O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Edilene Freitas 28/03/2021

O mistério do livro é muito envolvente, mas achei super pesado. Não faz meu estilo essas histórias muito macabras e cheias de mortes bizarras, mas deve ser um prato cheio pra quem gosta desse estilo. Gosto muito do detetive Cormoran Strike. Ele me ganhou desde o primeiro livro e talvez eu dê sequência nos outros por causa dele.

Adê 27/03/2021

História envolvente
Muito bom como a trama se desenrola.

Melina 19/03/2021

Uma leitura fluída, que apesar de ser muito detalhada, não deixa a leitura ficar maçante. Eu particularmente acho interessante que não foca apenas na solução do caso que o Strike está trabalhando, dando uma luz também, e um pano de fundo da vida pessoal dele e da Robin, relatando o que acontece com eles na vida particular além da investigação do caso. O caso em si, eu fiquei boiando até cerca de 70% do livro, depois, ainda boiando, comecei a achar que era uma pessoa, pra no final tudo ser esclarecido e, claro, eu estava errada quanto a quem era.

Vi 18/03/2021

Não curti
O detetive não é carismático, a assistente é mais carismática porém é chato o relacionamento dela com o noivo e todos os personagens que envolvem o assassinato são pessoas desinteressantes...
dá para perceber que não gostei, mas ainda ganhou duas estrelas pq a narrativa é bem formulada...

Dani 03/02/2021

Viciante!!!
Cormoran Strike está me conquistando a cada livro... Bicho da Seda é instigante, cheio de personagens "suspeitos"
Ansiosa por Vocação do mal

Ogando 02/02/2021

O Bicho da Seda
Mais uma vez acompanhamos as estórias do detetive Cormoran Strike e seu jeito peculiar de enfrentar as situações nada corriqueiras que seus casos e sua vida particular o joga. Após todo o sucesso alcançado com o caso do assassinato de Lula no livro 1, Strike vê seus casos aumentarem gradativamente até receber um pedido inusitado de uma esposa que pede que ele vá atrás de seus marido e o faça voltar, pois ela e sua filha estão precisando dele. Será esse um simples caso de resgate ou alguma trama sinistra e peculiar está prestes a se descortinar na vida de Strike e sua assistente Robin?
Mai uma vez acompanhamos Strike e Robin em seus casos e suas vidas particulares. Assim como o primeiro livro a narrativa as vezes se mostra uma pouco enfadonha e rebuscada em excesso, mas ainda é bacana assistir o desenrolar do caso e o seu ápice ao ser solucionado.

Carol.Silva 30/01/2021

Eu gostei bastante. Sou apaixonada por livros descritivos, cheios de detalhes. No geral, temos a mesma qualidade do primeiro livro - a inteligência utilizada para montar cada trecho e momento decisivo é surreal. Talvez a expectativa de um plot Twist maior não me permitiu curtir tanto o final (o que nos foi entregue no primeiro livro não poderá ser superado tão fácil).

Karen 29/01/2021

Mais uma vez o det. Strike desvenda um crime surpreendente, adorei

Patricia 29/01/2021

Segundo livro da série do detetive Strike
Nesse segundo livro da série do detetive Strike, J. K. Rowling (ou melhor, Robert Galbraith) nos presenteia com um ótimo suspense policial. Com uma escrita fluída porém extremamente descritiva, fato que torna o livro muitas vezes lento, os personagens bem construidos, os diálogos inteligentes e estimulantes e todas as pontas amarradas no final.
A história inicia com a notoriedade gerada pela elucidação do caso que envolvia Lula Landry, trazendo muitos casos ao escritório de Strike. Robin segue como sua secretária, mas com a expectativa de tornar-se ajudante de Strike assim que possível. A história se inicia quando Leonora Quine não acreditando que a polícia a ajudará, procura o investigador alegando que seu marido, o escritor Owen Quine, está desaparecido. Strike não demora a descobrir, que Owen Quine não está desaparecido: ele foi brutalmente assassinado.
Para investigar os muitos suspeitos, Strike adentra na mente doentia de Quine enquanto lê sua obra repleta de violência e sexo, fazendo conexões entre os personagens e as pessoas reais. Assim como ele, o leitor vai tentando conectar as peças enquanto lê ambos os livros: o de Quine e o de Galbraith.

Ricardo Tavares 28/01/2021

Bombyx Mori
Bombyx Mori é o título original da nova aventura de Cormoran Strike. Esse é o nome científico do bicho-da-seda.
O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato do escritor Owen Quine. Uma narrativa em que os laços entre Cormoran Strike e Robin se tornarão mais estreitos. A secretária continua desejando se tornar uma investigadora e quer ser mais útil, executando tarefas fora do escritório. Mathew, namorado de Robin continuará com ciúmes de Strike e torcendo para que Robin largue o emprego no escritório. Mesmo sendo o segundo livro do detetive inglês, J.K. ROWLING aperfeiçoa as características de seus personagens, mostrando seus defeitos e virtudes. É interessante perceber como a tensão entre Mathew, Robin e Strike vai crescendo ao longo do romance e como a secretária se torna uma personagem tão importante quanto Strike, por ser seu contraponto. C. B. Strike é um detetive clássico e a autora constrói seu romance com um clima Noir, mostrando uma Londres carregada e barulhenta. A única coisa que me irrita é a ênfase na prótese de Strike, que o torna um personagem atormentado por dores constantemente. Por incrível que possa parecer, o detetive usa uma perna que não é bem adaptada ao seu corpo, ela é simples e de encaixe, não é fixa e moderna, como a usada por atletas. Apesar dos clichês, o leitor de sente fisgado é não consegue parar de ler. A leitura é fluida e só saberemos a identidade do assassino bem perto do fim da trama. A todos que gostam de uma boa história policial, é altamente recomendável.

Nay C 21/01/2021

Investigação minuciosa
O desaparecimento do escritor Owen Quine não foi algo que me chamou tanto a atenção no livro e não me envolveu como eu esperava. Os personagens ao redor do caso foram bem construídos e consistentes, mas não consegui me interessar por eles, em descobrir quem era culpado ou não, apesar de o final ter sentido, por mais mirabolante que fosse. Há um estranho e polêmico livro na história escrito por Quine, que faz um paralelo com a vida das pessoas envolvidas no caso, e eu queria ter visto trechos desse livro com meus próprios olhos, não só através dos olhos dos personagens, acho que ficaria mais legal o próprio leitor pensar um pouco e ter a chance de fazer as conexões necessárias.

Na reta final foi utilizado um recurso que eu não gostei. O autor deixou claro que Strike tinha uma teoria certeira sobre o caso, mas escolheu deixar os leitores às cegas, contar o raciocínio depois, e isso mais me desanimou do que me prendeu na história. Não achei convincente a maneira como essa teoria foi escondida dos leitores. Isso também foi usado no primeiro livro do detetive, mas não ficou tão na cara quanto nesse segundo.

A história vale a pena por dois motivos: a dinâmica entre Strike e Robin e o modus operandi de investigação. Cormoran Strike conduz suas investigações minuciosamente. Ele prepara o interrogatório, deixando os entrevistados à vontade, manipulando-os sem que percebam, para assim entregarem as informações das quais ele precisa. Tudo é muito detalhado, inclusive a ambientação. Acho que o livro é do tipo que temos que prestar atenção para não perdermos o fio da meada.

Robin e Strike funcionam muito bem como dupla de detetives. Eu gostei bastante de saber mais sobre a vida dos dois individualmente, os pensamentos, sentimentos, desejos, o perfil comportamental da dupla foi bem abordado. Ficamos sabendo também um pouco mais sobre a vida de Robin, mas ainda não o suficiente. Por Robin e Strike, pretendo continuar a série.

Arthur Peixoto 14/01/2021

Segunda aventura de Strike e Robin...
O segundo livro mostra as consequências boas e ruins do sucesso de Strike, com a ajuda de Robin, na resolução do assassinato da modelo famosa, e sem esperar, se envolvem em novo caso, onde o assassino é frio e calculista. Desvendando o mistério ao descobrir podres e intrigas no meio editorial, Strike e Robin, resolvem este caso em meio a muita ação e perigo. Melhor livro da série até agora.

Stela Nowakovski 12/01/2021

O detetive Strike nos leva mais uma vez em busca de uma mente insana. Este segundo livro mostra o mundo dos escritores. A leitura tem um ritmo próprio, talvez não tão eletrizante como se espera deste gênero, mas este se impõe de algum modo.