Um Conto de Natal

Um Conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Tamy 23/12/2023

Um Feliz Natal!!! ???
Uma pequena história para nos fazer refletir nessa época tão significativa. ?????

O velho Scrooge é um sujeito ranzinza que detesta o Natal, não suporta ver a felicidade que esta época desperta nas pessoas, acha injusto ter que dar folga a um funcionário só porque é Natal. Ele não comemora esse dia, não há motivos para isso, afinal, tudo isso não passa de uma palhaçada.

Porém, em um Natal específico, o espírito de seu velho parceiro de negócio o faz uma visita e lhe dá um presente: ele receberá a visita de 3 espíritos e, com eles, a chance de mudar o rumo de sua existência.

A partir daí, Scrooge conhecerá o espírito do Natal do Passado, do Natal do Presente e do Natal do Futuro. Cada um deles mexerá com Scrooge de uma forma diferente, levando-o a lugares que mudarão sua percepção sobre o Natal e sobre a vida.

Este é um pequeno conto, mas que nos deixa uma grande lição sobre a vida, sobre a importância de cultivar a alegria dentro de si, sobre como nosso estado de espírito pode afetar tudo e todos à nossa volta? ??

LorenaFontes 23/12/2023

Sempre será um clássico
Sinceramente esse livro é muito bom, mas ler na época de Natal melhora totalmente a sensação.
Algumas coisas acontecem sem muito detalhamento, e eu me senti perdida em vários tópicos. Você tem que passar por cima e só continuar lendo. Como já tinha visto vários filmes baseados no livro, eu senti uma familiaridade gostosa. Então não senti problemas com algumas lacunas que o autor deixou.
No geral é um ótimo livro que vai se encaixar para sempre em qualquer ano, década ou século.
Vale a pena ser lido.

Wane 23/12/2023

Quem critica tá errado.
Eu sou MUITO suspeita pra falar do Charles Dickens porque eu sou muito fã de muitas histórias dele. Ele é lento, detalhista e tão ambíguo na escrita que parece que tu lê e não pega tudo.
Achei o livro uma delícia de ler nessa época do ano mesmo a história sendo mega famosa. Super recomendo começar a ler o autor por essa obra ou pelo livro de contos de terror dele.
Ps: eu juro que o título da resenha é irônico, tá?

Xandy 23/12/2023

Existem algumas histórias que precisam ser lidas e Um Conto de Natal é uma dessas. Eu nunca havia lido nada de Charles Dicken antes e aproveitei o clima de Natal para começar justamente por uma das mais famosas. Foi simplesmente fantástico. A forma como a narrativa é estruturada e te prende do começo ao fim, os personagens, as críticas a natureza humana. É tudo muito bem pensado. Dicken é de fato um dos maiores nomes da literatura.

Souza.Barbosa 23/12/2023

Natal tem muitos significados
Que história de reflexão, que história que traz medo de está fazendo errado e ter que ser levado para o passado e descobrir que não acrescentei nada no futuro.
Aquele parte onde a mulher libera ele do noivado por enxergar a realidade da mudança no caráter e nos valores que ele um dia acreditava.
Srocooge você teve uma oportunidade que muitos gostariam de ter, Marley era um deles.
Eu amei Charles Dickens como sempre surpreende.

Cris 23/12/2023

Feliz natal a todos ! ??
Achei que nunca terminaria, por motivos de ressaca, mas adorei, leitura gostosa te recheado com a magia do natal.

KiraLunna 23/12/2023

Um clássico! Lembro de assistir o filme inspirado na obra desde pequena e sempre gostei muito. Traz uma reflexão bem clara e direta e inspira o clima natalino. Foi uma leitura muito gostosa de fazer.

SNF 23/12/2023

Toca até os corações mais gelados e duros como gelo.
"Um Conto de Natal" é um retrato da sociedade da época de Charles Dickens, seu autor. Os costumes natalinos na era vitoriana e as diferentes perspectivas sobre tal feriado foram bem retratados, focando especialmente em Ebenezer Scrooge.

Um homem sovina, rabugento e egoísta, o qual não via nenhuma magia no Natal, nenhum significado importante, encontra-se diante do espírito de seu anitgo sócio. Preocupado com tudo o que lhe disse, Scrooge, antes incrédulo, decide escutá-lo e receber os outros três espíritos que guiarão este conto!

Uma bela história, questionadora dos valores e atitudes adotados por algumas pessoas, mostrando-nos qual deveria ser o verdadeiro significado do Natal! Vale muito a pena a leitura. É rápida, tranquila e aconselho fazê-la durante o período que antecede o feriado, só para entrar no clima natalino! :)

Feliz Natal a todos!

Solange.Pereira 23/12/2023

Clássico
Só li esse livro porque me lembrava o filme da Barbie A canção de Natal. Eu adoro essa história dos três espíritos.

Porém não tô acostumada a ler clássico, oque fez com quem a leitura não fluise tão bem, mas no geral um bom livro.

AndressaSrta.LerLivros 22/12/2023

Renascimento no Natal
O senhor Scrooge é conhecido por três coisas: ser solitário, ser mão-de-vaca e ser rabugento.
Ninguém gosta dele e ele não gosta de ninguém, um acordo que por anos parece funcionar bem pra ele. E se tem uma coisa que ele não gosta, essa coisa é o Natal.
Para Scrooge, enquanto ele estiver ficando mais rico, melhor. Que se exploda o mundo.
Mas um dia o fantasma de seu antigo sócio vem o avisar que três fantasmas virão visitá-lo.
Os fantasmas são o Natal do passado, do presente e do futuro.
Esses fantasmas farão com que Scrooge analise seu passado, seu presente e busque, se desejar, mudar seu futuro.

Alex.Monteiro 22/12/2023

Já vi essa história retratada milhões de vezes em vários filmes e desenhos diferentes mas nada se compara a ler o original, amei cada capítulo cada página cada momento dessa obra de arte.

@euthaiscoelho 22/12/2023

Feliz Natal?
Eu sempre tive um desejo imenso de ler esse livro, pois o Natal é de longe minha época favorita do ano. Porém, por ser um livro clássico, eu tive uma dificuldade na hora da leitura. Eu consegui entender a mensagem que o livro trouxe, mas em alguns momentos eu me perdi e fiquei confusa. Por isso, eu vou dar essa nota, mas pretendo ler esse livro no próximo ano pois eu sei que eu vou gostar mais dele no momento certo, então não vou desistir ainda.

Neiva 22/12/2023

Leiturinha de natal obrigatória, não é atoa que é clássico.

Confesso que esperava um pouquinho mais e me cansou apesar de ser um livro curto.

Mas no geral é um bom livro sim.

natalialino 22/12/2023

Minha leitura de todo fim de ano, meu clássico predileto, é atemporal. Sempre tiro uma lição diferente da leitura, é um ensino para a vida. Apenas leiam O Conto de Natal, seja adulto ou criança, leiam!!!!!!

Atenasis 22/12/2023

Clássico
Não tem muito o que falar, é um clássico publicado 1843.
Fala em não necessariamente aproveitar o natal, mas ter ?bondade? e, principalmente, empatia.
É uma leitura leve se parar para pensar que é de tanto tempo atrás. Faz a gente repensar como vivemos também.

Bonzinho mas meio utópico demais (mas se pensar que é escrito no romantismo faz total sentido kkk)