Um teto todo seu

Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

CAcera3 20/04/2022

Me apaixonei por Virgínia Woolf através da não ficção
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita de Virgínia Woolf. Confesso que estou arrebatada pelo seu trabalho de não ficção e já me vejo lendo outros semelhantes.
Sempre ouvi que o texto dela é um tanto hermético em seus romances de ficção, pensei que teria ainda mais dificuldade com seus ensaios. Porém sua prosa é deliciosa, extremamente inteligente, sagaz e, para minha surpresa e deleite, bastante espirituosa.

Esse ensaio trata da condição da mulher enquanto escritora. Virgínia tece uma teoria de que é preciso ter um ?teto todo seu? para que se possa trabalhar com dedicação completa. Muitos outros pontos são abordados aqui que muito me chamaram a atenção.
Esse texto é um alerta e um apelo para que as mulheres reconheçam seu valor e que lutem com afinco para terem suas ?quinhentas libras anuais e um quarto fechado? para si, para ter seu quinhão, seu lugar, um teto todo seu.

?Como posso incentivá-las mais a empreenderem a tarefa de VIVER?? - Virgínia Woolf.

MORGUE 20/04/2022

O ensaio de woolf sobre mulheres e literatura transcende o tema e aborda muito das posições das mulheres ao longo da história, fazendo com que essas não tenham tantos trabalhos intelectuais quanto os homens, mas basta que dê lhes condições dignas, 500 libras e um quarto só seu, sem interrupções e estas se tornarão muitas, as grandes escritoras.

Tainá.J 14/04/2022

Profundo e complexo! Amei <3
Difícil falar dessa obra... Faz alguns dias que terminei, mas estava ainda digerindo tudo.

É a primeira que leio a autora, e estou apaixonada pelo ritmo, pela poesia e posicionamento da Virgínia Woolf! Eu realmente gostaria que todos os que se autodenominam "antifeministas", lessem esse livro!

Não para aumentar as rixas, mas para realmente informar sobre o que foi a vida das mulheres que vieram antes de nós. Porque, pra mim, só a ignorância a respeito da nossa história humana, explica esse tipo bizarro de posicionamento!

Isso não significa continuar colocando "lenha na fogueira" da guerra dos sexos. Apesar, de tantas coisas ainda estarem aquém do ideal...
No próprio livro, a Virginia coloca essas questões, até difíceis de engolir, depois de tantos trechos de homens escrotos e relatos de como era a realidade das mulheres há MENOS DE CEM ANOS atrás.

Acredito também, que precisamos unir nossas forças femininas e masculinas, tanto dentro de cada um de nós, como na sociedade, se quisermos viver em qualidade e plenitude.
Mas confesso, que é complicado não sentir uma raiva crescente, durante a leitura.
Tanto que, apesar de ser um livro curto, demorei bastante pra terminar.
Não aconselho como leitura noturna, caso você deseje um sono tranquilo e/ou sofra de insônia, como eu! kkkkk

Entendo, estudo, e faço meu trabalho interno pessoal, para conseguir cada vez mais alcançar esse lugar de harmonia entre as polaridades; porém isso não pode ser feito descartando o passado, fazendo de conta que verdadeiras barbáries não foram cometidas contra as mulheres, e que essas ações ainda não causem danos atuais.

Um exemplo claro disso, é sobre a questão financeira. Ponto central de discussão, seja quando falamos do feminino, como também na profissão de escritor (entre outras, que tem por foco o intelectual), e que é abordado aqui com perfeição!

Já ouvi, de ambos os sexos, que as mulheres não são tão bem sucedidas financeiramente quanto os homens, porque se interessam menos que eles por assuntos econômicos!
Vontade de matar um, mas de agora em diante vou apenas recomendar esse livro, e evitar pular na jugular das pessoinhas... kkkkryng

Ora, saber que há cem anos atrás, as mulheres eram PROIBIDAS de saber ler, votar, e ter propriedades materiais/financeiras suas (tudo era do marido...), não faz diferença, pra mudar esse tipo de "opinião" rasa?

Teria muitos outros pontos a ressaltar, trazidos na obra (o quanto a pobreza limita aspectos da vida; liberdade criativa; o que faz um "bom livro"), mas enfim. Só queria embalar pra presente um exemplar desse, pra cada um que conheço, e que não conheço também! hehe

Quero muito ler outras obras da autora, romances; já que esse foi uma não ficção, sendo a extensão de uma palestra a qual ela foi convidada a falar sobre a "mulher e a literatura".

