A Profecia

Resenhas - A Profecia

Genilce.Giani 06/10/2021

Clássico do terror
Sim é um clássico!
Porém nunca vi o filme, justamente com a intenção de ler primeiro o livro. E posso dizer, não me arrependo.
A história te prende de uma maneira estranha, você quer saber o que se passa, e ao menos tempo, você poderia ficar sem saber mesmo kkkkk ( modo "medo" ativado).
É aterrorizante, com muito suspense.
O garoto é realmente a encarnação do mal, eu não queria nem chegar perto desse moleque, por onde ele passou, e quem chegou perto dele, foi só tragédia.
Todas as mortes, foram sinistras...
(Detalhe, nunca mais vou olhar um trevo de três folhas da mesma forma!!!)
Recomendo ??
Nilma 06/10/2021minha estante
??

DeboraCatanante 04/10/2021

A profecia
No nascimento de seu primeiro filho, um rico casal recebe a terrível notícia de sua morte. Como a mulher já havia sofrido dois abortos anteriores, o homem decidi seguir o conselho do padre que fez o parto e adotar, em segredo, um menino que havia perdido a mãe no parto. Um menino sem familiares.

Quatro anos depois da adoção coisas estranhas começam a acontecer e surgem perguntas nunca feitas até então: quem são os pais biológicos de Damien, o menino adotado no dia 6/6 às 6 horas?

A leitura é fluida e bem gostosa, o livro me prendeu do começo ao fim, porém mesmo lendo de madrugada, não senti medo, achei bem tranquilo. Não é um livro muito descritivo, ou, visual.

Tori 04/10/2021

666 the number of the beast
O livro é muito bom! Foi uma das leituras mais ágeis que tive.
A maneira como o autor escreve não é prolixa, e desta forma consegue criar uma trama muito envolvente, que te faz querer avançar mais e mais.
Além disso o aspecto da política se encaixou perfeitamente na proposta,assim como os aspectos da cultura dos povos Etruscos.. cheia de mistérios!
Eu não teria nada a reclamar desde livro.Contudo, infelizmente, o rumo que se deu no final, me pareceu muito apressado.
Acredito que o final poderia ter sido mais trabalhado, assim como todo o restante do livro foi.
Desta forma, seria magistral!

Leo 03/10/2021

"Que aquele que tenha entendimento, calcule o número da Besta; porque é o número de um homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis."
- Apocalipse, XIII, 18.

A Profecia (David Seltzer), é um livro que te prende do começo ao fim, leitura rápida e fluída.
Criamos um sentimento confuso em relação à Damien, pois ele não tem total ciência de que seja o Anticristo, ele não teve opção de escolha entre bem e mal, ele nasceu assim, ele é a própria maldade encarnada.
O final já era previsível, devido ao acontecimento no último capítulo (e isso não torna a história ruim).
Tirei 1 estrela pois gostaria muito que tivesse uma continuação e ver até onde Damien Thorn é capaz de chegar, se conseguirá trazer o Armagedom mais uma vez; tudo indica que o Anticristo, filho de Satã, terá êxito em sua missão, pois, dessa vez, o mal venceu.
MuSotnas 03/10/2021minha estante
Já quero ler ?

Isaac Eullen 27/09/2021

Terror?
Eu li um livro diferente, não é possível, muitas resenhas mostrando que as pessoas estavam com medo ou que não conseguiram ler pois achou pesado demais, 90% do livro foi o pai viajando e o próprio anticristo apareceu apenas 4x no livro, considerado um dos maiores do gênero, esse foi meu primeiro contato com a literatura de terror, se esse é referência, tenho receio em relação aos demais
Rusbis 01/10/2021minha estante
Livro de terror é assim mesmo, não é como um filme recente que dá susto à cada momento, eles são mais desenvolvidos na criação do clima, do suspense e do desconforto. Vai na fé que você vai encontrar muita coisa boa nesse gênero. :)

Isaac Eullen 26/10/2022minha estante
Obrigado, vou tentar!

Francisco 20/09/2021

O Anticristo
Em Roma, Kathy Thorn estava grávida, mas infelizmente seu marido Robert é avisado por Padre Spiletto, um membro do hospital Ospedale di Santo, que a criança faleceu durante o nascimento. Então, ao Spiletto sugerir a adoção de um recém-nascido órfão a Robert, este não hesita em adotá-lo sem o conhecimento de Kathy, a qual pensaria que trata-se de seu próprio filho e daria o nome de Damien.

