República de Ladrões

República de Ladrões Scott Lynch

Resenhas - República de Ladrões

cavaleiro_da_leitura 26/11/2021

Bem abaixo de como eu esperava...
É o terceiro livro da série Nobres Vigaristas e conta as aventuras de Locke Lamora e seu amigo Jean Tannen após os acontecimentos do segundo livro intitulado Mares de Sangue.

Jean e Locke não estão nada bem e quando estão a ponto de perder as esperanças em relação à saúde de locke, eis que surge uma saída: se aliar à Arquidama Paciência, uma das principais Magas de Kartane, a cidade dos magos-servidores, onde os nobres vigaristas deverão com suas habilidades ajudar um dos dois principais partidos políticos da cidade, no chamado jogo dos cinco anos em troca da cura de Locke. O que não imaginam é quem será o adversário que tentará de todas as formas levar a vitória para o partido adversário, alguém que eles conhecem muito bem e por quem Locke nutre sentimentos antigos.

A narrativa do autor segue da mesma forma dos livros anteriores; com um ritmo ágil e linguagem simples ele segue duas linhas de tempo: o presente onde os protagonistas precisam criar e se livrar de estratagemas para mudar o lado do partido vencedor na eleição e nos mostra também o passado dos nobres vigaristas se envolvendo com uma companhia de teatro para apresentar a peça que dá nome ao livro, além de introduzir o grande amor de locke na trama.

Infelizmente o terceiro livro não funcionou pra mim e achei a trama bastante forçada, principalmente a história secundária que foi inserida para justificar certas atitudes que são tomadas no tempo presente. Os protagonistas continuam com ótimos diálogos entre si e a lealdade entre eles funciona muito bem, porém eles ficam submissos à trama e às decisões das outras personagens, aceitando certas situações que não fazem sentido diante de todo o potencial que foi apresentado no começo da série. Achei a trama um pouco rasa e o final não foi satisfatório.
Achei que o autor tentou criar um suspense na trama incluindo uma revelação que não teve utilidade no fim da história, além de um romance que para mim soou forçado.
EuSouRose 29/11/2021minha estante
Eu não consegui terminar.

cavaleiro_da_leitura 30/11/2021minha estante
Foi difícil mesmo rsrs

Esperanza.Villanue 03/07/2022minha estante
Acho que o término ficou bem claro da existência de um quarto livro. Vc tem notícias disso? E o falcoeiro vem com sangue nos olhos ...

Esperanza.Villanue 03/07/2022minha estante
Fiquei esperando mais do livro. Mas tem faces que v foi bem estranho. A revelação para Locke sem sentido, que não serviu pra nada na trama. O falcoeiro do nada fica forte, depois de três anos quase morto. Mas sou insistente. Fui até o fim. Esperei um desfecho da trilogia e nada! Um monte de pontas soltas. E esse quarto livro que não vejo em lugar nenhum. Seria o título O Espinho de Emberlane. Alguém já viu esse livro por aí?

EuSouRose 03/07/2022minha estante
A editora não deu continuidade a essa série aqui no BR.

Pedro.Afonso 01/09/2022minha estante
Estou contigo!

AleixoItalo 23/01/2021

Mesmo com o passar dos anos e das mudanças constantes de interesse, ainda continuo atraído pelas fantasias e aventuras em mundos mágicos que povoam nosso imaginário. Porém poucas coisas interessantes realmente surgem nesse meio, já há muito saturado. A saga dos Nobres Vigaristas, apareceu alguns anos atrás com uma narrativa cinematográfica, num misto de thriller e fantasia bem interessante e original, mas a tendência de transformar tudo em "maxisagas" acaba estragando e tornando a experiência maçante!

E continuam as aventuras de Locke Lamora e Jean Tannen, que agora são contratados para manipular uma eleição. Os contratantes? Seus grandes antagonistas, os magos servidores... o rival? Sabeta Belacoros, a grande paixão de Lamora...

Hmmm, todos os elementos de quem foi cativado pela série ainda estão presentes, com destaque para a boa construção dos cenários e da inserção de personagens interessantes, porém é um livro extremamente apático, que desenvolve muito pouco a trama dos nobre vigaristas e nem entrega uma boa aventura para passar o tempo.

