Réquiem

Réquiem Lauren Oliver

Resenhas - Réquiem

Aline 26/08/2021

Não se atinja com resenhas ruins
Eu estava tão feliz com o final do livro passado que eu mal terminei o segundo e já iniciei este aqui. Mas logo fui decepcionada, aconteceu tudo que eu queria de um jeito horrível. Então eu fui as resenhas e foi de tirar a vontade de continuar, todos falando que o livro acaba mais e que nada de bom acontece mas vou falar aqui ISSO É UMA MENTIRA.

Foi um porre a autora ter enfiado um triângulo amoroso aqui é claro, É UMA GUERRA MEU AMOR NÃO É ROMANCE, Mas pelo ela já tinha cagado tudo botando um novo par no segundo livro que acabou firmando um triângulo que nós já esperávamos (apesar de não ter triângulo de verdade já que a gente sempre soube quem a Lena amava mesmo)

Outro fato triste, meu amo Alex. Eu estava tão ansiosa para saber tudo dele, eu estava tão ansiosa para ele contar oq passou pra Lena, mas simplesmente não aconteceu. Eles mal interagiram e teve uma parte que eu pensei que iria acabar assim, um sem falar com outro.

Por outro lado esse foi o que teve mais ação, eu amei a batalha e as cenas da Lena lutando a evolução dela nesse livro foi EXTRAORDINÁRIA (apesar da evolução sentimental dela ainda está uma merda) e aqui vemos uma Lena guerreira sabe.

O tão esperado e mal falado final: não é ruim! O livro acaba em aberto? Sim! Mas é um aberto que a gente entende tudo, ela fez a escolha de quem ela iria terminar ali naquele final sim, não adianta dizer que ela não escolheu nenhum dos dois pq ela escolheu é óbvio. O único ponto do final que não gostei foi de Hana mas de resto gente não tem o que reclamar mesmo, o FINAL É PERFEITO.

Karoline 08/02/2022

Basicamente gostei. Não é o último livro que eu esperava, acho que algumas partes da história poderiam ter sido bem mais exploradas porque fiquei bastante curiosa pra entender o que acontecia com alguns personagens. Além disso, praticamente todo o final se resumiu em poucas páginas. Mas gosto da mensagem que o livro passa, de poder sentir, ter liberdade de escolha e não aceitar menos que isso.

Izzy.Liberato 14/10/2020

Réquiem
Mais uma trilogia que tinha tudo pra ser incrível, com uma premissa intrigante, porém o livro final deixou a desejar e parece ter sido escrito às pressas sem zelo com os personagens principais e com quem lia o livro. Me frustrei um pouco em não ter mais detalhes e um final fechadinho. Triste porque os dois primeiros livros foram ótimos.

Valeska19 15/06/2021

Esse final só foi decepção, sério eu estava esperando mais, com toda aquela enrolação em todo o livro o final foi bem fraco.
Mas teve uma reviravolta que me deixou bem chocada, na minha opinião o primeiro livro da trilogia é o melhor.

Bia 21/06/2014minha estante
Achei que era a única com essa sensação! Quando o livro acabou, te juro que fiz questão de ir no sobrelivros chegar se não tinha previsão de mais um pra série... achei realmente medíocre o "final".

Minha classificação tem apenas uma estrelinha a mais que a sua e foi a nota mais baixa que já dei nesse site.

Lore 23/06/2014minha estante
Sim ...eu acho que foi o pior final de trilogia que eu li alias nem considero um final :/

Cris 29/07/2014minha estante
Tb detestei, tanta coisa em aberto, vago, foi um final sem "final"...

Ju 15/06/2014

O fim é apenas o começo
(...) sempre, e para sempre.
Derrubem os muros.
Réquiem, pág. 303

Ao contrário dos livros anterios, em Requiém a história é contada sob pontos de vistas diferentes: dos Inválidos por Lena, e dos Curados por Hana. E as coisas boas já começam aí. Nos primeiros livros ficamos sabendo de tudo sob o ponto de vista de uma pessoa que não passou pela intervenção, e aqui temos a oportunidade de conhecer o outro lado.

Tanto no lado curado quanto na Selva, o clima é tenso. Os reguladores romperam a linha imaginária que separava o mundo curado daquele doente, estão entrando na Selva, e ninguém mais está seguro. Lena, está na Selva depois do ocorrido em Nova York e ao mesmo tempo em que enfrente uma luta diária pela sobrevivência, vai tentando organizar seus sentimentos em relação a Alex e Julian. Enquanto Hana, a nova narradora está se preparando para o seu casamento com o filho do prefeito, Fred Hargrove, que em breve será o prefeito de Portland.

Hana, apesar de curada é assombrada por sonhos e por sentimentos de culpa que deveriam ter sido eliminados após a cura mas, apesar de todas as mudanças em seu temperamento e em seus sentimentos, ao que parece a cura não funcionou completa e perfeitamente como deveria. E por vezes a vemos questionando a cura, já que esta deveria lhe trazer a paz eterna e não é o que está acontecendo.

Lena, também vive seus dilemas. Ela escolheu o caminho da liberdade, no entanto esse caminho implica viver nas sombras, se escondendo, encurralados como animais, perseguidos. Será que é isso mesmo que é ser livre? é um questionamento que faz constantemente.

Pra mim Lena só evolui. De uma menina tímida e covarde para uma combatente que sempre se põe na linha de frente. Que não foge, que encara tudo e todos. No começo eu estava começando a me irritar com o triângulo amoroso_ o clichê de todo livro teen_ mas, pela primeira vez consegui compreender a confusão de sentimentos que dificultam Lena escolher logo um dos garotos. De um lado tem Alex que a salvou, que abriu mão de tudo por ela, que lhe mostrou o amor. Do outro tem Julian, o garoto que ela salvou, pelo qual lutou, que fez reascender nela o amor. E de repente ela tem os dois e tudo isso no meio de uma guerra.
E além de tudo ainda tem a sua mãe. Que age como se não a conhecesse. Como se entre as duas nunca tivesse existido nada.

