As Doze Tribos de Hattie

As Doze Tribos de Hattie Ayana Mathis




Resenhas - As Doze Tribos de Hattie


48 encontrados | exibindo 46 a 48
1 | 2 | 3 | 4


Regina 27/12/2023

Terminei
Finalmente terminei a leitura deste livro. Não quero terminar o ano com livros atrasados. Não gostei muito do livro. Achei arrastado, doído, muito diferente do que estou acostumada a ler. Uma leitura diferenciada
comentários(0)comente



Tomo Literário 11/02/2015

As Doze Tribos de Hattie - Ayana Mathis
“As Doze Tribos de Hattie” é o primeiro romance da escritora Ayana Mathis. Foi publicado no Brasil em 2014 pela Editora Intrínseca (224 páginas). O livro foi considerado nos Estados Unidos, pelo The New York Times, como um dos melhores livros do ano de 2013. Oprah Winfrey, famosa apresentadora e mulher de forte influência, selecionou o livro para o seu clube do livro.

Tudo isso poderia ser um motivador para iniciar a leitura, mas não foi isso que me atraiu, confesso. Foi no contato com a sinopse que tive ligeira impressão de que a história que seria contada no livro era muito semelhante a de muitas famílias brasileiras.

O livro de Ayana fala sobre Hattie Shepard. Uma jovem que após o assassinato de seu pai se muda para a Filadélfia. Lá vive com o marido e um casal de filhos gêmeos. A morte dos bebês abala o casal e faz com que os sonhos de Hattie desmoronem.

É por meio dos filhos mortos, dos nove que nasceram após o episódio e da neta, que a história da família é contada, indo de 1925 até 1980. Os personagens fazem seus relatos, contam sobre seus dramas, seus desejos, sua vida e passam por abalos e reconstruções de sonhos e relações. Apesar de toda a turbulência da vida, os laços da família de Hattie parecem bastante sólidos, se mantém, mesmo que haja separação, distância e fechamento de alguns personagens no seu próprio mundo.

A escritora demonstrou uma família que vive as voltas com assuntos por vezes difíceis de se tratar: sexualidade, religião, raça, entre outros. Mas o livro não é um compêndio de boas maneiras ou um guia politicamente correto. Trata os assuntos da maneira que tem de ser, com naturalidade e suavidade. O preconceito racial, as divergências religiosas e outros conflitos são tratados dentro da esfera do cotidiano dessas personagens. Sem forçar o leitor a empunhar uma bandeira em defesa deste ou daquele.

Por que falei da família brasileira? Porque a história de Hattie, embora ambientada nos Estados Unidos carrega traços que se espalham por muitas famílias do Brasil. Casais que tem um grande número de filhos, morte de crianças pela falta de assistência e pobreza, a luta pelo pão de cada dia e toda sorte de adversidade que enfrentam, sem esmorecer, mulheres de traços duros e marcadas pela vida que tem de se superar e abri mão de muita coisa em prol dos filhos, entre outros pontos. É uma história de quem busca a alegria pela vida e supera qualquer dificuldade.

É um livro que carrega suavidade na maneira com que foi escrito, com uma história de uma mulher forte e contraditória, ora dura, ora de extrema ternura. Fala de modo amplo sobre as relações humanas e a vida.


site: http://www.tomoliterario.blogspot.com.br/2015/02/as-doze-tribos-de-hattie-ayana-mathis.html
comentários(0)comente



Rê Lima 17/04/2021

O livro é bom, bem escrito, mas encontrei uma dificuldade tamanha de me conectar com os filhos e com a mãe que me fez não entender o motivo de tantos prêmios.
comentários(0)comente



48 encontrados | exibindo 46 a 48
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR