Lua de larvas

Lua de larvas Sally Gardner

Resenhas - Lua de Larvas

Rafa 05/07/2015

Acredito que esse livro tenha sido um daqueles, quando você está com altas expectativas e quando lê, acaba não encontrando tudo aquilo que esperava.

Standish é o protagonista que nos conta a história. Começa contando um dia na sua escola, o diretor esquisito, o espancamento de um colega, o sumiço de um amigo. Tudo meio largado para o leitor, sem um pano de fundo em que possamos nos agarrar e recair.

A história segue para elaborar um pouco mais sobre onde ele mora, com seu avô e o relacionamento que tinha com este amigo que "some", seus planos para quando crescer e coisas assim.

Para mim, faltou aquilo que acontece quando nos importamos com o futuro do personagem. Quando ele nos conquista, quando ficamos curiosos com o que vai acontecer, mas também torcendo para que tudo dê certo no final.

O personagem é disléxico, mas na verdade, foi assim que eu, enquanto leitora, me senti no desenrolar da história. Não consegui enxergar a beleza e o simbolismo por trás da visão do personagem, faltou empatia, realmente.

Talvez se eu tivesse lido com mais atenção... Ou não, quem sabe a leitura simplesmente não foi para mim. Não era o que eu esperava e não conseguiu me tocar. É uma pena.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Suelen 19/02/2016

Quando soube que esse livro era sobre um disléxico, não pensei duas vezes antes de compra-lo. Não li nada sobre ele. Somente que era um adolescente disléxico que sofria na escola. Achei que era ‘só’ isso, porém era só a ponta do ice Berg, o livro é arrebatador e muito diferente.

Que tal foi minha surpresa ao saber que se tratava de uma bela distopia, e fui descobrir ao longo da leitura. Standish não tem somente problemas na escola como qualquer outro adolescente o seu problema é muito maior. Ele vive em uma sociedade com um governo opressor, mentiroso e onde levam uma vida com muita privação.

Ele vive com seu avô, seus pais sumiram, o governo deu um jeito deles desaparecem sem deixar nenhum sinal. Este mesmo governo pretende implantar uma das maiores farsas, intuindo seu povo de que eles estão prestes a pisar na lua e conquistar um novo território.

Standish conta com o apoio de seu meu melhor amigo Hector, seu avô e os pais de Hector, porém logo o governo também da um sumiço em Hector e seus pais. Junto de seu avô e da ajuda, do que ele chama, de ‘o homem da lua’ ele vai descobrir o que o governo está tramando e se prontifica a não permitir em deixar que o governo manipule as pessoas.

Com isso, num ato muito grande de coragem ele irá se infiltrar no local onde toda a farsa está sendo montada e finalmente desvendar para o mundo o que de fato o governo estava armando.

site: http://vivalivraria.blogspot.com/

Gu Faggiani 08/04/2016

Lua de Larvas - Sally Gardner
Lua de Larvas é uma Mistura de A Menina que Roubava livros com O Garoto do Pijama Listrado, tendo como plano de fundo um cenário distópico pós guerra.

O livro é narrado em primeira pessoa por Standish Treadwell, um jovem que vive às margens de um país totalitário. Ele e seu avô moram sozinhos em uma área chamada zona 7, uma vez que todos os outros familiares simplesmente desapareceram juntamente com seus registros.

Standish, além de portar heterocromia ocular (um olho de cada cor), sofre preconceitos por possuir dislexia, ou seja, retardo no desenvolvimento tanto na fala como na alfabetização. Sendo assim, o texto é recheado de alegorias, metáforas e construções fora do padrão formal da escrita, porém repletas de profundidade e sabedoria.

"Tinha me ocorrido então que o mundo era cheio de buracos, buracos nos quais você caía para nunca mais ser visto. Eu não conseguia ver a diferença entre o desaparecimento e a morte. Pareciam a mesma coisa para mim, deixavam buracos. Buracos no coração. Buracos na vida."

