O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Renata Rezende 12/10/2022

Achei razoável
A leitura é agradável. E é muito interessante como o autor conduz o texto na mesma dinâmica de tempo da história. A lentidão do texto é quase um paralelo à vida de Guilherme Drogo.
É uma história sobre passar a vida esperando que algo extraordinário aconteça, mas não mover uma palha em relação a isso. É como se o personagem fosse um expectador da própria vida.

Klelber 30/09/2022

Triste
Um livro sobre solidão e paciência pra levar a vida. Tem uns gatilhos nele, mas muito bom...
.......

Joao 25/09/2022

Um livro para refletir
O Desertos dos Tártaros narra a história do oficial do exército Giovanni Drogo, recém ingresso na corporação ao qual é dada a missão de trabalho no forte Bastiani, local onde as forças militares ocupavam para proteção da fronteira contra invasores estrangeiros.

O tempo transcorre de forma lenta e monótona no forte sem a tão aguardada chegada dos inimigos. Drogo vê seus dias de juventude perecerem sem grandes feitos e seus planos de vida se esvairem conforme vai passando os anos.

O tempo é algo que está sempre em análise nessa bela história que, apesar de simples, consegue nos resgatar sentimentos adormecidos e realçar alguns ainda pungentes.

Por ser militar, essa história pareceu, inúmeras vezes, ter uma estranha coincidência com a minha. Mas na verdade, Dino Buzzati apenas exprimiu aquilo que há em todos nós que é a dificuldade de saber gerir e aproveitar nosso tão precioso e limitado tempo.

Uma verdadeira obra-prima!

Gabrielli 25/09/2022

Que leitura!
Um livro incrível sobre vida, morte, tempo e sentido. Escrita fluida, final e capítulos impactantes, a receita para uma leitura favoritada! Só faltou 0,5 para as 5 estrelas porque algumas descrições são um tantos confusas, mas vale MUITO a leitura.
Andressa Menezes 25/09/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Gabi! Amo esse livro.?

Kaprãn 23/09/2022

Tempo
Afinal, quando é o tempo certo? Quando é a hora que tudo vai mudar? Quando chegará o tempo que vai estar tudo bem? E se não chegar e o tempo passar? E foi esperando o momento certo que o personagem não viu o tempo passar.

caiohlp 22/09/2022

Qual o custo de postergarmos nossa própria existência?
O imperativo de Buzzati nessa obra é o torpor da espera, triunfando sobre desejos e mudanças o repouso letárgico toma conta dessa canção sem heróis, proezas, sem Homeros, nem Camões. Ledo engano dos que não encontram na morosidade da fortaleza as qualidades de um romance épico único, reflexivo, profundo e perfeitamente executado. A dinâmica do livro é simples, a demora é recompensada por cada detalhe mínimo, cada peça fora de seu lugar é motivo de grande comoção e por isso o estado de alerta constante do leitor e de todos no Forte Bastiani, afinal, a atmosfera em que nos encontramos, pelo simples fato de estarmos vivos, é a de tensão e expectativa, seja para o triunfo ou o fracasso. Que soem as trombetas anunciando a façanha de um autor que levou ao chão a pressa e a celeridade em um só golpe, todavia o mérito máximo do Deserto dos Tártaros é o de, em meio a esse marasmo, provocar e incitar ação, uma vez que Dino poeticamente deixa o forte desprovido de seu guardião, mas, por meio da literatura, guarnece nossas próprias histórias e rumos contra o insensível trabalho do tempo.

Gabriel Farias Martins 21/09/2022

O tempo não perdoa
Um dos melhores livros que li, com certeza vou ler novamente.
Acompanhar a jornada de Drogo, a espera pelos Tártaros, olhar o deserto junto com ele e ver a vida passando.. notar os diversos outros oficiais, todos ansiosos esperando pelo momento de glória.
Ler esse livro é um choque de rotina, todos esperamos por algo melhor, mas precisamos fazer algo a respeito.. não adianta só esperar pelos Tártaros, talvez o momento de glória venha tarde.
Se mover é preciso, ler é preciso, mudar é preciso.. que obra, QUE OBRA!!

Andre.S 12/09/2022

Um exercício sobre a vida, a morte, o tempo, a juventude e a velhice. Num obscuro e esquecido forte, Giovanni Drogo aguarda junto a outros soldados a invasão de um exército estrangeiro que nunca vem. Profundo e filosófico, o forte e a situação é a própria vida. Para pensar.

Súh 01/09/2022

Trata da perspectiva de como o ser humano se adapta ao ambiente em que vive. Por mais parado, inóspito e silencioso que seja.
A leitura foi fluida .

Priscila Machado 30/08/2022

A vida passa e agente nem vê
Leitura sentimentalmente profunda, dolorida em alguns momentos. Confesso que achei um pouco arrastado no final, mas é um clássico, vale a pena.

DENIS 27/08/2022

Tempo e solidão
O desertos dos tártaros é uma leitura de imensa importância, suas interpretações são cabíveis aos tempos modernos, surge como uma lição importante de vida, uma experiência insuperável sobre o tempo e a solidão que nos carrega ao medo, escolhas que se tornam pesos...

Rodrigo 26/08/2022

A espera infinita
Que lindo tocante!
Da primeira à última página o autor nos conquista com sua escrita delicada, tocante, forte.
Giovani Drogo é sonhador e isso permeia toda a narrativa.

arthur966 17/08/2022

que triste engano, pensou drogo, talvez tudo seja assim; acreditamos que ao redor haja criaturas semelhantes a nós e, ao contrário, só há gelo, pedras que falam uma língua estrangeira; preparamo-nos para cumprimentar o amigo, mas o braço recai inerte, o sorriso se apaga, porque percebemos que estamos completamente sós.
Michelly 18/08/2022minha estante
Adoro esse livro

arthur966 18/08/2022minha estante
bom demais a escrita do buzzati é a coisa mais linda

josé filho 10/08/2022

Eterna busca de significado
Obra melancólica sobre a busca de significado para o nosso cotidiano. É difícil não criar uma conexão com o personagem principal e sua espera por algo maravilhoso que vai acontecer a qualquer momento, mas que não tem um prazo e talvez nunca aconteça.