As Faces da Luz

Resenhas - As Faces da Luz

1 | 2 | 3 | 4

LetíciaBaldez 03/07/2015

[RESENHA] #AS FACES DA LUZ
A estória deste livro começa com Tayara, uma jovem que sente uma presença fora do comum perto de sua casa. A mesma é cantora de uma banda e na noite anterior chegou muito tarde e consequentemente dormiu até tarde também. Ela e a mãe Sônia, são muito amigas e segunda tem um carinho pela sua horta e por sua orquídeas.
“Em meus sonhos eu estava voando com asas de vagalumes e brilhando intensamente enquanto um lobo me perseguia no chão”.
Tayara e a mãe um dia são surpreendidas pela presença de um lobo enorme que as obriga a segui-lo para dentro de um portal mágico. Ela e a mãe atravessam o portal e vão parar no reino de Arcantatys, um lugar cheio de pessoas diferentes.
Chegando ao reino de Arcantatys, Tayara se descobre uma bruxa negra e Sônia descobre ser uma elfa. As duas começam a ser inseridas neste mundo fantástico e cheio de novas descobertas e novos amores. Tayara se encanta pelo elfo Aodh que não simpatiza com ela no início, mas depois a relação dos dois muda da água para o vinho.
"...quero que amanhã em diante, enquanto não voltar se lembre de mim e do que significamos juntos."
Tayara é forte e muito teimosa e ao longo de todo o livro ela quer desfazer as maldades de sua outra vida, pois a mesma em vida passada era Agatha uma bruxa muito temida que fez muitas vítimas ao longo de sua vida. Por isso Tayara é muito temida por todos mesmo sem ter feito nada de mal.
O ponto forte do livro pra mim foi o amor que surgiu na vida de Tayara, mas não vou dizer quem é... Só digo que gostei da química entre os personagens. Outro que eu gostei muito foi do lobo Ariosto, sim aquele que obrigou Tayara e a mãe a entrarem no portal.
Não gostei muito do Reagan achei ele um pouco intrometido e infantil, mas adorei a estória criada sobre a vida dele. Outro personagem que não gostei muito foi a princesa Kaiki e o príncipe Noha.
Quanto à diagramação é muito bem feita, as páginas são amareladas. A capa é linda, uma das mais bonitas que tenho. A escrita é simples e fluida. Minha única crítica negativa foi no quesito de narração, pois Tayara era a narradora do livro e do nada passou a ser o rei Cedric, isso não tem problema o problema foi que nada indicou essa mudança de narrador, então quando eu finalizei um capítulo de repente não era mais a Tayara que narrava e Às vezes eu me perdia, ficava sem entender o contexto da estória. Só depois de ler uns dois ou três parágrafos é que eu entendia que ocorreu essa mudança de narrador.
Bom bibouss, essa foi a resenha espero que tenham gostado e deixem nos comentários o que acharam deste livro lindo.
Kissus

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-as-faces-da-luz.html

Nelmaliana 25/07/2015

As Faces da Luz de Tatiane Durães
O livro é o primeiro de uma trilogia.
Tayara, uma jovem de 21 anos, mora com sua mãe em um sítio dentro de uma reserva ambiental. Ela é vocalista de uma banda formada com algumas amigas, e como várias outras jovens, tem uma vida bem agitada. Porém, um certo dia ela é praticamente forçada por um lobo a atravessar, junto com sua mãe um portal que a levará pra um mundo totalmente desconhecido: Arcantatys.
Chegando lá, ela vai descobrir um universo completamente mágico e diferente de tudo que conhecia até então.
Elfos, bruxos, vampiros, lobisomens e outros tantos seres fantásticos habitam esse local. Lá, Tayara descobre que sua mãe é meio elfa e ela já foi uma bruxa em outra existência. Porém, não qualquer bruxa, mas uma extremamente poderosa e que lidava com o lado negro da magia, e que uma maldição a liga ao belo elfo Aodh.

