A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler - Volume 02

sanuelrs 10/05/2022

A continuação perfeita!
A sequência é muito mais fascinante que a obra original: os corredores desertos e assombrados, a leitura cheia de perguntas e mistérios, os questionamentos sobre quem é realmente louco e quem é são... um suspense gótico digno de Poe!
Mimi Macedo 10/05/2022minha estante
Descobri agora q tem a sequência, já coloquei na minha lista de desejos. Obrigada!

sanuelrs 10/05/2022minha estante
É realmente muito bom, recomendo! ;)

Xuia 04/05/2022

Com o título e a sinopse, pensei que seria uma continuação direta da história de Florence. Isso aconteceu de uma certa forma, mas não foi uma continuidade tão direta quanto pensei e acho que isso me desanimou um pouco.
Terminei esse livro com mais perguntas do que respostas, então o livro é definitivamente recomendado caso isso não te incomode muito.

Mika 23/04/2022

Sinceramente,não é necessário ler o volume 1 para entender esse,eu mesma não havia lido quando comecei,mas enfim...O enredo é maravilhoso,o mistério no ar o tempo todo,isso sem mencionar a tensão em vários momentos,um livro no qual eu realmente mergulhei de cabeça e imaginei cada cena como num filme.
O fim é meio decepcionante e até confuso,mas eu adoro de qualquer modo

larissa santiago 22/04/2022

não entendi nada eba
Achei que esse livro iria tirar todas as minhas dúvidas do livro anterior. Aiai como eu sou bobinha.
Esse livro conta uma história diferente, onde a personagem principal não é a Florence, e sim um médico chamado John.
No começo eu fiquei meio entediada, mas depois de algumas páginas, antes dos 30% de leitura, o livro começou a ficar interessante.
Depois disso foi tudo por água abaixo. Duas mortes, tão insignificantes e ao mesmo tempo tão importantes.
Foi tudo muito rápido: Morte, um cotidiano normal, mais uma morte, dúvidas sendo esclarecidas e o grande final.
Quero falar sobre esse grande final, que MEUDEUS, não entendi nada, só sei que gritei BEM FEITO pro john. Bem feito.
Ele é um maluco, parece a Florence. O médico precisa de médico.
Cara, ele matou a pessoa que mais amava, quem faz isso?
Pensando seriamente em pagar terapia pra quem leu essa duologia.
Juro, que livro louco! Muito estranho, personagens bizarros e acontecimentos sobrenaturais.
Não curti muito o livro, achei o primeiro melhor pra falar a verdade.
Porém, ler essa história me fez perceber uma coisa: não gosto desse tipo de livro.
Amo suspense! E adoro terror, mas esse livro mexeu comigo e não de um jeito legal. Saí dessa leitura toda paranoica e com um medinho.
Graças à deus são só 200 páginas, se fossem mais eu acho que estava chorando e maluca!

ketlenaires 17/04/2022

Ai ai ai
Foi simplesmente um sacrifício para mim não abandonar esse livro. Sério?!
Acho que meu ranço é maior com a editora que trouxe ele para o Brasil com uma péssima tradução desde o título ao conteúdo. Não consigo acreditar que a história seja tão ruim, afinal, terminei ele, mas o problema é que ao olhar pro livro e ler o título tu automaticamente espera algo completamente diferente.
Não consigo deixar de pensar que eles tentaram pegar o barco de "A menina que roubava livros" para atrair leitores. Ainda mais agora nessa vibe do pessoal não ter resenha ou sinopse antes de ler o livro.
Só surpresas desagradáveis.
Natalia Noce 19/04/2022minha estante
Eu lembro de ter odiado esse livro

arilopes 15/04/2022

A Menina Que Não Sabia Ler - Vol. 2
Antes de tudo, eu gostaria de dizer que esse livro necessita de um prólogo e um epílogo. A narrativa começa logo após um acidente fazendo com que o leitor demore para entender o que aconteceu, na verdade, é um acontecimento aberto, não é esclarecido como ocorreu, o que faz com que a história dependa em muitos pontos do leitor para ser interpretada ? e aqui acabe várias interpretações! Sobre o epílogo, acredito que seria uma forma de contextualizar o que aconteceu com Jane Pomba, visto todos os acontecimentos do livro e o plow do final. Esse livro trouxe mais dúvidas do que apresentou respostas!