Nalva 08/04/2022

Beber vinho e ter um teto todo meu
Um teto todo seu é um desses livros que escancara a verdade na sua cara de forma poética e descarada, e nos faz ver e pensar que o problema social da desigualdade de gênero mesmo sendo discutido há mais de um século ainda é uma grande questão.

Não há como negar que atualmente temos mais oportunidades, mais dinheiro, mais direitos e mais reconhecimento. Mas ainda há muito pelo que lutar.

Muito difícil conseguir expandir os direitos e conquistar espaço com todas as "obrigações" que somos ensinadas a fazer desde criança, com todos os discursos que infiltram na nossa cabeça e nos faz acreditar na inferioridade. Só porque não temos as mesmas oportunidades os homens dispõe.

Para a maioria de nós falta o básico: 500 libras, uma taça de vinho e um teto todo para si.

Ana 08/04/2022

Tudo o que eu queria falar ja foi falado em resenhas abaixo então deixo aqui um pensamento aleatório que eu tive lendo esse livro: como eu queria saber analisar um livro como Virginia análisa.

Lu 06/04/2022

Virgínia vc é maravilhosa mulher
Simplesmente um dos melhores livros de não ficção que eu já li na minha vida, e olha que eu não sou muito fã de não ficção.
Ver o quão a Virgínia era a frente de seu tempo, o tamanho da genialidade dessa mulher é seu lirismo impressionante não só motiva o leitor a continuar como também inspira á tomarmos o nosso papel é lermos cada vez mais mulheres. Essa mulher era uma obra de arte. Espero gostar das obras de ficção dela tanto quanto gostei desse ou até mais

taynna cavalcanti 04/04/2022

um todo todo meu
não tem como começar essa "resenha" sem dizer o óbvio: a Virginia foi uma mulher f*da demais! em plena década de 20 e ela soltando tantas coisas a respeito de um feminismo ainda nascente, precoce, subdesenvolvido... nos fazendo refletir sobre o papel da mulher na ficção e como os homens tentaram - e infelizmente conseguiram - por décadas, séculos, inferiorizarem não só a propriedade intelectual feminina, mas também seu direito de pensar que podia ser mais do que simplesmente uma parideira ou uma doméstica. a discussão a cerca do dinheiro para mulheres, o interesse em negócios e investimentos, tudo isso me fez mudar um pouco minha relação com o que ganho hoje. é incrível pensar como uma mulher que escreveu algo há 100 anos atrás me impacta diretamente hoje.
o quão assustada e maravilhada a Virginia ficaria ao se deparar com uma de nós, mulheres do século XXI, empoderadas, livres, donas de não só um teto só seu, mas também de uma quantia só sua por ano, pra criar ficção e tantas coisas mais!
ah, Virginia, como eu gostaria de te conhecer e tomar um chá com vc no fim do dia!
puxando outros pontos, adorei a alegoria do espelho, o olhar do homem sob seu reflexo inferior, a raiva do inferior. a metafora por trás do gato Manx, do prato de comida na universidade, a invenção de uma mulher Shekespeariana, a narração da Mary Selton (ou tantas outras)...
enfim, deixo aqui meu último comentário de que se você tem dúvidas sobre ler ou não Virginia Woolf, te digo que vale muito a pena mergulhar de cabeça nesse livro e colher os mesmos frutos que eu colhi. ?

Géssica Ferreira 04/04/2022

Meu primeiro contato com a autora, e gostei muito. É prolixa em determinados momentos, mas se esse "excesso” for para adicionar salpicadas de ironia no texto (como ela fez, e muito bem), é muito bem-vindo. Ela levanta ótimas reflexões. Como o mundo seria se fosse permitido desde sempre as mulheres serem... ?

