O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1224 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Paula1735 14/03/2024

Necessário
Escrito em 1513,mas muito atual em 2024.
Tenho certeza que muitos políticos leram esse livro,e colocaram em prática muitos ensinamentos dele.Era como se Maquiavel estivesse em muitos momentos,descrevendo cenários políticos de hoje em dia,e muito do nosso dia a dia como cidadãs brasileiros.
Esse livro era um guia para príncipes,reis,imperadores, duques e viscondes do que deveriam fazer ou não fazer. Mas hoje em dia cabe a presidentes,prefeitos,senadores e deputados ao que devem fazer ou não fazer.
E a nós também cidadãs,o que devemos aceitar ou não aceitar de quem está no poder de um país.
comentários(0)comente



Angelo.Pinto 14/03/2024

Um Clássico
Não tem muito o que falar sobre esse livro. Ele é um clássico e como todo clássico, na minha opinião, precisa ser lido por todo mundo. Todos precisam ter a experiência de ler O Príncipe.

Enfrentar as dificuldades da leitura de um texto mais "culto" e compreender seus ensinamentos é um passo importante no desenvolvimento pessoal.
comentários(0)comente



Luana.Segala 13/03/2024

O Príncipe de Maquiavel
Foi uma leitura bem cansativa e é mais algo acadêmico do que entretenimento. É um livro que basicamente retrata sobre os principados, Maquiavel ensina aos príncipes como lidar com o poder e não perdê-lo e dá dicas de como deve ser governado um principado. Confesso que não entendi quase nada, por ser uma leitura muito antiga foi difícil compreender...mas gostei muito das referências bíblicas, como Rei Davi e Saul?
comentários(0)comente



mhsmaran 13/03/2024

Esse livro é um clássico por um motivo! Como estudante de direito me sinto até envergonhada de não ter feito essa leitura antes?
comentários(0)comente



Ana Paula FZ1 11/03/2024

O primeiro Clássico do Ano e eu queria muitooo ler esse livro . Desde que vi a Série Os Borgias fiquei curiosa quando descobri que Maquiavel escreveu esse livro depois de acompanhar bem de perto o comportamento do Cesar Borgia, filho do então Papa Alexandre VI.

Então baseando-se nessa convivência muito próxima , Maquiavel se inspirou não só nele, mas em outros nobres da mesma época pra escrever esse livro. Eu confesso que achei o livro uma chatice. Repetitivo, político demais , e pra mim um manual do que nao fazer.

Claro que alguns dos relatos ali são muto üteis ¨pra quem tem interesse nesses assuntos sobre política, em como um Principe , ou um líder deve se colocar, agir e até o contrario, como não fazer nada daquilo, mas sinceramente eu achei o livro um pouco demais.

Tem muita coisa ali que eu pensava ... é serio que eles ( os líderes) acham que e certo fazer isso, e o pior muitos realmente reproduziram e reproduzem esses comportamentos, inclusive atualmente

Um livro que foi escrito em 1513 e que parece tão atual chega a ser surreal, Sinceramente achei o livro um pouco egocentrista demais. Porque se um lider achar que ler um livro desse e fizer o que Maquiavel ( que nunca foi lider de nada rrss ) achar que sera um lider bom, preciso questionar o que acho bom e o que acho ruim rrss

Maquiavel era muito inteligente, e acredito que um excelente observador. De acordo com historiadores, ele relatava comportamentos de como as coisas são,e não como deveriam ser ( ufa rrss )

Não é uma obra facil de ler, e nem de entender, mas eu tenho gostado bastante de ler clássicos e sempre dou uma pesquisada antes de chegar ao ponto de ler um. Valeu a leitura, sempre vale

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Cris 11/03/2024minha estante
????




AKindSunflower_ 10/03/2024

Um livro incrível para os amantes de história e política, o que não é muito o meu caso, por isso dei uma nota mediana.
comentários(0)comente



Lcardosi 09/03/2024

Reflexões Infinitas
Apesar de ser católico e discordar das técnicas apresentadas no livro (Ex: Matar toda a linhagem do príncipe anterior), é fato que o livro sintetiza bem as técnicas utilizadas pelos políticos mais célebres de seus tempos e também o que fez eles caírem (Ex: Hitler, Napoleão, etc..).
Entender todas essas técnicas é importante para não cair nessas mesmas armadilhas que muitos políticos usam para impor suas narrativas à população.
Porém, dá uma certa tristeza questionar se a política realmente é um campo só para a imoralidade e a corrupção. É possível ser, ao mesmo tempo, uma pessoa boa, virtuosa e atuar politicamente? Ao meu ver sim, mas poucos foram capazes de conciliar os dois.
comentários(0)comente



Korvus 09/03/2024

Ser Lobo & Raposa
Uma das minhas leituras mais complexas, a dificuldade que tive para ler essa obra se deve aos termos usados, ao meu mínimo conhecimento em Latim na época e à ideia de tentar entender as estratégicas políticas em si. Maquiavel criou uma obra de caráter frio e objetivo, um manual para ser um bom príncipe e governar adequadamente por meio de atitudes desonestas, necessárias, cruéis, bondosas e mascaradas. Todavia, minha interpretação para com a obra se baseou no aprendizado que eu poderia obter e que fosse adequado para aplicar em minha própria vida.

