Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes Augusto Cury

Resenhas - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Lezinha 17/01/2009

É MUITO LOUVÁVEL A INTENÇÃO DE UM PSICÓLOGO BUSCAR SOLUÇÕES PARA A EDUCAÇÃO NO SENTIDO AMPLO DO TERMO, MAS COMO EDUCADORA, ESTE LIVRO FOGE A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS, PELO MENOS AS QUE EU TENHO CONHECIMENTO. COMO EDUCADORES, NOS VEMOS BARRADOS POR INÚMEROS OBSTÁCULOS QUE NOS PARALISAM. PRIMEIRAMENTE PELA ESTRUTURA QUE ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. SERIA PERFEITO, MAPEAR A SALA DE AULA EM CÍRCULO, MAS SERÁ QUE O ESPAÇO FÍSICO É SUFICIENTE? MUSICA CLASSICA NA SALA, LOUVÁVEL, MAS ATÉ HOJE, NÃO CONHEÇO UMA ESCOLA QUE DISPONHA DE RÁDIO PARA CADA UMA DELAS, E MUSICA CLÁSSICA PARA ADOLESCENTES??? A PROFESSORA SERIA CHAMADA DE QUADRADA PRA PIOR... A INTENÇÃO DO AUTOR, EM MOTIVAR PROFESSORES E PAIS PARA LEVAR OS ALUNOS A AMAR O CONHECIMENTO É SIMPLESMENTE PERFEITA, MAS COMO TUDO NO MUNDO É UM CICLO, QUANDO O ALUNO CHEGA A ESCOLA, ELE JÁ PORTA UMA BAGAGEM (MUITAS VEZES) NEGATIVA DA ESCOLA, TRANSMITE ISSO AOS PROFESSORES QUE ACABAM DESMOTIVADOS, DESVALORIZADOS E DESINTERESSADOS EM RECICLAGEM E DESCOBERTAS. A ESCOLA CONSIDERA EDUCAÇÃO RESPONSABILIDADE DOS PAIS E ESTES, ACHAM QUE A ESCOLA É QUE IMPÕE LIMITES, COITADO DOS ALUNOS!!! QUE CIDADÃO FORMARÍAMOS SE CADA UM (PAIS E PROFESSORES) ASSUMISSEM COM RESPONSABILIDADE SEUS "OFÍCIOS"? AÍ SIM TERÍAMOS PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES E FILHOS/ALUNOS CONSCIENTES DA SUA RESPONSABILIDADE COMO CIDADÃO, PRONTOS PARA ENFRENTAR A VIDA, CONTORNAR OS PROBLEMAS E SUPERAR OS OBSTÁCULOS.
Eudi 21/04/2011minha estante
Muito bom seu comentário Lezinha, concordo com vc, pais e professores devem trabalhar, cada qual na sua função para que as crianças transformem-se em seres humanos melhores, conscientes dos seus direitos e responsabilidades.

Celia Costa 14/08/2011minha estante
Lezinha, apesar de eu ainda não estar formada, tenho lido muito sobre o assunto e partilho da sua opinão.Apesar de várias passagens interessantes, acabei por desistir na metade do livro.

Joonetto 16/02/2012minha estante
Sou educador da rede pública de ensino, e concordo com o fato de não haver sempre situações favoráveis à nossa prática, porém, o PSIQUIATRA, em questão traz uma reflexão, na verdade, para o fato de as coisas atualmente estarem sendo feitas de qualquer jeito. Os pais por muitas vezes perdem o controle sobre suas funções de pais e os professores se encontram muito perdidos em meio a esta situação. O que se conclui da leitura é que educar deve ser feito com toques de afeto, de intenção e motivação. Não vamos colocar os dez passos em prática da maneira como está descrito (seria meio utópico para os mais céticos), porém podemos achar os nossos dez passos pra fazer nosso trabaho melhor. Os passos adequados aos nossos alunos e a nós mesmos. Posso ser acusado de ser utópico em relação a educação e de ter um visão romântica (bem x Mal), mas penso eu que devemos ao menos gostar das nossas funções e demonstrar isso ao por em prática. É sabido que iremos encontrar situações adversas desde a faculdade, portanto, temos tempo de nos preparar pra isto ou até mudar de área se for o caso! Pais e professores já trabalham em suas áreas diariamente, só que seus ofícios convergem para EDUCAR. Cada um com suas responsabilidades de fato, mas educar. Nós, como estudantes e profissionais da área, que somos (nos esforçamos muito e trabalhamos duro pra chegar até aqui) é que temos condições (ou deveríamos) de lidar com estas desventuras e entender que educação é um processo de construção coletiva (aluno, pais, professores, meios de ocmunicação, comunidade). É necessário minimizar a captação da energia e carga negativa que o aluno traz de casa pra escola e em retorno mostrar, através dos MECANISMOS QUE NOS ESFORÇAMOS MUITO PRA APRENDER em nossos cursos, que há outras leituras que os alunos podem fazer do ambiente escolar. Temos vários exemplos de que isto é possível, descritos na literatura, em filmes de cinema (não fictícios), documentados em revistas, representados na televisão aberta. Não há receita pra isto, e nunca vai existir, porque cada momento educacional é único, contudo podemos sim achar maneiras de conduzir o processo e chegar aos nossos objetivos. Se não o tentarmos ao menos, de que adianta fazer? Finalizo, retomando o ponto de concordância, que é amplo, com a Lezinha, apenas tentando passar a mensagem de que a realidade é dura, cruel e triste, mas se deixarmos de acreditar na educação e nas contribuições que, muitas vezes falhas, recebemos direta ou indiretamente de profissionais de outras áreas (exemplo em questão: Dr. Augusto Cury), não fará sentido sermos professores, educadores e/ou facilitadores no processo.

Nani 28/09/2012minha estante
Não acho Utopia, tudo que vem para o bem, para o melhor é valido. É educando a cada dia, tentando passar o melhor de nós mesmos e do nosso conhecimento que formamos cidadãos melhores, pois com toda certeza sempre fica uma fagulha do que tentamos passar para eles, isso sei por experiência própria, pois até hoje não me esqueço de professores que tive no ensino fundamental e no colégio: Vou guardar para sempre seus ensinamentos, ou melhor ainda, vou passá-los adiante, sempre!!!

Nani 28/09/2012minha estante
Parabéns Joonetto! Pelas suas palavras sinto que é de um "professor fascinante" Concordo plenamente com tudo que disse:"É sabido que iremos encontrar situações adversas desde a faculdade, portanto, temos tempo de nos preparar pra isto ou até mudar de área se for o caso!" " Se não o tentarmos ao menos, de que adianta fazer?" Sábias Palavras!
Não precisamos fazer exatamente como está escrito, mas captar a essência,e saber ler nas entrelinhas.

Muriel 13/07/2013minha estante
Bom eu li esse livro como filho e aluno, e não achei utopia coisa nenhuma, claro que a educação vinda de casa salva a vida de um bocado de gente no ring, ops, na sala de aula, mas professores fascinantes simplesmente ignoram as "regras" (aquelas que ditam que todos temos que ser burros), e não tem apenas alunos, e sim fãs!

Mario Pordeus 20/09/2016minha estante
Esse comentário simplesmente ratificou tudo que o autor expôs no livro. Agora sinto, mais ainda, que li teorias embasadas e próximas da realidade.

Suellen.Rosa 03/04/2020minha estante
Concordo com você Lezinha,mais acho que podemos adaptar da melhor maneira possível para nossa realidade o que podemos,o autor domina a área dele e passou o conhecimento;)

Valscabral 17/11/2020minha estante
Li esse livro como professora e mãe e acho que ele dá caminhos valiosos para enfrentarmos a árdua tarefa de ser professor principalmente em escola pública e como pais e mães podemos fazer o melhor pelos nossos filhos!
Eu recomendo a leitura.
Gosto muito do autor Augusto Cury.

Maluzeraaa 01/08/2023

Lendo livros de educação infantil sem ter namorado e filho
O livro é muito bom, dá ótimas dicas aos pais e professores, a única crítica q eu tenho q as vezes ele foge um pouco da realidade brasileira em que vivemos

achei até msm um exagero da parte do autor recomendar tanta coisa para um profissional q recebe tão mal ultimamente, mas fica os conselhos pra aqueles q querem aprimorar oq fazem

Lillian14 26/11/2022

Lições preciosas.
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

Lucimara 13/05/2021

Livro necessário para pais e mestres
O autor super conhecido ministra ao coração de pais e mestres dicas e lições importantes para educação e ensino de nossos filhos e alunos.
Quanta sensibilidade e inteligência em suas lições e como podemos aprender e ser melhores.
Recomendo!

iarakessia 07/04/2021

como ser um bom pai
ferramentas para se tornar um bom pai e um bom professor. como conquistar o coração de outros seres. uma tarefa árdua

Badlouis 03/10/2022

Essencial no aprendizado
Curyzao da massa obrigado por esse livro!
Aprendizado foda!
Concordo e muito com o que ele passou nesse livro.
Os pais são essenciais no ensino, muitos pensam que é somente o professor.
Cara, a família tem princípios que devem ser ensinados desde o início, somente assim podemos criar boas crianças para o futuro.
Senso crítico é fundamental e passar a essência, partilhar como foi a vida, amar mais, são pontos essenciais.
Primeiro livro dele e gostei das ideias, belos insights.

