Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Fimbrethil Call 02/11/2014

Totalmente excelente!
Esse livro é simplesmente o máximo, totalmente excelente, que me fez chorar ao relatar a queda do muro de Berlim. Imperdível.

Mi Hummel 04/12/2014

A eternidade por um fio...E a leitura também.
Trilogia Século terminada.

Meu favorito ainda foi o segundo livro, no entanto, o autor deve ser aplaudido. É incrível você acompanhar o amadurecimento de uma personagem ao longo dos volumes. Tudo evolui. Da situação política ao crescimento de uma personagem. É insano pensar que em três livros você é apresentada à um incrível universo de personagens com a possibilidade assumir a pele de cada um deles. Eu me pegava pensando em como o autor conseguiu.

"Eternidade por um fim" traz novos conflitos e eu adorei poder ter encarado o fim do Muro de Berlim! Realmente, me senti lá...A luta pelos Direitos Civis dos negros que sacudiu a política norte americana, os embalos do rock´n´roll.... Tudo em um único volume.

O final...O final foi muito intuitivo. Vale ler.

30/12/2014

HISTÓRIA E FICÇÃO NUMA MISTURA PERFEITA
Este é o livro que finaliza a trilogia “O Século”. Adorei acompanhar a história das três gerações, observar como os valores e crenças mudaram de acordo com a época, ver os principais acontecimentos mundiais do último século por meio dos bastidores e por um ângulo mais humano.

Achei sensacional a maneira como o autor construiu a narrativa, de modo que todos os personagens participaram de alguma forma dos acontecimentos que marcaram o século XX: seja assessorando um político importante (tendo a oportunidade de mostrar os bastidores do poder e das decisões que os principais líderes políticos tiveram de tomar), combatendo uma guerra, apurando os fatos como jornalistas ou se transformando num pop-star. Gostei tanto da narrativa, que muitas vezes entrei na internet para procurar o rosto de um personagem histórico que não conhecia, ou para pesquisar sobre outro e até rever fatos importantes, como o assassinato do presidente Kennedy ou a Queda do Muro de Berlim.

Nesta terceira parte, acompanhamos a história da família alemã: Carla está casada com Weber e vive na Alemanha Oriental, junto com Maud (mãe de Carla) e seus filhos: Rebecca Hoffman (filha adotiva do casal), Walli (filho de Carla, que foi estuprada no lugar de Rebecca por soldados soviéticos e não quis abortar) e Lili (filho do casal Carla e Weber). Rebecca descobre que o seu casamento não era o que ela imaginava. Este foi um dos motivos que a levou a querer atravessar o Muro de Berlim, junto com o seu segundo marido, Bern. Além disso, os dois queriam tentar uma vida melhor e com mais oportunidades. Já o seu irmão Walli sonha em ganhar a vida com a música e também quer atravessar o Muro, para poder cantar músicas, sem censura do governo comunista.

A família russa é retratada através das histórias de Tanya e de Dimka, os irmãos gêmeos, netos de Grigori Peshkov. Filhos de Anya, sobrinhos de Volodya, Tanya é uma grande jornalista, inconformada com as injustiças do governo comunista e tenta combate-lo, através de manifestos, junto com o seu amigo Vasili. Dimka acredita no comunismo, mas sabe que são necessárias algumas reformas e reestruturações para o sucesso desse modelo. Ele trabalha para o governo de Khruschev, sendo um dos seus principais assessores.

Acompanhamos também a trajetória da família inglesa, representada pelos irmãos Dave e Evie, filhos do casal Daisy (filha de Lev Peshkov) e Lloyde (filho de Ethel Williams e do Conde Fitzherberts). Dave é um menino inteligente, mas que algum motivo não consegue ir bem nos estudos. Ele gosta de música e tem bom faro para negócios. A sua irmã Evie desde pequena já demonstra que possui talento para a dramaturgia. Outros personagens de destaque neste círculo são os filhos da amiga judia de Daisy: Jasper Murray, um estudante determinado que quer ser jornalista televisivo e trabalhar nos Estados Unidos e a sua irmã, Anna Murray, que é editora de livros.