'República dos Ladrões' tem dois objetivos: apresentar o romance entre Locke e Sabeta; e entrelaçar o destino de Locke aos magos servidores. O primeiro objetivo ocupa quase toda a obra, com momentos narrados no presente e flashbacks ( uma história tão chata...) do passado, moldando um típico romance adolescente, com direito a todos seus clichês. O segundo objetivo, que promete impactos no seguimento da série, é repleto de resoluções forçadas e profecias estranhas, numa verdadeira síndrome de Harry Potter. Alheia à isso tudo, está a trama principal, completamente descartável.

Enfim, 'República dos Ladrões' é só mais um produto dessa safra "thriller/fantasia" que rende milhares de séries por ano (muitas abandonadas) , com algumas coisas boas , e muito "mais do mesmo". 'As Mentiras de Locke Lamora' surgiu como uma agradável surpresa no nicho da fantasia, mas agora cai na mesmice e nos clichês, se não nos do gênero fantástico, pelo menos nos clichês narrativos!

kauzzara 20/09/2020

Em comparação com os livros anteriores eu achei esse meio entediante, o começo fez com que eu tivesse mais expectativas achei que os personagens iam se envolver em mais um plano complicado e perigoso mas na verdade o livro não foca tanto nos planos, eles são descritos rapidamente e logo depois eles têm que lidar com as consequências tão rápido quanto, mas aí o livro foca no que então? No romance, um romance antigo. Os interlúdios contam o começo desse romance que foi apenas citado nos primeiros livros, Sabeta tá de volta e ela é uma personagem bem legal, apesar de as vezes ela entender algumas coisas de forma errada, enfim eles se reencontram e tentam resolver sei lá o que que tinha que resolver, o autor não explicou isso, eu acho, porque se foi o fato dela ter ido embora pra mim ele fez muito alarde com uma coisa tão simples. Li esse livro fazendo umas pausas porque no começo é legal e tudo mais só que aí começa a ficar repetitivo com eles brigando por besteira, até aí normal todo mundo briga por besteira isso mostra que eles não são perfeitos, então eles se entendem mas começa tudo de novo e de novo e de novo, e tem uma hora que irrita e não dá, mas também no final tem umas revelações que deixa tudo mais interessante.
Aline.Moreira 20/09/2020minha estante
Eu adoro essa série. Apesar das situações horríveis que acontecem com o personagem principal. Descobri num notícia que o autor sofre de depressão, quando li isso entendi muito porque ele escreveu assim esses livros (foi o que eu presumi é claro).

DryBooks 01/07/2020

Não curti mto o final, mas é bom
Eu passaria a minha vida seguindo Locke and Jean e suas aventuras!
Leors_spfc 19/08/2020minha estante
Acabei de terminar o livro, e vim falar a mesma coisa! Kkkkkkkkkk

DryBooks 19/08/2020minha estante
Kkkkk cadê Scott Lynch com o resto ne?

Leors_spfc 08/09/2020minha estante
Hahahahahahaha Nem me fala... Tem a deixa pra continuar, mas nada do fdp dar sinal! Kkkkkkkkkk

DryBooks 08/09/2020minha estante
Pois é?

Jhonata 12/08/2023minha estante
Podem me dizer oq a Paciência disse pra sabeta? N consegui pegar kk

Dayane 06/06/2020

República de Ladrões
o livro é bom, o personagem é fantástico, mas parece que a história fica dando voltas e mais voltas e não vai para lugar nenhum, é uma volta interessante, cheia de aventuras e idéias mirabolantes do personagem que é um gênio, mas no final parece um cachorro correndo atras do rabo. A impressão que dá é que o autor construiu um personagem tão foda, mas tão foda que não conseguiu fazer uma história á altura. o final é como os demais, poderia ser melhor.

Vagner46 24/05/2015

Desbravando República de Ladrões
A narrativa desse 3º livro da série Nobre Vigaristas começa logo após os acontecimentos do volume anterior (Mares de Sangue), quando Locke Lamora e Jean Tannen estão fugindo da cidade de Tal Verrar. Quando chegam a Lashane, Locke começa a sentir fortemente os efeitos do veneno injetado em seu corpo, ao contrário de Jean, que acabou tomando o antídoto todo, como foi visto no último capítulo de Mares de Sangue. E está sentindo tão fortemente esses efeitos que a morte parece certa a cada minuto que se passa. É nessa hora que entram os Magos-Servidores.

