Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Natália Motta 04/07/2021

Um pouco fora da realidade
Gostei muito da leitura, emocionante e reflexiva. Embora o cenário onde o livro se passa seja muito verídico, a busca do menino pelo pai me parece um pouco fora da realidade, visto que as atitudes tomadas pelo protagonista são muito complexas para a idade que ele tinha na época. Mesmo assim é uma boa leitura.

katiaeoslivros 19/07/2021

Recomendo o livro e só estou colocando aqui pra contagem do skoob.

Então... Não é um resenha de verdade hehe.

Sam 28/07/2021

Resenha de Fique onde está e então corra
Que livro, que livro...
Descreve tudo assim que as pessoas souberam da primeira guerra mundial, o medo que elas sentiram, as perdas, a ilusão de quando ia acabar, e no meio disso tudo o Alfie de 5 anos, que o pai se voluntariou pra guerra, pelo Alfie tu consegue ter o ponto de vista dos filhos, dos pais, mães, esposas, amigos, médicos, um pedaço de como ficou a vida das pessoas nos 4 anos de guerra...

Nanda 02/08/2021

Mais um livro maravilhoso do John Boyne...
Adoro a escrita do autor e acho incrível a forma como ele consegue dar um pouco de leveza enquanto conta uma história pesada e triste, mas de certa forma com um final feliz dentro das possibilidades.

Essa história é narrada por um menino de 9 anos que vê seu pai partir para a primeira guerra mundial e precisa lidar com as consequências disso junto com a mãe. É lindo e ao mesmo tempo triste ver o quanto ele tenta ajudar a mãe e o quanto quer salvar o pai e como ele vai percebendo o quão cruel uma guerra pode ser com uma pessoa que participa dela. A coragem do personagem é gigante.

Adorei a forma como o autor traz o surgimento do transtorno do estresse pós-traumático (que na época era conhecido como neurose de guerra).

Recomendadíssimo!

Mariane Sena 06/08/2021

Uma bela surpresa
Apesar das ambientações tristes, John Boyne consegue ser um autor de conforto pra mim, estando entre os meus favoritos. Amo o estilo de suas histórias, os temas que ele aborda e o quanto sua escrita é fluída.

Tudo isso encontramos em Fique Onde Está e Então Corra, um romance curto e maravilhoso, que se passa durante a primeira guerra mundial, tendo Alfie Summerfield, um garotinho de nove anos como protagonista.

Essas temáticas pesadas pela perspectiva de crianças, do jeito que o autor faz deixa tudo muito... singelo, mal sei explicar, mas é incrível de ler. Em alguns momentos é ainda mais doloroso de ver, já que aquela criança está passando por uma situação de tanta privação e dor, mas nos insere de forma muito humana no contexto da guerra, ainda que o protagonista seja tão inocente.

Alfie é maravilhoso de se acompanhar, ainda que algumas coisas pareçam demais para um menino de nove anos, ele é um protagonista incrível, logo você se conecta e se vê mais do que feliz por poder acompanhar a jornada dele, torcendo até o fim para que ela possa vir a dar certo.

Gostei muito da abordagem específica que John Boyne trouxe a esse livro também, sobre os traumas pós-guerra dos soldados.

Livro precioso que entrou lara os meus favoritos, uma leitura super rápida e querida.

Jennii 24/08/2021

muito bom
A obra de Boyne nos apresenta Alfie, um garoto que viveu a primeira guerra mundial. A guerra começou no aniversário de cinco anos do garoto, que nunca esquecera a data, depois que seu pai foi à guerra as coisa ficaram mais difíceis para ele e sua mãe, ano após ano. Alfie e sua mãe por muito tempo receberam cartas de seu pai, que depois de um tempo paravam de chegar; a sra. Summerfield sempre dizia ao filho que seu pai estava numa missão secreta do governo, mas o garoto nunca acreditou nela, um tempo depois, Alfie descobriu que seu pai não estava na guerra, ou numa missão secreta nem mesmo morto, ele estava mais perto do que se imaginava, então ele mobiliza todas as suas forças para trazer seu pai de volta para casa.
O livro me emocionou de forma que um livro nunca me emocionara antes, achei a história muito arrastada até a metade do livro, e para mim um pouco confuso já que ele contava o presente junto das memórias do nosso protagonista, porém o personagem é muito bem desenvolvido e me apaixonei por ele, uma coisa que posso dizer é que esse não é um livro que conta sobre a primeira guerra mundial, mas sim uma história que conta sobre a guerra na visão de um garoto.

