Solitaire Alice Oseman

Resenhas - Solitaire

aninha claremont 23/04/2021

solitaire
A Alice Oseman nunca erra né, eu gostei muito desse livro e me identifiquei até demais com a personagem principal, se você tem interesse em ler este livro é bom dar uma olhada nos gatilhos antes. Eu amo o jeito que a Alice consegue desenvolver amizades e como ela faz os personagens muito reais, todos tem defeitos e qualidades o que nos facilita a se conectar com eles. Uma frase que me marcou muito no livro foi: " Só porque alguém sorri, não quer dizer que esta feliz."
your best american girl 08/05/2021minha estante
Oi tudo bem? Eu queria muito ler esse livro, mas nn acho o PDF! Se vc tiver lido ele em PDF, vc pode pfvr me mandar? :))

hobbitusille 15/01/2022

it's funny because it's true
é tão impressionante como eu consigo me ver tanto na tori, quanto no charlie e também no Michael, que inclusive é meu personagem preferido daqui.

enfim, sempre bom lembrar que o livro tem muitos gatilhos. mas fora isso eu acabei gostando bastante dele, mais do que pensei que gostaria, na verdade

alice nunca erra

BTM 16/03/2023

Amoo
Simplesmente tava a séculos querendo ler este, e terminei essa leitura hoje.
Eu gostou muito desse livro pq na maior parte do tempo eu me identifico com a Tori, tudo oq acontece e aconteceu foi de forma marcante e me deixou marcas bem fortes..
Enfim é um bom livro, recomendo bastante, mas cuidado q pode dar muitos gatilhos em pessoas sensíveis e q passam por situações iguais às representadas no livro.

Bibs 17/04/2023

Solitaire
Poder ouvir o audiobook deste livro foi provavelmente uma das melhores experiências da minha vida.
Sempre adorei a personagem da Tori em Heartstopper, mesmo com as poucas aparências dela, mas poder entrar nos pensamentos dela foi incrível.
Chorei, sorri, balancei os pés no ar, este livro teve de tudo.
Aconselho a ler os gatilhos antes de lerem o livro, mas se já gostam do universo de Heartstopper vão amar este livro!!!

Lucca.Ariel 12/09/2022

Eu fiquei bastante surpreso com o decorrer do livro, porque li Heartstopper primeiro, mas não é uma reclamação. Em Heartstopper, é tudo um romance bobo e bastante adorável, tem questões a parte que são mais sérias, claro, quem leu sabe. Mas Solitaire é diferente, pois é real.

A relação da Tori com as pessoas é real, a Tori é real. Os sentimentos, a raiva, o isolamento e as relações, é tudo real. É pesado. Você lê e começa a achar tudo meio insano, mas depois está se vendo entre os pensamentos da Tori, pois ela é uma personagem que reflete o eu de alguém como ela. Alguém pessimista, cínica e com pensamentos (e falas) irônicos demais, alguém que as vezes não quer estar entre pessoas, que não entende o motivo das pessoas agirem como agem, que questiona o mundo e parece compreendê-lo, mas que não liga. É uma personagem que se culpa pelo próprio sentir e pela maneira que lida com tudo. Esse livro serve para uma reflexão legal sobre escola, amizades, ação e reação.

Ele aborda temas reais, principalmente quando o assunto é o distúrbio alimentar do Charlie, ou a personagem da Tori e seus pensamentos de quem não se acha merecedora das pessoas. Ela as trata mal e depois se desculpa, porque ela se sente mal pelo que fez. O desenvolver da história retrata muito bem o sentir da Tori e eu amei isso, talvez porque eu tenha me identificado em uma parte dos pensamentos dela, principalmente meu eu mais novo, do qual acabei recordando enquanto lia.

E, é claro, tem o Solitaire. Algo que tinha tudo para ser grande, mas que no fim mostrou um início raso. Parece muito com várias coisas. Nós estamos sempre buscando grandes expectativas e motivos, mas no final era apenas alguém querendo a atenção da Tori, que acabou perdendo o controle da coisa toda.

É uma leitura legal e viciante. O livro é bom. E eu amo a personagem da Tori Spring.

Maria 11/11/2022

they're all just being people
no final acho que é tudo sobre isso ne, a gente se preocupa tanto com o porquê das coisas que esquece de simplesmente ser, e viver aquilo que é.

moonsf4ll0 18/06/2022

muito doido ver a história de algum personagem por outra perspectiva, porque eu nunca imaginaria que a tori é assim. pra mim ela era só a irmã do charlie.

muias vezes eu pensava em como ela era "chata", mas se pensar um pouco mais, podemos entrar na mente dela e entender como ela ve as coisas e o quanto precisa de terapiakk

linda

Petrapa 25/10/2023

Os livros da Alice sempre me chamam a atenção.
Inicio: 05-10-2023
Fim: 25-10-2023
Avaliação: ??????????

Este livro foi uma mistura de emoções, a sério, para mim, foi difícil compreender cada personagem, o que
não é um ponto negativo, até gostei desse promenor. Parecia que cada pessoa tinha uma vida secreta por trás da realidade ou uma personalidade completamente diferente.

A Victora(Tori), além de falar da sua vida pois era a sua história kkkk, deu a entender mais sobre a vida e o relacionamento amoroso do Charlie, o que eu amei pois adoro este casal. #Nickecharlie

Esta história conta as perpertivas de uma pessoa....uma pessoa como a Tori. Eu não sou como a Tori, mas, de alguma forma, sinto que as pessoas que não me conhecem, veem como uma pessoa como a Tori.
Tentar perceber a mente da Tori foi estranho.
Também deu para entender a vida o Michael, do Lucas, da Becky e do Charlie, o que é muito bom. Não gosto quando o livro fala só sobre a vida da protagonista, preciso de detalhes.
Eu sinceramente não esperava nada de como ficou o relacionamento do Michael e da Tori, mesmo.
No final, não consegui terminar sem favoritar.
Recomendo ?
AlanVinicius 09/03/2024minha estante
Quero ler esse ?

zoni 21/06/2022

Protagonista chata e trama confusa
Gostei da amizade da Tori com o Michael, apesar dessa garota às vezes ser um porre, mas juro que não entendi muito bem sobre o que era esse livro. Era uma jornada de amizade? Eram os personagens tentando entender o amor? Família? Assédio? Era sobre a depressão? A gente percebe que o livro se perdeu, quando uma narrativa que praticamente é somente diálogos, se torna cansativa e confusa.
salut!! 14/07/2022minha estante
eu tô me forçando a gostar da Tori

zoni 16/07/2022minha estante
E tá conseguindo, Morinigo? Porque eu me esforcei muito, mas não rolou tanto hahaha.

salut!! 24/07/2022minha estante
nem um pouco, mas tô amando o Michael

zoni 24/07/2022minha estante
Sim, ele é o melhor do livro.

Flay.Caldas 27/11/2022

Gostosinho
A capa do livro fala que essa não é uma história de amor, e realmente, vai muito além disso.

Tori é uma jovem que não sabe quem é, e durante sua jornada de auto descobrimento, percebe que se entender é extremamente complexo. Como a filha mais velha, dentro de casa Tori se torna a criança que não dá trabalho, e a irmã responsável, o que a deixa sempre em segundo plano dentro da sua própria vida. Com os amigos da escola o comportamento é o mesmo e no fundo, ela não observa isso como um problema. Mesmo ela se fazendo de indiferente para com a vida, ela consegue lidar com certa facilidade em todos esses aspectos.

Até que o blog/site solitere surge e toda a rotina dela vira de cabeça para baixo.

Falando um pouco sobre esse site, achei incrível como tudo isso foi arquitetado e colocado em prática por adolescentes e nenhum adulto ficou sabendo. As autoridades não são personagens nessa realidade e consequentemente, não existe esse empecilho na vida dos personagens.

