A Profecia

A Profecia David Seltzer

Resenhas - A Profecia

Leo Leu 27/10/2022

Me diverti muito lendo esse clássico do horror, o filme tem seu charme e é um marco para o gênero. O livro vem a ampliar algumas curiosidade que o filme não aborda, que ao saber via quanto eram necessárias, mesmo entendendo a escolha do diretor em manter alguns mistérios.

Vale a pena sim, tem um final eletrizante. Um prato cheio pra quem gosta do gênero.

Queila.Noemi 25/10/2022

Iniciei a leitura pensando se o livro e o filme seriam semelhantes ou se seria mais uma decepção, afinal a maioria das adaptações me decepcionam.
Já tinha assistido ao filme e tinha gostado muito e o livro só melhorou minha experiência. A adaptação é bem fiel pelo que me lembro e como faz tempo que assisti tive boas surpresas na leitura.

Marcelo 22/10/2022

Excelente!!!!
Amei a leitura. Muito bem escrito e uma narrativa empolgante. A história por si só já tem toda uma mística que deixa o leitor tenso do início ao fim. Mesmo conhecendo a história pelos filmes, fiquei bem envolvido pela trama. Temos a história do nascimento do anti-Cristo... é isso. Recomendo.

Kezices 09/10/2022

Esse foi o meu primeiro contato com a história - não assisti ainda ao clássico filme de 1976, nem aos demais filmes (faltou a coragem hahahaha),

Li o livro rapidamente, o autor soube manter o suspense e a agilidade na composição com ótimas alternâncias de ações em várias cenas, criando para o leitor imagens vívidas (o autor também é o roteirista da versão cinematográfica).

No livro também há posfácio do autor feito para a edição brasileira e trechos do roteiro.

O livro realmente prende a atenção e me deixou curiosa para ver o filme de 1976.

Nicolas.Jacob 23/09/2022

Políticos
Obviamente temos clássico do terror, muito bem escrito e objetivo. Foi mais um livro que pelo momento da leitura, a nota foi um pouco prejudicada, mas não tem o que fazer.

Acredito que era possível aprofundar um pouco mais alguns detalhes pra não deixar em aberto os cenários e situações. Gosto como prende a atenção nos momentos de maior ação e tensão. Não me importaria se fosse um livro com o triplo de páginas, com uma leitura mais lenta e detalhada.

Precisamente:
?? 3,2/5

Raíssa 22/09/2022

Muito bom!
A história é interessante e o livro te prende! Só não dou 5 estrelas porque achei que o final poderia ter sido melhor, mais explicado!

glen glen 16/09/2022

Era o sexto dia, o sexto mês, a sexta hora...
Eis aqui alguém sem palavras para descrever quão bom esse livro é. A junção perfeita de uma escrita maravilhosa e uma história hipnotizante.
Se tornou não só meu livro de terror favorito, mas uma das minhas leituras favoritas da vida.

luadepaginas 15/09/2022

O livro é muito bom, a história é interessante e me prendeu do início ao fim. No entanto, eu senti falta de ver mais protagonismo por parte da criança, que praticamente não aparece na narrativa. Além disso, ficaram faltando explicações sobre a profecia, o que me deixou com dúvidas e incertezas após finalizar a leitura.

Aldemir2 27/07/2022

Vai se criando um clima terrível
Tenso. Não tem como descrever esse livro com outra palavra além dessa. Extremamente tenso. Para continuar minha lista de leitura de livros com crianças encapetadas (primeiro foi *Fábrica de Vespas* e depois *Menina Má*) peguei esse clássico que já devia há muito tempo pelo menos ter assistido o filme. Eu só não esperava que fosse aquele livro de terror que eu não conseguisse parar de ler até chegar ao final.

*A Profecia* é um clássico muito conhecido pelo sua adaptação e o livro fica um pouco deixado de lado, infelizmente pois ele é tão bom quanto o filme. Ambas seguem a mesma narrativa, o filho do embaixador estadunidense no Reino Unido nasce morto e então ele pega uma criança que nasceu no mesmo dia para ser o seu filho e não fala nada para a sua esposa. Então a criança cresce, uma criaturinha meio esquisita, mas ainda assim adorável, e algumas coisas estranhas começam a acontecer. O filme faz poucas mudanças em relação ao livro, mas são detalhes já que a história não muda em praticamente nada, no entanto, o que podemos destacar de ambos é a experiência de cada um. Enquanto o filme assombra mais pelo visual e os acontecimentos, o livro explora de maneira mais profunda os personagens, seus problemas e seus passados, além dele conseguir criar toda uma tensão que só aumenta a medida que se avança na história. Toda essa tensão só me impulsionou ainda mais a continuar na leitura, ao ponto em que eu terminei o livro no mesmo dia que comecei! Não foi arrastado em momento algum, a narrativa era completamente direta e com diálogos que não enrolavam, foi uma leitura muito gostosa de fazer (por mais que aconteça tudo aquilo de ruim), já no filme eu não senti tanto essa tensão, acredito que por ser muito acostumado a filmes de terror.

Com certeza esse livro é um clássico que não pode faltar na lista de lidos de todo fã de terror e cinema de horror, junto com o filme que também é muito bom. No entanto, é bom deixar avisado que algumas cenas do livro podem chocar ou espantar, afinal não dá para deixar de lado que tem uma criança na história e que muitas forças giram ao redor dela.

