Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes Augusto Cury

Resenhas - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Wendel 28/04/2012

Augusto Cury, convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos:

Conclusão
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" nos faz refletir e nos permite perceber como atitudes verdadeiramente simples e posturas corajosas diante da vida podem transformar a educação e ajudar nossas crianças e jovens a crescer com melhores perspectivas.Como é importante os professores desengessarem-se e assumir que podem caminhar de mãos dadas com seus alunos, assim como os pais deixarem a emoção fluir com verdade, transmitindo segurança e principalmente confiança aos seus filhos."Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" surpreende pela facilidade de leitura e pelas orientações de valor. A leitura desse livro me fez repensar atitudes e posturas perante meus filhos e vislumbrar comportamentos felizes e pertinentes como futuro educador.

Rui Alencar 25/03/2012

Dos melhores livros de auto-ajuda que já li: EXCELENTE !

Pag. 76...Diante de qualquer atrito, ofensa ou crise entre os alunos ou dos alunos com o professor, a melhor resposta é não dar resposta alguma. Nos primeiros trinta segundos em que estamos tensos, cometemos nossos piores erros, nossas piores atrocidades. NO calor da tensão, seja amigo do silêncio, respire fundo.
Por que usar a ferramenta do silêncio ? Porque emoção tensa fecha o território de leitura da memória, obstruindo a cadeia de pensamentos. Deste modo, reagimos por instinto, como os animais, e não como a inteligência.

Pag. 81...Se não reconstruirmos a educação, as sociedades modernas se tornarão um grande hospital psiquiátrico. As estatísticas estão demostrando que o normal é ser estressado, e o anormal é ser saudável.

Pag. 85...Corrigir publicamente uma pessoa é o primeiro pecado capital da educação. Um educador jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, diante dos outros. A exposição pública produz humilhação e traumas complexos difíceis de serem superados. Um educador deve valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa.

Pag. 98...Quem não aprende a lidar com perdas e frustrações nunca irá amadurecer... As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não o quebre. Não dissimule suas reações... Cumpra o que prometer. Se não puder, diga “não” sem medo, mesmo que seu filho esperneie. E se você errar nesta área, volte atrás e peça desculpas. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Pag. 101... Todos temos tendência a ferir as pessoas que mais amamos. Mas não podemos concordar com isso. Caso contrário, corremos o risco de destruir os sonhos e a esperança das pessoas que mais nos são caras.

Pag. 105...A memória é a caixa de segredos da personalidade. Tudo o que somos, o mundo dos pensamentos e o universo de nossas emoções são produzidos a partir dela.

Pag. 125...Guardem esta frase. A sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação...peço aos mestres para darem atenção especial aos alunos tímidos. Eles tem diversos graus de fobia social, de expressar suas ideias em público. Os tímidos falam pouco, mas pensam muito.

Diego 24/10/2012

Reconstruir a educação mudando as técnicas de ensinar e contando com o apoio de pais brilhantes e professores fascinantes, esta é uma das vertentes preconizadas pelo autor neste livro.Sabe-se que várias teorias educacionais foram elaboradas, no entanto, estas não condizem com a realidade atual e não causam efeito em crianças e adolescentes. Já que eles estão massificados pelas novas tecnologias, pelo consumismo, entre outros.De acordo com Augusto Cury, hoje existe a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que transforma os jovens em apenas repetidores da informação.A proposta em Pais brilhantes, professores fascinantes é uma mudança na educação que está falida no mundo todo”. Para o autor, a educação deve ser reinventada, reconstruída e não consertada. “Durante vários períodos tivemos grandes teorias: Freud, Piaget e outros, mas estas, nos dias atuais, não funcionam mais, pelo fato de termos mexido na caixa preta do funcionamento da mente com as crianças e adolescentes do mundo”.

