O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 23/08/2019

No meio das minhas pesquisas para o meu 3º livro, eu realmente queria saber mais sobre o autismo devido a uma personagem presente na trama, e nada que eu achava na internet me agradava, sendo a maioria das coisas um tanto genéricas.
Sendo assim, decidi perguntar pra minha psicóloga o que ela diria desse aspecto e ela me emprestou esse livro, que é bem simples, fininho e se baseia em varias perguntas recorrentes sendo respondidas por um pré-adolescente autista, além ter pequenos contos escritos pelo próprio no meio.
Preciso dizer que minha percepção mudou bastante depois desse livro, eu achava que o autismo era uma coisa bem diferente, agora consigo vislumbrar e entender melhor as pessoas que sofrem disso e, inclusive, achei muito intrigante certas metáforas que o autor faz para nos ajudar a entender seu lado.
Acho que devia ser considerada uma leitura obrigatória, sinceramente, porque ela abriu bastante minha mente e esclareceu várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto.
O grande problema da sociedade é a ignorância, e como a maioria das pessoas não se esforça para entender o lado de um indivíduo considerado, na linguagem popular, ?especial? e preferem só apontar o dedo ao invés de perguntar, notar que há um ser com sentimentos por trás das diferenças do que se considera normal.
Fica mais do que indicado, para todos os públicos.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/12/16/resenha-o-que-me-faz-pular-de-naoki-higashida/
Márcio 23/08/2019minha estante
Ta no kindle Unlimited? Se tiver me pasda os links de seus livros..assinei um mês de teste...

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 27/08/2019minha estante
Se o meu livro tá no Kindle Unlimited? Hahaha, tá sim, mas é um romance de época, aqui:

Márcio 27/08/2019minha estante
Vou ver se consigo ler antes da promoção acabar..

Márcio 01/09/2019minha estante
Li e deixei uma avaliação, embora romance de época não seja.muito minha área de leitura gostei ,acredito que apoiar autoras e autores nacionais é importante.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 01/09/2019minha estante
Ahh, que rápido! Hahaha, muito obrigada, acabei de ver e fico muito grata, espero em breve conseguir ler os seus também!

Márcio 02/09/2019minha estante
Kk tenho q aproveitar o mês grátis da assinatura.kk

Vênus 23/03/2023

Uma obra prima que todos DEVEM ler!
Nunca tinha parado para pensar em como os autistas sofrem mais que os pais, e esse livro me fez refletir sobre isso. O livro é bem pequeno e fácil de ler(li ele em um dia!). Esse livro se tornou o meu favorito. Por favor leiam!
Koralin. 23/03/2023minha estante
Me interessei

Vênus 23/03/2023minha estante
Pois pode começar a ler que vc não vai se arrepender

Koralin. 23/03/2023minha estante
Vou colocar na lista

Vênus 23/03/2023minha estante
Ok

iadraudei 31/03/2023minha estante
que legal que gostou, Noemy ?

Erica.Regiani 24/09/2023

É um fato que autistas tem um modo de ser e agir muito peculiar e nós infelizmente estamos bem longe de entendê-los, de acolhê-los.

Esta leitura foi para mim muito reflexiva. Um livro escrito em formato de perguntas e respostas pelo jovem autista severo Naoki Higashida, aos 13 anos, e isso só foi possível porque quando pequeno teve uma mãe e uma professora que se atentaram e se dispuseram a ensiná-lo a usar um "tabuleiro de comunicação não-verbal", no qual ele apontava as letras formando as palavras. E assim que Naoki conseguiu se comunicar e é sensacional visto que ele próprio é enfático ao considerar a comunicação como forma de existir no mundo, e eu só posso dizer que compartilho da mesma opinião.

Nessas 190 páginas, ele explana e esclarece vários aspectos do TEA (Transtorno do Espectro Autista), desde os comportamentos com relação a alimentação, os impulsos, aversão ao toque, padrões de sono, seriações de objetos, dentre outros.

Várias colocações me chamaram a atenção, duas em específico profundamente. A primeira foi quando Naoki conclui que tanto a "escassez emocional" quanto a "aversão de companhia" NÃO são sintomas do TEA e sim consequências dele.
A segunda colocação talvez até fosse óbvia, mas achei interessantíssima, quando ele diz que os autistas percebem primeiro os detalhes e só depois o objeto na sua totalidade.

No decorrer do livro, Naoki, além de exclarecer muitos dos padrões de comportamento, faz um apelo por mais compreensão, empatia, amor e menos abandono por parte de nós todos.?

Nas palavras do próprio Naoki,
"compaixão de verdade significa não pisar na autoestima alheia."

"A partir do momento em que aprendemos a nos amar, não sei bem se faz diferença termos autismo ou não".
Núbia Cortinhas 06/10/2023minha estante
Amei a resenha! Parabéns! ?? ?? ?? ??

Erica.Regiani 07/10/2023minha estante
Grata, menina!?

Emma 21/05/2021

Leitura obrigatória!
Se todas as pessoas tivessem acesso e conhecimento deste livro, com absoluta certeza o mundo seria um lugar melhor, ou pelo menos estaria em mudança.
Naoki, um garoto autista, mudou minha visão do mundo e das pessoas. Os autistas são pessoas subestimadas, incríveis e que merecem todo o carinho e atenção do mundo.
Eu aprendi muito com esse livro, e com certeza irei indicá-lo a todos ao meu redor.
Benaia 22/05/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, indico como leitura obrigatória para todos os pais dos meus pacientes autistas e recomendada para todo mundo ??

Emma 22/05/2021minha estante
Sim, muito maravilhoso! Achei incrível e rompe as barreiras do preconceito da sociedade.

Marcello 29/03/2021

Quando escrevo uma resenha eu prefiro focar nos pontos negativos da leitura do que nos positivos, pois gosto de deixar bem claro para quem for ler que mesmo o livro sendo muito bom, não significa que ele seja perfeito, lindo, maravilhoso e sem defeitos. Ele está sujeito a erros, sim. E é por conta disso que tenho medo de ler os best-sellers atuais, porque eu vou querer meter o pau na resenha, mas os fãs afetados não vão aceitar alguém com uma opinião contrária a deles. Mas vamos focar neste livro em questão.

Em “O Que Me Faz Pular” eu me deparei com um relato intimista em forma de entrevista, de escrita bem simples e direta, e rápida; onde cada “capítulo” era uma pergunta e quem respondia era Naoki Higashida, um moço que aos seis anos tinha sido diagnosticado com “tendências autistas”.

“Por favor, não nos julgue apenas pela aparência. Não sei por que não conseguimos nos comunicar de forma adequada. Mas não é por não querermos falar — é porque não podemos, e sofremos por causa disso.”
“Você consegue imaginar como seria sua vida se você não pudesse falar?”

O meu maior problema com o livro foi eu ter a sensação de que a maioria das perguntas eram muito similares umas com as outras. O que causou aquela sensação de: eu já li isso antes (diversas vezes). O que aliviou essa sensação foram os pequenos contos escritos pelo próprio Naoki Higashida, num espaço entre 10 capítulos, mais ou menos, e que foram de longe as partes mais legais para mim.

“De modo geral, para um autista o fato de ser tocado significa que outra pessoa está exercendo controle sobre um corpo que nem mesmo seu dono é capaz de controlar direito. É como se perdêssemos o que somos. Pense nisso, é apavorante.”

E de agora em diante eu vou sempre deixar uma recomendação de uma música que ou eu escutei muito ao ler, ou por simplesmente ser similar ao tema do livro:
Sleeping At Last — Saturn (link para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dzNvk80XY9s).
robertals 30/03/2021minha estante
Que resenha mara. Parabéns!

Marcello 30/03/2021minha estante
Ai, muito obrigado, de coração ?

