A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Fernanda 14/07/2014

Resenha: A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Resenha: A Vida do Livreiro A.J. Fikry apresenta uma narrativa encantadora e sutil, envolvendo livros e sua ambientação rica em detalhes e sentimentos. Assim que li a sinopse soube que o enredo seria envolvente por fazer menções sobre diversas obras, e claro que é interessante principalmente para quem gosta de ler. Mas o texto remete o leitor a querer adentrar nos acontecimentos e é muito mais surpreendente pelas recomendações e entendimentos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/07/resenha-vida-do-livreiro-aj-fikry.html
Milena 16/07/2014minha estante
O livro parece ser ótimo, bem emocionante, fiquei doida pra ler!

Aninha 21/07/2014minha estante
Logo que a Paralela anunciou o lançamento do livro, a capa - nem tanto a sinopse - me encantou de tal maneira que mal pude esperar pra lê-lo e acabei baixando um ePub em inglês (que tem uma capa bem borocoxô). É uma história com múltiplas emoções e reviravoltas, e até os clichês só contribuem para que ela fique ainda mais fofa. ?

Dayanne Soares 28/07/2014minha estante
Confesso que me apaixonei pela capa quando o vi na Saraiva. Agora tô super ansiosa para lê-lo.

Talitiane 02/08/2014minha estante
Nem me fale.. quando li "Como eu era antes de você" prometi que conheceria o Café citado no livro em Paris..enfim, quando fui a Paris, com o endereço na mão, percorri a rua toda e não havia o café..frustrei ;( Ps. Sempre que viajo, visito os locais citados nos livros que já li ;)

Sueli 03/08/2014minha estante
Um livro que fala de livros só pode ser muito bom. Esperando a oportunidade para poder ler. Li a resenha e gostei muito.

LariGaigher 11/08/2014minha estante
Só por se tratar de livros eu já leria A vida do livreiro. Parece ter uma história linda e emocionante, e saber que é bem narrada então só deixa tudo melhor. É um dos livros que mais quero ler no momento.

Georgia 13/08/2014minha estante
Um livro sobre livros, tem como não amar isso?! Uma leitura sensacional e imperdível para amantes desses tesouros que são os livros!

Pandora 08/07/2016

Uma vida entre livros
Pensa num livro fofo: é este. Difícil não amar um livro que fala de livros, de livraria, de contos - que eu amo" -, de gente. Adorei as referências literárias! Adorei os personagens... A.J. é crível, é carismático - embora carrancudo -, é adorável enquanto pai, um enamorado sincero, um amante genuíno dos livros. No começo a escrita simples da autora me incomodou um pouco, mas no fim acho que era mais por uns probleminhas na tradução... depois a história me envolveu totalmente e isto se tornou irrelevante. Como já dito anteriormente aqui pela Gabi, "não é um final triste, mas também não é, em todo, feliz". C'est la vie. Terminei com os olhos marejados e uma sensação boa de acolhimento.
Ana Paula Sinueh 08/07/2016minha estante
Adorei o título, adorei a capa e agora com a resenha já quero ler!! Hhehehe...

Pandora 08/07/2016minha estante
Leia! Acho que você vai gostar. :)

Ana Paula Sinueh 11/07/2016minha estante
;-)

Jean Bernard 10/05/2021

?Um lugar não é um lugar sem uma livraria?
O ponto central do livro gira em torno de uma livraria. Só por essa premissa já entusiasma os amantes dos livros.
Assim como nas estantes, onde gêneros se misturam, o mesmo acontece com a história. Luto, amor, encontros, desencontros, mistérios e jornadas.
Podemos dizer que ao ler essa obra, estamos passeando pelos cantos escondidos de uma livraria. Uma livraria que fica numa ilha no fundo do coração de cada leitor.
Luisa Cruz 10/05/2021minha estante
É boa? Para colocar na lista? Rsrsrs

Jean Bernard 10/05/2021minha estante
Um livro relativamente curto. Uma história bonita. Ele me tocou em algumas passagens. Talvez não toque todos da mesma forma. Mas acho que vale ser lido sim.

Luisa Cruz 10/05/2021minha estante

Caroline Gurgel 20/08/2014

O ciclo da vida...
A vida do livreiro A.J. Fikry chamou a minha atenção justamente pela palavrinha mágica livreiro. É natural que as pessoas que gostam de ler se interessem por livros que falam de livros, e aí minha imaginação já entra em parafuso e começo a ver magia para tudo quanto é lado, começo a imaginar uma bela livraria, uma pequena cidade e muitos leitores apaixonados. Bem, não é por aí que esse livro se desenrola, ele é realístico e pé no chão.

A.J. Fikry é o dono da única livraria de Alice Island, a Island Books, e está amargurado, de mal com a vida, sofrendo pela morte de sua mulher. As vendas vão mal e A.J. não se importa muito, continua rabugento. Até que um certo dia encontra algo no chão de sua livraria que vai mudar sua vida e fazer com ele se abra para a possibilidade de amar novamente.

A estória é daquelas completamente plausíveis, daquelas que você até relaciona os personagens com pessoas que você conhece de tão real e corriqueira que ela é. Não tem firulas, enfeites e confetes. Não tem grandes mistérios, reviravoltas, amores arrebatadores nem nada. Ela é simples e é aí que está sua beleza.

A.J. é um personagem que você aprende a gostar ao longo do livro. Adorei o cinismo que a autora imprimiu no seu gosto literário e a maneira que ele se orgulha em criar a Maya para ser uma nerd. Maya é, para mim, a personagem central e me conquistou completamente com sua fofura e esperteza. Amelia também tem seu charme, tem uma paixão especial pelo que faz e uma simplicidade e carisma que envolvem o leitor.

Dos secundários, Ismay não me cativou, mas Lambaise é tão, mas tão típico que não tem como não simpatizar com ele. É aquele delegado que, bem, não lia, mas que de tanto aparecer na livraria e ter que comprar livro por um certo motivo, passa a lê-los para não desperdiçar o dinheiro gasto. Claro, encontra seu gênero literário favorito (ou se encontra nele) e passa a ser um leitor voraz. Daniel Parrish, apesar de não ser envolvente (e nem era a intenção da autora, talvez), é muito bem construído e tem um certo clichê, acredito eu, inerente a muitos escritores.

A escrita é...digamos...esquisita, mas não em um mau sentido. É difícil explicar, pois ao passo que me diverti bastante também achei um pouco...marcada demais. Não é que seja ruim, só não é comum, é como se fosse pausada, um pouco seca. Talvez um dia eu encontre uma palavra adequada e edite meus comentários, mas por enquanto deixo registrado essa impressão: boa, mas estranha.

O livro tem alguns erros de revisão bem grosseiros, mas nada que atrapalhe demais a leitura - mas sentimos falta do capricho, não é verdade?

No geral, A vida do livreiro A.J. Fikry é uma leitura agradabilíssima, incrivelmente realística e um tanto divertida. É daquelas estórias para se ler em uma sentada, em um domingo à tarde, comendo pipoca. Tem um quê de tristeza, mas é colocado de uma forma bem natural e bonita, demonstrando que a vida segue seu caminho, seu ciclo, que ela se renova e continua. Não morri de amores, mas, taí, recomendo.

❤ ❤ ❤ ♡ ♡
★ ★ ★ ★ ☆
Andressa 20/08/2014minha estante
Tenho vontade de ler esse livro também. :)

Caroline Gurgel 21/08/2014minha estante
É uma boa leitura, Andressa, acho que você vai curtir!
;)

Andressa 23/08/2014minha estante
Vai para a lista!

Rafaela B 12/06/2014

A Vida do Livreiro A.J. Fikry
O que posso dizer sobre esse livro? Não sei se o amei porque sou livreira e amo minha profissão ou porque esse livro é bom mesmo. Acho que um pouco das duas coisas. Isso não significa que quem não trabalha no ramo de livros não vá gostar. Muito pelo contrário, é uma ótima pedida para conhecer muitos livros legais (apesar do Fikry dizer que alguns são chatos).

A Vida do Livreiro A.J. Fikry conta a história de um dono de livraria de uma cidade pequena, bem pequena mesmo, uma ilha até. Ele é uma pessoa ranzinza, que só vende o que ele gosta e é o terror dos representantes de editoras que vão lhe apresentar o catálogo de lançamentos.
Desde que sua esposa morreu leva uma vida ainda mais reclusa que o normal e pensa em se aposentar vendendo um livro raro de Edgar Allan Poe que conseguiu numa feira de garagem a um preço bem camarada, mas sua vida tem a primeira reviravolta (ao longo do livro serão muitas): o livro é roubado e seu plano de deixar aquele lugar vai por água abaixo. Não bastasse isso, alguém resolve abandonar um bebê em sua livraria e o faz pensar se está pronto para ser pai e amolecer um pouco seu coração de pedra. Ainda tem que lidar com a nova representante da editora Piterodactyl que não conhece nada dos seus gostos enquanto que seu antecessor poderia ser chamado até de amigo pelo Fikry, mas que fez o favor de morrer gerando esse inconveniente de ter que aturar alguém novo e inexperiente. Entre essas e outras histórias o livro conta como é a vida de Fikry na pequena cidade, o papel da livraria na comunidade e o relacionamento das pessoas, para lá de real. Não quero contar muito porque não gosto de resenhas grandes e não quero passar uma visão errada do livro. Mas posso garantir que é uma ótima leitura, todos personagens são maravilhosos e são bem reais, difícil não se identificar com um deles.
Só mais 2 coisas que quero falar sobre o livro:
1. Cada capítulo começa com o comentário de A.J. Fikry sobre um romance ou conto. Todos com bastante personalidade e as vezes com muita ranzinzice.
2. Tem um livro que Amelia ama: Desabrochar Tardio. Parece um livro lindo, da vontade de correr para comprar um... mas ele é fictício! Me lembrou muito de Uma Verdade Imperial. Fico frustada com isso, parece que vai ser o livro da minha vida e descubro que ele não existe.
Manuella_3 17/06/2014minha estante
Oi, Rafaela
Adorei sua análise e ja vou solicitar o livro. Vim conferir sua opinião antes de decidir e... voilá! Fui fisgada!
Depois te conto.
Bj

Vivian R 15/07/2014minha estante
Acho que você quis dizer "Uma AFLIÇÃO Imperial". Gostei da resenha, vou lê-lo :)

Cinara... 30/11/2020

"Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós."

Quem ama livros, cheirar livros, tocar os livros e óbvio ler os livros, impossível não favoritar um livro sobre o mundo livros! ?
@tigloko 30/11/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler esse!

Cinara... 30/11/2020minha estante
Tiago acredito que você vai gostar bastante?

MiCandeloro 06/07/2014

Completamente perfeito!
Amelia Loman é uma representante de livros da Editora Pterodactyl. Sua tarefa resume-se a visitar livrarias clientes oferecendo os livros do catálogo de maneira que os torne irresistíveis, a ponto de fazer os livreiros comprá-los. Teoricamente não é uma função fácil, mas Amelia é muito boa no que faz.

A.J. Fikry é livreiro e dono da Island Books, única livraria de Alice Island. A.J. não é uma pessoa fácil de se aturar. Pedante, mal-humorado e carrancudo, carrega no peito um coração partido e a dor que o consome o transformou numa pessoa isolada e antissocial. Não é à toa que sua livraria está sempre às traças e que seu faturamento vai de mal a pior. E justamente por isso que seu primeiro encontro com Amelia é um total desastre.

Sua única garantia de aposentadoria é o raro exemplar de Tamerlane, que guarda numa redoma com segredo em casa. Mas certo dia, seu livro é roubado, e nem o aplicado Detetive Lambiase consegue resolver esse mistério. A.J. fica arrasado, mas mal sabe ele que a vida preparou uma surpresa muito maior que irá fazê-lo rever todos os seus conceitos e planos.

O que fazer quando você descobre uma bebê deixada em sua loja com apenas um bilhete? Maya, uma menina linda de apenas dois anos, irá movimentar a pacata rotina de uma cidade pequena, unindo a vida de diversas pessoas que antes mal se conheciam e proporcionando uma mudança sem volta.

"Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?"

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Quando li a sinopse de A Vida do Livreiro A.J. Fikry me interessei de imediato, afinal, adoro todas as histórias que falam sobre livros. Mas nunca, jamais, poderia esperar que este livro fosse me surpreender tanto. Gabrielle conseguiu criar uma trama cheia de drama, romance, mistério, com uma pitada de humor sarcástico, misturada a um universo literário fantástico que me fez me sentir em casa.

Tem coisa melhor do que um leitor assíduo e apaixonado ler uma obra que fale a nossa língua? Ler sobre personagens que sabem o que sentimos ao comprar um livro novo, ao sentir o cheiro de letras impressas, o quanto é bom discutirmos literatura com outras pessoas que igualmente compartilham dessa paixão?

