A Caverna de Cristal

A Caverna de Cristal Mary Stewart

Resenhas - A Caverna de Cristal

Marília 07/04/2020

Conta a história do Merlin antes do surgimento do Rei Arthur. O livro é muito bom, mas em alguns momentos tive dificuldade com relação a localização espacial dos acontecimentos. Vale muito a pena

28/04/2020

A História do Mago mais Famoso do Mundo contada por ele mesmo.
Preciso começar essa resenha falando que esse livro se trata de um romance histórico pois até ler eu acreditava se tratar apenas de uma fantasia qualquer e nem sabia se tratar da história do mago mais conhecido do mundo pois não leio a parte da sinopse antes de começar a leitura.

Meu conselho inicial é: se você puder ler esse livro em inglês, leia, pois a tradução está tenebrosa, eu diria. Outro ponto é que parece que esse livro não foi revisado e simplesmente foi jogado para nós de qualquer jeito. A edição da Hunter Books é bem caprichada visualmente falando, as palavras estão em uma boa fonte e as folhas são grossas mas apresenta os problemas já citados acima.

Nesse livro vamos acompanhar a vida de Merlin separada por cinco partes diferentes.

Inicialmente com sete anos de idade morando no castelo do avô junto à mãe. Conhecemos a ama de Merlin, Moravik, seu servo, Cerdic, e acompanhamos a visão dele sobre o mundo e as pessoas à sua volta.

Na parte II Merlin já têm 12 anos e depois de alguns acontecimentos ele precisa fugir de casa e vai parar na Bretanha Menor onde conhece Ambrosius e um laço é criado.

Nas partes III, IV e V acompanhamos a luta de vários reis para conquista de toda Bretanha com a intenção de torná-la unificada aos olhos de Merlin.

É muito interessante acompanhar o crescimento de Merlin durante esse primeiro livro, a primeira visão, a primeira intuíção, a desconfiança e o medo das pessoas que o cercavam. Também é muito interessante observar o que muitas vezes era um golpe de sorte sendo considerado magia pelas pessoas mesmo com o próprio Merlin negando.

Esse livro consegue abordar muito bem a crença das pessoas, a forma como batalhas eram travadas, os erros e acertos de cada rei na luta pela Bretanha unificada.

É um livro muito descritivo, a ponto de me cansar bastante em certos momentos. Não comece esse livro pensando que a escrita será bastante fluida e rápida pois não é, em certos momentos é tão cansativa que precisamos ler com bastante atenção e até repetir.

É um livro bem cansativo em certos momentos, não tem ação o tempo todo e por esse motivo a leitura se torna arrastada em alguns momentos, mesmo assim é um livro bom e recomendo para quem gosta de romances históricos ou fantasias, só leia consciente de que nesse livro você irá encontrar momentos rápidos e momentos bem arrastados.

Mesmo com todos os pontos citados acima, Merlin é um personagem fascinante e essa é uma história que com certeza darei continuidade. Ansiosa para saber como a história desse personagem incrível continua.

Vanessa 02/05/2010

Merlim é um nobre bastardo, neto de um rei bretão, que recusou a trilhar um destino que havia sido traçado por pessoas que não o amavam e tão pouco ele as amava. Soube aproveitar ao máximo e convenientemente as oportunidades e instruções a ele dados, por mais que soubese que seu final não seria o pretendido pelos seus tutores. No inicio não sabia qual seria seu papel, mas com desenrolar dos acontecimentos logo viu que seria importante. Buscou conhecimento, todo tipo, absorveu toda a informação a ele dada, do engenheiro ao mago. Sendo submisso apenas a quem era maior do que ele, seu rei e pai e ao deus. Com isso, abriu o caminho para o maior e mais conehcido rei que a Bretanha já teve.

Um dos trechos que gostei muito:

"Como um bebado que se julga curado do vício, enquanto não tem mais vinho para beber, eu pensara que me curara da sede de silêncio e solidão." Cap 8. psg 371.1ºpar

Gostei muito ao chegar ao final, de ler a lenda de Merlin sem qualquer interfencia da Mary Stewart. Pois isso, é um belo exemplo de ccmo fatos são moldados e distorcidos, os fins podem ser os mesmos mas os meios não são tão místicos ou incríveis assim.

Jessica1248 13/05/2021

A história de Merlin
Aqui acompanhamos a história de Merlin desde seu nascimento até o início da juventude, desmistificando sua magia e explicando que ele era um homem da ciência.

