A Mulher Silenciosa

A Mulher Silenciosa A.S.A. Harrison

Resenhas - A Mulher Silenciosa

Laureen.Scarelli 15/06/2021

Uma amiga recomendou o livro e eu não acreditei que poderia ficar fissurada num livro de suspense. Bom... aqui estou, com a língua mordida e ainda com o coração disparado depois dessa leitura. Mesmo que tenh previsto parcialmente o final, a linguagem adaptativa do narrador me prendeu até a última frase. Estou extasiada! Talvez comece a me abrir mais para novos gêneros... a expectativa superada, a surpresa positiva vale a pena!

Quezia 14/06/2018

Thriller psicológico mediano
Eu sou fã de psicologia, então a sinopse do livro me deixou esperançosa.
Li em dois dias, por pura ansiedade e achei mediano.
A autora deixa algumas pontas soltas, vários "porquês" e não detalha muitas situações e atitudes. É mais sobre o relacionamento das pessoas umas com as outras e os pensamentos do ser humano falho, errôneo, impetuoso e egoísta do que qualquer outra coisa. Algumas situações são só detalhes perto do casulo psicológico em que estes personagens se encontram. É mediano, às vezes previsível. Não recomendo, mas também não odiei. Vale para passar o tempo.

Sheila 03/04/2022

Fraquinho
Tinha potencial, mas acabou se mostrando fraco, raso, com certeza poderia ser bem melhor.
Consegui terminara leitura, mas no geral não gostei.
Cami ð 18/05/2022minha estante
Nossa, assim de saúde. Me decepcionei totaaaal

luaaloren 28/02/2022

achei que seria pior
pelos comentários no skoob e a forma com que o livro não me prendeu muito achei que o final e a história fossem ser péssimos, mas eu gostei até e o plot twist do livro é bom sim.

Crítica, eu? 29/10/2018

A Mulher Silenciosa
A Mulher Silenciosa, de A. S. A. Harrison, tem um precedente diferente do habitual em romances policiais: desde o início do livro, o leitor sabe quem é a assassina e conhece seus motivos. O enredo conta a vida do casal Jodi Brett e Todd Gilbert. Jodi é uma psicóloga que atende seus clientes em meio período e se dedica quase integralmente a seu marido e a sua casa, enquanto Todd é um empreiteiro bem-sucedido que trai a mulher com frequência.

Narrado em terceira pessoa, A Mulher Silenciosa traz um ponto de vista interessante sobre seus personagens. Onisciente, a voz que fala esquadrinha os pensamentos e sentimentos de Jodi e Todd, sendo os capítulos divididos entre “Ele” e “Ela”. O narrador acompanha os movimentos dos personagens em tempo real e faz digressões entre futuro e passado. Esse tipo de escolha narrativa não é muito comum, mas coube muito bem dentro do livro e cumpriu com excelência a função de trazer o ponto de vista dos protagonistas.

Jodi é uma mulher disfuncional e isso o leitor percebe o tempo inteiro. Perdoando as constantes traições do marido, vivendo quase exclusivamente para seu casamento e sua casa e sendo praticamente alheia à vida, Jodi parece, no entanto, ter a vida perfeita. Fica claro que a mulher repete o comportamento de sua mãe, que se omitia em relação aos desejos e vontades do pai. Quando criança, os pais de Jodi chegavam a passar semanas sem se falar. Esse tipo de silêncio se estende ao relacionamento dela com Todd e é possível perceber que toda a estrutura do casamento dos dois é disfuncional. Jodi não aceita se casar com o Sr. Gilbert no cartório por não achar necessário e isso é só uma prova de como ela acredita que a vida é simples. Quando Todd decide abandoná-la para ir viver com a jovem mulher que engravidou, Jodi se recusa a acreditar e continua escondida atrás de seu véu de casa perfeita e silêncios. A personalidade da Srta. Brett é tão disfuncional que chega a ser incômoda, como uma pequena farpa no dedo que não conseguimos esquecer.