A família Thorn é politicamente importante nos Estados Unidos, onde conferem a Robert o cargo de Embaixador na Inglaterra, para onde toda a família se muda. A partir daqui membros da família passam a observar alguns aspectos insólitos de Damien: aversão às atividades religiosas, demora em falar, uma introspecção exacerbada para uma criança e o trágico acontecimento com sua babá.

Com o desenvolvimento do livro, Thorn toma conhecimento da origem demoníaca de Damien por meio de algumas investigações do jornalista Haber Jennings, uma origem de uma vertente de praticantes de satanismo em Roma cujo principal é o padre Spiletto.

A profecia de um anticristo não reside somente nas Escrituras Bíblicas fundamentais ao Cristianismo, mas também em obras de ficção literária e cinematográfica como é o caso deste livro de Seltzer: o resultado da novelização de um roteiro do filme homônimo dos anos 1970 de grande sucesso. Obra literárias com uma temática análoga são "O Bebê de Rosemary", de Levin (o qual ainda tenha como muito melhor que "A Profecia") e "The Servants of Twilight", de Dean Koontz.

Próximo ao desfecho, as influências do horror cósmico de Lovecraft e Machen são explícitas e isso torna esse livro único em termos de uma construção do horror e uma estética de escrita assaz cativante. Portanto, deixo aqui minha recomendação dessa leitura como indispensável aos admiradores do gênero de horror.
Flávia Menezes 20/09/2021minha estante
Influência de Lovecraft como o King! :)

Francisco 20/09/2021minha estante
Exatamente. Lovecraft é um dos favoritos dele em conjunto com Machen, Ketchum, Shirley Jackson, Dickens e Poe :)

Flávia Menezes 20/09/2021minha estante
Preciso ler Dickens rsrsrs E vc? Vc gosta de Lovecraft?

Francisco 21/09/2021minha estante
Do Dickens eu li Grandes Esperanças, Oliver Twist, David Copperfield, Um Conto de Natal e Nicholas Nickleby. O melhor é Grandes Esperanças. Eu tenho um livro do Lovecraft mas nunca li, mas pretendo ler em breve. ;)

Flávia Menezes 21/09/2021minha estante
Eu estou com Grandes Esperanças na fila de leitura. Até tentei começar, mas não é o momento. rsrsrs Fico no aguardo pra ver oq vc acha de Lovecraft ;)

Francisco 21/09/2021minha estante
Kkkk Grandes Esperanças é impossível parar de ler. Em breve te conto sobre Lovecraft ;)

erick 20/09/2021

De tirar o fôlego!
É impossível desgrudar das páginas, o ritmo do livro não te deixa fazer grandes pausas e você segue vidrado na história! Dá pra ver claramente que o livro foi feito já pensando na sua adaptação pro cinema, a narrativa é bem objetiva sem deixar detalhes importantes de fora.

As últimas páginas te fazem prender a respiração de pura ansiedade, excelente leitura!
Thais645 20/09/2021minha estante
Nossa, baixei esse livro dia desses. Tô louca pra ler. Fiquei mortificada com o filme, lembro que fiquei um bom tempo sem dormir. Rs.

erick 20/09/2021minha estante
Tô doido pra ver as adaptações agora

Mayara 12/09/2021

Meu primeiro contato com um livro de terror. Mas que ainda não fiquei com a sensação de medo ao ler.

1° edição em 1976, escrita concomitante ao roteiro do filme que estreiou no mesmo ano. É um livro fácil de ler e que flui rápido. Já que a curiosidade aumenta para descobrir o que vai acontecer.

Recomendo.

deargabes 07/09/2021

aquele terror que da frio na espinha
comprei o ebook depois de ter lido a sinopse e ter me interessado, mas não imaginava que fosse um terror tão gráfico, aterrorizante e bizarro!

gostei demais das surpresas que a história vai revelando e eu gostaria muito se tivesse uma continuação.

recomendo demais a leitura!

Mica 31/08/2021

Um livro que te atrai.
[...] tiravam diversas fotografias do rosto do menino, que se virou e ficou olhando pela janela de trás do carro que se afastava. Todas as fotografias apresentariam um defeito, uma falha na emulção do filme, criando uma espécie de neblina que pairava sobre o carro.
Eu estou apaixonada por este livro. Nunca fui de livros de terror e mistério. Confesso que tenho um medo imenso e por isso sempre opto pelos romances e fantasias clichês, mas estou intensamente feliz por ter dado uma chanche a este livro.
Ganhei ele de uma tia que t inha vários livros velhos guardados e ele me encantou logo de cara por conter capa grossa (doce na mão de criança confere?) e por ser tão antigo que parecia ter entretido muitas vidas com a história dele.
Ele fala sobre a história do anticristo e a jornada da descoberta da família ao saber que o filho amado deles não era assim tão inocente e nem veio com o propósito de ser. Damien é uma criança linda mas que nasceu sob circunstâncias abomináveis e inaceitáveis no mundo humano. Ele engana e cativa todos de início e todos os outros personagens também, exceto o fotógrafo Jennings que tera grande papel na história.
Não entrei em mais detalhes pra nao ser spoiler, mas é um livro extremamente facil de ler e que te prende a ele de início ao fim apesar de narrar uma parte da bíblia que todos esperamos nunca acontecer, mas ainda assim você não para de ler.
o autor acertou em cheio.

