O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

lisbfer 14/06/2024

Meio que ele não mentiu. o bglh é fazer nepotismo, não oprimir o povo, ter fama de 🤬 #$%!& e muita arma boa só de precaução

VinAcius49 14/06/2024

Explica sobre governos e governadores, com bons exemplos acompanhados de conclusões e lições que são úteis para outros deveres do cotidiano, recomendo uma leitura atenta, mas nem tanto. É mais fácil de entender do que eu imaginava.

raconteurr 13/06/2024

Some crazy dude from the XV century, nothing to be scared of
Apenas com base nessa leitura, eu não vejo nada de alarmante nos pensamentos de Maquiavel que justifiquem sua fama de impiedoso e cruel. Eu vejo, aqui, um filósofo que pensa exatamente como se é esperado pra época. Ele apoia certas violências? Sim, mas estamos falando do período de colonização, guerras fronteiriças, perseguição religiosa, conquista de território, grandes navegações e etc. Guerra era a linguagem mais falada no mundo. Guerra era poder. Quem vencia, podia se tornar príncipe. É legal e bonito? Não, mas foi realidade. Hoje, podemos olhar com senso crítico pra isso? Sim, mas é preciso tomar cuidado ao cometer anacronismos.
Maquiavel é completamente razoável pra sua época. Para ele, deve-se saber quando usar violência de forma estratégica, e não deixá-la perdurar muito para que não torne o reino amargurado. É preciso saber escolher seus exércitos e ministros com sabedoria. É preciso satisfazer os poderosos, os soldados e o povo. É melhor ser temido do que amado, porque isso impõe respeito, mas jamais ser odiado, pois há uma diferença nas duas coisas. Caso não seja possível agradar a todos, é preciso remediar conspirações desde o início, cortar o problema pela raiz (sim, usar a força), até para impor esse tal respeito. Todas essas são ideias plenamente passíveis pra época.
Ele faz analogias misóginas e apoia armar a população sem olhar para as minorias e pessoas indefesas? Sim, justamente porque considera que elas (crianças e mulheres) não são uma ameaça à coroa e, logo, não podem se revoltar contra o príncipe. Isso, pros dias de hoje, que já temos noção da violência, das minorias e da desigualdade social, é terrível? Sim, mas, na época, não se analisava as coisas dessa forma. Foi preciso centenas de anos para que o ser humano aprendesse a ser, de fato, humano (benévolo). O que é loucura de se pensar, mas é verdade.
Além do mais, a frase "os fins justificam os meios" nem é citada por Maquiavel. No máximo, existe a ideia por trás da frase, mas ela não é tão impetuosa quanto faz parecer. Ele defende que deve-se agir com estratégia, e não somente atirar os próprios valores pelo ralo para fazer o que for preciso para solucionar o problema. Deve-se analisar se parcimônia é necessária, ou se a força é a única solução. Deve saber escolher as lutas, ter certa conduta e segui-la. Ninguém gosta de um governante hipócrita, certo? Que fala tal coisa e age diferente? Que jura ter certos valores e não age de acordo com eles? Uma manobra radical gera descontentamentos, a não ser que se mostre efetiva, e muitas vezes resulta na morte de quem a projetou (o que acontecia muitos na época do livro, já que Maquiavel escreveu ele justamente porque eram raros os que se mantinham no poder por muito tempo. Assim, entendemos como a violência era forte naquele período).
Com essa leitura, descobri que muito do bode que as pessoas tem por Maquiavel é pura falta de interpretação kkkkkkk enfim. Ele é apenas um nerd geek sentado em frente ao PC em seu quarto vomitando teorias das coisas que viu em um livro que busca encontrar a resposta para um reinado de sucesso, não o levem tããoooo a sério (apesar de ele abrir questões pertinentes). Aliás, amei as anotações de Napoleão Bonaparte nessa edição. Simplesmente genial ver outra figura histórica comentando a leitura tal qual uma leitora de fanfics do Wattpad.
Tirei uma estrela porque foi uma leitura bem densa diversas vezes. Claro, é um livro teórico, então não importa se tem só 190 e poucas páginas, sempre vai ser mais difícil do que um livro de ficção kkkkkkk

Gabriel.Henrique 12/06/2024

Ler este livro nos traz inúmeras sensações, acho que uma das principais é o nojo e o desprezo pela política, ao se ver em muitos o que Maquiavel diz para ser, e não é em bom sentido... Contudo a obra no geral é excepcional, com certeza este era o livro de cabeceira de muitos líderes ao longo dos séculos...

lenattog 10/06/2024

Irmao
Bro just say ure homosexual it's not that fucking hard for god sake ?? u don't want either be feared or loved u want to be fucked