Todd é um personagem igualmente complexo. Ele abandona Jodi para viver com Natasha, mas se arrepende dessa decisão a cada segundo. Todd luta para tomar as rédeas da sua vida, ser protagonista dela, mas acaba se tornando telespectador do próprio futuro e se recente disso quando o percebe. O Sr. Gilbert também repete o comportamento disfuncional do pai, que era alcóolatra. Todd não tem problemas com bebida, mas via na bebida do pai uma amante e é exatamente esse o comportamento que ele copia: fidelidade é impossível para ele. Tentando se afastar cada vez mais dessa figura paterna, Todd não percebe que se aproxima dessa imagem mais e mais.

O casamento, ou união, de Jodi e Todd aparece quase como um personagem dentro do livro. A dinâmica disfuncional que parece funcionar muito bem para os dois é como uma bomba prestes a explodir. O leitor espera gritos e desesperos que não vêm, quebra-quebras que não acontecem e uma explosão que não aparece. Isso é o mais surpreendente. Como figura personificada, o relacionamento dos dois é silencioso e desconhecido. Quando Jodi decide matar Todd, simplesmente faz sentido. Mas até isso é calma e brisa. A mulher se desespera quando recebe a notícia da morte do marido e o luto de Jodi é o momento em que ela aparece mais viva durante a história. Quando o casamento se desfaz, a Srta. Brett aparece.

O desfecho do livro tem uma pequena reviravolta e poderia ser comparado ao formato de Crime e Castigo, em que a punição pelo crime acontece muito mais em forma de culpa do que em justiça formal. Jodi definha até que encontre uma maneira de se perdoar e seguir em frente, até que consiga encontrar desculpas para si mesma. Em seções anteriores de terapia, ela lembra de momentos ruins de sua infância, até então tão escondidos dentro de si que pareciam impossíveis de terem acontecido. Ao fim do livro, Jodi decide trancar seus traumas dentro de si. É o ápice da personalidade dela aparecendo. O leitor pode facilmente perceber que Jodi é uma mulher que prefere esconder as coisas de si mesma e que não sabe lutar contra seus fantasmas. Sua forma de lidar com as coisas é uma criando uma vida perfeita.

A Mulher Silenciosa é um livro para ser amado ou odiado. Tem um formato incomum dentro do repertório dos romances policiais e traz muito mais reflexão sobre as personalidades de Jodi e Todd do que sobre o assassinato em si. As cenas de investigação são quase nulas, o assassinato acontece já nas últimas 50 páginas do livro e a resolução é rápida. O enredo se prende à vida de casal, às minúcias do relacionamento, aos pensamentos e sentimentos de seus personagens e traz um retrato de como uma psicóloga com uma aparente vida perfeita decide matar seu marido. A Mulher Silenciosa, como o nome diz, é um retrato do silêncio. O único grito de Jodi é o luto, talvez mais pelo casamento do que pelo marido em si. A obra é espetacular, mas pode ser parada e entediante também. Tudo depende do ponto de vista, do que o leitor procura e do que está disposto a aceitar de um livro. O livro de A. S. A. Harrison é uma preciosidade e, até lê-lo, o leitor pode pensar que é impossível construir um enredo tão cheio de silêncios e mesmo assim falar tanto sobre a mente humana.

“Chegava ao consultório dele e dizia: “Doutor, eu amo a minha vida e sou feliz. O que devo fazer?” E Gerard respondia: “Não se preocupe. Eu sei a cura”.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

Maria Lucia 29/10/2018

Ruim
Não curti, a autora enrola muito, é detalhista ao extremo, eu gosto sim de imaginar a cena, o cenário, mas não tanto como ela fez. Além de citar muito termos da psicologia, contexto que não despertou meu interesse pela história.
O final não é previsível, gosto de ser surpreendida, mas mesmo assim não gostei, cada um tem uma experiência diferente com cada livro, então não é porque pra mim não foi bacana que pra outra pessoa não será ;)

Psicóloga Soraya Karyme 14/02/2022

Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas adorei a história e o desenrolar. Ter uma psicóloga como protagonista e possível autora de um crime me deixou ~meu deus!~

Isa 08/04/2022

Definitivamente esse ano eu estou sempre sorte ?
Que livro chato! Leitura extremamente arrastada e super demorada.

