Um teto todo seu

Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Elizabeth 11/10/2022

Um teto todo seu (Virginia Woolf)
Um teto todo seu (1929) se trata de um ensaio baseado em palestras realizadas por Virgina Woolf em duas faculdades inglesas exclusivas para mulheres em 1928.
Virginia foi convidada para palestrar a partir do tema "As mulheres e a ficção". A partir daí, a autora irá discorrer sobre o que é essencial para que uma mulher se dedique à escrita. Segundo ela "uma mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu, um espaço próprio". Virginia abordará a questão de que as mulheres foram por muito tempo privadas de experiências, de educação, de dinheiro, de espaços privados, de modo que por consequência não podiam se dedicar a atividades como a escrita.
Enquanto grandes escritores, todos homens, escreviam sobre mulheres em suas obras, as retratando de formas totalmente diferentes da realidade das mulheres da época, as mulheres eram impedidas de exercer atividades intelectuais.
Em 1928 Virginia Woolf já defendia que mulheres devem ter sua independência financeira. Não à toa ela é um dos grandes nomes da literatura e do feminismo.
Um livro atemporal e essencial.

Juliana.Dias 11/10/2022minha estante
Esse livro é tão curtinho, mas ao mesmo tempo tão denso. O meu é todo marcado e sublinhado. Perfeito!

luanaa 30/04/2021

adorei
esse livro é totalmente fora da minha zona de conforto mas eu achei muito bom! a virginia era muito a frente do tempo dela, eu acho incrível as coisas q ela pensava a quase 1 século atras

Ana Luiza Silva 07/05/2021

A leitura é interessante, instrutiva, e com debates muito construtivos com relação à autonomia feminina sobre seu trabalho e o que isso tem a ver com as ações do patriarcado. Isso dito, achei a leitura meio arrastada, às vezes, pois não entendia algumas referências da literatura inglesa que Woolf fazia.

Mari 16/05/2021

Virgínia Woolf fala da mulher na literatura, das principais dificuldades e preconceitos que elas sofriam em séculos passados, e faz referência a diversos autores ao longo de sua análise, sendo Shakespeare, as irmãs Brontë, Jane Austen e George Elliot os mais recorrentes.

Woolf reforça a necessidade de um espaço próprio, daí o nome da obra, e de dinheiro para que uma mulher consiga escrever, e que ouse escrever sobre qualquer coisa.

Apesar de curto, a leitura é mais densa, mas é um baita incentivo à todas as mulheres que querem ser escritoras.

Isabela Goes ð 17/05/2021

Um dos melhores livros que já li em minha vida
Ganhei esse livro de uma amiga muito querida, guardo cada página em meu coração.

É incrível a forma como Wolf escreve esse livro, a sutileza de ser um gato sem rabo, que vive em tudo que é canto e ninguém ver. Isso não é spoiler, o livro é muito, mais muito mais que isso.

rdrg 26/05/2021

Pane no sistema a Virginia Woolf me desconfigurou...
... aonde estão meus olhos de patriarcado?
Bem pertinente e se certa forma interessante. Confesso que eu fiquem 97% perdido com o primeiro capítulo, e foi a primeira vez que li fluxo de consciência, pelo que me lembro.
Veremos se conseguirei acostumar um dia.

Marcela461 02/06/2021

O que mais me chamou a atenção é a escrita da Virginia, que é única. Só por ler o livro, sem saber o nome do autor, já dá pra saber que é dela.

Foi proposto a ela que escreve sobre ?mulheres e ficção? e foi assim que ela escreveu ?Um teto todo seu?, que traz à tona questões como patriarcado, feminismo, o não acesso das mulheres à educação antigamente (e então como elas iam escrever livros?), que elas não tinham seu próprio dinheiro, muito menos um teto todo delas para escreverem livros.

Eu amei muito esse livro e a linha de raciocínio e argumentos que a Virginia traz. Gostei que ela fez referências a alguns personagens de Orlando (romance que ela escreveu antes desse livro). Ela também cita bastante outros autores, tantos homens quantos mulheres.

