O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Fernanda 03/12/2022

Achei muito bom a história e todos os mistérios que tem por trás do teste e do governo desse livro mas fiquei sentindo falta das respostas já que eles não explicaram quase nada nesse livro
Por isso que acho que o segundo livro é mais promissor e tô ansiosa pra ver se eles explicam direito toda essa merda
E que ódio de não saber o que o Tomás fez mas realmente ele era bom demais pra ser verdade

Monick 24/10/2022

Surreal
Amei cada segundo desse livro, a personagem principal é tudo que eu espero e mais, tenho um ranço de Tomas e Will e definitivamente acho dr. Barnes a própria encarnação do mal

Daianehc1 12/09/2022

" Não confie em ninguém"
Esse é um livro que te surpreende nas reviravoltas que ele dá, mesmo algumas partes sendo previsiveis, ele se torna bom porque pessa uma parte previsível e muda todo o final. A leitura foi bem suave.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 25/08/2015

Surpreendente!
"Eles podiam tê-la salvado. Em vez disso, eles a deixaram morrer." (página 97)

Eu leio poucas distopias, mas depois de ver algumas resenhas bem positivas sobre O Teste, decidi ler o livro, sem grandes expectativas. Se eu imaginasse que a história era tão boa, já teria lido assim que foi lançado!

Quem narra a história é Malencia (ou Cia, como é apelidada), uma garota de 16 anos, caçula de 4 irmãos. Ela vive na Colônia Cinco Lagos e sonha em ir para a universidade. Comum, não? Até poderia ser, mas sendo uma distopia, a história se passa num futuro onde guerras nucleares e a consequente fúria da natureza mudaram drasticamente o ambiente em que vivemos. A parte da população que sobreviveu precisa restaurar o planeta, e para isso, conta com a inteligência dos formandos da universidade. Para entrar na universidade, alguns dos alunos mais notáveis são selecionados para fazer o Teste na capital, Tosu City, os que são aprovados tornam-se os futuros "cientistas, médicos, professores e oficiais do governo".

Fazia anos que ninguém da pequena Colônia Cinco Lagos era escolhido, e Cia ficou extremamente contente quando ela e mais alguns colegas foram selecionados, mesmo sabendo que, caso fosse aprovada, talvez não visse mais sua família (pois, após formada, poderia ser escalada para trabalhar em outra colônia). Porém, na noite antes de sua partida, o pai de Cia chamou-a para uma conversa, para falar sobre o Teste, assunto em que ele não gostava muito de tocar, mesmo sendo um dos poucos da Colônia Cinco Lagos que haviam se formado na universidade.

O pai de Cia lhe contou coisas que fizeram a garota ficar muito apreensiva em relação ao que estava por vir. Parte da memória dos aprovados no Teste era apagada, eles não se lembravam de como eram as provas, mas seu pai e alguns dos outros aprovados que trabalhavam em Cinco Lagos tinham pesadelos que poderiam indicar que o Teste era muito mais do que uma prova escrita e uma avaliação física. E ninguém sabia ao certo o paradeiro dos selecionados que eram reprovados.

"- Eu parto amanhã de manhã. Por que me dizer isso agora? Que bem pode fazer?
Meu pai não ergue a voz para encontrar a minha. - Talvez nenhum. Talvez Flint esteja certo e nossos sonhos sejam apenas alucinações. Se há, porém, uma chance de que não sejam, é melhor que você saiba. Melhor que você vá para Tosu City preparada para questionar tudo o que vê e tudo o que encontra. Isso pode ser a diferença entre sucesso e fracasso." (página 40)

Realmente, o fato de seu pai ter lhe falado sobre suas suspeitas, tornou-se crucial para as decisões de Cia dali em diante. Os obstáculos já começaram a aparecer no caminho para Tosu City, quando Cia descobriu que os avaliadores do Teste estavam muito mais atentos do que se poderia esperar. Para sair viva daquelas provas, a garota precisou de toda a sua coragem e de toda a sua determinação.

"Engraçado, mas desistir é a última coisa que eu faria. Não depois de tudo o que testemunhamos e as coisas que fomos forçados a fazer. Desistir seria como admitir que nada importou. E precisa importar. Precisa ser lembrado." (página 257)

Por mais que seu pai tivesse lhe alertado para não confiar em ninguém, já que a concorrência era muito grande e eliminar (matar) os adversários poderia ser parte da estratégia de alguns, Cia precisou confiar, algumas vezes ela acertou, mas errou em outras. Ao final, ela definitivamente não era mais a mesma garota entusiasmada e cheia de sonhos. Depois das coisas terríveis que ela viu, depois dos amigos que perdeu, ela amadureceu muito.