Dai_tck 08/06/2020

Perfeito
Simplesmente perfeito para compreendermos um pouco do "mundo azul" dos autistas.
Leitura e . 08/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Raiana 08/06/2020minha estante
Sim, perfeito!

Mayck Maciel 21/03/2014

Lindo e cativante!
Acredito que todos já tenham ouvido falar do autismo. Já foi evidenciado até mesmo em telenovelas. Porém, nunca tinha visto um livro onde a narrativa fosse contada do ponto de vista do autista. Confesso que nem mesmo achava possível, devido a visível limitação em sua capacidade de se expressar. Fico feliz em saber que cometi um enorme equívoco. A obra de Naoki Higashida é incrível, diria até mesmo poética.

Naoki, um japonês de 13 anos, diagnosticado com "tendências autistas" aos seis, conseguiu, de uma forma linda e cativante, se fazer ouvido. Ultrapassando as barreiras impostas por sua condição, mostrou a complexidade de sentimentos e sensações que envolve tantos autistas.

Leitura obrigatória para quem quer entender, ao menos um pouquinho, o que se passa na cabeça desses guerreiros. Não é um manual técnico do autismo, longe disso. Ao meu ver, é uma tentativa, bem sucedida, de nos aproximarmos.

"O que acham que estou sentindo quando fico pulando sem parar e batendo palmas?
[...] quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração. Quando estou pulando, posso sentir melhor as partes do meu corpo - as pernas saltando, as mãos batendo -, e isso me faz muito, muito bem."

Lindo demais. Esclarecedor demais. Simplesmente demais!
William.Silva 24/02/2019minha estante
Você só se equivoca ao usar a palavra "guerreiros". Somos seres humanos como quaisquer outros, mas nosso cérebro funciona e codifica as informações de maneira diferente de vocês, neurotípicos (ou seja, pessoas não autistas). Ao usar essa expressão, além de cometer inconscientemente capacitismo, apela para o "pornô de inspiração", o qual a comediante e ativista com deficiência Stella Young (falecida em 2014) critica duramente. Recomendo que assista à palestra dela sobre isso no TEDx, a qual está disponível no YouTube.

Heloise 26/06/2022

Se quer uma sugestão?Simplesmente pule na leitura
?quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu.?

Sugiro a leitura a todos neurotípicos!
O autor sofre de autismo severo e mesmo com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, conseguiu aprender a se expressar através das letras. Escrito quando Naoki tinha 13 anos, o livro traz uma luz para entendermos a mente autista compartilhando percepções de comportamento, tempo, vida, beleza, natureza e amor.
Isso mesmo! Por isso que dei nota 1. Veja:

E quando colocam que o autor tem autismo severo e no transcorrer do livro se vê que ele tem muitas habilidades, que faz muitas coisas, somos conduzidos que o autismo tem particularidades mas que pode ser superado! Não é não! Vá numa AMA ou qualquer ambiente que acompanha autistas e verá que a coisa é muito mais complexa!

Há um espectro bem extenso que engloba uma gama enorme de autista e esse livro apresenta um autista severo como é exposto, romantiza todo o autismo e despreza os que são de fato severo e precisa de exímia atenção.

Camille 24/05/2014

Entendimento para além de pesquisas e informações 'técnicas' sobre o autismo. - Beletristas.com
Em um jogo de perguntas e respostas, Naoki Higashida nos apresenta um universo sobre o qual pouco conhecemos. Logo na introdução de David Mitchell somos levados a compreender pelo menos parte dos problemas que pessoas autistas tem que lidar todos os dias.

Sendo sincera, achei que entendia do assunto. Claro que nunca me julguei uma especialista, mas sou curiosa por natureza e partia do princípio de que tinha respostas para as minhas dúvidas e perguntas. A verdade, entretanto, é que eu não sabia nada.

Sensibilizada e com mais dúvidas e respostas, comecei a ler o livro que Naoki escreveu quando tinha apenas 13 anos. Hoje, ele tem a mesma idade que eu (nascemos no mesmo ano) e com certeza superou muito mais dificuldades. Ele inclusive dá palestras sobre autismo e continua escrevendo em seu blog.