Uma questão desse livro que me fez refletir muito: se Shakespeare tivesse uma irmã que fosse tão talentosa quanto ele na escrita, ela teria se tornado tão famosa? Ou ela teria que cuidar da casa e não teria tempo para se dedicar aos livros? Como ela teria um desenvolvimento intelectual se ela não podia ir pra universidade como o irmão? Como ela desenvolveria esse talento da escrita? A resposta é que ela não seria uma Shakespeare da vida, até porque ela não teria bases nem para alimentar para isso, por ser mulher e viver naquela época.

Ana Carolina 03/06/2021

E se Shakespeare tivesse uma irmã?
Baseado em palestras proferidas por Virginia Woolf nas faculdades de Newham e Girton em 1928, o ensaio Um teto todo seu é uma reflexão acerca das condições sociais da mulher e a sua influência na produção literária feminina. Inteligentíssima e crítica, Virginia Woolf é um marco do feminismo.
Apesar de curto, ressalto que o livro é denso e exige muita reflexão!

Jéssika 06/06/2021

Resenha
Resenha Virgínia

Ao ser convidada para falar sobre mulheres e a literatura, Virginia Woolf dá um show de excelente escrita, narrativa, pesquisa e provocação. Ela começa com sua conclusão: para uma mulher ter uma boa produção literária, ela precisa de um quarto só seu e de dinheiro.

Esta obra levanta alguns pontos que vale a pena comentar.

O primeiro é a constatação de que o sexo feminino é, não o sexo frágil, mas sim o sexo pobre. Ela faz uma retrospectiva sobre a literatura sobre mulheres e por mulheres nos últimos séculos. No início apenas sobre mulheres e feitas por homens, pois não encontrou nenhuma obra de autoras. Todas as opiniões masculinas sobre a mulher apontam fascínio, medo e uma necessidade apaixonada e preemente de provar a sua inferioridade.

Em seguida, avalia o próprio amadurecimento da escrita feminina passando por Jane Austen, Charlotte Brontë e outras. Neste livro, há ainda três artigos, sendo dois sobre essas escritoras e um sobre George Elliot.

Gostei bastante da parte que ela diz que os melhores autores são andrógenos, pois para escrever bem não podem se deixar influenciar pelas pressões de seu próprio gênero.

O encerramento provoca a todas as mulheres - autoras, intelectuais, universitárias - com mais liberdades conquistadas, elevar o volume e a produção literária das mulheres.

jessi48 06/06/2021

Ler Woolf sempre me proporciona um conforto estranho, inesperado. É sempre uma delícia se perder em meio às suas divagações.

Mauren.Guedes 13/06/2022

Ensaio
Uma escrita simples e leve, mas com analogias mais do que pesadas, pensar que as mulheres não tinham o direito de escrever, ou mesmo de poder expressar-se. Virgínia traz a história de como era no século XIX, usando referências de outros livros clássicos de mulheres extraordinárias e fortes que mesmo com tudo aquilo se dedicaram a sua escrita.

Mavi Faria 19/10/2021

Levei um tempo pra ler esse livro pq era muita coisa. Tanta verdade há tanto tempo. Chega a doer perceber como a realidade de Woolf se aproxima de tantas e, ainda assim, é muito melhor que a de tantas nos dias de hoje. Já vimos muitas mentes ceifadas, até quando isso acontecerá?

site: https://youtu.be/zdln-38sOdo

Mallu 01/06/2022

Sensacional! 2 livro dessa autora e só consigo ficar cada vez mais apaixonada. Uma forma única de escrever.

Fernanda 09/04/2021

Se você não sentir pelo menos um pouco de raiva e tristeza durante a leitura, leia novamente.

Maria14065 15/04/2021

Meu primeiro contato com Virginia Woolf e agora estou ansiosa para ler alguns de seus romances. O formato de ensaio do texto deixa a leitura fácil, como se fosse um diálogo com o leitor. Por ser um livro publicado por uma mulher escritora na década de 20, as reflexões propostas são de acordo com a vivência da autora, o que torna tudo bem mais profundo.