Resenha
Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos."Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula.O autor afirma que tanto os educadores quanto os pais são propensos à falhas no encaminhamento da educação de suas crianças e adolescentes, entretanto, firma que a maior de nossas falhas se refere ao fato de termos "esvaziado" as relações com nossos filhos e alunos e perdido a sensibilidade.Neste livro o autor mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes.Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam . Entende-se que para fazer a diferença temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, o autor chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.Pais e professores brilhantes são semeadores de idéias e não controladores dos filhos. Ninguém se diploma na tarefa de educar , aprende educando. A vida é uma grande escola que pouco ensina aos que não sabem ler a realidade que os cerca. O professor fascinante é um artesão da personalidade , um poeta da inteligência , um semeador de idéias. Professores fascinantes devem formar pensadores que são autores da sua história. Devem multiplicar homens que pensam em nossa realidade. Eles transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiências. Professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar , o que contribui para desenvolver nos alunos: o pensar antes de agir , expor e não impor idéias , consciência crítica, a capacidade de debater , de questionar , de trabalhar em equipe. A memória humana é um canteiro de informações e experiências para que cada um de nós produza um fantástico mundo das idéias. Os professores fascinantes resolvem os conflitos em sala de aula. Este hábito contribui para desenvolver nos alunos: a capacidade de resolver e superar a ansiedade , resolução de crises interpessoais , socialização , resgate de liderança do EU nos focos de tensão. Professores fascinantes , educam para a vida promovendo a auto- estima. Professores e pais fascinantes devem cumprir com a palavra dada. A confiança é um edifício difícil de ser construído , porém fácil de ser demolido e muito mais difícil ainda de ser reconstruído. Não importa o tamanho de seus obstáculos , mas o tamanho da sua motivação para superá-los.Cury aponta também neste livro, o excesso de estímulo da TV, de conhecimento como a nova mudança nos paradigmas educacionais.
A paranóia do consumo e da estética estimula os fenômenos RAM. “São eles que lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos, produzindo uma nova síndrome chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, que é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”.Sabe-se que a forma como acontece a educação escolar é equivocada. “Na vida toda, a educação escolar gera servos e não pensadores, por isso, preconiza-se que as crianças sentem em círculos ou duplo círculos, que haja música ambiente em sala de aula, preferencialmente música clássica, para que a emoção cruze com a informação lógica do professor e seja registrada de maneira privilegiada”, . Segundo o autor a disposição de fileiras nas salas de aula limitam o aluno. Sentar em círculo ou duplo círculo e música ambiente; somente estas duas técnicas já reduzem em 40% a 50% o estresse dos professores e alunos. “Melhora a concentração dos estudantes, o rendimento intelectual e possibilita a vivência do que Platão já preconizava há dois mil anos - o deleite do prazer de aprender”.Além disso , o autor enfatiza que, os professores não espalhem conhecimentos enlatados. “Que eles não dêem conhecimento pronto como um Mac Donald que produz um sanduíche pronto. Conhecimento pronto marca a capacidade criativa, destrói a ousadia, a aventura do conhecimento”.Aos professores ele recomenda o desenvolvimento da dúvida. “No momento que expõem o conhecimento questionando, é necessário ensinar debatendo as idéias, perguntando, assim gerarão pensadores e não repetidores de informação”. Outro ponto é que o professor cruze sua história com a dos alunos, de vez em quando, uma vez por semana, durante alguns minutos. Que ele possa falar sobre um período da sua vida, das suas tristezas, angústias, sonhos, aventuras, golpes de audácia. “Enfim, o professor fascinante é aquele que não ensina apenas matéria, mas que ensina a vida e fale de si mesmo”.Aos pais, cabe a participação. “Os pais devem deixar de ser manuais de regras e de críticas”.
“Pais brilhantes são também aqueles que cruzam suas histórias, que têm coragem de perguntar a seus filhos quais os seus dias mais tristes, quais foram as suas frustrações mais importantes”. Os pais devem questionar os seus erros aos filhos, e perguntar a eles o que pode ser feito para melhorar a relação em família, de forma a torná-la mais feliz.Segundo o autor, os pais cultos - que tem uma ou duas faculdades -, às vezes mestrado ou doutorado, que têm sucesso financeiro, são grandes empresários que possuem alto status social estão gerando filhos doentes. “Isto porque não basta dar apenas o conhecimento lógico, uma boa escola, comprar brinquedos, excelentes roupas; os filhos precisam da história dos próprios pais, das lágrimas destes, do coração emocional, muito mais que do dinheiro deles”.Coloca-se aqui que no mundo todo assiste-se a um processo de solidão. “As pessoas moram na mesma casa, comem da mesma comida, respiram o mesmo ar, mas estão distantes uns dos outros”.Neste livro, o autor grita a dezenas de países, onde a obra está sendo publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial.“Temos que reinventar a educação”!

