

Assim como Standish, muitos indivíduos ao longo dos anos enfrentaram regimes opressivos e lutaram pela liberdade e pela dignidade. Podemos estabelecer paralelos entre a coragem e a determinação de Standish e as narrativas de resistência durante os conflitos e guerras ao redor do mundo. Desde a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial até os movimentos de libertação em várias partes do globo, testemunhamos exemplos de pessoas que se recusaram a se submeter à tirania, tal como Standish.

Além disso, a trama de Lua de Larvas também nos faz recordar da corrida espacial, um período em que as grandes potências competiram pela supremacia no espaço. Assim como na história fictícia de Gardner, a corrida espacial foi marcada por rivalidades políticas e ideológicas, mas também por uma busca por exploração e descoberta. Enquanto os personagens de Lua de Larvas lutam pela liberdade em um mundo distópico, os cientistas e astronautas reais buscavam atingir novos horizontes no espaço, desafiando limites e ampliando o conhecimento humano.

Resumindo, Lua de Larvas não é apenas uma narrativa de fantasia, mas também uma reflexão sobre questões aterrorizantes que nos assombram até hoje, como autoritarismo, que força as pessoas a lutar pela liberdade, um direito básico e fundamental. É uma leitura que nos faz refletir não apenas sobre o mundo fictício criado por Gardner, mas também sobre o mundo real e as lições que podemos extrair da história. É notável como os seres humanos parecem destinados à busca por poder, e dadas as circunstâncias atuais, parece que somos irracionais ao repetir constantemente os mesmos erros do passado.

Danielle 21/05/2015

“Uma vez que você é apagado, você nunca existiu.”

Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Quando seu melhor amigo, Hector, é de repente levado embora, Standish percebe que cabe a ele, a seu avô e a um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar a opressão permanente das forças da Terra Mãe.
Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner.

Lua de Larvas é um livro distópico, se passa em 1956 em um mundo pós-guerra, narrado em primeira pessoa por um jovem dislexo de 15 anos, chamado Standish Treadwell. O livro aborda bullying em um primeiro momento, porém o livro é muito mais do que isso, aborda teoria de conspiração e um regime totalitarista, lembra um pouco o universo do livro 1984. Nitidamente é percebido pelo leitor que autora está abordando mais ou menos como seria se a Alemanha tivesse ganhado a segunda guerra mundial, tamanha semelhança como os nazistas tratavam os judeus. O livro possui capítulos curtos e uma historinha paralela em desenhos que o leitor deve prestar atenção e acompanhar, no final fará todo o sentido, sem contar todos os termos peculiares usados e cheio de metáforas.

“Eu me sentava bem no fundo da sala – o quadro-negro poderia estar em outro país. As palavras não passavam de cavalos de circo, dançando para cima e para baixo. Pelo menos, elas nunca ficavam paradas tempo suficiente para eu entender o que estavam dizendo.”

Vou falar um pouco da história, Standish vive com o avô na zona 7, aos olhos do protagonista seria um lugar onde são levadas as pessoas que não servem para o sistema, ele relata o sumiço de algumas pessoas que simplesmente desaparecem da noite para o dia e deixam de existir, como aconteceu com seus pais e seu melhor amigo Hector, que o defendia do Bullying sofrido na escola. Aos olhos de Standish iremos presenciar muita injustiça e inclusive violência. Apesar de ser considerado burro pela maioria, Standish consegue ver toda a maldade do regime opressor e não vai descansar enquanto não conseguir enfrentar o sistema, quando ele percebe algo muito importante que está para acontecer pode ser a saída.

"Tinha me ocorrido então que o mundo era cheio de buracos, buracos nos quais você caía para nunca mais ser visto. Eu não conseguia ver a diferença entre o desaparecimento e a morte. Pareciam a mesma coisa para mim, deixavam buracos. Buracos no coração. Buracos na vida."

Apesar de o livro ser rápido de ler eu enrolei porque não queria que acabasse a leitura, não sabia muito bem o que esperar do livro mas resolvi apostar nele devido as muitas críticas positivas e só me arrependo de não ter lido antes, amei cada pedacinho do livro e cada página avançada era uma emoção, e do meio para o final o clímax foi de tirar o fôlego.

O livro é uma delícia de ler, um prato cheio para os fãs de distopia. Recomendo muito a leitura.

Rafa 05/07/2015

Acredito que esse livro tenha sido um daqueles, quando você está com altas expectativas e quando lê, acaba não encontrando tudo aquilo que esperava.

Standish é o protagonista que nos conta a história. Começa contando um dia na sua escola, o diretor esquisito, o espancamento de um colega, o sumiço de um amigo. Tudo meio largado para o leitor, sem um pano de fundo em que possamos nos agarrar e recair.

A história segue para elaborar um pouco mais sobre onde ele mora, com seu avô e o relacionamento que tinha com este amigo que "some", seus planos para quando crescer e coisas assim.

Para mim, faltou aquilo que acontece quando nos importamos com o futuro do personagem. Quando ele nos conquista, quando ficamos curiosos com o que vai acontecer, mas também torcendo para que tudo dê certo no final.

O personagem é disléxico, mas na verdade, foi assim que eu, enquanto leitora, me senti no desenrolar da história. Não consegui enxergar a beleza e o simbolismo por trás da visão do personagem, faltou empatia, realmente.

Talvez se eu tivesse lido com mais atenção... Ou não, quem sabe a leitura simplesmente não foi para mim. Não era o que eu esperava e não conseguiu me tocar. É uma pena.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

João 08/09/2016

Lua de Larvas é o tipo de livro que não chama atenção à primeira vista.
Mas assim que você inicia a leitura já fica seduzido tanto pelos personagens como
pela escrita da autora.
O livro é tocante.Standish já me conquistou desde as primeiras páginas com sua simplicidade e ingenuidade.
A autora criou uma trama simples,mas que me prendeu do começo ao fim.Sem enrolações
nem embromações,ela vai direto ao ponto,colocando no livro apenas o necessário.
Quando chegou o fim do livro ficou aquele vazio que fica quando um livro toca o coração.
As ilustrações com o ratinho são um show à parte.
Leitura excelente!!Merecia dez estrelas!!
Mayara 06/12/2016minha estante
undefined

Raquel.Euphrasio 09/01/2017

E essa historia? Eu acho que não estava preparada para não saber o que estava acontecendo, eu não estava preparada para sentir tanta repulsa, tanta tristeza, tanta dor.