Próximos da próxima eleição que elegerá o Konseil, que é composto por dezenove representantes da cidade de Kartane, a Arquidama Paciência resolve pedir a Locke Lamora e Jean Tannen uma ajudinha para que o seu partido, o Raízes Profundas, finalmente vença o oponente Íris Negra depois de dois anos. A contra-partida? Tirar o veneno do corpo de Locke e consequentemente salvá-lo. Seria essa uma troca justa e simples ou a Maga-Servidora tem algum outro plano em mente?

Falando em Magos-Servidores, gostaria até de fazer um adendo aqui: eles são um dos pouquíssimos elementos fantásticos que podemos ver nessa série, e nem por isso ela se torna pior ou melhor que as outras. Eu consideraria Nobres Vigaristas como uma série de aventura de ladrões com uma pitada leve de fantasia e não o contrário, como muita gente fala por aí. Aléms dos Magos, temos sempre um papo aqui e um papo ali sobre os Ancestres, mas esses ainda continuam sendo um mistério impenetrável até o momento. Espero descobrir mais nos próximos livros!

Mas a grande parte desse livro foca em algo que os leitores estavam procurando saber há muito tempo: o relacionamento entre Locke e Sabeta. O autor Scott Lynch havia dado poucas pistas sobre a garota dos sonhos de Locke nos dois livros anteriores, apenas reforçava que ele não conseguia parar de pensar nela um minuto sequer e que a relação entre ambos sempre foi um pouco... conturbada. Ainda mais quando se descobre que ela era/é uma das poucas pessoas no mundo capaz de passar a perna no Nobre Vigarista e criar armadilhas tão criativas quanto Locke.

E é aproveitando-se disso que os Magos-Servidores do partido da Íris Negra, concorrente do Raízes Profundas, contratam Sabeta para ajudá-los na eleição! Vocês podem imaginar o que vem por aí...

Em meio a trocas de farpas e tentativas (ou não) de uns amassos aqui e ali, os dois entram em uma briga ferrenha para saber quem dará ao partido contratante o sabor da vitória. Tudo enquanto os queridos Magos-Servidores estão à espreita por toda Kartane, acompanhando os seus movimentos.

Como de praxe, os interlúdios do livro se passam na infância de Locke e, consequentemente, no começo da gangue. Aqui não é diferente, apenas que o foco dessa vez é em como Sabeta entrou para os Nobres Vigaristas e como os outros se comportavam tendo uma guria entre eles. Uma guria que era mais inteligente que os demais. Uma guria que era capaz de deixar Locke Lamora para trás desde o tempo em que viviam no Morro das Sombras, sob ordens do Aliciador. Foi lá que Locke encontrou Sabeta pela primeira vez e aquela atração toda pela ruiva começou.

Esses interlúdios, por sinal, para mim foram a melhor parte da obra até a metade da leitura, quando os Vigaristas precisam realizar uma missão em outro lugar e o ritmo cai levemente. Mesmo assim, as informações contidas neles são essenciais para se entender o motivo de Sabeta ter deixado os Nobres Vigaristas logo após a morte do Correntes e estar sumida por uns bons anos.

Uma das mudanças desse 3º livro para os demais é que, entre os capítulos "normais" e os interlúdios, temos a presença de interseções, mini-capítulos contados a partir de um ponto de vista muito peculiar, um personagem bem conhecido dos Vigaristas e que promete aparecer mais uma vez...

Aliás, só para constatar que, em matéria de humor e sarcasmo, os campeões disparados desse quesito em República de Ladrões foram Calo e Galdo Sanza. Os irmãos gêmeos deram um show à parte em toda a obra. Sugiro que vocês leiam o trecho a seguir como se estivessem cantando:

"Calo mordeu o interior da bochecha, afinou de novo a harpa e recomeçou:

Disse o patrão à donzela nova na herdade:
Deixe-me mostrar os animais da propriedade!
Aqui está a vaca que dá leite e o porco no chiqueiro
Aqui está o cachorro, uma cabra e um cordeiro;
Aqui está um cavalo orgulhoso e um falcão treinado e valente,
Mas o que você deve ver mesmo é este pinto excelente!