Maria 24/05/2023

A caverna de Cristal
E uma história sem romance e com muita estratégia, como assim? E um livro que fala sobre guerra, Deus, adivinhações e sobre história por trás de tudo. E como tudo aconteceu antes do Rei Arthur. E simplesmente apaixonante e muito interessando. Gostei principalmente da forma como ele descreve que os antigos Reis eram guiados por orgulho, misticismo e o que eles acreditavam sobre magia.

VanessaRabaquim 15/07/2021

este livro .... este livro MERECE ser lido acompanhado da melhor garrafa de vinho que vc encontrar no mercado .... lido a meia luz de uma vela no aconchego de uma poltrona ...
(e se vc não for adepto a alcoólicos ... ache a melhor bebida que vc já bebeu na vida ... e deguste este livro com ela )
sim este livro tem tudo que vc possa imaginar ... ação... aventura... comedia... magia .. e até mesmo um "Q" de terror e suspense.
de longe ele já entrou para o meu preferido deste ano ...( eu poderia dizer o preferido da minha vida .. porem .. não lembro de todos que já li )
Não espere encontrar Lancelote e Guinevere ... ou a távola redonda e Artur ... este livro é muito antes disto ... muito antes do que qualquer um imagina ...
Mary Stewart foi delicada .. e fantástica nesta narrativa medieval .. (de causar calafrios tamanha precisão dos fatos históricos com sua narrativa).. ela realmente deu vida a Merlin ... (ou devo dizer Ambrosiuss ou Emrys ... ou o filho do diabo .. ou o mago negro .. o profeta .. o poeta .. o musico .. o engenheiro ...) sim .. ela da vida a ele ... torna ele um ser pautável ... e que podemos amar .. e chorar com ele ... chorar suas perdas e comemorar suas vitorias ... um BASTARDO....(que não se encaixa na descrição de um bastardo ...)
a narrativa inicia ainda Merlin criança ... na casa de seu avô aos cuidados de sua mãe ... sim .. neste livros teremos a visão de Merlin sobre sua vida .. e sobre o deus que fala com ele ...teremos Niniane, Ambrosius Uther, Ygraine.... (sim nomes que nunca ouvimos ... ou pouco ouvimos .. mas que dão vidaaaaaaa a esta narrativa )
o livro é narrado em primeira pessoa ... pelo ponto de vista de Merlin ... (por isto ... nos apaixonamos tanto por ele ).. mesmo eu não sendo muito fã deste tipo de narrativa ... M. Stewart foi capaz de me fascinar ... sim a narrativa é imaculada ...
em poucas hr eu li as 463 pag hahaha .. (eu não consegui parar) ... a narrativa te amarra de uma maneira .. que vc fica solitário quando não esta lendo ..
e eu fiquei mais encantada ainda .. quando nas 10 ultimas paginas do livro .. ela coloca a lenda real de Merlin ... narrada por um estudioso do seculo XII .. e nas 3 ultimas paginas é a narrativa dela .. sobre sua obra .. explicando fatos históricos .. e momentos essencial que embasavam a sua fantasia ...
fiquei encantada quando ela citou historiadores e autores de obras históricas ,.. que comprovavam sua pesquisa para escrever esta saga ... (todos os lugares do livro existem ... e ela foi cuidadosa a ponto de não mudar nada historicamente ... narrando tudo com muito amor ...)
a sequencia de livros começou com uma trilogia .. porem acabou virando uma saga de 5 livros ... atualmente no Brasil temos os três primeiros livros lançados pela editora Hunter books .. e devo dizer que os livros são lindos .. com uma gramatura linda ..(torna o livro pesado .. mas incrivel) ..
meu unico problema foi com a falta de cuidado na datilografia ... tem muitos ;.... muitooooooooosssssss erros de digitação ... com aspas no meio de palavras ... "q" no lugar de espaço ... e nas duas ultimas partes do livro tem vários parágrafos que não contem espaço entres as palavras.
este livro .. merece um lugar de luxo na sua estante de livros ... ou na cabeceira de sua cama ... uma obra incrível ... (uma pena pela falta de cuidado da editora na publicação) .. porem a editora Cavaleiro Negro tem o interesse em publicar a saga completa ... o que de fato me animou muito ...