Em relação à narrativa, ela não segue uma cronologia de fatos do Vol. 1 para o Vol. 2 e você termina o livro sem saber o que realmente aconteceu com a personagem e o motivo dela está onde estava ? isso foi frustrante! É um livro que termina com gancho para um terceiro livro, ou para uma possível explicação do que aconteceu, mas esse é o problema: não tem um terceiro livro! Como diria Isabela Boscov ?ia precisar de uma renovada, mas uma reforma total para fazer algum sentido?.

Ademais, a escrita de Harding continua excepcional, com uma riqueza de vocábulos que, por vezes, parei e tive que consultar o dicionário ? o que, para mim, não é um problema. Outro ponto que quero destacar é que na minha resenha de ?Verity? eu disse que fiquei muito curioso para ler um livro sobre a perspectiva de um vilão. Bom, com esse livro eu saci essa curiosidade! Depois de algumas páginas, você entende o porquê dos sonhos do Dr. Shepherd e os desdobramentos homicidas dele ter aprendido a como matar uma galinha, ou seja, a narrativa é contada sob o ponto de vista de um assassino ? é em 1ª pessoa.

Por fim, gostaria de dizer que eu fiquei bem desapontado por não receber as respostas que eu tanto queria e por o livro ainda ter somado mais perguntas, porém isso não quer dizer que a história seja ruim ou mal escrita ? ela só não segue uma linha de raciocínio cronológica. É possível dizer que dá para ler esse livro sem jamais ter lido o Vol. 1. Além disso, o livro traz uma ambientação bem intrigante e chocante, os acontecimentos se passam em um hospício ? sim, por várias vezes você vai sentir raiva, ódio, repulsa, compaixão, empatia, etc. É um misto de emoções você lê sobre como era a vida de pacientes em um hospício naquela época, meados do século XIX.

p.s.: era um hospício só para mulheres, os únicos personagens masculinos são o Dr. Shepherd e o chefe Dr. Morgan

"Esse é o problema do medo: não saber o que vai acontecer e as coisas que sua mente inventa para preencher esse vácuo."

"Que criatura estranha é o ser humano! Tão cheio de contradições."

"Mas era sempre mais difícil depender de outra pessoa, nunca se sabe quando ela poderá nos decepcionar."

"Eu me sinto em casa com todos estes livros em torno de mim. É como estar entre amigos."

bel_anjos_ 14/04/2022

Não é perfeito, mas...
Gostei mais desse do que do primeiro, é um livro que te instiga a ler cada vez mais para saber o que vai acontecer. É uma leitura rápida e interessante, o final foi muito bom.

A_Sarah_Soares 25/03/2022

A menina que não sabia ler
Só li porque queria algumas respostas, já que o primeiro acabou deixando as coisas no ar, terminei com mais dúvidas do que quando começei, sei que essa era a proposta mas que agoniiiiia

liliana 12/03/2022

Pode-se dizer que John Harding copiou alguns acontecimentos de Dez Dias Em Um Hospício, que eu li algumas semanas atrás, sem sequer se dar ao trabalho de mudar alguns detalhes. Mas considerando que se trata de um relato real de Nellie Bly, e não ficcional, fiz vista grossa por não ser necessariamente plágio.

Gostei muito do segundo volume e a leitura me prendeu tanto quanto o primeiro, mas me decepcionou um pouco o fato de Florence não ter sido a protagonista, mesmo que o próprio título do livro diz respeito justamente a ela.

De qualquer forma, merece uma boa nota por se tratar de um enredo realmente envolvente.

Isa 27/02/2022

Não gostei
O primeiro livro eu gostei demais! Mas o segundo é completamente desconexo. Eu imaginava que haveria uma explicação para os acontecimentos do final do 1, já que ficou em aberto algumas partes, só que, na realidade, foi outro livro com outra história que tem um final com menos explicação ainda. Eu juro que em todo o enredo é citado uma vez a história do primeiro livro e mesmo assim não tem conexão. Apesar de tudo, como disse, parecia uma história nova e em alguns momentos raros eu fiquei presa, mas não recomendo para ninguém, infelizmente. Esperei demais do 2 e não entregou nada

Monik Lemos 31/01/2022

Me surpreendeu
No início do livro não me prendeu muito, muitas informações demoraram a chegar e isso me cansou no princípio, mas do meio do livro em diante a história engatou e me prendeu muito. Bastante perspicaz o final.