Suellen.Rosa 03/04/2020

Maravilhoso!
Leio e releio.
Um livro de leitura obrigatória para quem é mãe ou lida com crianças.

Vinícius Vilela 09/09/2022

A maioria dos conselhos é impraticável
Por muitas vezes o livro é bom e nós traz uma ideia de como devemos proceder para melhorar as relações com os filhos ou com os alunos em sala de aula. Por vezes o autor viaja na maionese e nos dá ideias impraticáveis de aplicações práticas. Ele se coloca muito nos exemplos e quer transparecer que é perfeito, isso me incomoda, pois ele não se humaniza. Ele se exemplifica demais e até parece que o livro é um palanque para promover suas conquistas e seus outros livros.

Tayná 18/07/2020

Em tempos tão complicados, de pessoas doentes , crianças completamente perdidas e estressadas na sociedade em que vivemos. Qual o valor da educação? Quão importante é a atenção ao nosso pisicologico?
Quão importante é olharmos hoje para a forma que criamos, educamos e lhe damos com as falhas dos nossos filhos?
Para mim esse livro é essencial para olharmos para nós mesmos. Eu como mãe me deparei com situações cotidianas que nem tinha pensado em poder fazer algum trauma ao meu filho. Assumir a frente da educação e a emoção de uma criança é uma tarefa que deve ser levada muito a sério, o amor e o carinho devem ser dados sem medida e a cobrança deve ser analisada muito a fundo. Crianças com medo, inseguras, e com dificuldade de lhe dar com outras pessoas, temos que nos responsabilizar por essa tarefa que é tornalos felizes, e acreditarem em si.
Quantas vezes tivemos essas mesmas dificuldades e traumas e não sabíamos de onde vinha, e como resolver. A mente é algo incrível, e a forma como a tratamos é essencial.

Marlon Von Neutegem 26/02/2023

Gostei bastante do livro, ele é simples, fluido de linguagem fácil, separado de boa forma, entretanto se percebe claramente que existe o ideal e o real, acredito que ele se refira ao ideal, pois a realidade é bem complicado.

Achei o livro bastante atual e muitas coisas podem ser colocadas na prática, não sou da área da educação, mas como pai, pai de alunos, aluno que fui e continuo sendo achei muita coisa interessante e importante.

A educação com certeza precisa de algumas reformas, as pessoas são muito diferentes e aprendem de forma diferente, sem falar sobre os conteúdos, mas sabemos da realidade onde em muitos lugares não se tem nem o mínimo, muito menos o básico.

Recomendo a leitura!

Rbraga 14/06/2020

??????????????????????????????

Belmonte 14/12/2020

Um bom livro.
O livro trata de um assunto bem complexo. E consegue de uma forma objetiva, ampliar a maneira de pendar a educação de pais/filhos e professor alumo.

Mai_peereira 14/03/2021

Um livro que acrescentou muito em mim o desejo e a atenção de um professor, quero aprender cada dia mais a ser um professor fascinante que não será esquecido pelos alunos.

Caio Eduardo 29/07/2020

Para se pensar...
Numa sociedade onde os anti depressivos, as prisões e o consumismo são a nossa realidade, a leitura desta obra pode nos inspirar a ver além das nossas mazelas. Temos capacidade para reverter este quadro. Precisamos olhar para dentro de nós e descobrir o poder da educação para pais e Professores,juntos produzirem uma sociedade melhor.

Natália 02/07/2022

O século da obstrução da inteligência emocional.
Hoje vemos como os jovens são treinados apenas para o sucesso, não estão preparados para os fracassos que enfrentamos na vida, no cotidiano, nas relações, no trabalho e na vida. Aquele equilíbrio entre dar aos filhos o que não tivemos na infância e não fazer com que passem pelo que passamos, esse para mim é um dos motivos da geração de hoje ser aleijada no âmbito emocional. Podemos sim, dar coisas materiais, mas não deixando de criar momentos, conexões e lindas memórias com as crianças e os jovens. Vejo muitos pais com uma situação econômica muito boa que mal vê os filhos, não aproveitam juntos, não conseguem fazer de suas mansões seus lares, apenas uma caixa de tijolos que utilizam para descanso e higiene pessoal. Que possamos cada vez mais mudar esse cenário, precisamos direcionar melhor nossas crianças e jovens, a compreender as emoções e frustrações.