David Alves 06/11/2020

Incrível
Merlin é uma figura eterna. O mago mais famoso da ficção. Pelos olhos da Mary, é fácil se apaixonar pelo garoto bastardo que muda completamente a história dos que os rodeiam, principalmente os monarcas. Mary Stewart nos apresenta um garoto sem muitas expectativas para sua vida, apenas conhecer quem é seu pai. A trama nos conduz com leveza e paixão. Queremos mais e mais, e quando nos damos conta que as páginas estão terminando, sofremos por causa do fim. Mary Stewart escreveu mais um clássico.

Rod 18/06/2020

Excelente!
O livro é uma narrativa fluida escrita pelo próprio Merlin sobre sua vida.
É excelente e muito interessante.
Só tirei uma estrela porque achei que ele fosse estar velho nesta edição, mas não foi o caso. O que não diminui em nada o livro.
Apesar da história ser um LUXO, a diagramação e a revisão é um LIXO.
Tem muitos erros de diagramação e na grafia das palavras.
Nada a ver colocar o número dos capítulos imensos e o capitular pequeno e sem nenhum estilo atraente. Estamos falando de uma história medieval e, ainda que não seja regra, seria interessante colocar ao menos um capitular a ver com o tema.
Fora isso, Mary Stewart deu um show nesta narrativa.
Recomendo para quem gosta do personagem.

14/07/2021

a caverna de cristal
Em geral esse livro é muito bom, conta a história de Merlin, que acredite é muito boa. Ele sai fugindo de seu país, depois que seu avô morreu, nessa jornada ele acaba encontrando seu pai, que até então ele não sabia quem era. E com isso acontece muitas coisas.

Eu tive dois personagens favoritos, o conde Ambrosius e Cadal. Dois personagens que eu adorei. E com toda certeza mudaria o final deles.

Mas, esse livro é um pouco complicado, tem várias coisas que eu mudaria, mas entendo que é desse jeito por conta da história e da época que a história se passa.
teve momentos que eu fiquei meio perdida com os acontecimentos também.

e pode ser que o fato de eu não ter gostado tanto desse livro, tem a ver com o fato de não ter um romance descente, sei que o foco não era esse, mas na minha opinião todo livro tem que ter um casal. E sinceramente os que tem nesse livro, não são nada bom.

assinado: lê

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 05/09/2016

JÁ LI
A premissa desta trilogia é contar a infância de Merlin e sua vida pré-Artur, suas origens, pais, experiências e passado, desde quando era ainda uma criança. Mary Stewart decidiu misturar elementos de ficção com fatos históricos para criar uma narrativa mais completa da vida de Merlin.

Neste livro, Merlin é chamado de Myrddin Emrys, que, na tradução do gaélico, significa falcão e compreende a vida dele desde os seis anos de idade até o início da vida adulta. Ele é filho bastardo da princesa e, por isso, não lhe é permitido viver no castelo. Ele mora com uma aia, que faz o papel de sua mãe na maior parte do tempo, e o namorado dela, um cavalariço que torna-se seu protetor. A princesa não quer contar quem é seu pai, e conforme as fofocas vão se espalhando pelo castelo, as pessoas começam a acreditar que Myrddrin é filho do Demônio. Isso, aliado ao fato dele ser bastardo, faz com que ele se torne antissocial, introvertido e recluso, e adquire o hábito de andar pelas propriedades do castelo sozinho.

Em uma destas andanças, ele conhece um eremita chamado Galapas que mora em uma caverna. Este senhor começa, então, a ensinar uma série de coisas a Myrddin, e logo percebemos que são estes ensinamentos que o tornarão o Merlin feiticeiro que conhecemos. E, claro, a tal caverna tem alguns cristais misteriosos, que dão título ao primeiro volume.

Tenho sentimentos mistos em relação a este livro, pois não posso dizer que o odiei, mas também não posso afirmar que gostei dele. Mary Stewart fez um trabalho muito bom de pesquisa histórica e, ao longo do livro, nos deparamos com diversos lugares e fatos que sabemos o que se tornarão no futuro na lenda do Rei Artur. Esta sensação de familiaridade e continuidade com a lenda foi muito boa, ainda mais sendo admiradora destas lendas como sou. Também foi interessante o que ela imaginou para a infância de Merlin, baseada em fragmentos de relatos históricos sobre ele, pois ela criou uma criança interessante, original e inteligente, exatamente como Merlin poderia ter sido.