Standish não tinha nenhum amigo até a chegada de Hector. Sua chegada e seu desaparecimento são pontos fundamentais no desenvolvimento da história, deixando-a mais densa e colaborando com o amadurecimento do protagonista. Standish, um garoto aparentemente burro e com uma imaginação muito fértil se mostra um jovem muito altruísta e corajoso, transformando-se na última esperança para desmoralizar e desconstruir o regime opressor a que todos vivem.

Embora não esteja explícito na narrativa, a obra faz grande analogia ao período da Guerra Fria, a qual o protagonista menciona A Nação das Croca-Colas (Estados Unidos) onde os homens dançam e rodopiam na chuva (filme dançando na chuva) como uma terra ideal e almejada para se viver, por outro lado, menciona também o país dele, também conhecido como a Terra Mãe (União Soviética), onde o homem corre para ser o primeiro a pisar na lua, se referindo ao Cosmonauta Russo.

Além disso, há também a descrição de um dos personagens que faz referências ao líder nazista Adolf Hitler.

Enfim, é um livro rico e encantador. O desfecho é inesperado e emocionante.

A forma como foi escrita, o fato da escritora Sally Gardner também ser dislexica e o tema utilizado transformou este livro em um dos meus preferidos.

Leiam!

yoongz 26/05/2016

Adorei
Vamos começar dizendo que me encantei com as ilustrações lindas (apesar de me enojarem à primeira vista, afinal ninguém gosta de ver um rato em decomposição), e achei que elas iam se harmonizando com o que cada capítulo falaria, inclusive metaforicamente.

Li em apenas um dia, pois a narrativa não me cansava e apenas me deixava mais curiosa. A escrita, em minha opinião, é cativante, e as críticas inclusas no texto me impressionaram.

Porém, como nem tudo são flores, sinto que ouve escassez de informações na parte da linha temporal, e poderia ter sido mais bem explorado a forma de governo autoritária. Li que ela faz alusões à guerra fria, o que faz sentido, mas não gostei muito da forma como a autora tratou esta parte do universo, gostaria de mais detalhes.

De início, não me conformei com o final, mas entendi, que de um jeito ou de outro, aquilo aconteceria. O fato do personagem ter dislexia, gerou uma porta para a autora usar metáforas, na minha opinião, incríveis. E a forma como ela tratou o preconceito não ficou para trás.

Não leia com uma expectativa muito grande, pode acabar se decepcionando, mas isso não significa que o livro é ruim, por que eu particularmente amei, mas existem pessoas com a opinião contrária à minha. De 1 à 10, dou nota 9.

João 08/09/2016

Lua de Larvas é o tipo de livro que não chama atenção à primeira vista.
Mas assim que você inicia a leitura já fica seduzido tanto pelos personagens como
pela escrita da autora.
O livro é tocante.Standish já me conquistou desde as primeiras páginas com sua simplicidade e ingenuidade.
A autora criou uma trama simples,mas que me prendeu do começo ao fim.Sem enrolações
nem embromações,ela vai direto ao ponto,colocando no livro apenas o necessário.
Quando chegou o fim do livro ficou aquele vazio que fica quando um livro toca o coração.
As ilustrações com o ratinho são um show à parte.
Leitura excelente!!Merecia dez estrelas!!
Mayara 06/12/2016minha estante
undefined

Raquel.Euphrasio 09/01/2017

E essa historia? Eu acho que não estava preparada para não saber o que estava acontecendo, eu não estava preparada para sentir tanta repulsa, tanta tristeza, tanta dor.

Gabriel 16/09/2018

Publicado em www.365coresdouniverso.com.br
Em Lua de Larvas, somos apresentados ao jovem Standish, um adolescente que por possuir uma condição genética chamada de heterocromia (possui um olho de cada cor, belissimamente representados nessa capa maravilhosa), além de dislexia e transtorno do deficit de atenção (TDAH), sofre as mais diversas agressões no colégio onde estuda, sendo excluído por todos e tido pelos professores como um menino burro e sem futuro. Pesado, não?

O livro é ambientado em um universo distópico em que o mundo foi quase totalmente destruído pela guerra. Standish vive em um lugar chamado de Terra Mãe que é governado pelo que ele chama de ?Os moscas verdes?, em um regime totalitário e ditatorial, repleto de repressão em que a população é fortemente controlada pelo governo e a punição por pensar diferente (os também chamados como Obstrutores) é a morte. Para os mais atentos - e fãs de história - o livro se torna uma clara referência ao nazismo empregado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, um dos temas amplamente abordados pela literatura.