"As dúvidas começam a me engolir. Somos espertos o suficiente? Podemos superar um sistema estabelecido há décadas? Que controlou a vida de centenas das mentes mais brilhantes desde que o mundo começou a se reconstruir?" (página 198)

Eu gostei bastante da capa do livro, tem a ver com a história, o título e a imagem central são em alto-relevo, e conforme movemos a capa, é possível ver números nela. A diagramação está boa, com margens e espaçamento de bom tamanho, as letras não são muito grandes, mas é possível ler confortavelmente. As páginas são amareladas e com uma textura porosa. Encontrei alguns erros de revisão. Ah, na orelha da contracapa vem um marcador de páginas.

"- A única maneira de ajudarmos alguém lá em casa é sobreviver a este teste.
Minha garganta se aperta quando o desespero toma conta." (página 198)

Enfim, O Teste foi um livro que me surpreendeu muito e que eu recomendo! A leitura fluiu com facilidade, a trama foi muito bem construída. Enquanto eu lia, pude visualizar as cenas facilmente, senti toda a aflição da Cia a cada nova dificuldade, a tenção em cada capítulo, fiquei surpresa com cada nova descoberta. O Teste é um daqueles livros que a gente não quer largar até terminar, mas que também não queremos que acabe.

O Teste é o primeiro de uma trilogia, e eu terminei a leitura com uma vontade enorme de ir correndo ler a continuação e continuar acompanhando a Cia e saber o que ela vai fazer com o que descobriu na última página. Felizmente, a Editora Única é maravilhosa no quesito séries, os 2 últimos volumes já foram traduzidos e publicados no Brasil.

Para quem quiser conhecer melhor o cenário distópico da trilogia ou ver como é a escrita da autora, está disponível para download gratuito na Amazon o e-book O Teste - Introdução, que é narrado pelo irmão mais velho da Cia, o Zeen, e se passa na época em que ele poderia ter sido escolhido para o Teste. São poucas páginas, mas já dá para ter uma noção da trilogia.

O Teste é um livro que indico para quem procura uma leitura envolvente, quer uma história inteligente, com uma protagonista inteligente e forte, sem deixar de ser humana, um livro para quem quer ser surpreendido. Se existirem mais distopias assim, acho que vou me interessar mais pelo gênero, espero que não cheguemos num ponto em que jovens tenham que passar por um teste semelhante, foi interessante ficar analisando ao longo da leitura até onde o Teste era realmente necessário e como ele poderia ser diferente para ser menos cruel.

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. É bem difícil falar sobre um livro quando a gente gosta muito dele, sempre parece que eu ainda poderia dizer mais alguma coisa, mas quero que vocês saibam que gostei demais de O Teste e que recomendo de verdade!

site: http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/08/resenha-livro-o-teste-joelle-charbonneau.html

Karencrazy2 30/10/2021

Só queria ter a inteligência da Cia
Sem dúvidas a melhor distopia que já li, parece um apanhado de tudo que se é possível em um mundo distópico. Cia tem todo o meu coração 💖

Schumi 26/09/2020

Nossa, eu gosto de distopia, e quanto mais eu leio este gênero, da uma raiva ainda maior do governo, em todos os casos os jovens são negligenciados e torturados pelo próprio governo.

Neste caso é ainda pior pq um teste onde arrisca a vida dos jovens mais talentosos extremamentes necessários para sanar os problemas da terra. É bem tenso.

Mas a história é bem envolvente, personagens são bem carismáticos. Já estou indo pro próximo.

Gleiciane.Aline 18/01/2021

O teste
Desde o início desse livro, eu notei alguns pontos muito parecidos com Jogos Vorazes e Divergentes, mas depois, fui notando que apesar disso, o livro em si traz um enredo muito bom, que prende nossa atenção e com seus traços próprios. Há tempos eu não lia uma distopia, e ao ler esse, notei o quanto sentia falta dessa emoção, do medo, da vontade de ter sido diferente, etc.

Esse foi um livro que me recomendaram há uns 4 anos atrás e hoje, eu recomendo ele sim. Pra quem gosta de Jogos Vorazes, Divergente, distopias, essa é uma ótima aposta de leitura.

