A Mulher Silenciosa

A Mulher Silenciosa A.S.A. Harrison

Resenhas - A Mulher Silenciosa

Sheila 03/04/2022

Fraquinho
Tinha potencial, mas acabou se mostrando fraco, raso, com certeza poderia ser bem melhor.
Consegui terminara leitura, mas no geral não gostei.
Cami ð 18/05/2022minha estante
Nossa, assim de saúde. Me decepcionei totaaaal

De Cara Nas Letras 14/03/2015

A Mulher Silenciosa - A. S. A. Harrison
Ganhei meu exemplar através de um sorteio feito no Twitter da editora, e logo que ele chegou me apaixonei pela capa. A partir daí, senti muita curiosidade (pois amo livros com suspense) e decidi colocá-lo como minha próxima leitura. Vou logo alertando: este é um livro de duas faces.

Todd é um empreiteiro de meia-idade e Jodi, sua mulher, uma psicoterapeuta. Como sou daqueles que não gosta de ler a sinopse, simplesmente tive a impressão de que eles eram mais um casal feliz de classe média alta que morava em um belo apartamento de frente para um lago em Chicago. Estava completamente enganado! Durante a leitura, tive a infelicidade de fugir da minha rota e acabei por ler a sinopse. Fiquei muito chateado ao descobrir que todo o enredo está resumido ali, já que praticamente nada fica de fora.

A autora nos mostra, em capítulos alternados (perspectiva dele, perspectiva dela) como anda o relacionamento que eles sustentam há mais de vinte anos. Todd é o tipo de homem que ama a sua mulher, mas que não resiste à outras. Perplexo define meu estado ao saber que Jodi sabia disso, mas que era totalmente "passiva" quanto à esta questão. Ela se sente tão autoconfiante que prefere sucumbir à autonegação. Mesmo quando descobre que ele está com outra e que irá morar com ela, Jodi se mostra abalada, mas "indiferente", como se ele fosse desistir desse caso sórdido e voltar para seus braços em breve.

Todd é cafajeste e fingido. Sempre se vitimizando, como se "não soubesse o que está fazendo", o personagem consegue enganar o leitor nas primeiras páginas, passando uma ideia de que ele não é tão mau quanto parece. Porém, ao compactuar com os ideais de Natasha (sua amante, mas que em breve será sua nova mulher), ele se mostra um personagem egocêntrico, inescrupuloso e mesquinho. Em poucos capítulos, ele já tem mandado uma ordem de despejo para Jodi, cancelado seus cartões e feito coisas que nenhum homem de verdade faria com uma mulher na qual passou metade de sua vida junto.

O grande X da questão é que em nenhum momento vemos que Jodi é vingativa. Sua vida está desmoronando, mas ela continua de pé. Até mesmo na hora do assassinato, ela se mostra totalmente calma, como se aquela fosse a única maneira de manter seu estado atual, e que então ela o faria sem problema algum. Tudo é premeditado, mas nada é comprovado pela polícia. Ela não estava no local, muito menos na hora. Sendo ainda a única beneficiária dos bens de Todd, Jodi herda tudo que um dia ele quis tirar dela e um pouco mais.

Sendo um thriller puramente psicológico, A Mulher Silenciosa não possui nenhuma ou quase nenhuma ação, além de não haver muitos diálogos, o que deixa o enredo um tanto quanto monótono. Posso até me contradizer falando isto, mas mesmo já sabendo o que vai acontecer, acabamos nos prendendo muito à leitura. Relação de amor e ódio, sabe?