Barb @soueubarb 29/08/2021

Ótima escrita, porém...
Porém, sim, eu esperava mais. Na minha humilde opinião algumas mudanças de decisões dos personagens me soaram um tanto quanto levianas, sem profundidade. É inegável que o clima sombrio e ótimo, dá realmente um medinho (bem inho). O final foi algo que pra mim é "aberto" e acabou deixando todo o corre do livro injustificado.

Joao.Paulo 25/08/2021

Bom mas enxuto
A história é boa e as bases são sólidas mas as coisas se encaixam muito facilmente, as vezes dá a impressão que o mal ajuda o bem com sinais óbvios.
Esse livro precisava de mais páginas com diálogos mais elaborados, mais detalhes sobre os personagens e locais.Também fiquei esperando aparecer personagens que no começo deu a impressão que iria ter.

Nathy 17/08/2021

Eu li durante o dia...
Robert Thorn tem tudo que precisa para ser um homem lembrado. Agora com sua esposa esperando o primeiro filho deles, tudo pode se encaixar. Mas ao chegar ao hospital e descobrir que seu filho é natimorto tudo parece desabar. A morte desse filho pode ser o fim da frágil sanidade da esposa.
Em seu desespero Thorn pouco pensou quando um padre o ofereceu um orfão para que adotasse. Ela nunca saberia, mas ali era a melhor solução que ele poderia imaginar.
E assim a vida dessa família se tornou a mais perfeita possível! Ele ascendeu a cargos incríveis, ela parecia curada da depressão que lhe assolou por tantos anos. Uma enorme casa, uma criança encantadora, a carreira de Robert não para de subir, era um mundo perfeito.
Mas após o suicidio da primeira babá, em público, na festa de quatro anos da pequena criança, a perfeição se tornaria o pesadelo. Cada vez mais ficava visível que tudo ao redor era antinatural, e Thorn tem pouco tempo para salvar sua família do próprio demônio.

A profecia é o livro de terror do autor David Seltzer que vai te fazer olhar para recém nascidos com muito medo. Com uma narrativa rápida e instigante ele te faz sentir medo enquanto acompanha o pobre Robert Thorn tentar parar o Anti Cristo.
Eu havia assistido o filme à alguns anos atrás e depois de ter lido o livro afirmo com toda certeza, a adaptação é ótima! Dentro do livro parece que o mal espreita a cada virgula, e foi a melhor decisão ter lido ele durante a tarde.
A história foi escrita inicialmente em 1980, mas a narrativa é tão atemporal que poderia estar acontecendo agora. Aos poucos a história vai envolvendo você, apresentando os personagens, mas você não tem muito tempo de analisar nenhum deles.
O livro é narrado em terceira pessoa e tem um narrador onisciente, você vai acompanhando a história da família e de um fotógrafo que é parte fundamental para dar movimento ao enredo. O enredo vai tratar sobre mortes muito estranhas, todas de alguma forma ligadas aos Thorn. Ele é bem direto e objetivo, sem muitos floreios, o que deixa a narrativa dinâmica, quando você observa ja devorou o livro.
Como já mencionado, não se vê muito os personagens. Eles são apresentados entre presente e conversas que revelam flashes de seus passados. Não quero dizer que eles são menos profundos por isso, pelo contrário. E pelos deuses, eu nunca mais vou ver uma babá tranquilamente.
A ambientação fica entre Londres e Roma e é bem reservada quanto a Londres, praticamente a mansão é o cenário principal. Já em Roma tem bem mais lugares que são explorados na busca incessante de Thorn de salvar a família.
Minha edição era bem antiga, então acabei lendo pelo Kindle.

Ricardo.Rincon 16/08/2021

Meu Deus!!
O que foi esse livro? Nunca li nada parecido, achei maravilhoso.
Desde o começo o autor me prendeu, os personagens são maravilhosos e cara, que final foda.