Leia mais em:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2015/07/as-faces-da-luz-de-tatiane-duraes.html

Tify Baesso 05/08/2015

Maravilhoso... Encantador...
O livro conta a história de Tayara, uma garota de 21 anos que vive com a mãe, Sônia, em uma reserva ambiental no interior de São Paulo. Ela vive uma vida comum, canta em uma banda com seus amigos e gosta de se divertir. Sua mãe ama plantas e cuida delas como ninguém.
Certo dia, elas recebem a notícia de que um lobo foi visto nos arredores da reserva. Tayara passa a ver olhos amarelos na floresta. Agora, imaginem a surpresa delas, quando encontram o misterioso lobo em sua cozinha?
Por incrível que pareça o imenso lobo não as ataca, mas as força a atravessar um misterioso portal... A partir daí, a vida das duas vira de ponta cabeça.
Tayara e Sônia são surpreendidas por um mundo que acreditavam não existir. Elas são levadas Aodh, um elfo, a uma aldeia chamada Haesbaert.
Aodh as leva até o rei Cedric e descobrem a razão para terem ido para a aldeia. Na verdade, Sônia não é uma humana normal, ela vem de uma linhagem real de elfos e, que Tayara, carrega em si magia, porém não é possível identificá-la.
Tayara fica extremamente confusa... Isso, sem contar, o fato de que parece que acabou de conhecer o amor de sua vida.
Ela passa a ter sonhos com uma misteriosa ruiva e descobre ser a reencarnação de Agatha, uma das mais poderosas bruxas de Arcantatys.
Tayara se sente muito atraída por Aodh, mas ele tenta negar a atração, já que bruxas são inimigas dos elfos.
Ela descobre que existe uma maldição lançada por Agatha em Aodh, que o faz sentir-se atraído por ela.
Inúmeras aventuras terão início... A busca pela quebra da maldição, pelo livro de feitiços, entre outras, que vocês devem ler para descobrir.

Amo livros de fantasia e sabia que iria gostar de As Faces da Luz logo que o vi.
A capa é maravilhosa e chama muito a atenção. O livro traz páginas amareladas, fonte em bom tamanho e uma diagramação super bonita, conforme vocês podem ver na imagem.
A narrativa da autora é muito agradável e faz com que a leitura flua rapidamente.
Gostei muito dessa mistura de seres presentes em Arcantatys. No livro, nos deparamos com ogros, bruxas, elfos, vampiros, dragões, etc.
É possível observarmos a questão da tolerância entre as diversas espécies. Um exemplo disso, é Tayara que é uma ‘’bruxa negra’’ e, como tal, representa uma grande ameaça para alguns elfos, portanto é constantemente alvo do ódio de alguém. Outro exemplo é o fato de todos os vampiros serem considerados inimigos, seres maus...
Nesse ponto, a autora apresenta personagens que mostram que o exterior, seus poderes, não os definem. Eles são muito mais que isso.
O livro traz diversas aventuras e diversas cenas de romance.
A maior parte do livro é narrada por Tayara. Gostei muito da protagonista tentar reparar coisas que Agatha fez de mal no passado. Ela se mostra muito mais forte do que todos pensam.
O temperamento dela me rendeu boas risadas em algumas cenas... Ela, apesar de ser uma bruxa, pensa bastante como humana e age de forma impulsiva.
Achei que alguns personagens mereciam mais destaque, mas acredito que conheceremos mais sobre eles nos próximos livros...
Aodh, o amor de Tayara, em minha opinião, é um idiota. No início, até gostei dele, mas isso se transformou quando vi a forma como ele age. Aodh não tem coragem de assumir o que quer, faz tudo em nome da honra e do dever, não importando quem ele pode magoar e isso me incomodou demais.
Fiquei encantada por Edwin, Ariosto e a princesa Aagje. Edwin tenta se redimir a todo o custo e, com Aagje, ele mostra o que tem de melhor. A princesa é uma pessoa muito amiga e com um grande senso de justiça. E Ariosto, o lobo (na verdade, lobisomem) que guia Tayara e a mãe até a aldeia, é um amor... Como eu amei esse personagem. Não consegui evitar sentir vontade de um relacionamento romântico entre ele e Tayara. Eu ficava pensando: Por que você vai atrás do Aodh, se o Ariosto está por perto? Kkk
Reagan é um elfo que entra na história para dar um toque de confusão... Gostei dele, mas não é um personagem que se destacou.
Uma personagem que me incomodou demais, foi Sônia. Ela me pareceu extremamente submissa (não sei se essa seria a palavra), que ficou muito confortável com sua posição e ponto. Senti vontade de entrar no livro e lhe sacudir, tipo: Acorda mulher!
Não sei explicar, em alguns momentos, me pareceu que ela esquecia que era mãe.
Existem outros inúmeros personagens na história, que valem a pena conferir...
Tem muita coisa que não posso comentar para não dar spoiler mas, As Faces da Luz é um livro que merece ser lido. Cheio de fantasia, romance, aventura, com direito a lutas e confusões.
E aquele final?! Fiquei me perguntando: Onde está a continuação?!
Ele termina de forma bombástica e, com certeza, estou ansiosíssima para ler a continuação, As Faces das Sombras.
Gente leiam esse livro! É incrível! Recomendadíssimo.

site: http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2015/08/as-faces-da-luz-tatiane-duraes.html

Conchego das Letras 31/08/2015

Resenha Completa
Olá leitores,

Sabe uma história que você acaba de ler e ainda fica pensando, pensando, pensando ... e não consegue fazer a resenha?! Nunca fiquei assim, li mais dois livros depois dele, fiz a resenha dos dois e nada de conseguir fazer a resenha desse. Cheguei a pensar em "pular", mas depois me convenci de que não seria uma boa ideia. Eu tinha que fazer essa resenha! Então vamos lá.

Li poucos livros de fantasia e esse entrou para a lista dos meus favoritos, de livros em geral. É uma história envolvente, que te prende do início ao fim. Quando você pensa "pronto agora o problema da garota vai se resolver", que nada... vinha outro acontecimento que me surpreendia e meu coração batia na boca. Nunca vi tanta criatividade em uma única história, poderia ter ficado chato ou "sem noção", mas a autora não se perdeu! Juro que quero saber de onde vem tanta criatividade para escrever um livro de fantasia!

As Faces da Luz é o primeiro livro da trilogia Arcantatys, narrado em primeira pessoa pela personagem principal e em poucos capítulos pelo rei Cedric e Reagan. Nele vamos conhecer Tayara, uma garota que mora com a mãe em uma casa um pouco afastada da cidade, um sítio que fica dentro de uma reserva ambiental e canta em uma banda formada pelo seus poucos amigos. Em um dia, acompanhada da mãe, ela percebe que é observada por olhos na floresta; entrando em casa percebe que não esta sozinha, na sua casa esta aqueles olhos que ela tanto via e sentia medo olhando tão de perto, era um lobo enorme. Ele faz com que Tayara e sua mãe, Sônia, o acompanhem para dentro da floresta, para atravessarem um portal que às levam para uma aldeia que elas nunca tinham visto.

Tayara se depara com um mundo que jamais imaginava, um local conhecido como Arcantatys onde existem dragões, elfos, bruxas, lobos, vampiros e outros seres diferentes, que a partir daquele momento passariam a fazer parte de sua realidade. Ela descobre situações que envolvem o seu passado e terá que enfrenta-las. Será que Tayara vai saber lidar com esse "mundo" novo?

"Em meus sonhos eu estava voando com asas de vagalumes e brilhando intensamente enquanto um lobo me perseguia no chão."

Tayara vai passar por situações de bastante adrenalina, aventuras que nunca imaginou e uma paixão que vai tomar todo o seu coração. Juro que fiquei chateada com essa parte do romance, quem sabe no próximo livro eu entenda ou fique ainda mais chateada rs. No início da história Tayara fazia muitas coisas por impulso, não pensando nas consequências; depois, ficou visível o amadurecimento da personagem e como ela era uma pessoa que lutava para fazer o melhor para todos que a cercavam, querendo resolver tudo que ela achava que estava errado.

Existe um segredo envolvendo Tayara e a mãe. Quem já leu pode alegar que não comentar sobre ele é uma falha na resenha, mas se eu contar perde o encanto e EU NÃO QUERO que isso aconteça. Se na sinopse não fala, então não posso falar rs. Ficou curioso(a)?

"Nunca achei que fosse viver tão intensamente em tão pouco tempo. Todos os sentimentos que podemos sentir: vergonha, timidez, amor, medo, raiva, angústia, tudo isso em menos de um mês, e descobrir que minha vida não era completa por um simples fato: faltava-me magia!"

O livro é bom, aliás é muito bom, mas algumas coisas não aceitei muito bem:

1 - Em nenhum momento Sônia (mãe de Tayara) fala sobre a vida que deixou no seu mundo, se as pessoas preocupadas com o sumiço ou se foram atrás delas. Tudo bem, Tayara faz esse questionamento, mas a mãe é mais velha e ela deveria se preocupar mais.

2 - No início de capítulo não fala quem esta narrando, em muitas vezes me perdi, sem saber quem era o narrador e só percebia depois de ler um pouco. Quando Reagan narrou, só fui perceber que era ele depois de quase uma folha de leitura. Não sei se esse problema foi somente em ebook.

Que final foi aquele?????? Tatiane foi espetacular na forma que terminou, na parte exata da história para me deixar bastante curiosa e ansiosa pela continuação. Quando chega mesmo o segundo livro? rsrsrs

Quero saber um pouco mais dessa história linda e envolvente, que nos trouxe personagens únicos, como o lobo Ariosto, os Aodh e Reagan, além dos outros moradores de Arcantatys.

Quer ver outras resenhas como essa, feita por Daya Maciel!? Então entre em nosso blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/08/resenha-as-faces-da-luz.html

Neyara 09/09/2015

[Capsula de Banca] As Faces da Luz - Tatiane Durães
O primeiro pensamento que eu tive quando me deparei com As Faces da Luz é: Quero esse vestido AGORA! Creio que o desejo de vestir algo parecido e girar enlouquecidamente até sair pontos de luz não foi um desejo solitário, aliás a capa é tão linda que se você fechar os olhos com atenção, os vaga-lumes são mais do que perceptíveis. Mas confesso que ao ler a sinopse tive medo de ser mais um livro sobre alguém que descobre que é mágico e salva o mundo, mas... é bem mais do que isso, o enredo é apaixonante e te prende do começo ao fim.

Tayara mora sozinha com a mãe, Sônia, em uma casa rodeada por uma reserva ambiental, ela fica um pouco distante da cidade fazendo com que qualquer movimentação anormal seja logo questionada. Olhos no meio da mata logo assustam a menina, um lobo imenso surge levando elas para Arcantatys, um mundo habitado por elfos, bruxas, lobos, fadas, vampiros e todos os seres imaginários que achávamos que existia apenas em livros.

Assustadas, o Rei Cedric tenta explicar o motivo delas terem sido trazidas para a aldeia, o mal ameaçava o local novamente e para impedir que o pior acontecesse, era necessário que as forças fossem unidas. Sônia é descendente de elfo, seu pai era o príncipe de um reino que se dispersou, fazendo com que ela fosse a Rainha por direito, Cedric é o rei de outro reino, o casamento de ambos deixaria os elfos mais fortes e preparados para a batalha.

Algo que eles não esperavam é que Tayara fosse a reencarnação de Agatha, uma das bruxas mais poderosas de Arcantatys e responsável por um rastro de destruição deixado no local. Esse passado tenebroso da garota fez com que todos tivessem medo do que poderia acontecer, pois não era só um detalhe, ela tinha magia negra em seu sangue e não tinha o menor controle disso. Buscando aprovação de todos e tentando provar que ela só queria o bom deles, ela se aventurou em todas as batalhas para provar que poderia ser alguém confiável e que a magia poderia ser usada a favor de todos.

Aodh é o elfo que arrancou suspiros da garota e protagonizou cenas quentes no enredo, mas o que ela não sabia é que ele lutava contra uma maldição, o que colocava em cheque o romance deles. Depois surge Edwin, Ariosto, Kabza, Nasser, entre tantos outros personagens que vão movimentando a história e arrancando diversos suspiros dos leitores.

Confesso que o casal principal (Tayara e Aodh) não me comprou, tive raiva dele e dela diversas vezes, ela sempre teimosa achando que é a toda poderosa e ele arrogante, mas lá na frente aparece um tal lobo e um elfo que arranca suspiros de qualquer leitor. PELO AMOR! Outro ponto que fiquei me questionando é o fato de Sônia e Tayara não terem se preocupado muito com suas vidas de humanas, elas simplesmente foram e joinha.

Nessa batalha do bem contra o mal foi bem interessante ver o preconceito que as espécies sofriam umas com as outras, mesmo todas querendo o mesmo objetivo, elas desconfiavam uma das outras, brigavam, mediam forças, invés de simplesmente se juntarem e lutarem pelo objetivo em comum, essa incoerência lembra uma tal espécie chamada humano.

Amei a descrição das transformações da Agatha, GENTE QUE VESTIDO É AQUELE?! parecia que ela estava se transformando na nossa frente, que o ar ficava mais denso, que o mundo parava por um segundo para ver ela surgindo. As descrições dos cenários e das roupas são fantásticas, sua imaginação voa com tantos detalhes, expressões e sons.

E naquele momento que você pensa que a batalha foi vencida, acontece tantas reviravoltas para lembrar que a guerra ainda está longe de acabar. O leitor acaba ficando sem folego, pois a escrita da Tatiane Durães é tão fluida que perdemos a noção do tempo e quando percebemos já estamos quase lutando junto com os lobos, vampiros, elfos, bruxos de tão envolvente que a história é. AMEI conhecer o mundo de Arcantatys, só limparia mais o texto, creio que algumas falas explicativas são dispensáveis. E o vestido gente? O VESTIDO GENTE!

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2015/09/livro-as-faces-da-luz-tatiane-duraes.html

SahRosa 17/11/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Escrever uma resenha, sempre é um desafio e tanto, muitas vezes não sabemos como inicia-la, como expor tudo o que sentimos e principalmente como expor a crítica sem que fique com aquela impressão de estarmos sendo muito cruéis. Afinal, sabemos o quanto o livro é importante ao escritor, o quanto batalhou para que a sua obra fosse visada, no entanto, eu acredito que as críticas, estejam por um único motivo, ajudar o autor é madurecer as ideias, a elevar seu texto e lapidar o que pode ser melhorado e que será o caso desta resenha. Eu queria sim ter gostado e aproveitado mais de As Faces da Luz, pois sei que a autora tem potencial, li Desejo e Honra da Tatiane Durães e apesar de ter ressalvas na resenha, Desejo e Honra foi uma boa leitura e se comprar com As Faces da Luz, percebo que houve evolução na escrita da Tatiane e isso é bem perceptível, pois As Faces da Luz é seu primeiro livro e que agora ganhou uma nova edição pela editora Arwen.

Antes de começar a apontar minhas críticas, quero deixar claro um ponto, a versão que li, era a independente, a que estava na Amazon um tempo atrás, não sei se nesse meio tempo, houve uma lapidação do texto, algo que precisa em minha opinião, por tanto, essa resenha é sobre a versão antiga antes que fosse publicado pela Arwen, deixando isso claro, quero reforçar que sim, tanto a autora, quanto a história da Trilogia Arcantatys tem potencial, o enredo é criativo, apesar de possuir alguns clichês próprio do romance e da fantasia, mas em suma, a trama da jovem Tayara é rica em magia, seres mágicos e elementos característicos de obras épicas, com aquele toque mais moderno do gênero, no entanto, faltou uma profundidade maior no desenvolvimento, mesmo tendo uma descrição muitas vezes minuciosa, o que deixou a narrativa lenta na maioria dos capítulos, ainda senti falta de algo mais marcante, de um desenvolvimento mais maduro e surpreendente, principalmente em relação aos personagens.

Não consegui me afeiçoar a nenhum dos principais personagens de As Faces da Luz, Tayara foi a que mais me incomodou, sua personalidade as vezes mimada, egoísta e até birrenta, não me convenceu, faltou simpatia para que o leitor pudesse se convencer de suas atitudes, principalmente em relação a Aodh, que é outro personagem que não me agradou, seu jeito arrogante, destaca-se mais do que a beleza endeusada que Tayara tenta nos convencer, bem, boa parte dos interesses românticos da jovem sempre são destacados as partes físicas e em como são lindos, algo que como já mencionei em outras resenhas, não é do meu agrado, gosto quando um romance se dá aos poucos, vai surgindo pelo que a pessoa é e não pelo seu físico, talvez por isso mesmo o romance em As Faces da Luz tenha sido um dos pontos que mais me desapontou, Tayara deixa-se levar muito pela aparência e sua súbita paixão por Aodh, depois o interesse por Ariosto e Regan, mesmo que nesses dois foi bem uma paixonite, não me convenceu nem um pouco.

Até compreendo o motivo da relação entre Tayara e Aodh, já que houve uma maldição imposta pela bruxa que a jovem foi em uma vida passada, por tanto é até compreensivo a rapidez do envolvimento da jovem com o elfo, só que infelizmente não simpatizei e não acreditei que após a retirada da maldição Tayara e Aodh fossem ter um sentimento verdadeiro, afinal, como descrevi acima, a falta de profundidade foi um fator primordial que fez com que minha leitura não fosse totalmente positiva.

Demorou um bom tempo para que o enredo fluísse um pouco melhor para mim, mas ainda sim, infelizmente As Faces da Luz não me conquistou totalmente. O desfecho desse primeiro livro, abre um gancho legal para o volume dois e deixa o leitor curioso, até porque, mesmo que esta introdução da série não tenha sido como o esperado, As Faces da Luz tem muito a crescer, digo isso pelo fato de que já vemos um bom amadurecimento na escrita de Tatiane em Desejo e Honra. A narrativa é feita principalmente em primeira pessoa, em sua maior parte por Tayara, há algumas repetições de frases, palavras e ações, que poderiam ter sido substituídas para dar uma riqueza maior ao texto, além de deixar a leitura mais fluída e envolvente, por mais que não tenha sido uma leitura cem por cento satisfatória para mim, aconselho a cada um tirar suas próprias conclusões, afinal, mesmo com as ressalvas descritas nesta resenha, As Faces da Luz tem pontos legais a oferecer e pode te agradar, pois a leitura é diferente para cada leitor.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/11/resenha-as-faces-da-luz-tatiane-duraes.html

Tracinhas 20/02/2015

por Phyreon Thrower
Menina Tayara de qualquer coisa (isso não é importante, portanto nunca foi citado e se foi, esqueci) era uma menina nada boba, de vinte e um anos, que vivia da pensão do falecido pai e morava no meio do mato. Ela cantava numa bandinha meia boca que tocava Christina Aguilera, com tanta coisa melhor por aí. Ela era feliz, pois não estudava, nem trabalhava e tinha uma vida de luxo assim mesmo. Uma brunette que não era tão linda, mas também não era feia, e estava solteira por opção.

Resumindo: uma herdeira rica que só queria curtir a vida boa que tinha.

Só que, meus caros, as coisas não duram bem para sempre. Citei que ela morava no meio do mato, certo? Pois bem, esse mato era na verdade uma reserva ambiental, e em tais ermos havia vários perigos… como por exemplo, lobos. Não esses lobinhos guará, mas lobos grandes, gigantes, impossivelmente grandes para um lobo comum. Deu que um belo dia em que Tayara, nossa protagonista e narradora, acordou de ressaca depois de uma noite de trabalho cantando numa festa, apareceu um lobo dois por três que fez a pobre e a mãe correrem feito umas loucas pra dentro de um portal e caírem em Valfenda, digo, Arcantatys.

Não, elas não correram feito loucas, mas deveriam. Enfim. Continuando, ao atravessar o portal, elas foram recebidas pelo Legolas, digo, Deus Grego, digo, Aodh.

Uma mecha do meu puríssimo cabelo alvo para quem não adivinhar o que aconteceu em seguida: Tayara, aquela mesma solteira por opção, vou curtir a vida, etc etc etc, caiu de amores por nosso elfo. Até aí, tudo bem, tudo clichê, tudo nos eixos e então… lembram que a mãe foi junto? Pois sim. Nesse livro, a Grande Princesa Perdida No Reino Mortal Que Volta Para A Terra Encantada é a mãe, não a guria.

Isso me surpreendeu, mas as surpresas acabam por aí mesmo.
(o restante da resenha se encontra no link abaixo)

site: http://jatracei.com/post/111493974367/resenha-18-as-faces-da-luz
Mateus Oliveira 31/08/2016minha estante
Poxa, que resenha debochada. Não precisava disso. Muita gente gostou do livro :/

Paulo Cezar 16/10/2016

As Faces da Luz - Arcantatys #1
Tayara e Sônia, sua mãe, vivem suas vidas tranquilamente até o dia em que descobrem que um lobo está assustando os moradores locais. Elas moram um pouco afastadas e próximas da mata, isso já causa uma preocupação maior com o que está acontecendo. O que elas ainda não sabem é que a maior aventura de suas vidas está prestes a iniciar...
O lobo finalmente aparece e as conduz por uma espécie de portal. Elas acabam indo para Arcantatys e descobrem a verdade sobre seus antepassados.

Não vou negar que o motivo de me interessar pelo livro foi a capa seguido pelo título. Tentei evitar ao máximo ler alguma coisa sobre a história para não acabar desanimando com a leitura, coisa que anda acontecendo bastante comigo ultimamente. Confesso que o livro me surpreendeu bastante em certos aspectos e curti bastante a leitura.
As Faces da Luz é o primeiro volume da Trilogia Arcantatys, da autora Tatiane Durães, e está na sua segunda edição pela Editora Arwen.

Pra quem está se perguntando, Arcantatys é um reino mágico onde elfos, fadas, bruxas, dragões e outras criaturas vivem. Ao ser levada para lá Tayara descobre algo que até parece mentira... Sua mãe é descendente de uma antiga linhagem real dos elfos, já a jovem... bem, ela não é muito querida por lá. Ela é a reencarnação de alguém que fez muito mal aos moradores de Arcantatys, e eles ainda não se esqueceram de tudo o que sofreram por lá.
Tayara é obrigada a demonstrar que não está lá para causar nenhum mal, mesmo sofrendo forte resistência de alguns.

O grande problema, quando você tem mil coisas a se fazer, é querer saber tudo sobre a história. A Tatiane escreve de forma que a leitura se torne tão fluida e cativante que é impossível não ter aquela sensação de querer saber mais e mais.

Os personagens, que não são poucos, receberam um bom destaque por parte da autora. Claro que sempre tem aqueles que nos animam mais durante a leitura e aqui não é diferente. Tayara é a grande dúvida do início do livro, não dá pra fazer suposições do que acontecerá com ela quando sua vida passada começa a se manifestar.
Aagje, filha do Rei Cedric, é a que mais se aproxima de Tayara. Algo importante sobre ela é descoberto durante a leitura, foi uma completa surpresa e, outra vez, ficou difícil imaginar os planos da autora para a história.
Ariosto e Aodh são de espécies diferentes, mas amigos. Possuem grande destaque na história e, de certa forma, irão dividir a torcida dos leitores. Já Reagan chega pra mudar um pouco a história e foi o que mais teve a minha simpatia. Espero que a participação dele seja maior no próximo livro.

O que mais gostei no livro é que a autora vai direto ao ponto. Ela não enrola em suas cenas e a ambientação é muito bem explorada durante as passagens, possibilitando ao leitor imaginar completamente o local. O livro é repleto de ação e magia, coisa que gosto muito nas histórias. A Tatiane me surpreendeu com a agilidade que tudo acontecia, sem perder o rumo da história. Nada foi ao acaso, teve um propósito pra tudo. Não esperem um descanso quando estiverem lendo, mal acaba o que está acontecendo e Tayara já é colocada a prova outra vez.

O trabalho da editora com a diagramação do livro está fantástico! A abertura de capítulos possuem detalhes nas laterais superiores da página, ilustrações dos personagens foram utilizadas em outras e a margem e espaçamento estão adequadas para uma leitura confortável. A capa, linda por sinal, é obra da Marina Avila.
Mas, como nem tudo são flores... Teve algo que me desagradou um pouco durante a leitura. Esse é o primeiro livro que leio da Editora Arwen, mesmo já tendo vários livros deles por aqui, e recomendaria uma nova revisão para a próxima edição. O livro pode ser considerado extenso por alguns leitores, quase 500 páginas, mas foram muitos erros que encontrei, desde ausência de palavras até a repetição de um parágrafo quando o capítulo já havia terminado. Isso não atrapalha a compreensão da história, mas acaba incomodando.

As Faces da Luz é um livro que te envolve totalmente, te faz amar ou odiar os personagens e te faz querer encontrar um portal para descobrir os segredos de Arcantatys.
Ah, preciso comentar sobre a maldade da autora para com seus leitores... Eu não acredito que a Tatiane foi capaz de uma coisa dessas!!! Aquele final não se faz pra quem sofre de ansiedade.

site: http://funshunter.blogspot.com.br/2016/09/ResenhaAsFacesDaLuz.html

Lids 19/09/2016

[Resenha] As Faces da Luz
Olha, muitas emoções! É um livro cheio de aventura e acontecimentos ;)

A aventura começa quando Tayara e a mãe são escoltadas até o mundo de Arcantatys, onde habitam os seres mágicos, como elfos, bruxas, trolls, fadas, vampiros, lobisomens, dragões! Todos os seres imagináveis *-*-* Lá, Tayara descobre que é meia bruxa e que sua mãe é meia elfíca e isso muda os rumos da vida delas.

A narrativa se divide basicamente em dois pontos de vista (p.d.v.), o de Tayara e do Rei Cedric, rei de um grupo de elfos. Eu achei que poderiam ter escolhido outra pessoa para representar o ponto de vista dos elfos, particularmente, preferiria o Aodh, o capitão da guarda desse grupo de elfos. Entendi a importância dessa variação, mas poderia ter sido melhor aproveitada.

O livro tem vários erros de revisão, por exemplo, tem um capítulo que diz que é do ponto de vista da Tayara e quando você vai ler é do Rei Cedric, fora vários erros de português e gramática, que me irritaram, porque sou exigente e percebo essas coisas rs, mas não atrapalharam tanto a leitura.

Particularmente, acho que esse livro poderiam ter sido dividido em dois. Uma primeira parte, na qual é focada no aprendizado desse novo mundo e na busca de Tayara pelo livro da bruxa Agatha, e em outra na qual ela de fato enfrenta uma bruxa que está ameaçando a cidade dos elfos. Assim, o livro seria menor e daria para explorar mais os personagens.

Já que falei nos personagens, devo dizer que tenho críticas (como de costume). A Tayara é até legal, mas parece que ela se transforma perto do Aodh, e aí ela vira um serzinho verde cheio de ciúme e, sabe, meio infantil. Não gostei muito do Aodh, no começo, ele é ok, antes de saber que ela é bruxa e tal, mas depois, é super grosseiro com ela, mesmo lendo os pensamentos dela e sabendo que ela não fazia ideia de que era bruxa! E ele é absurdo em alguns momentos, e em outro é cheio de sorrisos, simplesmente não entendo. Queria um ponto de vista do Aodh para entender o que se passa pela cabeça dele. Sério!

Enfim, fora o Aodh, que é difícil de entender. Eu adorei a amiga que a Tayara faz em Arcantatys, a princesa Aerin. Acho ela uma fofa e completamente não-convencional para o mundo que é apresentado, é uma princesa que vai quebrar algumas tradições e eu adoro isso *-*-*

A parte dela na Amazônia foi muito linda! Eu moro em Belém, uma cidade que faz parte da Região Amazônica, e nossa, eu imaginei muito bem essa floresta *-*-* (Só acho perdeu uma ótima oportunidade de fazer a Tayara parecer a Matinta Pereira! Iria ser épico!)

A verdade é que eu queria saber mais da vida dos personagens antes da Tayara chegar a Arcantatys e queria também ver mais os personagens reagindo a tudo que acontece. Tem uma cena em que algo grande é revelado, mas nem temos chance de reagir a isso e já somos jogados a outra aventura e outra missão da Tayara… Queria mais momentos dos personagens conversando, interagindo e reagindo a coisas.

Eu gostei do livro, gostei do mundo de Arcantatys, tem mesmo muita coisa para ser explorada e sinto que ainda não atingiu o máximo do seu potencial. Como falei durante a resenha, faltou um trabalho mais intenso na revisão do livro, mas acho que principalmente queria mais personagens, acabou tendo muita história, muita aventura e muita informação pra pouca interação dos personagens. Mas, de um modo geral, achei muito bom, foi divertido ler e me prendeu até o final *-*-*

Recomendo a quem gostou de Crepúsculo (Stephanie Meyer), Eragon (Christopher Paolini) e Cidade dos Ossos (Cassandra Clare).

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2016/09/19/resenha-as-faces-da-luz-tatiane-duraes/

Thalita 15/07/2016

Entre a razão e o coração...
Comecei a leitura sem saber o que esperar e para minha felicidade se tratava de uma fantasia, e o melhor uma fantasia onde temos elfos, lobisomens, bruxas e várias outras criaturas em um mesmo mundo.
Tayara e sua mãe Sônia (que na verdade é uma elfa real) vão parar em Arcantatys. A mesma descobre que é a reencarnação de uma bruxa negra que a anos atrás causou muito dor aos elfos e demais seres. Agora ela quer resolver todos os problemas que cometeu em sua outra vida.
Ainda não sei se gostei da Tayara, em alguns momentos na narrativa achava que estava lendo sobre uma adolescente e não sobre uma mulher de 21 anos, o que realmente me conquistou foram alguns personagens secundários, como Edwin, o nosso lobo Ariosto, Aagje princesa de Haesbaert.
Adorei o mundo que Tatiane criou e mesmo não sendo tão descritiva consegui me conectar com a história e me senti em Arcantatys, também gostei como a autora mostrou o preconceito que as criaturas desse mundo tinham em se misturar e conviverem juntos, e como a chegada da nossa protagonista acaba mudando um pouco isso. Só senti falta dela explorar mais a cultura e os costumes de cada espécie, os únicos que compreendemos melhor são os elfos.
Como não poderia faltar, temos o "mocinho" Aodh que logo chama atenção da nossa protagonista e resulta em um romance que não conseguiu me conquistar. Por conta disso não consegui gostar do Aodh e muito menos compreender suas atitudes.
O ponto alto na leitura foram as aventuras da Tayara com seu grupo inusitado de amigos. A única coisa que pecou foram as soluções para cada problema ou confronto que surgia, ao meu ver foi tudo muito fácil, a protagonista com a ajuda de Agatha (sua "eu" antiga) sempre descobria um poder novo que acabava resolvendo tudo.

Tati Duraes 26/07/2016minha estante
Oi Thalita,

Fico feliz que tenha gostado. Obrigada por ter lido. bjs

1 | 2 | 3 | 4