No coração da vida

No coração da vida Tenzin Palmo

Resenhas - No coração da vida

João Victor 07/02/2017

Compaixão para o Cotidiano
A escolha desse livro passou por um processo criterioso e repleto de cuidados. Acredito que os livros que lemos precisam ser muito bem escolhidos, afinal existe muita coisa boa por aí para ser lida, apesar do tempo limitado.
Assisti uma entrevista no programa de Antônio Abujamra, fiquei admirado com a tranquilidade, equilíbrio e honestidade da entrevistada, ainda quando visivelmente provocada. Procurei seu livro e encontrei esse. Depois que comecei a ler percebi que troquei as bolas: a entrevista era com a Monja Coen. Ainda bem que não demorei muito para perceber. Mas também, olha as duas e vê se não parecem.
Para minha sorte, Jetsunma Palmo também possui uma história riquíssima para ser apresentada. Independente de ser budista ou não, a filosofia que ela apregoa é universal e de uma simplicidade cativante.
Abra a cabeça e aproveite, vale muito a leitura.

SILVIA 27/08/2017

Bons ensinamentos
Meus comentários estão no blog.

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-no-coracao-da-vida-sabedoria-e-compaixao-para-o-cotidiano-de-jetsunma-tenzin-palmo/

vmma 16/06/2018

Uma boa introdução
Com simplicidade e tocando em nossos corações, Tenzin Palmo introduz ao estudante leigo conceitos básicos da filosofia budista. Foi um dos meus preferidos na jornada de descoberta do Budismo.

Vânia Sousa | @vania.clsousa 15/11/2018

Ensinamentos para a vida
Excelente livro que aborda em linguagem simples a filosofia e a tradição budista, conseguindo traduzir ensinamentos a situações cotidianas que ajudam a ter mais clareza sobre a vida, sobre sentimentos e pensamentos, acentuando a importância de nossa mente. Eu achei uma obra primorosa.

Valério 11/01/2019

Agradável
Lições de sabedoria de uma monja. Para não ficar maçante, conta histórias dela mesma desde que entrou em um mosteiro. Por ser brasileira, assim que entrou em um mosteiro no Japão teve grandes dificuldades de adaptação. Já seria difícil o bastante adaptar-se ao estilo de vida japonês. Quanto mais em um mosteiro.
Uma leitura agradável, que cumpre bem o seu papel de nos levar a refletir com o cuidado e que nos falta no dia a dia.
Achei que poderia ser um pouco mais profundo. Mas cumpre bem o seu propósito.

Rach 26/04/2020

Um dos livros mais bonitos que já li. Sem nenhuma pressa, vai nos mostrando os ensinamentos budistas e como podemos perceber a importância disso para largar certas mentalidades nocivas ocidentais. Amei!

juliana.ost 28/04/2020

Boa leitura
Leitura interessante. Linguagem leve e acessível. Apesar de não ser um livro de introdução ao budismo, ainda assim podemos aprender bastante. Vale boas reflexões para a nossa vida cotidiana.

Lucas 27/05/2020

Livro para vida
Esse foi definitivamente o livro que mais me ensinou Sobre como devo lidar com meus problemas, uma linguagem simples e sutil, nós faz despertar pra diversos pontos que nunca observamos em nós mesmos.

Matheus.Salvador 19/08/2020

Ótima Leitura!
Porém um pouco complicado para leigos do Budismo Tibetano. Dá pra entender as mensagens principais, porém, alguns termos só simpatizantes ou estudantes do busdismo irão acompanhar.

rglacerdaBR 06/10/2020

Espiritual
Livro muito bom, conteúdo espiritual e de abertura de visão para muitas coisas, gostei bastante

Júlia 20/10/2020

No coração da vida
?No coração da vida? apresenta os principais fundamentos do budismo. Em sua essência está a entrega ao outro, não como submissão, mas como compreensão sobre a interconexão entre os seres. Tem-se assim, o caminho para uma vida mais desapegada, feliz e serena que, em contradição ao modelo consumista manifestado pela sociedade moderna ocidental, entende que os bens e conquistas materiais não são sinônimos de realização e felicidade.

~ quotes:

A verdadeira felicidade vem do coração. Vem de uma mente que se tornou mais estável, mais clara, mais presente no momento; uma mente aberta e que se preocupa com a felicidade dos outros seres. É uma mente que tem segurança interna, que sabe que pode lidar com o que quer que aconteça. É uma mente que não agarra mais as coisas com tanta força; é uma mente que segura as coisas de leve. Esse tipo de mente é uma mente feliz.

Se estamos nos direcionando genuinamente e de coração a algo verdadeiramente bom e se realmente temos fé nisso, aquilo de que precisamos vem.

Varias ações acontecerão conosco, por conta de ações de corpo, de fala e de mente cometidas no passado. Mas a boa notícia é que, por meio de nossas respostas no presente, estaremos moldando nosso futuro constantemente, a cada momento.

Nós podemos mudar. É muito importante perceber que nosso maior defeito é a nossa maior oportunidade de transformação.

As sementes da prosperidade são a generosidade e a doação. Portanto, se quisermos ter sucesso, temos que criar as causas para isso.

Como seres humanos dependemos uma quantidade imensa de energia, tempo e dinheiro no que esperamos que nos faça felizes. Uma das tragédias de nossa sociedade de consumo moderna é que tenta nos vender um esquema para a felicidade que o Buda já proclamou ser o caminho para o sofrimento.

Quaisquer que sejam as circunstâncias externas, ao final, a felicidade ou infelicidade dependem da mente. Quem nos acompanha dia e noite é nossa mente.

Rodrigo Leão 18/02/2021

Inspirador
Realmente me surpreendi com essa obra , já estou louco para começar os seguintes livros dela , mulher forte ,muito inspiradora, recomendo

thai 18/03/2021

Excelente
Um livro excelente para começar a aprender sobre o butismo tibetano, pude adquirir muito conhecimento a respeito da compaixão e empatia pelo próximo no fazendo refletir sobre nossos pensamentos e como eles influenciam na nossa saúde mental e em toda nossa vida de maneira geral, o livro é repleto de ensinamentos budistas bem como a prática e os fundamentos da meditação.

Vitória 21/04/2021

Leitura obrigatória
Se tornou meu livro preferido de longe. Jetsunma escreve maravilhosamente bem e retrata o budismo de uma forma muito simples, mostrando como podemos praticá-lo no nosso dia a dia de maneira natural. É uma leitura que abre seus olhos para viver melhor. Te traz para o agora e te mostra o lado bom das coisas. Te introduz na espiritualidade com tanto carinho que você se sente abraçado por isso. Todavia, muito mais do que um livro sobre religião, é um livro sobre ser feliz. Indico para todos!

Fernanda.Saori 28/06/2021

Conhecendo budismo tibetano
A princípio decidi ler o livro pois tinha ficado curiosa sobre a filosofia budista e me interessou o fato da autora ser uma monja, ou seja, uma mulher.
Ao decorrer do livro, achei interessante conhecer um pouco da história da autora, suas experiências e o modo que ela expressa sua interpretação do budismo.
Realmente, depois de finalizá-lo, seu título faz mais sentido do que nunca: "No coração da vida- sabedoria e compaixão para o cotidiano".