Porém, achei a escrita arrastada e entremeada por descrições desnecessárias para a trama, como, por exemplo, das regiões, da geografia e das condições climáticas. Isso tornava os parágrafos longos e a ação demorava a acontecer, e eu acabei perdendo o interesse ao longo da narrativa. O livro foi ficando bastante cansativo e o clímax demorou a chegar e, quando chegou, eu já estava desconcentrada e pensando qual livro seria o próximo da minha lista.
Mas, ainda assim, pretendo ler a continuação, "As Colinas Ocas", na esperança de que talvez o segundo volume seja mais dinâmico e menos descritivo.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/04/ja-li-13-mary-stewart-e-neil-gaiman.html

Acervo do Leitor 31/01/2018

A Caverna de Cristal – A Lenda do Rei Artur – Merlin #1 | Resenha
Alguns homens nasceram com a capacidade de aniquilar exércitos e há outros capazes de unir toda uma nação. Mas certa vez ouve um homem com o poder de fazer os dois, e seu nome conquistou o fardo da imortalidade, fazendo a barreira que divide os pilares da realidade e da ficção tremerem perante o poder de suas ações. Merlin é seu nome.

“Vi tudo. Foi a minha primeira grande batalha, e não me envergonho de dizer que praticamente a última. As minhas batalhas não eram travadas com espada e lança. ””

Myrddin Emrys ou Merlin como é mais conhecido, era filho bastardo da princesa Niniane, que mantinha a identidade do pai oculta de todos, por isso conforme os boatos corriam, a ideia de que o garoto era filho de uma criatura sombria se espalhara, tendo assim, grande impacto na personalidade solitária e antissocial do garoto. Em uma de suas andanças pelas redondezas Merlin conhece um senhor misterioso chamado Galapas, que acaba se tornando um amigo e passa a ensina-lo tudo o que sabe dentro da caverna de cristal.

“Você costumava ter medo de mim, não era, Cadal?
— De certa forma. Mas não tenho medo agora nem tenho intenção de ter medo. Alguém tem de cuidar do próprio diabo enquanto ele usar roupas e precisar de comida e bebida.”

Galapas sabe mais do que revela e em uma determinada noite na caverna de cristal, Merlin tem a sua última aula, coincidindo exatamente com um futuro caótico pelo qual o aguarda. Assim que o garoto chega em Maryddun, encontra notícias horríveis que acabam obrigando-o a fugir. Logo no começo de sua jornada, o Lado misterioso do garoto é aflorado, dando espaço para o nascimento a um novo Merlin que é guiado por um poder divino, levando-o sempre ao lugar em que deve estar e na presença das pessoas certas. Agora Myrddin Emrys é uma ferramenta dos deuses e seu nome será eternizado como o homem que foi.

“Desde os acontecimentos em Dinas Brenin, Killare e Amesbury minha fama espalhara-se, crescendo em lenda e canção até que se tornou difícil reconhecer os meus próprios feitos.” ””

SENTENÇA

Muito é falado sobre o mago mais famoso do mundo, e os mistérios e lendas que o cercam, e sabendo disso a autora conseguiu dosar de maneira primorosa a quantidade de ficção e realidade, tendo ninguém menos que o próprio Merlin a narrar toda a história.
Mary Stewart sem dúvidas fez um ótimo trabalho de pesquisa, juntando tudo isso com umas pitadas de sua imaginação para dar vida a personalidade de Merlin, nos dando a sensação de acompanhar uma pessoa real com sentimentos verdadeiros. Em uma edição extremamente bela e caprichada, presenciamos toda a elegância no modo como a autora descreve cada página do livro, nos fazendo mergulhar por completo nessa brilhante narrativa.

site: http://acervodoleitor.com.br/a-caverna-de-cristal-resenha/

Egídio Pizarro 19/10/2012

Achei-o um pouco confuso e, em algumas partes cruciais, pouco intenso. A autora demora-se na descrição de cenários e o faz de uma maneira um tanto clichê. Além disso é cheio de erros de digitação.

Apesar disso, tem um final interessante e a leitura acaba sendo válida. E é importante destacar que esta é uma história baseada na lenda de Merlin e no processo que gerou a unificação da Inglaterra - o que a própria autora deixa claro no final do livro.
Bruna.Silva 27/02/2015minha estante
me da muito nos nervos os erros de digitação! que absurdo! como uma editora publica um livro sem revisão e com tantos erros!!???