Conclusão
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" nos faz refletir e nos permite perceber como atitudes verdadeiramente simples e posturas corajosas diante da vida podem transformar a educação e ajudar nossas crianças e jovens a crescer com melhores perspectivas.Como é importante os professores desengessarem-se e assumir que podem caminhar de mãos dadas com seus alunos, assim como os pais deixarem a emoção fluir com verdade, transmitindo segurança e principalmente confiança aos seus filhos."Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" surpreende pela facilidade de leitura e pelas orientações de valor. A leitura desse livro me fez repensar atitudes e posturas perante meus filhos e vislumbrar comportamentos felizes e pertinentes como futura educadora.

Thaís 20/02/2012

Esse livro é fantástico! Pais brilhantes Professores fascinantes me fez sentir que eu posso ser uma mãe brilhante e uma professora fascinante. Aliás, qualquer pessoa pode ser.
Ele finaliza com uma história muito interessante e que me faz pensar nessa sociedade que está cada vez mais doente.
Recomendo!

Thaís Crespo.

Fernando 08/02/2012

Fascinante o ensinamento que à nesse livro...
Acho que todos deveriam ler e praticar os ensinamentos adquiridos nele !!

Pekena Val 01/06/2011

O livro é realmente muito bom!!!!
Fatos q acontecem no dia a dia q vc n dá muita importância, seus atos e falas .... O autor dá ótimas dicas principalmente p pais...
Geralmente n curto muito esse tipo de leitura, mas Augusto Cury cativa o leitor com uma linguagem simples, se fazendo entender de uma maneira clara e direta.
Leia vc n vai se arrepender!!!!!!!

Piatã 17/11/2011

A Educação focada no Amor!
Este é o segundo livro que leio de Augusto Cury, qual recomendo para os pais quanto por professores. Qual é a grande mensagem desta obra? A educação, tanto para as crianças, jovens e adultos, deve ser semeada com amor, pois somente dessa forma será possível colhermos um mundo melhor.

Rose 29/08/2012

Formando Pais e Professores para um Futuro Melhor
Eu achei o livro muito interessante pois me fez voltar a minha infância o tempo que meus pais moravam juntos e comecei a perceber que muitas coisa que ele deveria ter compartilhado comigo ele não compartilhou.
Me fez lembrar também do tempo de escola os professores nunca foram muito de sentar para conversar com alunos vejo que isso hoje faz uma enorme diferença.
Eu aprendi com o autor que os docentes do futuro precisam se interessar mais pelos seus discentes saber sobre sua vida para que possa trabalhar com eles no seu dia a dia sem que ele se torne uma criança agressiva e para que possa trabalhar com os pais também para que as crianças possa olhar para frente e seguir uma carreira brilhante sem precisar se envolver com as drogas ou o mundo do crime.
Eu aprendi que os pais devem dar mais valor aos filhos do ao próprio trabalho se interessar pelas coisas da família sem precisar esquecer o seu trabalho basta só dedicar uma pequena parte do seu tempo para a esposa e as crianças sentar com o seu filho e perguntar como foi o seu dia e falar como foi no trabalho dele também, brincar, jogar bola, fazer concurso de piadas varias coisas que uma criança pode encontrar em casa com lazer como forma de detração para não ir procurar na rua o que não encontra em casa.
E de criança que se faz o homem do futuro.
Toda criança necessita de ATENÇÃO, AMOR, CARINHO E RESPEITO.

