Heartless

Heartless Marissa Meyer

Resenhas - Heartless

Nati 26/06/2018

"These things do not happen in dreams, dear girl," he said, vanishing up to his neck. "They happen only in nightmares."
Marissa Meyer mais uma vez provando ser uma autora inventiva e maravilhosa! Desde As Crônicas Lunares que ela mostrou que consegue dar uma nova cara a histórias conhecidas, usando de elementos da história original com toques novos, que transformam a narrativa em algo único e muito gostoso de acompanhar - um misto de nostalgia e novidade. E aqui, com Heartless, de novo. Claro que esse livro tem uma pegada um pouco mais dark que a série, até por que aqui ela vai trazer a história de uma vilã (algo que, inclusive, não é muito feito na literatura YA, o que é uma pena, por que rende histórias muito boas e personagens complexos).

Aqui, temos o diferencial de saber como a história vai acabar, porém isso em nada influencia as surpresas ao longo do livro (ao contrário, me deixou com o coração na mão o tempo inteiro, justamente por que eu sabia aonde tudo ia dar e NÃO queria que chegasse lá). De cara me identifiquei muito com a Catherine e adorei a personagem, é muito legal acompanhar a evolução dela durante a história e como o tom da narrativa muda à medida que ela, como personagem principal, muda também. Amei os toques de romance, o background de outros personagens icônicos da história de Alice no País das Maravilhas e como ela juntou tudo de uma forma nova. E como ela mostrou que a maioria dos vilões não nasce mal - algo o leva naquela direção, sejam escolhas erradas, sejam fatores externos....enfim. E Cath é a representação maior disso: ela vai de uma garota que sonha em ser confeiteira junto com a melhor amiga e viver um amor com o bobo da corte para uma rainha impiedosa e insana.

A escrita é muito gostosa e fluída, as páginas passavam voando...talvez eu só não tenha terminado em uma sentada todo o livro por que parei em quase 60% por que eu queria preservar os personagens que passei a adorar do jeito que eles estavam, justamente por que já sabia que não ia acabar bem. Mas valeu a pena passar pela montanha-russa de emoções que foram os últimos 40% do livro, por que o final é de partir o coração mas MUITO bem feito e super impactante também.

É óbvio que a Marissa já é, sem dúvidas, uma das minhas autoras YA favoritas e uma das minhas 'instant buys', e esse livro só serviu pra sedimentar isso! 5 estrelas, mais do que favoritado e já quero um filme pra essa coisa linda (nessa vibe atual de retellings no cinema, cairia como uma luva!)

Venuz 15/07/2022

??????????
Indo além da tristeza e do meu coração partido que infelizmente não tem ninguém pra vir pegar também, eu amei a história. Tem muitas referências a Alice, claro, mas fecha algumas pontas que podem nos dar a liberdade de imaginar que isso seria mesmo um antes da real história da Alice.

Liriel 28/11/2021

É um livro bom.
Eu gostei dele, todo o universo em si faz muito sentido, mas o livro em si é previsível. Você sabe desde o início do livro o que vai dar errado, o que tem que acontecer e tudo mais. Mas não quer dizer que ele não seja bom, ele não é massante de ler. É bem fluído, e tem uma construção muito boa.

Whoim 18/03/2022

Simplesmente ele.
Não tenho palavras pra descrever essa obra prima. Eu sou fissurada em Alice no país das maravilhas, E ESSE LIVRO. MEU DEUS. MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS. Apenas leiam por favor

Gabs 25/07/2023

Razoável
É um livro muito bom, a história envolve, escrita interessante. Acho que o livro em si começa perfeitamente bem, o desenrolar da história também é perfeito, só que o final não excedeu minhas expectativas. Talvez seja coisa minha, mas acho que poderia ter a possibilidade de um final bem mais envolvente...

carolzitcha 13/01/2022

dor
Primeiramente queria dizer que estou questionando todas as minhas escolhas de vida, porque esse livro me destruiu. Fora isso, como não leio sinopse, não tinha ideia do que o livro se tratava, então fiquei surpresa ao saber no final que isso na verdade era sobre a história da rainha de copas. Eu AMEI esse final, que por mais que seja ?esperado?, não deixou nenhuma ponta solta. Aqui vão os finais de algumas personagens, e outras coisas, que se relacionam com a história da Alice:

?a rainha de copas, obvio
?o porque das cartas, no filme, pintarem as rosas brancas de vermelho
?o chapeleiro maluco
?a Mary Ann

Enfim, eu amei

Latina 09/08/2020

O livro é muito bom, faz a pessoa querer fazer parte do reino de copas no país das maravilhas. Os plots são incríveis e o romance é bem desenvolvido. Mesmo que o final destrua qualquer fã, o livro continua sendo bom e mostra a razão da rainha de copas ser má. A Catherine é incrível e me apaixonei por ela e pelo Jest logo de início! A leitura foi muito boa e bem fluida.

Brenda 18/12/2020

luisinho 03/09/2022

tinha altas expectativas, me lasquei
tava esperando uma história de origem de vilão nível malévola, daí sento pra ler e é um livro sobre romance
tinha tudo pra ser maravilhoso

crf.yazz 10/07/2022

Você vai chorar MUITO
Romance mto top, história mto bem desenvolvida e mto triste tbm.
Antes de vc ler veja os gatilhos pq tem mtos (tipo mto mesmo) o romance é mto fofinho e vc vai surtar mto

Luiza Helena (@balaiodebabados) 17/04/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Heartless (lançado aqui no Brasil como Sem Coração) conta a história da Lady Catherine Pinkerton, que viria a ser conhecida futuramente como a Rainha de Copas (a própria do “Cortem as cabeças”).

Já havia lido algumas resenhas - algumas positivas, outras nem tanto - e eu não fui com muita expectativa na leitura. Não escondo de ninguém que amo a Marissa (#sdds Crônicas Lunares), mas infelizmente esse livro não funcionou comigo.

Até mais ou menos a metade do livro, a história estava arrastada e lenta. Mesmo com a escrita maravilhosa da Marissa, com todo seu floreio poético e o clima de País das Maravilhas, eu não conseguia ler mais que alguns poucos capítulos e fica entediada. Depois de um certo acontecimento, melhora um pouco, mas aí desanda tudo de uma vez.

Catherine não é uma protagonista muito interessante, assim como a maioria dos outros personagens. Por mais que ela queira seguir seus sonhos e em certos momentos luta por eles, achei ela um tanto apática em relação a como é tratada, não somente pelos pais quanto por outros personagens. Então, particularmente, eu não me convenci de que essa personagem submissa se torna Rainha de Copas. Achei a mudança de personalidade um tanto abrupta e pouco convincente.

O único que realmente me conquistou foi Jest, o bobo da corte. Com todo seu ar de mistério e magia, Jest te encanta desde sua primeira aparição e só vai aumentando após cada página. Ele é dono de uma alma maravilhosa e um coração grandioso. Assim como não duvido tanto que Cath o amava, Jest amava a futura Rainha de uma forma bem bonita.

Quanto aos personagens secundários, exceto Jest, não conseguiram ganhar meu apreço. Por mais que alguns se destaquem mais que outros, eu realmente não conseguia me importar com o destino de nenhum deles. Piorava depois de algumas atitudes que só me deixavam bufando de raiva.

O ponto positivo é todo o clima de País das Maravilhas. O livro é cheio de referências e personagens do Lewis Caroll, dando aquele ar nostálgico. Junto da história de amor de Cath e Jest, temos também o mistério do perigoso Jaguadarte.

A reta final tinha tudo para ser o ápice do livro, que onde finalmente Cath começa a se transformar no que seria futuramente a Rainha de Copas. Infelizmente, achei que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Como eu falei, simplesmente toda sua mudança não me convenceu.

Heartless é a história da Rainha de Copas. Por mais que eu goste de livros que contem a origem de vilões, esse aqui não foi uma boa experiência. Mas, pelo menos, fiquei com uma edição bonita na estante.

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/04/resenha-379-heartless.html

Kah 12/10/2017

Me virou o cabeção
O fim é inevitável... mas a jornada é enlouquecedora, assim como a escrita. Fenomenal.