Michael Holden foi o ponto alto da história, sendo um personagem foda mas enigmático, mas também simpático e engraçado, e muito ácido e corajoso. Talvez eu tenha me apaixonado por ele, porque a Tori estava se apaixonando junto, mas não tem como sair desse livro apaixonado por ele. Os melhores diálogos, as piadas mais engraçadas, os momentos mais íntimos do livro, tudo (na minha opinião) foram com ele.

Sobre o vilão e o plot final, não tenho muitos apontamentos, pois apenas o mistério de saber quem era o autor de tudo aquilo me fez forçar a leitura, porque de resto não me interessei muito. Sei que era necessário para movimentar a história, mas achei tudo aquilo tão forçado que so deixei passar.

Por fim, gostei muito do livro e é sempre muito bom ter um contato com o Nick e o Charlie, então foi uma boa experiência passar esse tempinho nesse universo de novo.

bruna1265 16/06/2023

Solitaire
Meu deus. eu terminei e ainda to chorando pq pqp que livro.
eu comecei jurando que não ia ser nada demais e que nem ia gostar assim tanto mas eu me identifiquei tanto que não parei de chorar o livro todo. amei demais, se tornou um dos meus favoritos pq o peso que teve em mim foi enorme e eu não superei tudo o que aconteceu ainda. eu sou tão a tori que até fico triste, mas ver ela achando o conforto que precisava no michael me deixou com o coração cheio.
sei que será muito importante para mim no futuro e só tenho pena de não ter lido mais cedo.
tenho um carinho tão grande pelo charlie e a tori que dói
"all i know is that im here. and im alive. and im not alone"

Juliete 07/07/2021

"It's so easy to assume you know everything about a person."
Gatilho: Suicídio, automutilação e distúrbio alimentar.
Teve várias coisas nesse livro que não fizeram sentido, o plot twist é sem pé nem cabeça, teve até partes em que me identifiquei com os personagens e a escrita da Alice é gostosa de se ler, mas não muda que o livro no geral é mal escrito, os personagens não têm profundidade, o personagem principal mesmo não se sabe basicamente nada sobre.
Eu só tô passando pano porque esse livro foi publicado quando a autora tinha 17 anos e felizmente ela evoluiu, eu amo Heartstopper que são as HQs dela e pelo que o dizem radio silence é muito bom continuarei lendo os livros dela e esperançosamente espero ter melhores experiências nos próximos.
Ps: O casal me lembrou o casal de o lado bom da vida.

Trechos que gostei:

"but personally, thinking or talking too much about "boy issues" makes me want to shoot myself in the face."

"It's funny because it's true."

"I'm very critical of religion, and it probably means that I'm going to hell, if it even exists, which, let's be honest, it probably doesn't. That doesn't bother me very much, because whatever happens in hell can't be much worse than what happens here."

"I hate questions that need not be asked."

"He's crazy. Maybe not in a bad way. But he's definitely crazy."

"Just because something doesn't matter doesn't mean it's not worth doing."

"Do I dare disturb the universe?"

"It's weird how you see someone who smiles all the time and you assume that they are happy all the time. It's weird how someone is nice to you and you assume that they're a wholly "good person.""

"Well done. Gold star. Please delete yourself from my life."

"All this time, I've just been sitting around, moaning about how shit everything is, not bothering to try and make things better."

"Emotions are humanity's fatal disease. And we're all dying."

"I haven't ever known what I wanted out of life. Until now.
I sort of want to be dead."

"I start to wonder what I was really like then, and whether I've been imagining myself as someone different this entire time."

manu13s 06/05/2022

Solitaire
Eu amei a Tori Spring desde o primeiro momento em que ela apareceu nas HQs de Heartstopper. Quando soube que ela tinha um livro para ela, eu precisava ler. E então eu li esse livro sobre a história da Tori Spring e ele não foi nada do que eu imaginava que seria. Mas, calma, não foi nada ruim. Muito pelo contrário: eu amei ele, e não acho que já tenha me identificado tanto com uma personagem quanto com a Tori. Porém ele foi surpreendente, talvez até melhor do que eu tivesse esperado.