Standish vive com seu avô e vê sua vida mudar após a chegada de uma nova família que se muda para a casa ao lado da dele. Ele então conhece Hector e, automaticamente os meninos desenvolvem um grande laço de amizade e companheirismo. Standish encontra no Hector o amigo que sempre procurou, sem descriminá-lo por nenhuma dos motivos que usavam para torturá-lo na escola. Hector, por sua vez, se torna o protetor de Standish, livando-o das agressões e humilhações.

Os terríveis moscas verdes comandam o país de maneira autoritária e absolutista, implementando rígidas regras de censura, em que as pessoas são proibidas de pensar e possuem acesso restrito à cultura. Na tentativa de demonstrar sua supremacia perante às nações inimigas, os Moscas Verdes possuem um plano de mandar um homem até a lua, feito inédito é totalmente impossível até então. Coincidências à parte com a nossa história, o livro possui uma delicadeza em sua escrita que emociona até os leitores com os corações mais rígidos. Não se enganem: O livro é pesado, violento e literal: Há diversas cenas de embrulhar o estômago que demonstram a podridão da sociedade, porém, a história é toda narrada a partir do ponto de vista dos olhos de uma criança ingênua e de coração puro.

Os meninos moram com sua família na chamada Zona 7, lugar miserável em que todos se ajudam com o mínimo de comida para sobreviverem. Tudo muda ao Hector ser levado pelos moscas verdes para o outro lado do muro que delimita a entrada da zona. Lá o governo está desenvolvendo todo o plano para alcançarem a lua. Nunca imaginei que o livro fosse seguir para um viés político; Contudo, se você ler com atenção há diversas críticas veladas aos modelos de governo e a nossa sociedade, o controle da população à cultura e a manipulação da mídia, dentro outros. Tudo, por sua vez, é mascarado pela narrativa doce, envolvente e pura de Standish.

A história é envolvente e cativante, enquanto vamos descobrindo o poder da amizade e a coragem de quebrar um sistema totalitário. Chega a ser irônico eu ter terminado de ler o livro justamente no domingo, 3 de setembro de 2018, dia que ficou marcado pelo incêndio do Museu Nacional do rio de Janeiro. Pra mim nunca ficou tão claro as metáforas do livro com a situação de declínio cultural e educacional em que vivemos. O mundo distópico de Standish não é tão irreal assim, afinal.

Como citei no início do texto, a capa é maravilhosa e realmente representa tudo o que o livro aborda em suas páginas. A leitura é cativante e fluída, o livro possui quase 100 capítulos, mas você não leva mais do que dois ou três dias (se você se identificar com a história, ira levar muito menos), pois todos os capítulos são curtos e as páginas muito espaçadas, com ilustrações como a que você confere assim, tudo muito pertinente ao roteiro. Definitivamente é um exemplar e tanto para se ter na estante.

Lua de Larvas é o tipo de livro que você começa a ler de maneira despretensiosa e sem você perceber, não consegue dormir por estar pensando nos diversos assuntos abordados. É uma história de coragem, mas sobretudo, é sobre amizade e amor, uma história de empatia e sobre se colocar no lugar do outro. O final do livro é emocionante e de tirar o fôlego, preciso dizer que me acabei de chorar e foram poucos os livros capazes de me tocarem dessa maneira. Não preciso dizer que dei 5 estrelas e é um dos meus favoritíssimos da minha vida, uma história que irei carregar para sempre em meu coração.

E que os "e se..." são infinitos como as estrelas.

