Um Conto de Natal

Um Conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

carolpws 25/12/2023

Quando li pela primeira vez eu tinha 11 anos e acabei nao terminando por achar a leitura chata, mas agora com 15 percebo que era melhor ter lido antes pois com 15 ja seria uma grande fã dos livros de charles dickens. pra uma pessoa que começou ler livros por agora, a leitura foi um pouco cansativa ja que eu nao sou acostumada com clássicos e com escritas diferentes do meu habitual mas eu amei esss livro e ter lido ele no natal foi incrível!

imfelle 25/12/2023

_meu novo livro conforto!!
_eu sempre ouvia falar do charles dickens e o tanto que ele era famoso na literatura e coisas do tipo. esse livro é aquele livro curtinho e que faz a gente refletir sobre coisas das quais a gente já para pra pensar no dia a dia. escolhi ler ele em um dia mais que perfeito né.

essa edição da antofágica está perfeita e tão caprichada (como sempre) pq no final tem alguns textos de apoio, e tem uma parte onde explica a história por trás de "um conto de natal", o período em que ele foi escrito e o impacto que esse livro teve na Inglaterra e no resto do mundo. e ainda teve muitas curiosidades como por exemplo, o tio patinhas da disney foi inspirado no scrooge e a família cratchit foi inspirada na família da irmã dele e o pequeno tim foi inspirado no harry, seu sobrinho. que infelizmente não teve o mesmo fim que o pequeno tim.

é exatamente por isso que eu quis escrever essa resenha, por achar tão completa essa edição. e eu não sabia do impacto que esse livro teve na era vitoriana na sociedade britânica. o cara foi genial!!!!!!! leiam "um conto de natal" e se puderem, escolham essa edição!!!!!!

feliz nataaal!

> início da leitura: 25/12/2023
> fim da leitura: 25/12/2023

mabrap 25/12/2023

Raramente me animo a ler livros de Natal no dia de Natal, mas finalmente resolvi dar uma chance a esse clássico e não me arrependi.
Gostei muito da escrita de Dickens (foi meu primeiro contato com algo escrito por ele) e da forma que ele "conversa" com o leitor em vários momentos.
A construção da história é muito boa, mesmo que eu já conhecesse algumas coisas, realmente ler tudo com detalhes e da forma detalhada que o escritor imaginou, me fez ter uma outra visão da história e ter o mesmo espanto das pessoas ao redor ao notarem a mudança no comportamento de Scrooge. E, claro, ler isso no Natal realmente dá uma sensação até difícil de explicar, mas fiquei bem feliz por ter decidido conhecer essa história nesse dia.

Bruno.Polimeni 25/12/2023

Pra quem esta se tornando um "Lula molusco",valiosas lições
Nos mostra o verdadeiro espirito do Natal, mais do que isso, o da própria humanidade.

Fraternidade, compaixão, generosidade e bom humor.
Saber lidar com a ignorância e necessidade, o grande mal dos homens, que pode os levar a ruína de uma vida mesquinha, avarenta e solitária.

Leitura rápida, fluída e agradável. Com ensinamentos valiosos que merecem serem revisitados com frequência

mockingbird 25/12/2023

Um feliz natal, mais feliz que todos que lhe dei esses anos!
Li esse clássico do Dickens porque meu professor mencionou nas aulas de literatura inglesa. O conto é curto e tem um enredo simples, dá pra ser lido em pouco tempo e por pessoas de qualquer idade.
Apesar do conto não ter nada que me atraia, como enredos mais misteriosos ou plots surpreendentes, admito que tem uma das mensagens mais lindas que já vi em algum livro neste ano, sem dúvida o velho Scrooge não é o único que aprendeu alguma coisa com esta história rsrs.
Que os ensinamentos dos espíritos do passado, presente e futuro estejam sempre na nossa mente e guiem nossas ações em vida para sermos o melhor que pudermos ser! Feliz natal!!!!

Hellohell 25/12/2023

Um clássico do natal
Não conhecia nada da história, li para um LC e gostei bastante. A história é bem simples mas é bem bonitinha. O protagonista é tão ranzinza que chega a ser engraçado.

victoryx 24/12/2023

Que conto mais fofo
A história cumpre tudo o que promete, inclusive de fazer renascer o espírito natalino e a compaixão (especialmente nessa data) nas pessoas. Fico muito feliz de saber que Dickens foi o "responsável por salvar" a cultura do natal, e lamento por ele não estar mais aqui pra fazer o mesmo outra vez, pq está precisando mais do que nunca.
O natal é mágico, sempre foi e sempre vai ser.
Feliz natal!