- Onde você aprendeu isso?! – gritou Correntes.
Calo explodiu num ataque de riso, mas Galdo continuou a canção com uma expressão impassível:

Alguns pintos acordam cedo e alguns crescem bastante,
Mas o pinto em questão trabalha mais que o restante!
Trabalhar é uma virtude, eu concordo e não minto.
E então, queridinha, venha segurar o meu..."

Explicando um pouco o porquê do nome do livro, além do seu significado óbvio para quem já lê a série, República de Ladrões refere-se à uma peça de teatro que os Nobres Vigaristas devem apresentar juntamente com outros membros de uma companhia fadada ao fracasso. Essa parte me rendeu algumas boas risadas e leves momentos de tensão.

República de Ladrões consegue manter um bom nível, mas acaba não sendo melhor que os dois livros anteriores. A fórmula usada por Scott Lynch nos seus livros continua boa e os mesmos devem (!) obrigatoriamente ser desbravados por todo aquele que é fã dessa série. Recomendo!

Ah, só mais uma coisinha, pra deixar todos vocês com aquele leve gostinho de quero mais:

"- Vou lhe dar uma pequena profecia, Locke Lamora, do melhor modo que eu a vi. Três coisas você deve tomar e três coisas você deve perder antes de morrer: uma chave, uma coroa e uma criança. - Paciência puxou o capuz para cima da cabeça. - Você vai morrer quando cair uma chuva de prata."

Fui, tchau!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-republica-de-ladroes-scott-lynch.html
Roberta 25/05/2015minha estante
\o/
Tbm acho que os outros dois são melhores, mas eu estava tão tão animada em FINALMENTE conhecer Sabeta que nem me importei rs e que venha o próximo... logo por favooooor

Vagner46 25/05/2015minha estante
haushsahuashuhsauhsa

Siiim, esse foi bom igual, só achei os outros 2 um pouco melhores. E o 4º deve sair lá fora em dezembro. Aqui provavelmente no 2º semestre de 2016...

Roberta 25/05/2015minha estante
Aham...também acho. :)
Nem me fala... :(
Nobres Vigaristas são viciantes.

Guilherme.Gomes 22/03/2016minha estante
Um dos melhores livros que ja li na minha vida. Li em dois dias. Foi a sua resenha que me incentivou a ler a obra inteira. Muito obrigado man :D

Vagner46 15/05/2016minha estante
Que bom, Guilherme!!

Essa série vale muito a pena, vamos ver o que o Scott Lynch apronta pra gente a partir do 4º livro. o/

Gokuafricano 27/03/2018minha estante
Quando li a os irmãos cantando o refrão que escreveu tirei foto e mandei no grupo do whatsup, muito engraçado, concordo em praticamente tudo o que você falou. A parte do teatro cai realmente a qualidade, mas gostei muito da Sabeta.

Vagner46 03/04/2018minha estante
Bah, Jean, dá uma saudade relembrar essas coisas! Tomara que o Lynch melhore e lance o 4º livro com ainda mais qualidade.

Jhonata 12/08/2023minha estante
Podem me dizer oq a Paciência disse pra sabeta? N consegui pegar kk