Victoria Spring gosta de blogs, de dormir e de limonada. Ela não gosta de ir à escola, de sair de casa, de fazer telefonemas ou de falar com a sua mãe. Na verdade, há muitas coisas que Tori não gosta e ela passa mais tempo sozinha no seu quarto lendo blogs do que fazendo qualquer outra coisa. Seu grupo de amigos também é pequeno, mas seu desinteresse pelas coisas é tanto que simplesmente não se importa com isso.

Até que o Solitaire começou. Andando pela escola, ela avistou uma trila de post-its que levou ela até uma sala e um link de um blog chamado Solitaire. Não há nada no blog e ela estava disposta a deixar isso para lá. Não é como se ela se importasse. Porém, nesse mesmo dia, ela conheceu Michael Holden, um garoto com um olho verde e outro azul, óculos enormes e cabelos cacheados que estava procurando por ela. E isso muda tudo.

Devo comentar que o desenvolvimento do livro não foi exatamente voltado para o plot, mas sim os personagens. Algumas pessoas podem achar isso ruim, achar que o livro foi "parado", mas, para mim, essas são as melhores histórias.

Foi muito fácil me identificar com a Tori. Em alguns momentos senti que éramos idênticas. Enquanto eu lia o livro, me enxergava nas mesmas experiências que ela, como se dentro daquelas páginas eu conseguisse voltar para o passado. Então, por causa disso, esse livro foi um turbilhão de emoções. Eu ri, chorei, surtei. Às vezes eram acontecimentos simples, até mesmo um pouco enrolados, mas eu percebia que eles eram importantes pro amadurecimento da Tori.

Aliás, amei a amizade dela com o Michael. Todos os personagens foram importantes e interessantes, e acho que nunca um livro retratou tão bem adolescentes (o fato da Alice ter 17 anos quando escreveu deve ter ajudado). Porém, o Michael tem um lugar no meu coração. Tanto ele quanto a Tori possuíam os próprios problemas, e durante o livro inteiro eu fiquei na torcida para que eles percebessem que poderiam passar por aquela fase difícil juntos. Além disso, eles tem diálogos engraçados e são extremamente lindos (sim, eu sou completamente apaixonada nos dois).

Achei que o final do livro e a solução do conflito foi, apesar de surpreendentes, bem... confusos? Eu fiquei boiando nos últimos capítulos, e precisava parar de chorar e gritar a cada 5 segundos pra me perguntar: "mas que diabos está acontecendo aqui?", e esse é geralmente um sentimento que eu gosto de evitar em desfechos de livros únicos.

Mas, enfim, a história da Tori me marcou. Tanto que estou há dias sem conseguir processar tudo muito bem. Tudo o que eu posso dizer é que esse livro me representa e que eu fico extremamente feliz de conseguir ler e revisitar todos aqueles sentimentos através da narração de uma personagem que eu sempre gostei tanto. "E é engraçado porque é verdade".
gbs 07/05/2022minha estante
Quero muito ler!!!

manu13s 07/05/2022minha estante
vale muito a pena!!

o13tiro 06/05/2022

Horrível!
Esse livro é intragável! Em 30% eu pensei em abandonar e realmente deveria ter feito isso. Eu só queria completar o arco de Heartstopper e ter mais coisa para ler sobre o Nick e Charlie ??? tortura não é entretenimento.
Do crente ao ateu ninguém explica o que o Michael viu na Tori porque ela é absolutamente insuportável e absurdamente egocêntrica. Todo a historia do Solitaire foi tão? eu não poderia ligar menos.?.
Esse livro é todo ruim. Seria menos pior se não fosse tão longo, poderia tirar tranquilamente 200 páginas dele e não faria diferença nenhuma.
As únicas partes toleráveis são as que tem o Nick e o Charlie (e algumas do Michael) e essa 1 estrela é para eles.
~Mas foi bom para ver o quanto a escrita da Alice evoluiu :) porque Nick and Charlie é bem melhor.