A Vida do Livreiro A.J. Fikry é entupido de referências literárias de livros que conheço e amo a livros que nunca ouvi falar. Me diverti com as passagens referentes aos clubes de leitura feitos na livraria, aos blogueiros pedantes que se acham e se exibem com os livros recebidos de parceria, e as críticas que os leitores costumam fazer quase que imperceptivelmente ao terminar uma leitura. Mas o que mais gostei foi ver Maya, pequenina, resenhando seus livros infantis através de desenhos, já que não sabia escrever. Ver uma criança crescer apaixonada por esse universo emociona, de tão bom que é.

“Sei não, Izzie. Tô te falando. Livrarias atraem o tipo certo de gente. Gente boa, que nem o A.J. e a Amelia. E eu gosto de conversar sobre livros com pessoas que gostam de conversar sobre livros. Gosto de papel. Gosto da textura e gosto de sentir um livro no bolso. Gosto do cheiro de livro novo também."

O livro é narrado em terceira pessoa, de maneira intimista e delicada. Os personagens são tão bem construídos que é impossível acreditar que não são reais. Eu quase desejei que fossem mesmo, para poder trocar figurinhas sobre livros que amo com eles. Apesar da história ter como pano de fundo a livraria e tudo que a envolve, como os dilemas dos livreiros de se encomendar o livro certo, planejar eventos com autores, lidar com a crise financeira e com os receios de prejuízos dos negócios em razão da proliferação dos ebooks, A Vida do Livreiro A.J. Fikry vai muito mais além.

"As palavras que não encontra, pede emprestado. Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós. Minha vida está nestes livros. Leia estes livros e conheça meu coração. Não somos como romances. Não somos como contos. No fim, somos como obras selecionadas. Não, não muito tempo."

Fiquei completamente emocionada de ver a evolução de todos os personagens no decorrer da trama. A.J., por mais detestável que podia parecer para alguns no início, me cativou logo de cara. Sabia que no fundo ele era uma boa pessoa, apesar de ranzinza. Ele me lembrou muito os personagens de Lula Molusco, do desenho Bob Esponja, e Gru, da animação Meu Malvado Favorito.

Amelia é uma personagem peculiar, de gosto duvidoso, mas extremamente cheia de luz. Maya é uma bebê que todos amariam ter. O relacionamento criado entre A.J. e Maya é tão lindo que me faz acreditar num mundo melhor. Maya é uma criança inteligente e sensível, e seu amor pelos livros e pela escrita a acompanha desde pequena. Maya quer ser escritora, e é adorável observá-la seguir nessa jornada. Lambiase e Ismay começaram com um papel pequeno na história, mas igualmente conquistaram o meu coração.

"A boa notícia, srta. Fikry, é que todo tempo que passo lendo, estou aprendendo a escrever melhor”,Maya pensa a respeito. “Eu quero esse emprego.”

O final, apesar de ser triste, é tocante, profundo e cheio de significados. Foi interessante ver todas as pontas se fechando e vendo como tudo na vida faz sentido. A cada início de capítulo nos deparamos com anotações pessoais feitas por A.J. com um intuito precioso que vocês só descobrirão depois.

Eu costumava dizer que tinha três livros favoritos na vida, agora definitivamente tenho quatro. Amei tanto A Vida do Livreiro A.J. Fikry que fico querendo que todos leiam e se apaixonem pela obra tanto quanto eu. A real é que por mais que eu fale, nunca conseguirei pôr em palavras tudo o que este livro representou para mim. Nunca nenhuma resenha chegará aos pés dele. Apesar disso, também sei que este é um texto diferente, mais adulto, mais poético, e que não irá agradar a todos os gostos. Como diz A.J., existe o momento certo para se ler cada livro, e este foi o meu. Só posso torcer para que seja o de vocês também :)

"Li pela primeira vez em Princeton, num seminário chamado Literatura do Oeste Americano e não fiquei nem um pouco emocionado. Deparei-me com o conto outra vez, há uns dois anos, e chorei tanto que você vai ver que o livro está manchado. Acho que fiquei mole depois da meia-idade. Mas também acho que minha nova reação está relacionada com a necessidade de encontrarmos histórias no momento certo de nossas vidas. Lembre, Maya: as coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para a vida."

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/07/resenha-vida-do-livreiro-aj-fikry.html
Alexsandra 22/07/2014minha estante
MiCandeloro esse livro também passou a ser um dos meus favoritos!!!
Lendo a sua resenha concordo sentimentalmente com vc em muitos aspectos...
É tão maravilhoso quando encontramos o livro certo no momento certo, você não acha?