A família americana é representada por Beep e Cam Dewar, filhos de Bella e Woody Dewar. Beep é uma garota atrevida e moderninha, que vive a vida intensamente. Já Cam é bastante conservador, diferente de seus pais. Além deles, também acompanhamos a história de George Jakes, filho negro e ilegítimo de Greg Peshkov (que por sua vez, é filho bastardo de Greg Peshkov e de sua amante Marga) e de Jacky. George é muito inteligente e esforçado e um dos poucos negros que conseguiram estudar em uma boa universidade (a família branca pagou os seus estudos). Ele aceita um emprego na Casa Branca para trabalhar no Departamento de Justiça com Bobby Kennedy e tenta lutar pelos direitos civis. George conhece duas outras mulheres negras determinadas e lutadoras: Maria Summers e Verena, que também buscam a igualdade de direitos, cada uma à sua maneira: Maria também trabalha na Casa Branca e Verena assessora Martin Luther King.

O livro aborda diversos temas que marcaram o final do século XX: o amor livre dos hippies; as drogas usadas pela juventude e os vícios por elas provocadas; o fortalecimento do rock and roll (o famoso bordão: amor, drogas, sexo e rock and roll); a questão dos direitos civis e do racismo, ainda muito forte, principalmente nos Estados Unidos; as histórias de grandes personalidades, como John e Bobby Kennedy, Martin Luther King. Alguns fatos históricos também são retratados de maneira muito interessante no livro. São eles: movimentos políticos de massa, Guerra do Vietnã, Muro de Berlim, Crise dos Mísseis de Cuba, assassinatos de grandes líderes, impeachment presidencial, revoluções e tantos outros acontecimentos.

Tenho apenas uma ressalva: este último livro contou a história de muitos personagens e, à medida que o século ia acabando e o tempo ia passando depressa, achei que o autor pulou anos das vidas dos personagens e que o livro deixou um pouco a desejar sobre o desfecho deles. Acho que foi exatamente pelo fato de serem muitos personagens mesmos. Talvez o autor pudesse ter dividido este livro em dois (parte I e II), porque sei que o livro é grande (mais de mil páginas), mas realmente achei que alguns acontecimentos mereciam um destaque maior do que foi dado. Não só os acontecimentos da vida real, mas também os relacionados aos personagens fictícios poderiam ter sido melhores explorados. Alguns personagens foram tão bem construídos, mas, de repente, eles sumiram e o autor apenas os cita no final (e às vezes nem isso). O mesmo vale para a história. Muitos fatos importantes foram apenas mencionados e outros não.

Apesar disso, eu adorei o livro. Ele prende a atenção do leitor, do início ao fim e é com certa nostalgia que a gente se lembra dos outros personagens que nos marcaram nos volumes um e dois. Mais uma vez, as histórias dos personagens se cruzam e há uma mistura de história e ficção em perfeita harmonia. Com certeza, acabei o livro com um gostinho de “quero mais”...

Rosana 13/01/2015

Ken Follet mais uma vez fecha com chave de ouro essa trilogia que, mais do que nos levar ao outro lado dos fatos históricos, nos permite pensar nosso século do ponto de vista do que deixaremos como legado. A obra tem tantos méritos que fica difícil enumerar todos. Destaco, mais uma vez, a técnica em misturar personagens reais com fictícios com tal maestria que torna tênue a linha entre ficção e realidade. Espetacular em todos os sentidos.

Ayla 19/02/2015

Livro fantástico!
Ken follett como sempre não nos decepciona e termina essa saga com toda sua genialidade.Mesmo 47 anos após a primeira guerra mundial,essa terceira geração continua vivendo em um mundo tenso onde esperam que uma guerra nuclear exploda a qualquer instante:a guerra fria,nesse livro estão diversos assuntos que polemizaram o final do século XX.Como a luta dos negros por seus direitos,o movimento hippie,o assassinato de importantes líderes norte americanos,a guerra do Vietnã e o muro de Berlim.Recomendo esse livro maravilhoso com um final que me emocionou demais!5 estrelas