Karol 20/08/2016

Um Livro de Muitas Coisas
Eu só comprei esse livro para ganhar frete grátis numa compra que eu havia feito na Fnac (???). Ou eu pagava 33 reais de frete ou eu comprava esse livro por R$4,50 e ganhava frete grátis na compra. Claro que coloquei ele no carrinho. Por algum motivo quando a caixa de pedidos chegou com vários outros livros, dei preferência a ele, apesar de achar o design da capa ridícula (pelamor, quem fez essa capa? que extremo mal gosto!). O livro é arruinado em diversos pontos, mas não posso nem falar pra não dar spoiler, porém posso falar sobre um que, bem, não tem nem como não falar. Ele está na capa, na contracapa, em ambas orelhas, nas referências... Se quiser ler esse livro e ter um pouco de surpresa, tente PULAR essas partes. É, melhor eu não comentar nada além disso. O que eu posso dizer é: o livro poderia ser uma aventura mais interessante se não fosse o romance altamente piegas que é desenvolvido. Dá cada vontade de vomitar de tanta breguice em várias partes do livro que só quem leu o livro sabe. Eu o teria lido mais rapidamente se eu fosse uma pessoa menos ocupada. Ele tem umas partes legais e tal, a autora é até boa em fazer um pouco de suspense, mas, por favor, quem não previu o final do livro é um completo tapado. Em alguns momentos você acha a aventura interessante, mas é um mundo distópico altamente mal criado e mal desenvolvido. A autora se preocupou em criar e desenvolver o romance que vai fazer você querer vomitar, deixando a desejar sobre o desenvolvimento do tal teste (que é um lixo de teste, uma coisa bem babaca mesmo) e sobre a construção do mundo distópico. C'est la vie.

Lorrana.Dias 03/01/2021

Uma mistura de Divergente com Jogos Vorazes
Achei o livro bastante interessante e bom para acompanhar. Uma bela mistura de Divergente com uma pegada bem Jogos Vorazes. Bastante interessante!

Lucas.Domingos 17/06/2021

Um tanto quanto uma mescla...
Senti bastante influência de jogos vorazes e divergente na história. É um bom começo, mas com pouca originalidade. Eu recomendo a leitura com ressalvas.
No mais, é uma distopia que segue o modelo das tantas outras.

Carol 26/02/2021

Lembrou Jogos Vorazes!
? Malencia Vale é uma adolescente que sonha em ser uma universitária. Em um país dividido em colônias que luta para se reerguer da guerra, só os melhores alunos tem a oportunidade de frequentar uma universidade e servir ao país com um propósito maior.

>> O sonho de Malencia é ser uma universitária, mas será que esse sonho é o mar de flores que ela espera??

Matt 01/08/2017

Resenha: O Teste
Com uma pincelada geral pelas conclusões geradas após terminar o livro, noto que ele é extremamente superficial e um pouco mal escrito. O livro tem vários aspectos que podem ser bastante explorados: a história do universo, o romance, os personagens, as colônias, mas todos eles são ou parcialmente ou escassamente explorados e desenvolvidos, deixando o livro, por mais que tenha um bom enredo, vazio, dificultando a criação de uma conexão com os personagens e com a história.

Boa parte dos momentos em que os diálogos deveriam acontecer são substituídos por explicações da protagonista (como "fulano contou que..." ou "fulano fez uma piada"). Consequentemente, o desenvolvimento dos personagem secundários é muito pouco trabalho. Infelizmente, isso também acontece com a protagonista, em que poucas características suas são notáveis e com o co-protagonista Tomas.

Alguns cenários são incrivelmente mal detalhados, e há momentos em que isso sequer acontece, especialmente no final do livro.

A protagonista é extremamente abençoada. Durante a leitura, sempre parece ter alguém que a ensinou a fazer tal coisa durante algum momento da vida e não lhe parece faltar conhecimento para nada. É excessivamente perfeito, inclinando a leitura para o superficial, não para o real. Não consegui notar nela uma personalidade expressiva e cativante, algo que pudesse ser destacado.

O suspense é um ponto positivo do livro. A autora consegue prender a atenção e criar curiosidade. O livro conseguiu me trazer tensão, apreensão e curiosidade, mas não tristeza, alegria ou conexão com os personagens.

Exceto em algumas partes do final, que me surpreenderam positivamente, foi extremamente previsível em boa parte dos momentos. Tinha potencial de ser um livro denso, se fosse bem trabalho. Não acredito que seja o caso.

Lara.Elo 06/07/2022

Cativante!
O enredo me deixou um pouco a desejar, mas conforme a narrativa vai se encaixando, a história fica interessante. No momento em que a personagem precisa lidar com os diversos desafios, dentre eles uma linha entre confiança e sobrevivência, com várias reviravoltas sobre os personagens. Deixando-me curiosa sobre perguntas no momento, sem respostas. Pretendo sim, ler os próximos dois livros. Estou apaixonada, principalmente agora que sou nova nesse mundo literário.??

Ingridy Fontana 24/10/2021

De tirar o fôlego
Para mais resumos no meu Instagram @ingridyfontana
Quase impossível de largar!
Jovens recém formados são mandados para testes para tentar entrar na faculdade em um mundo pós-guerra, e somente a personagem principal, Cia, sabe das possíveis verdades do que acontece lá, graças aos sonhos de seu pai, onde os alunos que fracassam pagam por seus erros com a própria vida!
Parecido com #JogosVorazes , essa história te prende do início ao fim.