É estranho como ele mesmo se julga "fora do normal", comparando o que ele aprendeu sobre as pessoas "normais" durante seus vários momentos de observação. É também preocupante a quantidade de vezes que ele pede para, por favor, ser entendido - em nome de todos com a mesma situação.

Uma coisa é verdade: ele possibilita que pessoas de fora entendam pelo menos um pouco do que se passa com ele. Naturalmente elas se tornam mais pacientes e sabem como reagir diante das principais situações, e isso é esclarecedor de formas que sequer imaginávamos.

Ao ler O Que me Faz Pular, entrei em um mundo até então desconhecido, mas acredito ser muito mais capaz de enfrentar as situações frequentes que, muitas vezes, podem assustar os despreparados. David Mitchell assume que, até conseguir ler o livro, ele estava completamente perdido sobre o que fazer e como agir com o filho.

Agora, entretanto, pergunto-me se Naoki não tem, de fato, uma experiência de vida em vários sentidos muito mais completa do que a minha. Só eu acho lindo e único que ele, assim como todos que tem seu nível de autismo (não sei se esse termo é correto), consiga ver beleza em coisas que, para nós, são completamente cotidianas?

site: http://beletristas.com/resenha-o-que-me-faz-pular-de-naoki-higashida
Sandra 31/03/2017minha estante
Tb fiquei muito tocada com os pedidos recorrentes dele para ser entendido. Só não dei 5 estrelas para esse livro, pq (não sei se foi a tradução...) muitas vezes ele fala em nome de todos os autistas (nós autistas isso, nós autistas aquilo) e não em nome dele próprio, pq sabemos que o espectro é bem amplo, logo, os comportamentos são variados e de menor ou maior intensidade. Conheço autista que não apresenta vários dos comportamentos e dificuldades que Naoki passa.
De toda forma, o livro é incrível e muito revelador.

CAMBARÃ 06/09/2022

Extremamente importante para o entendimento do comportamento autista.
Tenho um filho autista e o livro me ajudou bastante
IzaF. 13/10/2022minha estante
sim, sou autista e esse livro é incrivelmente esclarecedor, nao consegui conter as lágrimas.

Clube do Farol 13/06/2022

Resenha por Milly @codigoliterario
O livro, em grande parte, é um tipo de entrevista com perguntas sobre coisas que são comuns em se indagadas sobre o “porquê” da forma de agir de alguns autistas: “Por que você demora tanto para responder?”, “Por que você não faz contato visual quando está falando?”,” Por que você pula?”.

É difícil descrever a sensação que este livro nós traz. Como é encantadora e esclarecedora cada resposta de Naoki, como destrói vários preconceitos e pré-conceitos sobre tudo que pensamos saber a respeito do autismo, e de como esses pensamentos errados sobre o assunto podem machucar e dificultar ainda mais a vida dessas pessoas, e isso nos é apresentado de uma forma simples que faz refletir e desejar que mais pessoas possam ler.

Para ler a resenha completa, acesse o blog

site: http://www.clubedofarol.com/2016/03/resenha-o-que-me-faz-pular.html
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
Encantadora e esclarecedora? Esse é o problema do livro! Ele romantiza demais o autismo! Ele seduz a um leitor com pouco conhecimento sobre o autismo a se encantar por tudo aqui! O que, na verdade, o espectro autista é uma gama extensa de características que vão de leve a severa. E a severidade dele é bem questionável. Veja:

Quel 29/01/2023

Perfeito.
Este livro é maravilhoso. É lindo d+ e o autor explica muito bem o autismo. Emocionante e perfeito. Vale cada minuto lido.
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
Eu já não concordo! Vou ser bem sincero. O livro engana e ilude! Primeiro porque diz que ele tem autismo severo! Eu conheço autismo há alguns anos! Tenho uma filha com autismo severo! as habilidades dela (e de outros que conheço) são bem restritivas. Ela não fala, não escreve e pouco se expressa. Isso não é por falta de terapias e interações.

