No coração da vida

No coração da vida Tenzin Palmo

Resenhas - No coração da vida

LivroAleatorio 11/08/2023

Esse livro possui uma boa escrita e é de fácil compreensão. A autora nos ensina os conceitos e a base do budismo em uma linguagem leiga da qual qualquer pessoa é capaz de entender.
É um livro conceitual sobre budismo, compaixão, amor e sabedoria. Acho que em relação ao título, ela nos diz que a maior prática que temos é a compaixão, a empatia, por nossos amigos, familiares e pessoas ao nosso redor. As pessoas, principalmente as mais difíceis, não nos afastam da prática, da espiritualidade, elas na verdade nos trazem desafios e nossos maiores aprendizados.

Joseane 18/05/2023

Que livro sensacional
Livro simples, porém muito profundo que trás grandes ensinamentos sobre o budismo e sobre como encarar a vida com mais sabedoria e lucidez.
Na própria descrição do livro já diz que não é um livro estorérico ou auto-ajuda. É um livro que busca traduzir os ensinamentos do Dharma, no nosso cotidiano.

O livro me fez questionar sobre o grande problema de uma mente repleta de inseguranças e ansiedade e como buscar transformá-la em uma mente consciente, atenta e presente no agora.

Thalia 30/03/2023

Incrível!
Esse livro consegue explicar de maneira muito simples e sucinta conceitos do budismo até para a pessoa mais leiga. A autora escreve maravilhosamente bem, tornando o leitura mto gostosa e fluida. Acho que é um livro necessário para qualquer um que queira conhecer mais sobre o budismo. Muito grata pela leitura!

Dinilton 20/12/2022

Segurar de leve
Um dos melhores livros que tive o prazer de ler, sobre budismo e boas práticas. Traz muitas reflexões sobre aspectos da vida, de relacionamentos, do lidar consigo mesmo e com os outros. Leitura fluida, agradável. Um dos livros que mais fiz marcações! Adorei.

iara 30/05/2022

Sobre meditação
Apesar de alguns clichês e uma carinha de autoajuda, explica conceitos interessantes do budismo com linguagem simples.

ekatherinah 14/04/2022

vai além da leitura
Devido ao título eu esperei alguma coisa diferente de como é de fato. Mas prestando atenção dá para ver que o conteúdo não saiu do proposto pelo título/sinopse.

A Jetsunma é muito explicativa e acredito que por ser ocidental ela consegue traçar um comparativo, digamos assim, mostrando a diferença da mentalidade ocidental e como ela geralmente acaba percebendo o budismo. Não é o foco, mas ocorre ao longo do livro de acordo com os tópicos que são trabalhados.

É estruturado em oito capítulos e quase todos tem possuem a parte de perguntas e respostas ao final antes de iniciar outro capítulo. O que mais amei do livro foi a Jetsunma antecipar algumas objeções e questionamentos em relação aos ensinamentos de Buda repetidas vezes e que mesmo para quem nunca leu ou tem pouco costume de ler livros budistas consegue entender. Ele pode ser uma escolha para se introduzir ao budismo em geral (lembrando que é enfocado em uma das linhas na tradição tibetana) por ser fácil de entender e bem fluido, dentro do possível que uma leitura budista consegue ser.

Um livro de releitura, para ser lido aos poucos e refletir sobre o que é dito. Para além, é um livro com várias coisas que se pode colocar em prática através do entendimento do que foi dito.

João Victor 08/01/2022

Sinto enorme gratidão ao terminar esse livro, Jetsunma explica tanta coisa, me fez ter pensamentos que jamais teria normalmente.
Ela fala sobre a impermanência, em como devemos segurar as coisas de leve, sem machucar, sem apego, pois tudo é impermanente, apenas aceitando as mudanças é que poderemos ser realmente felizes.

Day 30/10/2021

Gostei muito das observações deste livro. É um livro que dá vontade de carregar pra tudo quanto é canto! Acho que todas as pessoas deveriam ler. Eu indico!

