Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Thalia Nasatto 29/05/2023

O olhar de pureza de uma criança em meio ao caos
Minha segunda leitura desse autor, o primeiro foi
"O menino do pijama listrado".

Ambos possuem semelhanças, se passam em tempos de guerra e o protagonista é uma criança, com seu olhar de pureza em meio ao caos.

Uma história fictícia, mas ao mesmo tempo muito real, sensível e impactante.

Gabriela2248 23/05/2023

Que fofo cara?
Os livros do John Boyne>>>>>>
Mais um livro dele que eu amei, esse retrata a 1ª Guerra Mundial pela visão de uma criança, fazendo a gnt refletir sobre todo o sofrimento e todo trauma que esses conflitos geram na cabecinha delas. É lindo gnt, só isso que eu tenho pra dizer.

zazbooks 08/05/2023

Esse livro causa êxtase
Quando eu comprei esse livro fiquei mega interessada pq o John Boyne (autor do menino do pijama listrado) tinha escrito, mas eu não imaginava que seria tão bom!!!
Acho incrível como ele consegue retratar uma criança num período tão grotesco, e melhor ainda, seu desenvolvimento como pessoa. O Alfie inicia o livro com 5 anos e termina com 13, sempre muito maduro porém um pouco (muito) impulsivo. Daria estrelas infinitas pra esse livro mesmo não sendo meu estilo preferido. Simplesmente incrível.

Kieffer 30/04/2023

Final bonito
Nada a reclamar dele, leitura fluída e muito gostosinha. Deixei pra fazer a resenha muito tempo depois e agora não está tudo fresquinho como antes, confesso, mas lembro de ter gostado bastante.

uu 26/04/2023

Me fez chorar, que história dramática. Alfie vc é um garoto muito forte!! Triste como a guerra afeta a vida de todos que estão envolvidos.

Mariah 10/04/2023

Para ler em uma tarde chuvosa
Conta basicamente a perspectiva de uma criança de 5 anos sobre a primeira guerra mundial.

É uma leitura simples porém atordoada, já que presenciamos os horrores da primeira guerra e principalmente os traumas deixados por ela, no caso aqui, a neurose de guerra (estresse pós-traumático).

Pelo fato do livro ter um narrador infantil contando sobre uma situação tão horrenda, o peso da história fica maior, a pureza da criança ao retratar todos os acontecimentos e mudanças na sua vida em decorrência da guerra, geram uma dor no coração.

Enfim, fiquei com um pesar no coração enquanto lia, mas é uma ótima e curta experiência. Recomendo a àqueles que buscam uma escrita leve e direta mas não necessariamente aprofundada sobre o tema em si, com uma historinha de pesar o coração e ao mesmo tempo apazigua-lo.

"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor."

Juliana 07/04/2023

Muito bom!
O livro tem uma escrita envolvente, rápida e fluida. Como é na perspectiva de um garoto de cinco a nove anos é bem tranquila a escrita. Foi um livro que mesmo os capítulos sejam um pouco grandes, mesmo assim me faz ficar entretida em cada página, fazendo eu terminar em dois dias.

Eu já li o menino do pijama listrado e amei, me fazendo ter curiosidade de ler este livro.

Esse livro mostra o que aconteceu e como foi o início da primeira guerra até o fim, na visão de um menino, Alfie, de 5 anos. Alfie percebe como as coisas mudaram, seu pai foi alistado para o exército, sua mãe tem que ficar fora quase o dia inteiro trabalhando para terem o que comer. Sua melhor amiga e o pai dela é levado. Seu pai depois de um tempo parou de escrever carta para ele. E isso tudo faz com que ele queira que tudo volte a ser como antes, você percebe que ele não quer ser o homem da casa de ter responsabilidade, cuidar de si mesmo, cuidar dos afazeres da casa, por só querer que seu pai volte e tudo seja como antes, que ele só seja um menino. Mas que para isso ele vai fazer a sua missão secreta que é trabalhar de engraxate, para ajudar sua mãe com o dinheiro e ganhar o restante para encontrar seu pai.
O livro aborda várias questões que aconteceram na primeira guerra, mas ver a inocência da criança é algo que comove, principalmente por querer saber onde seu pai está e querer salvá-lo.

Gostei muito do livro, porém acho que o menino do pijama listrado me comoveu mais do que esse, por isso as 4 estrelas. Mas adorei essa experiência e estou gostando muito desse autor.

Laninha14 01/04/2023

Fique onde está e então corra!
Início triste e um final feliz. A história se dá pela vida de um garoto após seu pai, Georgie, se alistar voluntariamente para a guerra(no caso a primeira guerra mundial). Todos acreditavam que ia acabar antes do natal, mas 4 anos se passaram e Alfie, o protagonista, estava sem o pai. Ele e a mãe estavam "à beira da miséria" e por isso o garoto começou a trabalhar como engraxate na linha do trem. Só não esperava que ia chegar até o pai desse jeito...

A leitura é muito leve e tranquila. Nos passa um pouco de como foi aquela época e como tudo foi conturbado...