Sem mais delongas, o livro consegue ser perfeito, mas ao mesmo tempo um desastre. O enredo em si não é grande coisa, mas os personagens (que no fundo são todos perversos) nos prendem de uma forma jamais vista. Se você gosta de um livro que mexe com sua cabeça e com seus conceitos, eu te indico este. Mas, se sua praia é ação, brigas, revoltas, assassinatos impensados e coisas do gênero, te digo uma coisa: este não é o livro para você.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Psicóloga Soraya Karyme 14/02/2022

Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas adorei a história e o desenrolar. Ter uma psicóloga como protagonista e possível autora de um crime me deixou ~meu deus!~

vantelya 14/10/2021

um comentário breve.
Um livro intrigante do início ao fim. Juro que não esperava que fosse tomar o rumo final, mas adorei bastante o suspense e como me prendeu.

Antes de ler estava com ressaca literária, mas com o passar dos capítulos fui adentrando-me na história e quando vi já estava quase no fim. Levei mais de uma semana para terminar, mas, admito ter gostado bastante da leitura. Este é meu primeiro contato com a escrita da A. S. A. Harrison, foi um ótimo começo.

Jodi é muito pé no chão. Admirável seu modo de agir e em como consegui vislumbrar seu jeito e descrição. Ela foi uma mulher muito... determinada, não sei se é uma palavra certa a usar. Todd, que descanse em paz, acima de tudo, com seu espírito livre não irei durar muito com Natasha se estivesse vivo. Sinto dizer, mas a morte caiu bem. Eu já não suportava esse personagem. Natasha, minha nossa! Garotinha insuportável! Eu sabia que não seria mil maravilhas quando morasse com Todd (por experiência familiar), mas espero que a criança tenha nascido com saúde.

Contudo, adorei tudo. A descrição. O enredo. O plot. Tudo. Embora não tenha dado cinco estrelas, já que me proporcionou ótimas emoções.

Alan 29/08/2016

Para mim foi fantástica a leitura desse livro. Passa-se boa parte do livro odiando o cara pelas coisas que ele fez à esposa. Mas depois quando ela faz a revira volta, dá até um pouco de dó dele e medo da reação dela diante aos fatos.

Isa 08/04/2022

Definitivamente esse ano eu estou sempre sorte ?
Que livro chato! Leitura extremamente arrastada e super demorada.

Eliete Oliveira 06/12/2016

Confesso que me decepcionei um pouco com o final do livro.
Depois de ler algumas resenhas que falavam muito bem do livro, sobre a trama e etc e depois de tantas comparações com Garota Exemplar, fiquei muito curiosa e devorei o livro. O enredo é bom, os personagens são bem construídos mas a personagem principal torna-se chata, gostei dela e ao mesmo tempo odiei. O Todd é um cara totalmente chato e acho que o final que ele teve foi até que leve. Fiquei com pena da Natasha mas ao mesmo tempo achei merecido que ela tenha que lutar se quiser defender algum direito seu, até pq quando se tratava de Jodi ela só queria que ela perdesse tudo e tomar o seu lugar. O final achei meio mucho, mas fora isso é um bom livro.

Fabio 03/01/2017

Não cumpre as expectativas
Comecei a ler o livro esperando uma história pra mexer com a minha cabeça q nem "Garota Exemplar" (q é o livro q fazem bastante referências na contracapa do livro). Mas o q encontrei foi só uma história comum entre pessoas q vivem muito tempo juntas e depois se separam, e claro q qndo envolve dinheiro, aí ja é outra história. Não sei se o final ficou claro pra mim, pq ainda tow em dúvida de quem foi o verdadeiro responsável pelo q houve com o Todd. Queria saber o q aconteceu com a Allison tbm, coisa q ficou sem esclarecimento... Enfim... Vou colocar minhas expectativas em "A Garota no Gelo" agora.

Sol 10/12/2021

Bia 15/05/2019

Não é o meu estilo de livro.
Eu sempre gosto de reler alguns livros pra ver se minha opinião sobre eles continua a mesma e nesse caso infelizmente continuou.

Não é que o livro seja chato, embora muitas vezes ele seja cansativo e você sinta vontade de largar e ir ler algo mais leve, é só que não consegui, nem na primeira vez e nem nessa, sentir empatia pelos personagens.