a.i.l.a 23/11/2010

Síntese ...!
A educação esta passando por um transe, onde o importante é decorar para as provas e não aprender.
Nesse livro o autor nos mostrar como podemos conseguir um aprendizado, eficiente e eficaz. Nos ensina maneiras diferente de raciocina perante os conhecimentos que nos é repassado...

@apilhadathay 07/11/2010

Chegar a um coração é uma jornada
"Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos."

Sempre evitei os livros de auto-ajuda porque imaginava "Não vou ler coisas que eu mesma poderia dizer a alguém". Chegou um ponto, porém, que essa independência de conselhos se tornou tão fria e irracional, que decidi ler a que vieram. E por que não começar com um Augusto Cury? Comprei um exemplar de Pais Brilhantes, Professores Fascinantes para o meu pai, no Dia dele. Naturalmente, o livro estava intacto até ontem, quando comecei a lê-lo.

Ele tem um ritmo rápido e constitui uma leitura deliciosa: a sensação que se tem é como a do primeiro copo d'água em um instante de sede, as palavras vão entrando em você e te preenchendo até a plenitude surgir.

Alguns pontos me encheram os olhos e fiquei pensando... Por que ninguém mais lembra disso? São coisas tão simples e delicadas, hábitos fáceis de manter e que, possivelmente por esta razão, ninguém mais valoriza. Espero ser uma educadora fascinante, para os gêmeos.

"Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar."

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes é um livro sobre educação e amor em família - a família que está em casa e família que criamos na escola. Não é destinado apenas a professores ou apenas a pais: todos podem utilizar as técnicas propostas para se ajudar mutuamente, inclusive entre amigos.

Claro, sempre pressupondo que você não tenha a vida perfeita. Se tiver a vida que pediu a Deus, as companhias que ama, o trabalho dos seus sonhos e vive sorrindo o dia todo, se não deseja mudar nada, NADINHA no seu cotidiano porque está tudo perfeito e equilibrado, fique à vontade para ler outras coisas e, por favor, ensine a nós, leigos, o segredo da felicidade.

O livro fala do resgate de valores e não posso deixar de acrescentar de um tempo em que a gente não saía da mesa para comer em frente à TV, um tempo em que a falta de luz era uma festa porque tínhamos prazer em fazer sessões de contadores, no escuro, e ouvir histórias antigas dos pais. Na dúvida, acredito que as únicas pessoas que ainda sentem prazer nessas grandiosas coisas pequenas são as que mais viverão.

Este livro traz os hábitos de bons pais e educadores vs. pais e educadores brilhantes.
Mostra a importância de coisas como deixar os filhos conhecerem a sua história, nutrir a personalidade deles com valores, ensiná-los a pensar em seu comportamento em vez de apontar erros, prepará-los para as falhas, dialogar como amigos, contar histórias e definir limites e a hora de dizer "não".
Coisas simples e que estabelecem bases fortes. Porque errar é humano, mas "o importante é saber o que fazer com os erros".

Lemos como os professores podem transformar o saber em experiência, para consolidar as informações despejadas sobre as mentes dos alunos; como estimular o raciocínio e procurar respostas incomuns e como atrair a sua atenção para a aula.

"Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos"

Fala sobre a importância de educar para a vida, trabalhar o conhecimento, a experiência e a sensibilidade, educar a emoção, usar bem a memória, não como repetidora, mas como processadora criativa; mostra a validade de se formar pensadores e não repetidores, bem como resolver conflitos com inteligência.