Enquanto Lena ganhou meu respeito, fiquei com ódio de Hana (e sei que não fui a única), mas também fiquei com seus medos. Medo que deveria ter sido eliminado pela cura. E fiquei confusa e angustiada com a Lena. Porque raios a mãe dela não falava com ela? porque aquilo tudo não se esclarecia de uma vez?
Era algo sufocante durante a leitura em uma madrugada fria.

Eu amei Delírio e achei Pandemônio meio fraquinho mas, em Requiém Lauren Oliver me surpreendeu. Ela soube casar a tensão da guerra com os sentimentos e conflitos dos personagens de uma forma que fez o enredo se desenvolver ligando cada fala, cada acontecimento. E ter ora a visão de Lena, ora a de Hana, faz a tensão da história se tornar um pouco nossa. Toda a confusão de sentimentos, a culpa, a vingança, o amor, o não se importar, é tudo tão intenso, tão vivo, que parece por vezes tangível.

Lauren, nos faz ficar decididamente em dúvida quanto à liberdade. Somos livres inclusive para escolher o que é errado. E se realmente precisamos de algo que nos controle? De alguém nos diga o que fazer? É atormentador! Nossa escolhas, por mais nossas que sejam, acabam impactando a vidas das pessoas ao nosso redor. É inevitável.

Eu não conseguia de forma alguma imaginar um final pra essa trilogia mas, ainda assim achei o desfecho de Lauren surpreendente. É porque apesar de assustadora, é a liberdade o que todos queremos.
Como em toda guerra há os mortos, os feridos e os sobreviventes, e apesar dos resistentes conseguirem vencer, não dá pra saber o que vem depois. Fiquei curiosa, porque afinal, como eles iriam reorganizar o governo? E nas outras partes do país, quem será que venceu? Mas essa é a questão, não sabemos o que há do outro lado do muro. Pode ser o paraíso ou a destruição.

site: http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/2014/06/resenha-requiem-quotes.html

Isadora 09/05/2014

Muito, muito triste
Essa série tinha tudo para ser ótima. A história é excelente, a autora escreve muito bem, o primeiro livro foi ótimo... porém, infelizmente para mim, tudo aconteceu bem diferente do que eu esperava. A história não cumpriu com minhas expectativas. Sinto que perdi o meu tempo. Fiquei triste com esse final.

Fazer o que neh....

kim 30/12/2020

Amei
Terceiro livro da série, que eu adorei! Simplesmente devorei a trilogia. A autora escreve super bem e a história é muito interessante. Aprendemos que a revolução e a liberdade são um caminho sem volta.

ByeoI 25/03/2024minha estante
DERRUBEM OS MUROS

Fernanda 22/09/2014

Resenha: Réquiem
Resenha: Réquiem é o terceiro volume da trilogia Delírio, de Lauren Oliver. Li Pandemônio (2° volume) recentemente, mas confesso que estava com medo do que poderia acontecer. Lembro que achei o primeiro livro muito bom, mas me desacostumei um pouco com a narrativa do segundo por causa dos receios e mudanças drásticas de ambientação.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/09/resenha-requiem-lauren-oliver-intrinseca.html

Cris 01/11/2020

Ok
Eu achei que a historia toda se desenvolveu bem, apesar de ficar muito mais focada no romance do que no resto, o triângulo amoroso me incomodou um pouco.
Achei o livro ótimo, mas o final deixou a desejar, não teve um final bem construído e deixou muitas perguntas em aberto.

Gabriela 24/06/2014

Inesperado.
O livro é interessante. Não foi bem o que eu pensei, nem prosseguiu em ponto nenhum parecido. Sinceramente, Pandemônio não me deixou com uma ideia muito clara do que iria acontecer a seguir. Eram mistérios meio resolvidos, meio não resolvidos, e é assim que eu me sinto com o final da trilogia. Não que eu não tenha gostado.
Se formos pensar nas entrelinhas, o significado é bem interessante. Esse conflito depois de mudar e perceber que as coisas são bem diferentes do que imaginávamos. Os conflitos com a família e os amigos, e ~claro~, o triângulo amoroso de Lena. Ao mesmo tempo, Hana está sob uma pressão incontrolável. Ela não tem culpa nem escapatória. É aquilo.
Voltando ao triângulo amoroso, achei muito mal acabado. Entendo com quem ela fica, mas e o outro??? Ela terminou o livro precocemente. Havia coisa desnecessária e um final no meio da história. O livro serviria melhor se houvesse uma continuação. Preciso saber mais.
Porém, além de tudo isso, o livro foi bom. Diferente, porém bom. Ainda estou esperando o final finalíssimo, mas ao menos entendi o que acontecia com os principais. A Lena faz reflexões importantes e a Hana percebe algumas coisas. É legal, mas não crie base.

mafer 01/06/2014

Lindo e com moral no final
Lindo! Maravilhoso! Não sabia que se podia ser mais fã ainda de uma autora. Confesso que dei uma enrolada pra dar seguimento a esse livro por medo. Primeiro de ser ruim e me decepcionar, porque eu tinha ouvido dizer que era decepcionante. E segundo por ser muito bom e ficar orfã. Resultado: fiquei orfã.
Não quero contar muito pra não ter spoiler, mas esse livro ainda guarda mistérios e com certeza é muito bem escrito. Amei, amei, amei! Livros com lição de moral são fodas!