Eduarda2103 04/09/2021

este é um livro muito bonito. apesar do tema pesado e triste, há uma certa leveza e inocência que se dá pelo narrador ser uma criança.
na obra temos acesso à vida de uma família durante a primeira guerra mundial. mais do que falar sobre os soldados e as trincheiras, o autor traz o ponto de vista das crianças, das mulheres, dos idosos. percebemos o quanto a guerra afetou o cotidiano e como marcou a vida de todas as pessoas, sobretudo daqueles que foram para o front.
apesar de curto, é uma leitura densa, mas trata-se de um livro que merece ser lido.

Heri Holanda 12/09/2021

"Pela melhor razão do mundo. Por amor.
Que livro incrível, mds... Não tenho nem palavras pra descrever ele. E minha única crítica é algo que faz sentido pra história, o meio do livro é um pouco parado mas isso ainda sim faz sentido pra história. A construção de como era a vida na época da 1° GM é muito bem feita.

Fabi.Fischer 28/09/2021

Mas assim era a vida: você fazia o que precisava fazer.
Achei a história muito boa. Ela trás elementos sobre a primeira guerra mundial, essências e pouco discutidas, como as doenças mentais dos soldados durante e pós guerra. Ainda acho que o autor errou a idade do protagonista, por ele ter atitudes e questionamentos muito aquém da pouca idade. Além disso, confesso que achei que ia chorar muito mais, levando em consideração que é o mesmo autor do "menino do pijama listrado".
Mas no geral é um ótimo livro, especialmente pelos aspectos históricos que aborda de forma leve.

Joel.Martins 09/10/2021

Pela melhor razão do mundo. POR AMOR.
Acho que os livros em tempos de guerra, narrados por crianças, têm um poder ímpar de atingir nosso lado humano. Aquele que se importa com os outros e se choca com as injustiças...

Difícil não gostar do menino Alfie e da sua jornada para unir sua família ?

Que livro bom de se ler!!!

Carina.Wirth 24/10/2021

Ótimo para curar a ressaca
Sempre fui suspeita em livros que ligavam a guerra. Amo desde sempre.
Esse livro foi uma leitura muito fácil que te faz despertar o gosto e anseio de ler mais.
Narrativa fluída. Leita rápida.

Vanessa.Cezar 29/10/2021

?Pela melhor razão do mundo. Por amor.?
Em meio a tantas coisas ruins que uma guerra trás, a inocência de uma criança e o amor que existe nessa família, é muito linda essa história, emocionante.

Larita 04/11/2021

impecável
meu senhor que livro bom!! sempre gostei de livros que se passam durante guerras, adoro ?O menino do pijama listrado? (do mesmo autor) mas esse realmente me surpreendeu.
apesar de a linguagem não ser tão fácil no início, você se acostuma e a leitura flui super bem.
o leitor acaba se apegando em todos os personagens e se apaixonando pela história de cada um, que faz com que o enredo se encaixe perfeitamente.
justamente por esse apego principalmente pelo protagonista você fica muito tenso lendo e com medo do que pode acontecer.
eu imaginei muitos finais para essa obra mas sem dúvidas esse foi o melhor possível.
eu realmente amei esse livro e recomendo muito, não só pela experiência ótima, mas pela bagagem histórica e emocional que ele traz consigo.
muito bom mesmo!!

Ka 17/11/2021

O Alfie é demais
De uma maneira geral, é muito triste ler sobre a guerra e como ela afetou a vida de tantas pessoas. Mas ler sobre a guerra, sob a perspectiva de uma criança, é ainda mais marcante. O escritor fez um ótimo trabalho e eu amei o livro. Vale muito a pena, recomendo.