Lurdes 10/05/2023

Naoki Higashida, autor do livro, possui o transtorno do espectro autista, com dificuldade de comunicação através da fala, mas que consegue ae expressar muito bem pela escrita.

Como sabemos, e estamos constantemente descobrindo, não existem características únicas que definam o autismo.

Cada caso é um caso, mas a existência de comportamentos atípicos é senso comum.
E por serem atípicos, muitas vezes fogem ao nosso entendimento.

Para ajudar as pessoas consideradas "normais", o autor, na época com 13 anos, escreveu este livro, respondendo várias perguntas sobre o que sente, como se sente e porque repete comportamentos que parecem estranhos ou inexplicáveis, como porque pular, girar, não gostar de encarar as pessoas, não gostar de mudanças na rotina, o que inclui a alimentação e tantos outros.

Mesmo que os comportamentos das pessoas que possuem o espectro sejam muito variados entre si, as colocações de Naoki nos ajudam a compreender que, mesmo quando sabem que suas atitudes vão causar desconforto nos outros, uma força os induz a repeti-los porque produz sensação de calma e prazer.

Tudo que ele pede é paciência, e que não desistam deles.

Além de responder às perguntas, o autor nos brinda com um conto lindo.
Achei muito interessante ler sobre autismo sob o ponto de vista de quem mais sabe sobre ele.
QUEIJO460 13/05/2023minha estante
Interessante

barbs 03/01/2023

Não sabia que nota dar pra esse livro, como dar uma nota pra um relato da existência do autor? Então estou avaliando com base na minha experiência. O livro relata as respostas de um autista não verbal de 13 anos à perguntas comuns sobre o autismo. Em sua fala eu pude ver tanto inocência quando maturidade, principalmente nos contos. O tanto que ele pede que as pessoas tenham empatia com ele me partiu o coração. Tiveram capítulos que eu chorei as pitangas, acho que por ter uma criança com autismo na família. Ressalto que esse não é um livro pra tirar todas as suas dúvidas, mas sim pra entendermos um pouco mais da cabecinha das crianças com o transtorno.
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
"entendermos um pouco mais da cabecinha das crianças com o transtorno" Acho que não é por ai! Vou ser bem sincero. O livro engana e ilude! Primeiro porque diz que ele tem autismo severo! Eu conheço autismo há alguns anos! Tenho uma filha com autismo severo! as habilidades dela (e de outros que conheço) são bem restritivas. Ela não fala, não escreve e pouco se expressa. Isso não é por falta de terapias e interações.

Eder Duarte 23/03/2015

Quando as vezes brincamos de falar que uma pessoa é autista por ela estar afastada num canto, nem imaginamos na bobagem que estamos dizendo. Ser autista está muito além do isolamento social, muito pelo contrário, os autistas querem desesperadamente se comunicar e fazer parte das interações humanas mais comuns, mas eles não conseguem. Estão presos dentro deles mesmos, sem controle de suas ações, sem saber se expressar e reconhecer emoções. Eu não consigo mensurar o quão desesperador e triste deve ser viver assim, só quem é autista poderia nos dizer como é viver dentro desse mundo. Nesse livro incrível e emocionam encontramos exatamente isso. Um relato puro e surpreendente de um menino autista. Naoki aprendeu a se comunicar através da escrita e se agarrou a isso com toda sua força. Por meio desse livro ele rompe o silêncio do autismo e mostra as pessoas fantásticas e fascinantes que se encontram presas nessa redoma inquebrável. Tudo o que li me fez pensar em como o mundo é misterioso e cruel as vezes, mas o mais importante de tudo é a mensagem que esse garoto maravilhoso nos passa: Somos iguais a vocês no fim das contas. Temos sonhos e sentimentos, portando não desista de nós, tenham paciência e tentem se colocar no nosso lugar.
Sandra 31/03/2017minha estante
Achei lindo!