MiCandeloro 22/07/2014minha estante
Sim Alexsandra, é perfeito. Fico feliz de ter me permitido me render a essa história tão linda :D Beijos

escritoriando 07/08/2016minha estante
Meu deus, moça! Você devia ter sinalizado que tinha spoilers

@plataformadolivro 07/08/2016minha estante
Estava sinalizado

Helena.Merces 08/02/2021

Ninguém viaja sem motivo. Aqueles que estão perdidos querem estar perdidos.
Esse foi meu primeiro livro de 2021 e não poderia ter começado melhor. A história é envolvente e você fica ansioso pelos próximo capítulo e no desenrolar das coisas. O personagem principal, A.J. Fikry, tem tudo pra ser odiado, devido à perdas em sua vida se tornou alguém rabugento, resmungão e inconveniente, mas algumas coisa faz com que gostemos dele.
A situação muda quando de repente, ele encontra uma garotinha em sua biblioteca e passa a cuidar dela.

O ponto alto do livro são às referências a vários livros, como Pollyan, Anne de Green Gables, o Hobbit e vários outros. Um livro onde os leitores de sentem representados!

Um livro emocionante e ao mesmo tempo de aquecer o coração.
Thâmara 22/02/2021minha estante
Qual o ano de seu lançamento?

Helena.Merces 03/03/2021minha estante
É de 2014

Fê Borges 30/05/2015

Escolhido para reler, por ser um livro muito gostoso de apreciar!
Escolhi este livro para reler no desafio, mas confesso que reler ele foi muito mais gostoso, você consegue rever pontos que não tinha parado para pensar. Ele nos mostra como uma criança pode derreter o coração de uma pessoa, mesmo que ela tenha um coração de pedra, que todos na vida temos mais uma chance para amar, fala sobre morte, é um livro emocionante, me emocionei da mesma forma em que me emocionei da primeira vez que li.
Thyta 04/06/2015minha estante
Se fosse só pela capa não compraria mas pela sua resenha sim.

Fer Kaczynski 08/06/2015minha estante
Reler é ótimo, li alguns na adolescencia e reli adulta, mudou muito minha concepção dos mesmos, até passei a gostar de um que tinha detestado!
Esse eu tenho mas ainda não li, ta na imensa fila rsrs

Gilvania4 27/06/2020

Maravilhoso!
Estou encantada com este livro!
A vida do livreiro J.A. Fikry, conta a vida deste homem, que perde sua esposa em um acidente de carro e mesmo após um ano e meio ainda não superou essa perda, o que o faz ser cada vez mais rabugento (embora não tenha chegado aos 40) e estar beirando o alcoolismo.
Numa certa noite de muita bebedeira, comida jogada na parede e vômito, ele tem um livro raro roubado e no dia seguinte, uma menina de dois anos é abandonada em sua livraria. De repente tudo acontece, sua vida muda completamente.
Leia este livro, vale muito a pena.
O que mais gostei foi o quanto nossa vida pode ser beneficiada se arriscarmos mudar, mesmo que essa mudança venha de tragédias!
Cami 27/06/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!

Gilvania4 27/06/2020minha estante
Sim, eu amei!

Laura.Novelli 04/05/2021

Livros que falam de livros
"Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós."

Livros que falam de livros... Este é um dos meus "gêneros" favoritos da vida, e este romance foi certeiro.

Recheado de indicações maravilhosas que alongaram minha já extensa lista de desejados, é impossível não parar para anotar todas as referências. Porque nós leitores somos assim... Queremos ler muito além do tempo de vida que nos resta!

Em meio a Poe, Tolkien, Proust, Mark Twain, Hemingway, David Foster Wallace, entre outros, a autora nos emociona com particularidades que somente nós, leitores, podemos abraçar.
Jean Bernard 05/05/2021minha estante
Já amei. Foi pra lista de compra. Adorei a resenha.

Laura.Novelli 05/05/2021minha estante
Ahhh fico feliz!! É curtinho, mas dá um respiro tão bom nesses tempos difíceis que estamos vivendo...

Driih (@dinbookerland) 17/08/2016

Enriquecedor! *-*

A vida do Livreiro é um livro simples, de escrita fácil e leitura fluída. Zevin conseguiu fazer uma história trivial ter importância, criou personagens complexos e reais e nos fez torcer por eles, desejar que o melhor acontecesse em suas 'vidas'.
Repleto de referências, dicas de livros, séries e bagagem emocional, ele definitivamente me ensinou bastante coisa.