Letícia 03/04/2022

Virginia Woolf senhoras e senhores!
No início julguei sinceramente abandonar a leitura porque custa um pouco até fluir e prender a leitora. Mas se tem um conselho que eu posso dar e que de certa forma foi partilhado pela Virginia no livro é: LEIAM, leiam todos os gêneros de livros, leiam principalmente livros escritos por mulheres e para mulheres.
Depende de nós levar a representatividade que queremos e se faz tão necessária. E se naquela época Virginia dizia que as mulheres precisavam de 500 libras e um quarto só seu para que partilhassem de liberdade, independência e criatividade, esse mesmo ?lema? ecoa nos dias contemporâneos..
Safo from Lesbos 04/04/2022minha estante
??????

naju2n 20/04/2022minha estante
eu senti a mesma coisa no começo, depois do capítulo 2 só reflexão, e te prende de uma forma muito interressante

kath.stolze 02/04/2022

quinhentas libras anuais e um teto todo seu
virginia woolf é totalmente cirúrgica em relação ao seu olhar social. ela escreve linda e poeticamente, além de ter uma mente brilhante. ela sabe do que está falando.
nesse ensaio, a escritora analisa a existência de uma "raiva contra a mulher" nutrida pelo homem que reafirma a suposta superioridade do sexo oposto ao nosso (sei que praticamento nenhum homem irá ler isso). hoje, sabemos que essa raiva tem nome. misoginia.
outra coisa, é que ela reafirma várias vezes ao longo da obra que as mulheres sempre foram pobres, e isso, claro, dificulta o processo de escrita. ela faz uma análise de que entre vários escritores aclamados do seu tempo eram todos homens, apenas 3 não tiveram acesso a universidade e dentre os três, um único era pobre.
vamos analisar agora: mulheres, historicamente, não tinham acesso à universidade. mulheres, historicamente, eram privadas do acesso ao capital. como, então, pode se esperar que elas possam produzir uma literatura como shakespeare produziu?

uma única coisa negativa é a análise que ela faz que mulheres nao inventaram nem descobriram nada, mesmo a 9 anos tendo acesso legal a universidade, voto etc.
ela foi infeliz e pobre nessa análise. pois os homens - o Homem, branco, rico, cis - tiveram acesso à liberdade não apenas por meio da Lei, mas liberdade na prática desde que o mundo se fez mundo. então como esperar que em 9 anos mulheres se tornem gênios?
e hoje sabemos que muitas dessas descobertas tiveram participações de mulheres, nas sombras e descredenciadas em detrimento da glória masculina.

4/5 pois o início foi muito tediante.
gustavo 09/04/2022minha estante
minha crítica literária???????????????????????????

Araujo20 01/04/2022

Dinheiro e segurança
Antes de ler esse livro eu achava que Virgínia Wolf era só (mas já é bastante) uma romancista de fluxo de consciência INCRÍVEL.
Após esse ensaio descobri que Virgínia tem algumas das falas pioneiras na luta feminina por espaço, respeito e igualdade. Uma leitura a qual recomendo a todos, pois é real, calculista, científica e, ao mesmo tempo, poética e inventiva, nos fazendo pensar a partir de outro viés e de outra perspectiva.

Kiki 01/04/2022

Genial!
Não é a toa que "Um teto todo seu" é um clássico na literatura feminista.
O livro trás ótimas reflexões sobre a condição social da mulher no século XX; deixando clara a desigual de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres. O pior é que ainda são tão reais essas desigualdades, que chegam a incomodar e a envergonhar.
Adorei a maneira inteligente de misturar ensaio, ficção e conferênciaironia e toda ironiaque permeia o livro.
Achei genial!

agathatriste 31/03/2022

A mulher e a ficção
Será que as mulheres não escrevem ficção pq? Publicado em 1929, mas ainda tão atual. Onde estão as mulheres na sociedade. O que elas consumem? Para quem escrevem? Sobre o que escrevem?

Uma leitura obrigatória a TODAS AS MULHERES, apesar de ser uma visão de uma mulher branca que excluí em sua narrativa as mulheres negras.

Pais 27/03/2022

É um ensaio sobre a mulher e a ficção
Virginia Woolf me colocou a par de muitas das coisas que eu não sabia ou sabia muito pouco sobre a vida das mulheres nos últimos séculos. No início do século XIX conquistamos o voto e poucos anos antes conquistamos o direito de trabalhar e ter bens próprios. Ela se pergunta como uma mulher poderia pensar em escrever nessas circunstâncias e me fez refletir muito sobre esse e outros assuntos em torno. Saí dessa leitura com uma nova visão de mundo, como ela mesma diz que a leitura precisa fazer conosco.

EllenDarfnny 26/03/2022

A autora contextualiza bem os exemplos, só acho que é prolixa demais. Mas ainda assim, sua escrita flui bem. Definitivamente colocarei outras de suas obras na minha lista