Tauan 23/09/2015

A trilogia O Século foi um dos meus maiores achados literários. Há anos eu acompanho com ela a trajetória do século XX, um século muito interessante, muito marcante, extremamente frutífero no que toca a inspiração para a literatura. Follett escolheu uma das mais evidentes facetas do século para abordar sua narrativa: as guerras que o abateram do começo ao fim.
Para finalizar série, a Guerra Fria, que não foi uma guerra de fato, mas uma corrida armamentista, uma disputa de influências, uma batalha ideológica, entre duas potências: os Estados Unidos da América, em nome do ocidente, do capitalismo e da liberdade e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em nome do oriente, do comunismo e, consequentemente, do autoritarismo e da violência.
Desde o primeiro livro, Queda de Gigantes, nós acompanhamos a história a través dos olhos de cinco famílias que atuam diretamente nos eventos e sofrem as conseqüências do curso da história. As famílias estão nos centros de ação do século: uma na Rússia, uma na Alemanha, uma na Inglaterra, uma em Gales e a outra nos Estados Unidos.
O livro captura com perfeição o clima de insegurança e tensão que dominou o mundo durante a Guerra Fria: o medo, a raiva, a incerteza, a intolerância e a esperança. Da Alemanha dividida e parcialmente dominada, ao racismo nos Estados Unidos, passando pela luta por renovação na União Soviética e pelo direito dos homossexuais no Reino Unido.
Sem a menor dúvida, é uma série memorável e um dos melhores livros de 2014.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Alvaro 16/04/2015

Excelente livro. Daqueles que o tamanho ainda é pequeno
Trilogia "O Século" finalizada. Quase 3000 páginas relatando a história do século XX, passando por grandes momentos históricos, visto pela ótica de cinco famílias (Duas inglesas, uma alemã, uma russa, uma americana), numa série que a Bienal mostrou, é aclamada por muitos fãs.
Os livros fazem com que o leitor sinta as emoções de alegria dos personagens em determinados momentos, mas, mais que tudo, a angústia pelos erros que a humanidade cometeu durante 86 anos.

Algumas pessoas acompanharam meu face quando eu estava lendo "O inverno do mundo", e de como eu me emocionava fácil - Segunda Guerra é algo que mexe comigo - mais pelos motivos de nós sermos mesquinhos do que pelas "vitórias" daqueles momentos.

Uma coisa que eu sempre falo quando recomendo essa trilogia, e que eu não poderia deixar de falar aqui, é, como as personagens femininas desses três livros são fortes. Talvez as mulheres pensavam daquele jeito naquela época, mas, nossa, a maioria delas me cativou de uma maneira muito profunda.

Pra mim, essa trilogia do Ken Follett, DEFINITIVAMENTE é a melhor trilogia desse século e, entra na lista dos livros que DEVEM ser lidos. Não porque é bonito, e a cena final reúne toda aquela angústia dos outros livros e dá lugar a alegria, mas para que nós não nos esqueçamos da história. Afinal, não é somente um livro sobre guerras, amores, amantes, capitalismo, socialismo, mas, acima de tudo, sobre liberdade.

Cristiano 14/05/2015

Follet caindo
Ken Follett não é um grande autor, mas também não passa vergonha com seu texto. Contudo, esta última parte da Trilogia o século conseguiu criar personagens ainda piores do que os da segunda parte. Todas as personagens parecem movidas pelo mesmo ideal, pois todos são jovens idealistas que sonham com mudanças em seus governos, sendo os heróis os admiradores da social democracia. George, Wally e Dimka às vezes parecem a mesma personagem inserida em contexto diferente. Só vale a leitura pelo fato de dar vida a fatos históricos relevantes do pós 2ª Guerra.

Luiza 29/09/2014

Eternidade por um fio 3o. volume Trilogia do Século, Ken Follett
Falar sobre os livros de Ken Kollet é desnecessario. Nessa trilogia, que termina com Eternidade por um fio, os leitores do nosso século podem entender e sentir como viviam as sociedades e as familias do seculo XIX e XX; como se originaram os conflitos que deram origem as guerras mundiais, o sofrimento da população dos países atingidos, e o aprendizado que nossa sociedade "poderia" ter tirado de todo acontecido. Uma verdadeira aula de História, com uma pesquisa história e social impecável de Ken Follett.
Que nós, leitores, possamos ser brindados com novos "tesouros" literários como a Trilogia do Século.

Neuza 02/09/2015

O 3º livro da trilogia deixa um gostinho de quero mais. É fantástico acompanhar a saga das famílias envolvidas e ver os fatos mais marcantes do final do século sendo contados de forma tão expressiva. A marração da queda do Muro de Berlim nos faz voltar no tempo e junto com aquelas famílias nos emocionar. Simplesmente maravilhoso.