Rauta 08/06/2024

Finalmente desencalhei!
Oh livrinho difícil, falar pra tu. comecei a ler ele em 2021 e terminei apenas em 2024 graças a um audiobook que deixei tocando enquanto fazia outras coisas.

sendo bem direta? não há necessidade de lê-lo. mas, calma lá! digo na questão de que a leitura dele consegue ser tão, mas TÃO difícil, que se for para estudá-lo pela leitura você desiste na mesma página. no entanto, ele deve SIM ser estudado.

logo após a "audioleitura" fui procurar alguns vídeos explicando sobre a obra, imaginei: não é possível que seja isso, essa manipulação toda. spoiler: é sim!
maquiavél descreve como o poder da época que, neste caso, era o príncipe, deveria agir para não apenas conquistar, mas se manter no poder.

foi um choque finalmente entender o príncipe. mas não necessariamente entender como tudo acontecia, nós estudamos nas escolas as crueldades de nossas histórias que só aumentam, mas o choque maior é entender que suas técnicas são usadas até hoje. lembra o que eu disse sobre o poder da época e que este livro é atemporal? pois bem... vemos essas técnicas usadas em poderes atuais. não específico agora 2024, ou ainda anos passados, mas todos.

atitudes frias e calculadas, escritas de forma fria e calculada... li em alguns lugares que esta obra poderia ser considerada uma sátira vinda de maquiavel, já que o mesmo tinha outras obras com esse tom sátiro. mas, será mesmo? a dúvida me persegue um pouco nesse quesito.

enfim, não acredito que há necessidade de ler o príncipe, de maquiavel. ah não ser que você seja um cabeção e queira ler para estudos, intelecto, etc. caso contrário, apenas escutar um audiobook já ajuda, ou ainda melhor, uma videoaula de 10min no youtube lhe entrega tudo e de maneira muito mais fluída e acadêmica. mas não deixe de estudar esse livro, isso não. independente da maneira de como você irá saber do que se trata, saiba.

Heroadambr 08/06/2024

A política
Um livro antigo mais que retrata o atual modo operandis do cenário político nacional e internacional.

Darte 07/06/2024

É um livro "truncado". De todo um capítulo, aproveitamos uma ou duas frases no máximo. É um ótimo livro pra quem estuda história e vai fazer algum trabalho acadêmico, fora isso, é um livro maçante. Acho que romantizam muito esse livro, tem seu lugar na história, entendo, mas que é chato, isso ele é certamente.

Victor.Noran 04/06/2024

Experiência
É fácil identificar os momentos transmitidos no livro na realidade moderna. No entanto, a linguagem utilizada apresenta dificuldade de compreensão.

Matheus 01/06/2024

O livro parece atemporal, apesar da escrita e linguajar da época, praticamente todos os tópicos abordados pelo autor são extremamente pontuais, claro, entendendo a realidade da época e caso o leitor queira colocar em prática os tópicos, irá precisar adaptar para nossa realidade atual.
A leitura não é fácil, em alguns pontos o autor mescla sua escrita com latim, dificultando um pouco o entendimento em determinado ponto do livro, porém aqueles que não desistem da leitura, encontra um livro repleto de histórias da antiga Europa e ensinamentos para ser um grande líder.

RENNER.ROBERTO 31/05/2024

VALE A PENA LER
Para quem gostou de a Arte da Guerra, esse livro é um prato cheio, muitas estratégias de manipulação e governabilidade envolve essa literatura que ao meu modo de ver, mostra eficaz nos nossos dias em relacionamentos interpessoais. De fato os príncipes da época tinha que saber escolher bem a sua forma de governar suas províncias e hoje essa província está relacionada com o nosso ambiente, leia e tire o maior proveito possível.

Thalita312 31/05/2024

Um livro extremamente bom e interessante,apresentando instruções políticas para um príncipe em 1513,e tendo relações com exemplos dos dias atuais.Uma obra inteligente.

Catharine.Nabuco 25/05/2024

A maior obra vítima de falácia da história.
Estou Impressionada com a qualidade das explicitações de pensamentos e da escrita fluida de Maquiavel.
Um cara corajoso que bateu de cara com a igreja ao expor as politicagens do século 16.
O cara analisou a natureza humana e, com nosso olhar cotidiano, nos abriu portas para enxergar como a NATUREZA HUMANA permaneceu a mesma durante todo esse tempo.

Não importa quanto tempo passe, é como se a humanidade perpetuasse com os mesmos valores. Assim, falas como ?ele agiu de maneira maquiavélica?, são falas lotadas de falácias e mitos expostos por pessoas das quais, ou não leram a obra, ou a leram com uma lupa permitindo um único foco em meio a uma ampla gama de interpretações.

Nota 10/10

elis 25/05/2024

Comentar sobre um livro assim é complicado mas, para os dos de hoje é legal ver como uma opinião de maquiavel ainda persiste em algumas coisas.