Libertinagem & Estrela da Manhã

Libertinagem & Estrela da Manhã Manuel Bandeira

Resenhas - Libertinagem & Estrela da Manhã

Olivia 04/01/2011

Não consigo ter palavras para descrever a obra de Bandeira. É encantadora, é pura.E diz "coisas de uma ternra tão simples" que toca a mente e tira o fôlego. Leio frequentemente os livros dele que possuo.

Gláucia 17/06/2022

Libertinagem & Estrela da Manhã - Manuel Bandeira
Tenho tentado incluir um pouco de poesia na minha vida, lendo um poema por dia. Parece pouco e rápido mas meu nível de assimilação e compreensão é sempre o mínimo possível, sempre preciso ler e reler várias vezes. Minhas preferidas são sempre aquelas que nem cara de poesia tem, aquelas pequenas crônicas narradas numa linguagem mais poética.

Glaucia 09/05/2015

Poesias corajosas
Não se trata somente de uma coletânea de melhores poemas de Manuel Bandeira. Nestes poemas, o leitor encontrará elementos típicos da primeira geração modernista como versos livres e brancos e aproximação do surrealismo. Manuel Bandeira consegue manifestar sua crítica social em todos os poemas destes dois livros.

Felipe 16/06/2015

nao peçam mais isso na fuvest...

Elias 12/07/2015

Manuel Bandeira é um dos nossos poetas mais amados (e meu favorito). Consegue a proeza de agradar gregos e troianos: se alguém gosta de poesia, provavelmente gosta de Manuel Bandeira. Aqui estão dois de seus livros mais importantes, aqueles que melhor se encaixam na estética modernista. Mas eu recomendaria a aquisição de Estrela da Vida Inteira, com a poesia completa do grande bardo, pois cada um de seus livrinhos é uma verdadeira pérola da nossa literatura, Libertinagem e Estrela da Manhã são devorados muito rapidamente.

Adriana Scarpin 23/12/2016

Poética
"Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o
cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de excepção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora
de si mesmo
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário
do amante exemplar com cem modelos de cartas
e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."

Dan 02/04/2017

O lirismo difícil e pungente dos bêbados
"Abaixo os puristas"! Manuel Bandeira é um avant-garde. É poesia da boa. Sempre lembrando do Recife, de Belém e do Rio. É uma libertação na forma de escrever e pensar a poesia. Um tom bem mais coloquial, íntimo . Em "Libertinagem" a criatividade do poeta é mais provocativa, nota-se até pela distribuição dos versos. "Uns tomam éter, outros cocaína. / Eu já tomei tristeza, hoje tomo alegria". Em "Estrela da Manhã" os poemas se aproximam das canções e baladas.

Patrícia 24/02/2021

Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Um clássico!
Livro de leitura rápida e prazeirosa

Laurasp 11/08/2020

Não faz meu estilo
Esses poemas não me fazem querer continuar lendo, talvez, eu não saiba apreciar tal escrita e texto. Alguns me fazem dar um risinho, outros me passam uma história ou me deixam intrigada. Mas foi bom ler algo ?diferente?, fora da minha zona de conforto.

Dan 02/04/2017

O lirismo difícil e pungente dos bêbados

Mariana 05/04/2020

quero antes o lirismo dos loucos
Não gosto muito de comentar sobre livro de poesia porque acho que talvez as interpretações podem ser compartilhadas mas as experiências são muito próprias. Tem poema que você gosta, tem poema que você não gosta, tem poema que te faz chorar!!!!

Pra mim, Manuel Bandeira é (com o perdão dos letristas e entendedores) um tio inteligente, divertido, que nos brinda com poemas sobre existência, brasilidade, saudosismo, literatura.

"- Meu pai, ah que me esmaga a sensação do nada!
- Já sei, minha filha... é atavismo.

E ela reluzia com as mil cintilações do Êxito intacto."

Recomendo bastante.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/01/2019

Libertinagem, publicado em 1930, é composto por 38 poemas. O primeiro deles é “Não sei dançar”, uma espécie de resumo poético dos temas que o livro vai apresentar, são eles: reflexões sobre a vida, o país e o fazer poético, bem ao gosto do modernismo pós Semana de 22.
site: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/libertinagem.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788599896327

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

Certas lembranças são assim mesmo, meio inexplicáveis, acompanham o dia-a-dia da gente para sempre. Quando tomei contacto pela primeira vez com a poesia de Manuel Bandeira, sonhei, quase levitei.(...) Poesia que rompe, que ajuda a fixar a nacionalidade brasileira, que consolida as letras e as coisas nacionais, que a gente sente e pode alcançar com as mãos.

-Godofredo de Oliveira Neto

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8520917941