Sendo assim, adotei uma filosofia maquiavélica social para coordenar minhas interações e escolhas. Dependendo da situação tratada. Afinal, se você é muito cruel, tomam o seu poder, se você é muito bondoso, manipulam sua vontade. Ou seja, não se deve ser lobo nem raposa, mas sim lobo e raposa. O equilíbrio é o caminho ideal para se tornar um bom príncipe para com o reinado mais importante, a mente.

Me causou dores de cabeça, porém foi uma obra necessária para mim. Do tipo que eu não poderia morrer sem antes ler e descobrir do que se tratava. Além de ter sido relativamente útil nos meus estudos de Latim.
comentários(0)comente



cocpfc 02/03/2024

O imoral num sistema imoral
Assim como ele diz que o príncipe deve recorrer ao pensamento de um sábio e depois deliberar por si ao seu modo, o mesmo cabe a nós. Seja Maquiavel ou seja qualquer outro grande pensador, devemos ler sua obra o tendo como um homem com ideias, ideais e uma análise singular de seu tempo e em seu contexto, e por mais brilhante que ele possa parecer, nunca devemos deixar de pensar por nós mesmo, não tomando tudo como verdade absoluta.

A base das ideias de Maquiavel são seus exemplos, ele defende certa crueldade pois grandes homens da história foram cruéis; ele defende ser temido e tomar partido em guerras pois é isso que os grande homens fizeram, mas em nenhum momento me arrisco a dizer que seu posicionamento seja moral e/ou correto. Talvez seja por isso que é difícil de engolir Maquiavel, ele pode ser mau pois os homens são maus, compete a nós ver que ele não está totalmente errado, mas que ainda assim é uma pena as coisas serem desse jeito ? e Maquiavel certamente foi corajoso em expor todos os problemas dos reinos de seu tempo.

O começo do livro é muito interessante, só alguns capítulos finais são mais chatos e desinteressantes, mas tenho que confessar que o capítulo xxv, sobre livre arbítrio poderia ser muito mais desenvolvido, uma vez que se o livre arbítrio não existisse, toda a tese de Maquiavel poderia ser anulada.

Em geral, o livro não é ruim, seria a obra perfeita para os coachs de hoje em dia, mas também não é lá essas coisas. É tudo muito idealizado.
comentários(0)comente



Isaquesims 01/03/2024

Único
A leitura é bem carregada, apesar de sua simplicidade. Repleto de referências antigas e atuais (em relação à época) pode tornar um pouco massante em alguns momentos mas entendo que era necessário para contextualizar os ensinamentos.

Alguns dos conselhos são bastante necessários e devem ser absorvidos, mas em geral são aconselhamentos irreais e cruéis. No contexto de principado e para a sociedade em que foram inseridas, esses repassos são viáveis mas é complicado aplicá-los nos dias de hoje.

Recomendo muito!
comentários(0)comente



Matheus656 27/02/2024

Muito complexo, mas mt foda
Meu mano maquiavél sabe demais, o cara dá exemplo de governos que fracassaram e poem o dedo na ferida, e ele faz isso várias e várias vezes, aquela frase do rosseau "Maquiavél fingindo dar conselho aos nobres, deu vários conselhos para o povo" Faz sentido dms
comentários(0)comente



Lari 24/02/2024

Complexo
Acredito que este seja o livro de cabeceira de inúmeros políticos do nosso País.
Incrível como uma obra escrita no ano 1513 seja tão atual.
Práticas populistas que deveriam ser repudiadas são exatamente o que funciona na atualidade.
Literalmente uma obra atemporal.
Maquiavel narra condutas que devem ser praticadas por quem estiver no poder ou na eminência de possuí-los, ainda que estes sejam inescrupulosos.
O livro vale a pena ser lido em tom crítico, não como manual de conduta (o que parece ser feito até hoje).
comentários(0)comente



Carol2103 24/02/2024

O príncipe Maquiavel fala basicamente sobre como um príncipe deve agir e se portar para se manter no poder. Ele defende que um político não pode ter moral, pois ele deve fazer o que for preciso para se manter no poder e ajudar seu povo, independentemente do que é que deve ser feito. A leitura em si é bem rápida, porém é um livro complicado para iniciantes, pois tem muitas palavras novas e é meio difícil o entendimento.
comentários(0)comente



Vitoria 23/02/2024

O príncipe
Já havia lido ?O príncipe? uma vez e tive que reler para faculdade, gostei muito novamente, é um livro muito enriquecedor mas precisa ser interpretado à luz de sua época.
Maquiavel é muito a frente de seu tempo desejando a unificação italiana e a ideia de Estado.
Gostei!
Recomendo!
comentários(0)comente



Luciana.Moura 22/02/2024

Impressionante
Fiquei muito impressionada com os conselhos para dizimar essa ou aquela população. Mas não se pode tirar o livro de contexto. Maquiavel não vivia em meio a nações diplomáticas ou democracia. O livro me fez lembrar o também famoso A arte da guerra. Acho a leitura muito válida por se tratar de um clássico, mas não para tomar os seus conselhos.
comentários(0)comente



1224 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR