As mulheres do Nazismo

As mulheres do Nazismo Wendy Lower

Resenhas - As Mulheres do Nazismo

Mauricio 19/02/2018

Essencial ao estudar a II Guerra
A autora e referencia no assunto mostra dominio e realiza uma pesquisa bem fundamentada, com certeza uma leitura enriquecedora

Elisabete Bastos @betebooks 29/07/2018

Muita pesquisa - excelente livro
O livro é fruto de muitas pesquisas sobre mulheres nazistas que assimilaram o dever patriótico e com seus trabalhos: professoras, enfermeiras, secretárias, assistentes sociais, além das esposas dos SS, ajudaram a máquina mortífera de Hitler.
O orgulho de fazer parte do projeto maior: Alemanha acima de todos e avançando os territórios alheios, dizimando etnias, para demonstrar que eram superiores.
Neste sentido, as mulheres buscavam aventura, ascensão social/profissional e muitas foram colonizadoras no Leste europeu e lá irrompeu uma cumplicidade com a violência; ajudando a máquina mortífera.
O livro faz repensar com o ser humano se afasta de seus iguais e se transformar em algo assombroso.
Leitura necessária.

Nathalia Polito 29/03/2021

Impactante
A figura da mulher como ?sexo frágil? cai por terra nesse livro. Tão intolerantes quanto os homens, as mulheres que trabalharam( enfermeiras, secretarias, oficiais...e até esposas de militares) em prol do nazismo adotaram uma postura tão odiosa quanto os homens e por vezes até bem mais perversa. O livro te prende e te faz ficar estarrecido com tamanha crueldade.Para os amantes do assunto, é uma obra indispensável

Carlos 06/11/2019

Opinião sobre o livro.
O livro é fruto das pesquisas e de um longo estudo da autora e sua equipe sobre as mulheres nazistas que assimilaram o dever patriótico e com seus trabalhos: professoras, enfermeiras, secretárias, assistentes sociais, inclusive sem papeis oficiais, mas sendo apenas esposas dos oficiais, ajudaram a máquina mortífera de Hitler. A analise da autora não fica apenas no papel das mulheres durante a guerra ela consegue nos dar uma breve introdução do cenário vivido pelas mulheres antes da posse de Hitler até o pós-guerra.

O orgulho de fazer parte do projeto maior, uma Alemanha pura e com a grandeza superior a todos, adquirindo novos territórios, dizimando as minorias e os racialmente ?impuros? para demonstrar sempre sua superioridade perante aos demais.

Neste sentido, muitas mulheres que vislumbravam aventuras, ascensão social ou até mesmo profissional, acabaram aderindo à propaganda e os incentivos do Reich para ajudarem a ocupar o Leste Europeu área que vinha sendo conquistada pelo exercito alemão, e chegando lá muitas se tornaram cumplices ativamente ou até passivamente com a violência e com o extermínio em massa de pessoas.

O principal objetivo do livro foi retratar essas mulheres que tiveram sua participação na guerra, suas possíveis motivações e a 'impunidade' de seus atos, seja por falta de provas físicas, pela mudança nos depoimentos, e aqui temos que levar em consideração que mesmo possuindo varias testemunhas sobre alguns fatos, houve processos que se arrastaram por mais de vinte anos o que poderia mudar algumas informações e levando possíveis culpadas o veredito de inocentes.

Recomendo a leitura para quem gosta do tema ou busca mais informações sobre o tema. Além de precisar algumas datas a obra possui algumas fotos e uma ampla fonte de referencias.

Kellen.Rosa 20/02/2020

O livro revela o papel da mulher alemã no Holocausto, retirando a imagem de simples esposa devota ao Führer, e a posicionando dentro dos campos de concentração. A história mostrada sob uma nova ótica.

Fernando Coutinho 03/07/2020

Interessante
Leitura muito proveitosa ao apresentar uma nova faceta dos crimes de guerra durante a Segunda Guerra mundial, a participação de mulheres no processo. Muito interessante a abordagem, inclusive destacando percepções de gêneros, realizada pela autora.

Maíra Batista 10/07/2020

É um livro para quem gosta de história, já li muitos livros sobre acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, muitos livros de sobreviventes mas esse me deu um mal estar diferente, uma visão mais profunda sobre algo que nunca tinha se passado na minha cabeça e me deixou profundamente pertubada/furiosa/triste saber que tantos criminosos sairam impunes e seguiram a vida normalmente.

priscilinha 01/08/2020

LIVRO IMPRESSIONANTE
Conta a historias das mulheres nazistas, o quão mal eram, praticavam o mal com o a mesma intensidade que os homens,

Isabella.Lira 26/11/2020

A participação das mulheres na segunda guerra
É incrível como pensamos que a segunda guerra foi composta apenas por homens. ao analisar este livro e ver todas as situações históricas que contém, podemos ver que na segunda guerra a mulher foi tão cruel quanto homem ao torturar e matar o judeus. a incrível capacidade de Hitler de converter aquelas pessoas a sua ideologia é uma coisa incrível, bem demonstrada neste livro onde nota-se o nacionalismo que o povo alemão continha em sua mente.

_San_ 09/12/2020

Uma leitura sinistra.
"Jamais saberemos tudo que há para saber sobre o nazismo, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.
Nenhuma história particular pode contar tudo, e as peças que descobrimos talvez não se encaixem a contento.
Mas a colagem de histórias e lembranças de crueldade e coragem, ao mesmo tempo que continuam a testar nossa compreensão de história e de humanidade, nos ajudam a ver o que os seres humanos - não só os homens, mas as mulheres também - são capazes de aceitar e de fazer."
Pág.162

Paulinha 07/07/2014

As mulheres do nazismo
Este livro faz pensar como mulheres que tem em sua história de gênero a maternidade e ações sentimentalista cometer crimes bárbaros.

Este livro é maravilhoso do começo ao fim, trazendo alguns eventos da época do Nazismo e seus efeitos na humanidade. Como um pensamento e o fanatismo levam e despertam o mal de cada um. Vemos que não ouve um ponto de vista da autora pessoal, ela foi brilhante em separar o que pensa nos fatos relatados.

Histórias que prendem e entristecem. Mas é muito bom livro.