Giovana.Cirino 14/02/2024

Emocionante
Eu não esperava que o romance do Locke com a Sabeta fosse ser tão aprofundado durante esse livro, por mais que o constante mistério e as vagas menções a respeito dela deixassem claro que ela teria alguma importância posterior na história, jamais esperei que fosse haver esse destaque, que eu particularmente achei muito agradável! Às vezes eu ficava com raiva do Locke, as vezes da Sabeta, e na próxima página eu já estava me divertindo novamente com a dinâmica dos dois, Sabeta foi um grande acréscimo a esse terceiro livro.
Não posso falar de dinâmica sem citar Locke e Jean, eles seguem a dupla perfeita e eu entendo o ciúme de Sabeta em relação a essa amizade, as vezes até eu tinha! Eles se completam de forma absurda, e como já dizia Jean: ?Você é capaz de derrubar reinos apenas por capricho. Só precisa de alguém para garantir que não seja atropelado por uma carruagem ao atravessar a rua.? E o Jean é totalmente esse alguém.
A trama politica por trás do livro, apesar de interessante, foi a que menos me prendeu em relação as dos livros anteriores, que me agradaram muito mais.
Já o plot twist no final, não me pegou necessariamente de surpresa, mas dou pontos para a trama por eu não ter descoberto em momento nenhum a verdade.
Quanto ao final? não sei dizer com certeza se gostei ou odiei, acho que as duas coisas em doses parecidas, finais abertos não costumam me agradar, mas esse em particular foi bastante agradável e instigante, me deixou curiosa e sedenta por mais.

?? E admiro você. Admiro tudo em você. Até seu temperamento, seu mau humor e o modo como você se ofende quando eu respiro errado perto de você. Eu preferiria estar confuso com relação a você do que totalmente certo com relação a qualquer outra pessoa.?
Ps: Locke Lamora é o maior romântico de Cammor.

Campos 07/09/2021

O último traduzido
O último livro da série traduzido no Brasil o que é frustrante, confesso que não amo essa saga, mas leria de boas o resto dos livro.
Esse livro assim como os outros tem a mesma fórmula, ele estica a corda ao máximo, deixando no final a solução de todos os problemas, uma fórmula que acho meio padrão do escritor. O que me frusta, é que o final promete um acréscimo a história, que seria interessante além de um mistério que se lance e que até alguém traduzir, ou se você se arriscar a ler em outra língua, ficará sem desfecho.

Jonathan 21/10/2019

Os Nobres Vigaristas - A República dos Ladrões
Diria que dos 3 livros da saga, é o mais brando. Isso porque os 2 últimos livros eram uma crescente de problemas que dava a impressão de que ainda haveria reviravolta na folha de agradecimentos do livro. Contudo, não menos interessante e divertido.
Um toque da forma usada no primeiro livro, contudo sem mudança ambiente como o segundo. Nesse caso aqui, é quase uma mudança de alvo. Ansioso pelo próximo.

Adriana 03/05/2020

que bom que não acabou......
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
melhor de todos os volumes.
Enfim conheci a Sabeta e me apaxonei por ela, super mega resolvida
As tramas super bem tramadas e as revelaçõs são bom bombásticas e da para fazer outro volume....
Recomendo

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/07/resenha-republica-de-ladroes.html

Raniere 03/05/2016

CONHEÇA OS FANTASMAS DO PASSADO DE LOCKE LAMORA EM REPÚBLICA DE LADRÕES
Primeiro: Vários ladrões e chefes e quadrilhas são assassinados em Camorr, e Locke Lamora, junto com seus companheiros (que formam os Nobres Vigaristas) acabam sendo colocados no meio dessa onda de mortes, atribuídas ao Rei Cinza, que visa destronar o Capa Barsavi (um tipo de líder de todas as gangues).

Depois: Locke e Jean, únicos sobreviventes dos Nobres Vigaristas, fogem de Camorr e vão parar em Tal Verrar, onde eles planejam roubar a inexpugnável Agulha do Pecado, a maior casa de jogos do mundo, onde trapaceiros são punidos com a morte. Porém, seus planos acabam sendo revelados para Stragos, um líder militar verrari e rival do Requin, Dono da Agulha do Pecado. O poder de Tal Verrar é competido por estes dois, e Stragos resolve manipular os Nobres Vigaristas, envenenando-os e, em troca de uma pequena dose do antídoto, dado periodicamente para Locke e Jean (apenas o suficiente para que eles não morram durante a missão, mas não o necessário para curá-los), eles precisam soltar uma tripulação de piratas da prisão, apresentando-se como capitão e imediato (mesmo Locke e Jean não entendendo nada de navegação), ir para alto-mar e instigar outros piratas a atacarem Tal Verrar (eles não atacam mais a cidade, pois a segurança dela é muito alta). Assim, a população verrari se sentirá amedrontada e Stragos, mostrando todo o seu poderio militar e prendendo os piratas, poderá se reafirmar como protetor de Tal Verrar.