"É o medo secreto de que não é possível sermos amados o que nos isola. [...] mas é apenas porque estamos isolados que pensamos não sermos amáveis. Certo dia, não se sabe quando, vai estar dirigindo por uma rua. E certo dia, não se sabe quando, ele, ou ela, aliás, estará lá. Será amado porque, pela primeira vez na vida, realmente não estará solitário. Terá escolhido não estar solitário."

Coisas que vão ampliar o horizonte de quem está começando no mundo dos livros ou vão fazer leitores veteranos se divertirem ao entender o jogo de referências.
O final foi ao mesmo tempo um encerramento, mas deixou também a sensação de 'a vida continua'.

Lido em 22/06/2016. Nota: 5
Lary.Momentolitera 31/12/2017minha estante
Haaaaaaaa. Amei muito sua resenha já estou com sede para ler esse livro. Já vou favorita-lo haha. Valeu a pena ler essa resenha???????

Driih (@dinbookerland) 31/12/2017minha estante
Ah que bom que gostou, foi um comentário curto, mas precisei fazer. Amei taaanto esse livro, pensando em reler!

C_R 10/03/2016

"Apesar de amar livros e ser dono de uma livraria, A. J. não gosta muito de escritores."
O livro é super curto, apenas 186 paginas, mas de uma profundidade que emociona e impressiona. Muito bem escrito, tem passagens bem humoradas, outras sarcásticas e alguns eventos tristes.
Gostei muito de ler esse livro e com certeza leria de novo, portanto, para leitores apaixonados, torna-se quase leitura obrigatória! O que torna esse livro especial é a forma como a autora estruturou o enredo. É livro que descreve mais sentimentos e emoções dispensa diálogos longos.
"Pela experiência de Amélia, a maior parte dos problemas das pessoas seria resolvida se dessem mais chances às coisas."
A.J. é um cara estranho, todo mundo na ilha acha ele estranho, e até mesmo ele, sabe que é estranho. Mas parece e não quer se incomodar com a opinião alheia. Esse fato o torna um sujeito peculiar em seus gostos e suas escolhas, pois não tem amigos, vive amargurado por causa da perda da esposa. Mas um evento interessante faz com que A.J. se transforme, se torne outra pessoa, e a responsável por essa mudança, é uma criança. Uma menininha de dois anos chamada Maya.
"Me ama? Você nem me conhece", diz A.J. "Menininha, você não devia sair amando por aí tão fácil." Ele a puxa para perto. "Nossa jornada foi boa. Foram 72 horas deliciosas e, pelo menos para mim, memoráveis, mas algumas pessoas não ficam para sempre em nossas vidas."
Para finalizar, o livro é emocionante. Super indico a leitura, ainda mais por ser um livro curto. É um romance que foge dos moldes da moda, ou seja, sempre tem um final feliz. O final desse livro não é triste, mas isso não significa que o livro não seja. É um livro sobre a vida. De como vivemos e encaramos a vida e as pessoas ao nosso redor, a forma como lidamos com situações difíceis e de como tentamos nos readaptar com as mudanças que a vida impõe.
"Não de morrer, pensa. Mas um pouco desta etapa. Todos os dias resta um pouco menos de mim. Hoje sou pensamento sem palavras. Amanhã, serei um corpo sem pensamentos. e assim por diante."
Caroline.Dias 09/06/2021minha estante
Eu amei esse livro

C_R 09/06/2021minha estante
Eu também, faz tempo que li e ainda não esqueci da história

Juliana 03/08/2020

Livro para quem ama livros!
No livreiro Fikry é fácil ver cada um que tem nos livros um amigo, um professor, um companheiro viajado e sábio. A obra vem recheada de referências que dependendo da identificação do leitor garante boas risadas (Wallace e Proust teriam duas coisinhas a dizer sobre isso, rs). A cada situação que a história apresenta ao protagonista, uma citação encoraja, conforta, confronta. Que alegria conhecer essa obra e tantas outras mencionadas! Alegria maior ainda que tudo se encaixe tão bem e que seja uma leitura tão completa, construída em ambientes e em sensações tão familiares a todos que tem por parte essencial da vida a leitura e os livros.

Vale a releitura para captar todos os elementos literários utilizados com propriedade pela autora.
Carol 04/12/2021minha estante
Esse eu guardo no coração com espaço especial!

Juliana 05/12/2021minha estante
Amo a história e as referências ??