Aline MSS 10/07/2022

Livro rápido e envolvente demais!
Sensacional! Um dos melhores livros q li esse ano.
A história te pega desde o comecinho e te faz ficar ansioso pelo final. A sensação é de estar assistindo um filme clássico de terror, mas sem aqueles sustos repentinos com aquele áudio aumentado pra te dar uma tremida na base.?

Oq tem no livro:
- história linear rápida;
- diálogos curtos e bem estruturados;
- personagens desenvolvidos sem enrolações;
- passagens bíblicas em contexto bem explicado;
- descrições na medida, sem serem cansativas;
- vc sente mais nervoso do q medo;
- final coerente e pouco previsível.

Vale cada centavo gasto e ainda indicaria pra dar de presente p/ um amigo q curte filme de terror. Me arrependi de ter optado pelo e-book, deveria ter comprado o físico ??.
Pedro 10/07/2022minha estante
Sou um leitor à moda antiga: sempre prefiro livros físicos.

DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline MSS 11/07/2022minha estante
Eu tbm, Pedro. Na hora de comprar eu opto pelos físicos, mas dependendo da promoção acabo levando e-book. Esse aqui em específico vale ter o físico, pq é mto bom e dá vontade de compartilhar.

Pedro 11/07/2022minha estante
Agora você me pegou, Aline. Sou muito receoso na hora de emprestar meus livros...kkkkkk
A única pessoa que eu confio é meu primo. A maioria das pessoas não gostam de ler, e justamente por isso tendem a ter pouco cuidado com os livros.

Aline MSS 11/07/2022minha estante
Eu entendo e não julgo, sou taurina e apegada às minhas coisas. Alguns livros tbm não empresto. Opto por compartilhar nos q li e não pretendo reler. Já os mais xodós não saem das minhas asas ???.

Pedro 11/07/2022minha estante
Ainda bem que você me entende. Às vezes eu me sinto culpado pelo meu "egoísmo"...kkkkkkkk

Aline MSS 12/07/2022minha estante
Não é egoísmo se vc batalhou pra conseguir e se sente confortável preservando oq é seu. ???

Pedro 12/07/2022minha estante
Muito bem dito, Aline. Eu nunca ganhei um livro de presente na minha vida. Todos os livros que eu já comprei foram frutos do meu trabalho.
Obrigado por me entender. ?

Aline MSS 17/07/2022minha estante
Eu super te entendo. Eu ganhei pouquíssimos livros ao longo da vida, tudo q tenho tb foi com mto esforço. Hj com essa carestia dá ainda mais receio em emprestar oq foi tão custoso conquistar. Sinta-se acolhido.?

Albatroz2 18/07/2022minha estante
Estou DOIDA por esse livro ?

Pedro 20/07/2022minha estante
Uma vez eu emprestei um livro pra minha prima. O livro voltou com orelhas em algumas páginas e algumas manchas. Eu fiquei doente quando vi.
Sim, eu sou um psicótico com meus livros...kkkkkkkk
Eu até gosto de incentivar as pessoas a lerem, mas não confio muito para emprestar meus livros. ????

Aline MSS 21/07/2022minha estante
Eu tbm já passei por isso, Pedro. Por isso não te julgo. ??Os xodós eu não tenho coragem de emprestar, me prontifico a pagar o e-book pra pessoa, RS. É mais seguro!

Aline MSS 21/07/2022minha estante
Albatroz, acompanho a sua time line de leituras e acredito q vc deve curtir bastante esse livro. É meio uma "leitura obrigatória" pra quem gosta dessa temática. ??

Pedro 21/07/2022minha estante
Se as pessoas soubessem do amor que temos pelos nossos livros, elas teriam mais cuidado. Mas esse é o tipo de comportamento que apenas leitores têm.

Luciano.Pierre 21/06/2022

Terror Clássico
Esse é um daqueles livros que não dá pra largar de ler. O livro não tem muitas páginas e a história é envolvente e dinâmica. A edição da Pipoca&Nanquim ficou muito boa. Divertido!

Ana 16/06/2022

Achei decepcionante...
Esse livro publicado em 1976 pelo escritor estadunidense David Seltzer faz parte da tríade do terror clássico. Juntamente com o bebê de Rosemary (1967) e O Exorcista(1971).
Aqui acompanhamos o casal Jeremy Thorn, um embaixador proeminente que tem grandes pretensões políticas e sua esposa Katherine Thorn. Ela tenta engravidar, no entanto, sofre diversos abortos. Até que o marido decide adotar um bebê.
No começo tudo vai bem, mas com o passar do tempo vão percebendo que esse menino é diferente e que coisas bizarras acontecem onde ele está.
Achei a narrativa muito descritiva e até desinteressante em determinados momentos por ser óbvia demais.
Os personagens são superficiais e maçantes.
Os diálogos são fracos e pueris. Apesar de ter excesso de descrições, não há uma boa ambientação nesse livro. A escrita é fraca e tem umas conveniências narrativas difíceis de encontrar engolir
Comparando com os outros dois do mesmo gênero é muito inferior.
Uma coisa que me incomodou foi o autor tentar relacionar comunismo com satanismo e maldade.
Sinceramente fiquei decepcionada. Talvez por ter lido logo após o bebê de Rosemary e O Exorcista. Que são ótimos. Acabei aumentando demais as expectativas.