Agora: Sem ter tomado o antídoto para o veneno que tomou em Mares de Sangue, Locke Lamora está quase morrendo, e Jean está desesperado, procurando um alquimista para curar o amigo. Porém, a salvação aparece do lugar mais improvável: seus arquiinimigos, os Magos Servidores, vão realizar eleições no Conselho dos Magos, e as duas facções concorrentes precisam que alguém faça o trabalho sujo, manipulando os votos, subornando eleitores, etc. Locke e Jean são ideais para o serviço. Porém, a facção rival contratou Sabeta Belacoros para o mesmo serviço. Sabeta é ex-integrante dos Nobres Vigaristas, além de suas habilidades se igualarem com as de Locke. Para completar, Locke continua completamente apaixonado por Sabeta.

República de Ladrões tem o estilo bem diferente dos seus dois antecessores. Sim, é uma batalha de inteligência, e tem momentos bem engraçados, além das tiradas sarcásticas e debochadas dos personagens e do próprio autor. Porém, este livro foca bastante no passado de Locke e na relação dele com Sabeta, personagem que, até agora, tinha sido uma total desconhecida para os leitores.

Assim como nos livros anteriores, cada capítulo de República de Ladrões é separado em duas partes: uma conta a história no tempo presente, a outra conta uma história do passado do grupo. Deliberadamente, Scott Lynch havia contado partes do passado de Locke evitando que Sabeta aparecesse, salvo algumas menções a ela. Agora, os interlúdios focam principalmente na relação dela com Locke, desde o dia que Locke a conhece até o dia que Sabeta resolve abandonar a gangue. O principal foco dos interlúdios é quando os Nobres Vigaristas, ainda jovens, recebem a missão de encontrarem um amigo de Mestre Correntes, responsável por um grupo de teatro, para participarem de uma peça, para que os Nobres Vigaristas melhores capacidade de representação deles.

Não sei se posso dizer que República de Ladrões é o melhor livro da série Nobres Vigaristas, mas com toda a certeza este é o livro mais sombrio. Além da história se passar no covil dos Magos Servidores (que são personagens bem arrepiantes), este livro foca, também, na origem de Locke Lamora, até então desconhecida. A única coisa que sabemos, até agora, é que Locke, quando criança, saiu de uma cidade onde todos os moradores foram dizimados por uma doença. E Locke não lembrava (e ainda não lembra) de absolutamente nada antes disso, tendo inventado, inclusive, seu próprio nome. Foi deixado implícito que sua origem seria sombria, e Scott Lynch não decepcionou neste ponto.

Além disso, os eventos do livro ocorrem de tal maneira que uma expectativa enorme é criada no leitor, junto com a certeza de que algo terrível vai acontecer no final e que algum personagem querido pode morrer. Ao mesmo tempo em que temos vontade de devorar o livro inteiro, não queremos chegar na parte terrível que supomos que vá acontecer.

A narrativa de Scott Lynch é impecável! Sua forma de escrever é envolvente, fazendo o leitor imaginar perfeitamente a história contada pelo autor. Em um livro onde a principal arma dos personagens é a inteligência, Scott Lynch manipula o leitor para que este chegue às conclusões que ele (Scott) quiser, podendo assim preparar umas reviravoltas bem surpreendentes. Nós, leitores, ficamos completamente na mão do autor.

A série Nobres Vigaristas é leitura obrigatória para todo fã de fantasia. Indicada também para fãs da trilogia A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss (que afirmou que, se Locke e Kvothe fossem do mesmo universo, seriam melhores amigos), a obra de Scott Lynch é inteligente e envolvente, com personagens debochados, sarcástico e sem o mínimo de escrúpulos.

site: http://www.encontrosliterarios.com.br

Ciro24 02/02/2019

Horroroso
O primeiro livro é excelente!!!
O segundo livro nem tanto... é um bom livro...
Agora o terceiro livro... é horríveeeel...
E um lenga lenga amoroso tediante... é muito chato
Um dos piores livros que eu já li...
Em nada se parece com o segundo livro e menos ainda com o primeiro livro.

Eclipsenamadrugada 13/06/2019

Sem comentários, a quantidade de estrelas fala por si o que achei da história.