Girassol 25/03/2023

Já é um dos melhores do ano
Eu comecei esse livro sem esperar NADA dele, e me surpreendeu MUITOO
eu não costumo ler livros com essa temática pq eu sempre acho que é pesado dms, e realmente é. Mas esse livro trouxe uma visão tão pura, e aí mesmo tempo chocante desses acontecimentos que é como se eu estivesse lá.
Lindo, lindo, lindo
"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor"

lavinão 12/03/2023

fique onde está e então corra
este livro é um dos meus favoritos da adolescência. a história ainda me encanta e me desperta diversos sentimentos.

ler sobre o período de guerra pela perspectiva de uma criança que tem um familiar lá - o pai -, foi algo muito inocente. além dessa inocência, a leitura te faz imergir naquele mundo, como se você estivesse vivendo aquele momento.

muita coisa é angustiante. muita coisa é triste. e a maioria dessas coisas é real. é uma emoção sem fim você ser levado para participar dessa época e, no fim, se lembrar que tudo realmente aconteceu.

o alfie, a criança que nos permite enxergar a guerra pelos seus olhos, queria voltar a viver como antes da guerra, com sua família reunida, seus vizinhos de volta às suas casas, seus aniversários sendo celebrados alegremente. mas, a guerra aconteceu e tudo o que ele mais quer, é saber sobre seu pai. a partir daí, tudo o que ele faz é pela maior razão do mundo: o amor.

Luiza664 11/03/2023

Eh??
Só um aviso: eu n morri, ok? Só troquei de celular, por isso n atualizei nd sobre o livro.
O livro em si é bom, mas n me conquistou, sabe? Pra começar eu li ele por causa de um trabalho da escola, ent antes de começar já tava com as expectativas lá em baixo. E como eu n sou muito fã de aventura simplesmente n gostei kk. Mas se vc curte livro sobre 2- guerra mundial tu provavelmente vai amar.
Sobre a diagramação eu amei? n aguentava mais aquela letra minúscula dos livros da Paula ??. Ele é bem curtinho ent dá pra ler bem rápido. E a capa eu achei + ou -, não tendo gente real tá tudo certo.?

arthurlurais 09/03/2023

Livro muito envolvente
Nunca tive o hábito de ler livro nesse tema, a história foi bem desenvolvida e me fez ter MUITOS surtos e extremamente ansioso com o que ia acontecer, perdi a paciência em certos momentos mas vale muito a pena a leitura!

Sophia 08/03/2023

Pela melhor razão do mundo. Por amor.
Um livro simples, que para leitores iniciantes é perfeito.
A escrita é muito boa, a ambientação é fenomenal, vc realmente se sente no meio da guerra, junto de todas aquelas pessoas que estão sofrendo dia após dia. A forma com crianças e adultos sofrem com as sequelas de uma decisão feita por pessoas extremamente egoístas.
Algumas reclamações, algumas situações achei que foram convenientes para a história, nem todas, em alguns momentos apenas, tive essa sensação de isso aconteceu para o personagem conseguir algo. E tbm achei o final muito corrido, poderia ter mais cinquenta páginas fácil, parecia quando as linhas disponíveis estão acabando e vc precisa urgentemente concluir sua história.
Tirando isso é um ótimo livro, leitura recomendada.

Maria.Luysa 07/03/2023

Sempre que leio algo sobre a guerra fico pensando em como os seres humanos podem ser egoístas.
Tantas vidas perdidas...
Espero que o mundo não precise passar por algo dessa magnitude novamente.

Ana 22/02/2023

No dia 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, foi o gatilho imediato da guerra. Exatamente 30 dias depois desse acontecimento, o Império Áustro-Húngaro declarou guerra contra o Reino da Sérvia, iniciando assim a Primeira Guerra Mundial.

Nesse mesmo dia, 28 de julho de 1914, Alfie Summerfield comemorava seu aniversário de cinco anos. Porém, não foi uma festa muito movimentada, já que quase nenhum dos seus amigos compareceu e todos os adultos estavam aflitos e pensativos. No dia seguinte, Georgie Summerfield resolve fazer uma "surpresa" para sua família: chegou em casa fardado, dizendo que se voluntariou para lutar com o exército inglês.

Muita coisa mudou após esse dia. A mãe de Alfie trabalhava de 12 a 14 horas por dia e, ainda assim, o dinheiro era escasso. E quatro anos se passam com a família nessa situação, mas com um adicional: Alfie simplesmente para de receber notícias do pai. Com essa preocupação a mais, o garoto resolve ajudar a mãe engraxando sapatos na estação King Cross. É exatamente em um dos seus dias de trabalho que Alfie descobre uma pista da localização do seu pai, e a partir daí faz de tudo para trazê-lo de volta para casa.

Meu primeiro contato com o John Boyne foi através de O Menino do Pijama Listrado. Da mesma forma que o autor me tocou com essa obra, ele o fez em Fique Onde Está e Então Corra. Apesar de ser em terceira pessoa, o livro me agradou bastante com sua narrativa simples e tocante através dos olhos de Alfie, que faz de tudo para ajudar mesmo estando em um momento ruim.

O livro, apesar de se passar durante a Primeira Guerra, não fala propriamente dos campos de batalha. O tema retratado não deixa de ser sofrido: como a Guerra pode mudar as pessoa, os traumas que ela pode trazer e suas inúmeras outras consequências, como a falta de dinheiro, a comida escassa...

É incrível acompanharmos a determinação de Alfie, que é o que o move durante toda a história. O modo com que ele tenta tornar as coisas mais fáceis para a mãe, o desejo de rever o pai e principalmente a esperança de que tudo acabe bem é maravilhosamente mostrada de forma muito sensível.

Apesar de ser um infantojuvenil, acredito que a obra é digna de todos os públicos, só peço que não esperem um enredo muito complexo nem muito detalhado. Fique Onde Está e Então Corra é o exemplo perfeito de que por maior que seja o sofrimento, sempre é possível superá-la com a dose certa de amor.

site: https://www.roendolivros.com.br/