Sol 10/12/2021

Bia 15/05/2019

Não é o meu estilo de livro.
Eu sempre gosto de reler alguns livros pra ver se minha opinião sobre eles continua a mesma e nesse caso infelizmente continuou.

Não é que o livro seja chato, embora muitas vezes ele seja cansativo e você sinta vontade de largar e ir ler algo mais leve, é só que não consegui, nem na primeira vez e nem nessa, sentir empatia pelos personagens.

A Jodi é uma mulher elegante, inteligente, bonita, rica, e conformada com o modo que vive, conformada com o Todd e conformada com sua vida de dona de casa, e eu simplesmente não consigo entender como uma mulher que é tão inteligente e tão boa na sua profissão pode se submeter a um marido desses.

O Todd é um idiota, um cara que finge que as coisas não são consequências das ações dele e sim fatos que ele não pode mudar, logo nas últimas páginas vem a confirmação do que eu sabia desde o começo sobre ele e não me senti mais satisfeita por estar certa.

A verdade é que esse livro tem um lado psicológico muito forte, a autora te faz entrar dentro da mente do personagem mesmo em uma narrativa em terceira pessoa e se eu não odiasse tanto o babaca do Todd e não odiasse o conformismo da Jodi e o quanto ela é burra em algumas partes eu provavelmente iria achar ele muito melhor do que acho.

Livia Barini 16/07/2019

Novelinha...
A personagem do livro, Jodi, é uma psicóloga, vivendo um casamento onde é traída com frequência, e aceita isso como fato natural da vida Argh!!
Um dia o maridão arruma uma garotinha e o caos se instala.
Tudo contado lentamente. Uma verdadeira novela das oito.

Ester.Brito 17/01/2023

O silêncio de Jodi
Eu acho que na minha vida como leitora poucas vezes tive que parar de ler e respirar fundo para não quebrar meu celular. Olha que ainda teve um momento um pouco cômico que até meu leitor pediu para eu parar e descansar para não prejudicar minha visão.

A mulher silenciosa não é de todo ruim mas também não acho que seja um enorme concorrente de garota exemplar (e olha que nem li o livro ainda só assisti o filme), nem na "vingança" ele se aproxima do livro da Gillian Flynn, óbvio que não ia esperar algo igual ou similar já que são autoras diferentes, mas infelizmente lendo o livro não entendo os elogios que tem na primeira página.

A escrita é boa, mesmo que eu em alguns muitos momentos tenha me irritado com os personagens principalmente Todd (teve o que mereceu) e também com Jodi (a red flag na cara da gata e ela não viu), em alguns momentos me senti confusa com a história, mas o ponto que eu mais gostei realmente foi cada página ir se alternando entre os protagonista pra você querendo ou não ver os ambos lados deles, mesmo que não inocente ninguém.

Definitivamente não recomendaria desesperadamente, mas fica aí a sugestão se quiser dá uma olhada.

Lorena760 14/12/2022

Nao recomendo
A leitura nao e fluida? achei bem cansativo de ler. No decorrer do livro, identifiquei varios assuntos e situacoes relacionadas a machismo, assedio e violencia contra a mulher. Alem disso, o livro gira em torno de traicoes, e uma mulher que se calava, nunca rebatia e ?aceitava? tudo isso. Mas, uma hora ela se cansa e toma uma atitude. Ps. O plot no final e bem chocante, mas a construcao que foi feita por cima dele acabou deixando menos inetressante.

AngelaS.DiasNagami 17/08/2022

ZZzzZ
Vagar sobre comportamentos humanos ligando com grandes psicólogos e filósofos e coisas do tipo, não fazem o meu tipo de leitura preferida. Eu fico irritada quando em um livro tem passagens que eu me perco ? Mas, de todo modo, não foi uma leitura desperdiçada. Classifico como: gostei, mas não amei.