O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

emiliapsouza 29/09/2021

Mais um crime sideral.
Continuando com o clima investigativo e misterioso que temos em "As Cavernas de Aço", em "O Sol Desvelado" acompanhamos nossa dupla em mais uma investigação acerca de um crime sideral.

Dessa vez, o cenário muda e Elijah não está mais na segurança do subterrâneo, mas encontra-se num planeta onde ele precisa enfrentar seus próprios medos. É justamente através desses medos, que o livro proporciona diversas reflexões sobre o modo de vida na terra. Além disso, temos também uma maior explanação sobre as Três Leis da Robótica, o que eu achei muito legal!!

O desfecho da história é muito bom, porém achei o final um pouquinho clichê, mas nada que apague o brilho da leitura!

Nathy Alcantara 10/09/2021

achei o segundo livro bem mais fluído, envolvente e frenético que o primeiro. fiquei curiosa do começo ao fim, no entanto achei o caso mais sem graça ou então seja só o reflexo de eu não ter conseguido adivinhar nada do que tava acontecendo kkkajsjxkak Bailey continua irritante, teimoso e louco sem medo da morte, e o Daneel ficou um pouco de lado nesse segundo livro (disso eu não gostei) mas ainda assim, foi muito bom.

Ricardo.Barroso 25/08/2021

Viver sozinho ao ar livre ou em grupo em cavernas?
"Sem a interação entre humanos, acaba o principal interesse na vida, acaba a maioria dos valores intelectuais, acaba a maior parte da razão de viver. A conexão holográfica não substitui a presença pessoal." Esse trecho fala muito com o momento que vivemos atualmente, com a COVID tornando nossas relações todas remotas.
Este livro por algum motivo me empolgou menos do que o anterior. Embora seja um romance policial (a primeira metade é só ficção científica mesmo), tudo é mais lento e não há aquela ansiedade em resolver o mistério, não parece ser urgente. Além disso, essas interações remotas logo ficam cansativas, toda hora somos lembrados das fobias que eles têm. Fora isso o livro é bom pelos paralelos que ele traça com a realidade.

Cassianohammer 15/08/2021

Muito melhor que o primeiro, história mais interessante, bem desenvolvida, reflexões sobre sociedade válidas até hoje.
E a genialidade de Asimov é incrível e está mais forte nesse volume.
As deduções que ele faz brincando com as três leis da robótica, é sensacional.
Já admiro e nem li Fundação ainda.

Natália Tomazeli 09/08/2021

Um tipo de "Admirável Mundo Novo"
"Não temos motivos para haver violência em Solaria. Temos tudo o que poderíamos querer, então não há ambição pessoal. Não conhecemos os relacionamentos, então não há ambição envolvendo família. Todos nós temos uma boa saúde genética."

Imagina viver em um planeta onde quase todos os problemas humanos simplesmente não existem mais? Pois é nesse cenário que os dois protagonistas, Elijah Baley e Daneel, irão tentar resolver o crime da vez!

Nesse segundo livro da "Série dos Robôs" o leitor é inserido em um contexto quase que utópico! De cara, o planeta Solaria encanta por trazer tantas facilidades surreais e por ser tão diferente da Terra, com seu modelo caótico e decadente. Mas não se engane! Ao longo da trama, é mostrado que isso tudo não é tão perfeito assim. A medida que as páginas vão passando e o autor vai mostrando mais sobre a sociedade de Solaria, fui ficando cada vez mais assustada e menos animada. São tantas as reflexões a serem levantadas que fica até difícil falar de todas aqui, já que o espaço é pequeno. É genial demais as explicações de Asimov sobre essa sociedade esquisita e foi muito difícil para mim, no final, decidir qual o melhor livro da série até agora. Os dois são igualmente maravilhosos e muito bem desenvolvidos!

Nesse contexto de isolamento social que nos encontramos, esse livro acabou sendo pra mim, um bom meio de reflexão, já que todos os habitantes de Solaria vivem assim por toda sua vida, praticamente. O jeito como não há interação social entre eles e como tudo é muito unilateral, nos faz refletir muito sobre solidão, introspecção e relações sociais gerais.

E claro que essa junção entre ficção científica e romance policial funciona super bem aqui! Assim como o primeiro, é tudo muito bem interligado. Mesmo que dessa vez eu não tenha sido muito surpreendida com a revelação de quem era o assassino, tudo fez sentido para mensagem que o autor queria passar no final!

Raquel 05/08/2021

Envolvente do início ao Fim
Sem dúvidas Asimov entrou para a lista de autores favoritos.

Nesse segundo volume vamos acompanhar o detetive Elijah Baley em mais uma de suas investigações junto de seu companheiro robô, R-Daneel.

Como solucionar um caso de assassinato em um lugar onde assassinatos não existem, onde o ambiente é hostil a sua própria natureza, tanto quanto as pessoas que alí habitam, e sem poder usar as ferramentas as quais está habituado?

