Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

bezica 22/04/2024

Por amor
Li para uma prova da escola e é muito bom, fiquei bem emotiva lendo. Fala muito bem sobre a guerra, sobre traumas, famílias? Todos os personagens foram muito bem escritos (estrelinha principalmente pra margie), ótima leitura e bem rapidinha

sea.stigma 12/03/2024

A dor da guerra e o amor da família
Acompanhar a história de Alfie e a busca por seu pai foi, com certeza, muito emocionante. Fiquei receosa de ser uma história triste mas apesar do tema difícil e de cenas com peso emocional, achei que o livro fluiu muito bem: a escrita de John Boyne é ótima e leve, o que é muito importante em livros com temas difíceis. O final foi maravilhoso e esse é um livro muito rápido de ler. Recomendo muito!

lilivross 25/02/2024

?Ele tinha ficado onde estava. E então corrido.?
Eu não tenho palavras pra esse livro, eu simplesmente AMEI. O Alfie é um querido! Eu jurava que no final aquém ia morrer, principalmente o pai
Eu já tava me preparando pra chorar pela morte do Georgie! Eu achava que no fim não ia gostar do livro, pelo fato de ser um livro que a escola pediu(mandou) ler, mas no fim eu me enganei completamente!

Glenda.Sassi 24/02/2024

Ah, a narração de John Boyne...
Li "Fique onde está e então corra" depois de muito tempo do primeiro livro de John Boyne com o qual me deparei e me apaixonei: "O menino do pijama listrado". Após o primeiro também li "O garoto no convés" e então esta é minha terceira leitura do autor. Como fazia tempo que eu não lia nada dele, foi incrível rememorar a construção da narração, sempre com uma linguagem simples, mas envolvente e viciante. A ideia de narrar acontecimentos históricos sob o ponto de vista individual de um menino entre seus 5 e 13 anos é fascinante e traz outras perspectivas e pontos de vista ao leitor. Ainda que não tenha superado, na minha opinião, seus antecessores (na minha ordem de leitura), o livro é muito bom!

Hellen.Kreter 18/02/2024

Emocionante
Que história fofa que mostra o amor entre pai e filho e a jornada de uma criança se tornar homem diante dos sofrimentos impostos pela vida. Lindo livro!

Isa 17/02/2024

?Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor.?
Eu gosto de livros que são contados por crianças, a atitudes delas normalmente são guiadas por sentimentos que eles não sabem descrever ou até mesmo não sabem entender. E essa é a história do Alfie, um menino que ?perdeu? o pai muito novo, uma CRIANÇA que foi obrigada a amadurecer muito rápido.
O John Boyne me conquistou de uma maneira inacreditável, o jeito que a história foi contada me fez pensar em como deveria ser a vida naquela época, sobre as consequências da guerra dentro não só do país (num contexto histórico), mas de como ficaram as famílias, quantos puderam voltar para sua casa e quantos não voltaram mais.
Enfim, uma escrita muito boa, personagens muito bem construídos e um desenvolvimento que prende a gente.

Erika 10/02/2024

"Pela melhor razão do mundo. Por amor." Que escrita boa o John Boyne tem. Ele pega no assunto de guerras de uma forma tão delicada, que sentimos toda a aflição dos personagens naqueles períodos terríveis. Eu amei esse livro. Amei a descrição do Alfie sendo tão querido como filho, neto e amigo, apesar dos erros que teve tentando acertar, uma vez que ainda era uma criança tentando entender tudo que estava acontecendo e sentindo a falta do pai. Recomendo muito esse livro!!!

Jotinha 08/02/2024

Fique onde está, e então corra pra casa
Livrinho curto que não prometeu nada mas entregou tudo, o Alfie é um menino de ouro e o leitor sofre junto com ele a falta do pai. No fim ele se mostrou mais corajoso que todos, e salvou a vida do pai sozinho. Adorei esse!

Thayna 20/01/2024

O motivo? Por amor.
De volta para a segunda guerra mundial, o autor descreve como foi essa época turbulenta para a família fictícia Summerfield.
Tudo muda no aniversário de 5 anos de Alfie quando a guerra começa.

Ao decorrer do livro, a história começa a ficar
um pouco detalhada em alguns pontos que não havia necessidade, o que a torna tediosa.

Todavia, no meio para o final do livro, a trama começa a se desenvolver com mais ação, provando que uma criança pode ser muito mais sabia e corajosa do que as outras pessoas. Além disso, muito diferente do ?o menino do pijama listrado? o final da história é totalmente outro, o que faz valer a pena a leitura

Manu 03/01/2024

Fique onde está e então corra de John Boyne
Eu estou simplesmente apaixonada!
O ?ivro é escrito de maneira leve (quase não se sente aquela sensação esquisita ao ler algo sobre guerras, apesar de descrever muitas coisas). O final em si é bem água com açúcar, mas vale muito a pena ler.

Elaine Messias 26/12/2023

As consequências da guerra em uma família
A história é linda e mostra os desafios cotidianos de uma família durante a guerra, e a descoberta de que algumas cicatrizes são invisíveis, mas igualmente letais.

Eledir Gonçalves 23/12/2023

Fique onde está
Aquele livro que nos apresenta a dureza do período mais triste da história humana, a primeira guerra mundial. Nos conta a história de Alfie, um menino corajoso que não mede esforços para salvar seu pai que foi para a guerra, ao mesmo tempo que ajuda sua mãe para que não falte o básico em casa.

Adiel7 15/12/2023

É bom
Não é nem de perto um dos meus livros favoritos que já li, mas é um livro interessante e rápido de ler. Depois de ter começado a ler cinco vezes e ter desistido, dessa vez eu li tudo!

Uma coisa que me incomoda um pouco é detalhismo e descrições longas demais no livro. Tem várias coisas que não fariam falta se fossem retiradas, pois não agregam em nada, como a descrição detalhada de uma caixa de engraxar sapatos numa página inteira, por exemplo. Além de conversas soltas que Alfie tem com alguns personagens quando eles começam a comentar sobre a própria vida apenas para que o autor possa citar eventos daquela época.
Ainda sobre os personagens, os que aparecem para conversar com Alfie sempre são uns simpáticos que amam contar sobre a própria vida, parecendo que todos são o mesmo personagem secundário, apenas mudaram de nome.
Eu achava também que o autor fazia algumas cenas dramáticas demais, parecendo novela mexicana, mas notei que era só a mãe do Alfie mesmo que em alguns momentos é uma desequilibrada. O que não julgo tanto se formos considerar a situação daquela época.

É um livro que talvez possa interessar muito quem gosta de assuntos sobre a Primeira Guerra Mundial, pois tem bastante referências sobre aquela época, mas uma coisa positiva é que quem não entende nada desse período histórico consegue ler facilmente o livro sem muita dificuldade, só vai deixar de compreender uma coisa ou outra.

Camila 02/12/2023

Muito bom, apesar de ser uma história triste.
Baseado no contexto da primeira guerra mundial, traz a perspectiva e vivência de uma criança.
Recomendo muito.