A Jodi é uma mulher elegante, inteligente, bonita, rica, e conformada com o modo que vive, conformada com o Todd e conformada com sua vida de dona de casa, e eu simplesmente não consigo entender como uma mulher que é tão inteligente e tão boa na sua profissão pode se submeter a um marido desses.

O Todd é um idiota, um cara que finge que as coisas não são consequências das ações dele e sim fatos que ele não pode mudar, logo nas últimas páginas vem a confirmação do que eu sabia desde o começo sobre ele e não me senti mais satisfeita por estar certa.

A verdade é que esse livro tem um lado psicológico muito forte, a autora te faz entrar dentro da mente do personagem mesmo em uma narrativa em terceira pessoa e se eu não odiasse tanto o babaca do Todd e não odiasse o conformismo da Jodi e o quanto ela é burra em algumas partes eu provavelmente iria achar ele muito melhor do que acho.

Livia Barini 16/07/2019

Novelinha...
A personagem do livro, Jodi, é uma psicóloga, vivendo um casamento onde é traída com frequência, e aceita isso como fato natural da vida Argh!!
Um dia o maridão arruma uma garotinha e o caos se instala.
Tudo contado lentamente. Uma verdadeira novela das oito.

luaaloren 28/02/2022

achei que seria pior
pelos comentários no skoob e a forma com que o livro não me prendeu muito achei que o final e a história fossem ser péssimos, mas eu gostei até e o plot twist do livro é bom sim.

Belly 23/04/2022

História fraca porém bem escrita
Jodi e Toddy tem um casamento peculiar. Eles se dão bem, tem uma vida estável, ele sempre teve casos extra conjugais e ela sempre fingiu que não soube, pelo bem de sua estabilidade.
Toddy, um homem charmoso, estável financeiramente, um profissional de sucesso na área de construção civil. Vivia uma vida de solteiro mesmo estando com Jodi há mais de 20 anos mas eles se entendiam bem dessa forma. Ele nunca pensou em mudar aquela situação até conhecer Natasha, a filha de 20 anos de seu melhor amigo.
Jodi é uma psicóloga que demorou a encontrar a área que gostaria de trabalhar e, graças a vida confortável que Toddy lhe proporcionava, podia se dar ao luxo de trabalhar poucas horas por dia e escolher bem seus pacientes. Apesar de saber das puladas de cerca do marido, ela sempre escolheu aceitar a situação, mesmo que nunca tivessem falado abertamente sobre o assunto, pois de certa forma era pra ela que ele sempre voltava, era nela que ele encontrava a segurança de um "casamento feliz".
Quando Toddy começa a se envolver com Natasha, as coisas mudam. Natasha cobra coisas que Toddy não pensava em oferecer. Ela queria se casar, queria construir uma família, não queria ser a segunda opção. Jodi não sabia do envolvimento deles até que o próprio pai de Natasha, contasse toda a história para ela.
Nesse livro, você já começa sabendo que um crime acontece, as informações já estão todas no início da história. A autora vai construindo a história em cima desse fato e com isso, vamos conhecendo a personalidade de cada um dos envolvidos essa trama.
Eu me surpreendi por ter gostado desse livro pq os personagens são rasos, a história é parada mas acho que o que mais me chamou a atenção foi a forma como a autora escreveu esse livro. Usando termos e levando o leitor para um divã psiquiátrico, a autora constrói a história como se fosse uma sessão de terapia e acho que isso foi o que mais gostei na história.
Os personagens não cativam, o final é previsível mas a escrita é muito boa! Vale a pena a leitura por esse ponto.

Gi Violeta Literária 28/02/2022

A mulher silenciosa
Livro demorou muito pra me prender e achava que fosse e isso não aconteceu,muito lenga lenga e nada , personagens fracos, e história sem nexo não gostei
Cami ð 18/05/2022minha estante
Siiiim história totalmente sem nexo mano e sem final k sofrimento

Gi Violeta Literária 18/05/2022minha estante
Verdade muito ruim