Em O Sol Desvelado Baley está em mais uma de suas missões para desvendar casos impossíveis e provando seu valor.

Thaís Furlan 01/08/2021

Sonhando com robôs...
Num futuro em que os terráqueos vivem confinados e são dominados e subjugados pelos outros planetas, o investigador Elijah Baley é designado para acompanhar um caso, aparentemente sem solução, em Solaris.
Quem o acompanha é um robô do planeta Aurora, com aparência humana, e o qual eu suspeitei desde o início que tivesse envolvimento com o caso.
A construção da narrativa é incrível: não enrola, não é cansativa, mas também não te dá todas as informações de uma só vez. Alguma informação nova sempre brota no momento mais inesperado.
O final é morno, esperava um prólogo, ao menos, mas não rolou.

Dan 29/07/2021

Maravilhoso
Segundo livro da trilogia que traz observações que cabem perfeitamente nos dias de hoje e que provavelmente servirão por muito tempo.

Bem escrito, emocionante e intrigante até a última palavra!

Mika Busch 27/07/2021

Investigação inteligente
Um bom livro policial, não aumento a nota porque para o meu gosto acontece tudo rápido demais, mas a explicação do assassinato que está sendo investigado bem como a conclusão social que o investigador apresenta são muito boas.

Gabriel.Chiquito 01/07/2021

As cavernas de aço já lhe eram estranhas
Muito melhor que As cavernas de aço. Elijah como um verdadeiro detetive, os personagens muito bem construídos, o suspense foi ótimo e a trama bem intrincada.

Sem falar do show do Asimov construindo todo um cenário político e social novo pra abordar os mundos exteriores e que ficou perfeito.

Gabriel.Galdino 27/06/2021

é Inegável a importância de Isaac Asimov ainda tem na literatura e até na ciência em geral, e esse livro é a prova viva disso.

Lançado a 64 anos atrás, o livro ainda trás questionamentos relevantes para o o futuro da humanidade e como o relacionamento da mesma com a tecnologia pode nos afetar. Todos os temas tratados no livro podem encontrar eco hoje, ainda que de forma menos fantasiosa.

Além disso, temos um enredo bem simpático e intrigante, podendo até ser uma boa porta de entrada para novos leitores.

Para os que já estão acostumados com com que é feito em ficção cientifica nesses 62 anos, pode até achar engraçado o toque enérgico, quase esperançoso no final, mas, convenhamos, é uma delícia ler livros aonde a ficção cientifica, dadas as devidas proporções e contexto, eram mais leves.

Junior 18/06/2021

Eu simplesmente sigo fascinado pela trilogia dos robôs, nesse segundo o ritmo é mais lento que o primeiro livro, mas a história é tão bem contada, com tanto detalhe e esmero que eu fico boquiaberto com o talento do Asimov. Se gosta de uma bom sci-fi vai fundo essa série é para ti mesmo.

Rafael_Santiago 13/06/2021

Isaac Asimov sempre profético!
É incrível ao ler as histórias do Asimov e notar o quão visionário ele era, não apenas na idealização dos aparatos tecnológicos que então compunham os mundos futurísticos por ele imaginados em seus contos e romances, como também as implicações no uso de tais tecnologias.

Não bastasse isso, esse livro em especial é mais um dos muitos dele que cai como uma luva para os tempos atuais (2020-2021). O livro fala muito de isolamento, preconceito e alienação. Tanto isolamento físico, como isolamento social. A releitura sci-fi da questão Shakespeariana, sobre ver ou olhar nunca foi tão atual, parece uma besteira mas nunca nos foi tão alcançável. A forma como os personagens à primeira vista interagem e muitos insistem em interagir nunca foi tão atual. A alienação imposta pelo convencionamento e - por conta dele - do preconceito, resistência e medo adquirido ao diferente, nunca foi tão atual. Somando-se ainda o bom e velho hábito humano de odiar uma parte em algo à primeira vista, avesso, mas que no fundo nos é bem familiar.

Sobre a dinâmica geral do romance, na minha opinião, "O sol desvelado" é melhor que o primeiro, "Cavernas de aço". O caso apresentado é mais intrigante e o livro num todo é um pouco mais movimentado.

Se fosse resumir o livro em uma palavra, diria: reflexivo. Uma divertida sala de espelhos, repleta de questões bem interessantes para se pensar um pouco sobre.

Raquel 03/06/2021

Recomendo
Em O Sol Desvelado, vamos ver o Bailey enfrentando novos desafios em sua carreira policial ao lado de robôs.

Asimov consegue levar o leitor a viajar pelos seus mundos como nenhum outro, o escritor consegue se descritivo em sua narração, sem fazer com que a leitura fique pesada.

No segundo livro da série o autor traz algumas reflexões sobre a essência humana e como necessitamos viver em sociedade.

Um livro fluido, envolvente, inteligente e reflexivo.