"Só não muda de ideia quem não é capaz de produzi-la"

Explica a importância de pensar antes de agir; não temer o medo; ser líder e dono de si, autor de sua história; filtrar estímulos visuais e auditivos; trabalhar as contradições; ser fiel à consciência e de se comprazer com as pequenas coisas; saber perder; arriscar para alcançar; ter coragem pra enfrentar o desconhecido.

"Aonde chegamos depende do quanto libertamos a arte de pensar"

Particularmente, uma das mensagens que mais mexeram comigo foi sobre a análise que o Dr. fez de Cristo e das razões por Ele ter sido tão grande mestre: "Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para fazer grandes os pequenos".

"A punição só é útil quando é inteligente"

Augusto menciona as táticas que podem evitar grandes destrambelhos (perdão pelo termo) psicológicos, tais quais: não corrigir publicamente, exercer a autoridade com inteligência e não brutalidade, não exagerar nas críticas, jamais punir em meio à raiva e não desistir de ensinar, cumprir as promessas que se fez e jamais destruir o sonho ou a esperança de alguém - você não sabe se é o último.

"Não devemos ter medo de perder nossa autoridade, mas de perder nossos filhos"

Vemos aqui os 5 papéis da memória, em relação aos tipos de registro que fazemos e a importância de uma educação de qualidade, que saia dos métodos antigos, mas venha com a música, o diálogo, as cadeiras dispostas em círculo, os questionamentos, contar histórias, humanizar mestres e assuntos, elogiar antes de criticar e engajamento em projetos sociais desde cedo.

Particularmente, recomendo bastante este livro, para todos os públicos, porque é brilhante!

Anderson 28/08/2010

Um dos melhores que já li
Um dos melhores livros que eu já li. A maneira como nossos filhos/alunos aprendem é exposta de uma maneira totalmente inovadora. Nossas atitudes costumam ser de bons pais/professores. Esse livro ensina como ir além, como tornar-se pais/professores fascianntes. Não basta fornecer informações, é preciso cativá-los, criar emoção para que o cérebro registre o momento de forma privilegiada. Leitura indispensável.

Ale 18/08/2010

COMO APRENDI A GOSTAR DE AUTO-AJUDA
FOI A PARTIR DESTE LIVRO QUE MUDEI MEU CONCEITO DE AUTO-AJUDA. FOI NUMA AULA DE PÓS QUE A PROFESSORA FALOU SOBRE ELE E O USOU COMO BIBLIOGRAFIA. MEUS OLHOS SALTARAM SOBRE ELE. O QUE ERA UM PRÉ-CONCEITO TORNOU-SE UMA LEITURA CONSTANTE.

Rodrigo 07/09/2010

O livro é bem interessante a partir do ponto de vista da psicologia e me motivou a escrever em meu blog sobre a teoria da evolução. Em breve eu postarei este meu pensamento em http://rodrigonascimentodearaujo.blogspot.com/.

Um forte abraço
Rodrigo

Lu 11/08/2010

Uma vida por excelência
Esse livro fala da busca pela excelência: não da perfeição que sufoca, exige e maltrata! Mas da motivação interior em se fazer tudo com um toque de amor! Educar é assim: não basta falar o que é certo ou errado! Lembremo-nos do Mestre dos mestres: Contemos histórias!

Rivanio.Raimundo 28/07/2010

Umexcelente livro para pais e educadores. Diante de uma sociedade que é a cada dia mais degradada e que os pais e professores não sabe mais o que fazer com as situações que enfrentam no seu dia dia, é importante ler uma grande reflexão sobre a necessidade de fazer uma grande mudança nos nossos comportamentos com pais e ver seus filhos como seres humanos que precisam de constante afeto e compreensão e enquanto aos professores a necessidade que impera no contidiano de nossas escolas, que é ver seus alunos como seres humanos em toda a sua complexidade, com suas peculiaridade, sigularodades e alteridade e poder apostar nosucesso dos mesmos, mesmo diante de tudo.