Aninha 10/11/2022

Procrastinei, misericórdia..
Quando terminou, eu senti um alívio porque tava procrastinando muito, e não acabava nunca! Eu gostei, não leria novamente, e foi indicado pela tia da Biblioteca da escola.. mas sim, eu gostei! Não via a hora de acabar kk não falando mal, a história é envolvente, fala sobre um governo "autoritário", sem spoiler, é a sinopse do livro. Gostei do personagem principal, e da luta dele até encontrar o seu melhor amigo que foi tomado pelo governo. Se quiserem ler pelo menos uma vez, acho que indico sim.. se vão gostar? Eu não sei não.

moreno 08/12/2022

Lua de larvas? ? ?
Sem palavras para descrever o quão incrível esse livro é. Tanto a narrativa quanto os personagens são extremamente cativantes e significativos. Essa é uma história deslumbtantemente verdadeira no seu modo de retratar a autoconsciência humana.
Verdadeira porque expressa emoções e reflexões de um jeito surreal
Verdadeira porque a marca que ela deixou na minha mente e coração não vai ser apagada
Que livro.
??

lua 10/01/2020

Perfeito
esse livro foi uma surpresa e tanta pra mim, tanto que continuo pensando nele mesmo após meses de ter concluído a leitura. o final, os personagens, a ambientação e o contexto são perfeitos. simplesmente perfeitos. eu chorei horrores com esse final e amo mais do que tudo a escrita e esse livro por completo. favoritado para sempre no meu coração. um dos melhores livros que já li, tudo pra mim, uma história única e só lendo mesmo pra entender o sentimento

lavsbooks 12/01/2020

"Os ?e se? são infinitos como as estrelas.?
Lua de Larvas conta a estória de Standish Treadwell, um garoto de 15 anos que é disléxico e luta para sobreviver em uma terra dominada pelo totalitarismo da Terra Mãe. Em meio a esse contexto, o garoto consegue alimentar uma amizade linda com Hector, da mesma idade. O problema é que, em um determinado dia, seu único amigo desaparece.

A obra conta com as características principais de uma boa distopia, porém, somos apresentados ao governo totalitário da Terra Mãe de uma forma ingênua, já que é a forma que o próprio Standish enxerga algumas situações. Muitas temáticas importantes são abordadas no enredo, como bullying, relação professor/aluno, relação familiares, liberdade de expressão, entre outros. No entanto, a sacada mais genial da autora, para mim, foi como ela fez alusão a Guerra Fria e sua corrida tecnológica e a Alemanha Nazista. As vezes, eu sentia que a realidade do livro era em uma realidade em que a Alemanha tivesse ganho a II Guerra Mundial.

Os personagens se dividem em os que nos consomem de raiva e os que nos consomem de amor. Mas, para ser sincera, me apeguei apenas ao protagonista e seu amigo, Hector. Somos apresentados a diversos personagens, mas apenas esses dois são realmente explanados na obra.

A escrita da autora é fluente e objetiva, sem enrolar com detalhes desnecessários. Isso torna os capítulos mais curtos e mais fáceis de ler. Também é válido ressaltar que a diagramação do livro ficou espetacular, a edição é uma das mais lindas da minha estante.
Quem gosta de uma distopia emocionante e de uma leitura rápida, esse livro é perfeito!

Dudu    28/10/2022

Liberdade e governo opressor
?(?) por que não existe entre vocês um lobo que seja para nos proteger? Professor. Prestem atenção nesta palavra: professor. Supostamente, sua função é ensinar, não esmurrar a cabeça dos alunos até a morte.?

Lua de larvas é um livro que te prende do início ao fim. Faz com que o leitor sinta-se apreensivo, feliz, triste e com raiva juntamente com Standish, um garoto de 15 anos que mora junto ao seu vô na Zona Seta da Terra mãe, lugar onde ficam os "impuros".
Os seus pais haviam desaparecido a muito tempo, e agora o seu melhor amigo Hector também.
A distopia tráz a imagem de um governo opressor que trata as diferenças com repúdio.
Standish é um garoto cativante com uma mente infantil, apesar de sofrer bullying na escola não só pelos seus colegas mas também pelos professores por não saber ler ou escrever, esse garoto é persistente, ele decide lutar e investigar o sumiço do seu melhor amigo, o sumiço dos impuros.

Agatha 04/09/2022

Lua das larvas - resenha 2
Esse livro entrou pra minha lista de favoritos de taaao perfeitooo que é!! ????????

A história é pesada, mas eu amo esse tipo de livro que fala indiretamente de regimes políticos. Preciso de mais indicações ?