Fejuka 08/09/2021

O livro é bom, nos fala como podemos nos tornar melhor para com nós e assim para o universo ao nosso redor! Nos mostra que até Buda teve suas dificuldades na sua trajetória e tá tudo bem, o importante é o que fazemos com isso

Fernanda.Saori 28/06/2021

Conhecendo budismo tibetano
A princípio decidi ler o livro pois tinha ficado curiosa sobre a filosofia budista e me interessou o fato da autora ser uma monja, ou seja, uma mulher.
Ao decorrer do livro, achei interessante conhecer um pouco da história da autora, suas experiências e o modo que ela expressa sua interpretação do budismo.
Realmente, depois de finalizá-lo, seu título faz mais sentido do que nunca: "No coração da vida- sabedoria e compaixão para o cotidiano".

Vitória 21/04/2021

Leitura obrigatória
Se tornou meu livro preferido de longe. Jetsunma escreve maravilhosamente bem e retrata o budismo de uma forma muito simples, mostrando como podemos praticá-lo no nosso dia a dia de maneira natural. É uma leitura que abre seus olhos para viver melhor. Te traz para o agora e te mostra o lado bom das coisas. Te introduz na espiritualidade com tanto carinho que você se sente abraçado por isso. Todavia, muito mais do que um livro sobre religião, é um livro sobre ser feliz. Indico para todos!

thai 18/03/2021

Excelente
Um livro excelente para começar a aprender sobre o butismo tibetano, pude adquirir muito conhecimento a respeito da compaixão e empatia pelo próximo no fazendo refletir sobre nossos pensamentos e como eles influenciam na nossa saúde mental e em toda nossa vida de maneira geral, o livro é repleto de ensinamentos budistas bem como a prática e os fundamentos da meditação.

Rodrigo Leão 18/02/2021

Inspirador
Realmente me surpreendi com essa obra , já estou louco para começar os seguintes livros dela , mulher forte ,muito inspiradora, recomendo

Júlia 20/10/2020

No coração da vida
?No coração da vida? apresenta os principais fundamentos do budismo. Em sua essência está a entrega ao outro, não como submissão, mas como compreensão sobre a interconexão entre os seres. Tem-se assim, o caminho para uma vida mais desapegada, feliz e serena que, em contradição ao modelo consumista manifestado pela sociedade moderna ocidental, entende que os bens e conquistas materiais não são sinônimos de realização e felicidade.

~ quotes:

A verdadeira felicidade vem do coração. Vem de uma mente que se tornou mais estável, mais clara, mais presente no momento; uma mente aberta e que se preocupa com a felicidade dos outros seres. É uma mente que tem segurança interna, que sabe que pode lidar com o que quer que aconteça. É uma mente que não agarra mais as coisas com tanta força; é uma mente que segura as coisas de leve. Esse tipo de mente é uma mente feliz.

Se estamos nos direcionando genuinamente e de coração a algo verdadeiramente bom e se realmente temos fé nisso, aquilo de que precisamos vem.

Varias ações acontecerão conosco, por conta de ações de corpo, de fala e de mente cometidas no passado. Mas a boa notícia é que, por meio de nossas respostas no presente, estaremos moldando nosso futuro constantemente, a cada momento.

Nós podemos mudar. É muito importante perceber que nosso maior defeito é a nossa maior oportunidade de transformação.

As sementes da prosperidade são a generosidade e a doação. Portanto, se quisermos ter sucesso, temos que criar as causas para isso.

Como seres humanos dependemos uma quantidade imensa de energia, tempo e dinheiro no que esperamos que nos faça felizes. Uma das tragédias de nossa sociedade de consumo moderna é que tenta nos vender um esquema para a felicidade que o Buda já proclamou ser o caminho para o sofrimento.

Quaisquer que sejam as circunstâncias externas, ao final, a felicidade ou infelicidade dependem da mente. Quem nos acompanha dia e noite é nossa mente.