José Vitor - @zetalendo 24/12/2023

PINDO-BELL, PINDO-BELL, PINDO PINDO-BELL
Scrooge é um senhor bem amargurado, não gosta e não se importa ninguém, além dele mesmo e do seu dinheiro. Natal passou a ser uma época de pesadelos para ele, onde as pessoas costumam ser felizes, mas ele não gosta de toda essa comemoração.
Ao chegar em casa, ele se depara com o fantasma de seu falecido amigo, e sócio. Esse amigo disse que ele vai receber a visita de três entidades naquela noite. Essas entidades representam passado, presente e futuro, e Scrooge vai acabar percebendo que algumas coisas não valem a pena serem reprimidas.

Não sabia o que esperar desse livro, mas a leitura me deixou bem surpreso. Tanto simplicidade na escrita (por ser clássico, já imaginamos algo mais rebuscado e difícil de entender, mas a tradução está 10/10), pela rapidez da leitura e pela mensagem que o autor quer passar.

No começo, fiquei bem confuso em relação a trama, mas conforme fui entendendo, passei a me interessar mais, mesmo que o final seja bem previsível.

Gostei muito da delicadeza que foi narrada a história, retratando muitos assuntos que acabam sendo bem atuais, principalmente sobre desigualdade social. Scrooge é um cara bem rico e mão de vaca, trata todo mundo muito mal e não gosta de ajudar ninguém. Conforme a história vai passando, vemos momentos da vida dele, e a sua reação sobre o que está acontecendo lá.

Li nessa edição da Antofágica, que conta com alguns textos complementares para a história e foram muito importantes para entender a grandiosidade e a importância para a época. Esse é um livro bem clichê e que serviu de inspiração para muitos outros filmes, tanto que, em algumas partes, eu tinha aquela sensação de déjà vu. Nunca assisti nenhum adaptação, mas, com certeza, já vi algum filme que foi inspirado no livro.

Para a época, essa história acabou sendo muito importante. Eles estavam em um momentos onde não ligavam muito para essa comemoração, então, quando o Natal foi tratado de uma forma mágica no livro, as pessoas perceberam que essa é uma celebração mágica, que acabou sendo o que já vivemos hoje.

A história é muito bem escrita e consegue passar uma mensagem muito importantes em poucas páginas. Acho que todo mundo deveria ler esse livro, tanto quem gosta do Natal, quanto quem não gosta, não é a toa que ele é um clássico.

GihdeVdd 24/12/2023

Um livro muito simpático!
Eu já conhecia essa história por conta das adaptações feitas, mas nem por isso minha experiência com "Um conto de Natal" deixou de ser mágica.
Trata-se de um belo livro com uma lição lindíssima, aliás, com várias LIÇÕES lindíssimas!! O aprendizado de Scrooge, a evidente transformação dele e o legado que ele levou adiante foi uma coisa muito adorável. Eu comecei detestando o personagem e, no final, estava muito feliz por ele ter mudado.
Ah, e eu não poderia deixar de comentar que a obra mostrou a importância da compaixão, pois, mesmo o protagonista sendo um casmurro, ainda assim existiam pessoas que queriam o bem dele (sem que ele merecesse) e, pela amabilidade delas, Scrooge foi influenciado a se tornar um novo homem!

Yasmin.Cade 24/12/2023

Um lindo e inspirador clássico de Natal
Em "Um Conto de Natal", Charles Dickens evoca o mais profundo e sensível espírito natalino, despertando sentimentos e reflexões atemporais.

Com uma escrita encantadora, uma história que se assemelha ao formato de conto de fadas e mensagens tão lindas que nos emocionam, fica claro que este contou marcou não apenas o âmbito da literatura e da arte, mas também o cerne cultural da sociedade ocidental.

É um Clássico com "C" maior. O protagonista, Ebenezer Scrooge, é uma figura simbólica, que representa muito mais do que uma pessoa cética, negativa, infeliz, egoísta, ambiciosa e rabugenta, representa um lado de todos nós que, se não lutarmos ativamente contra, pode emergir e encher de sombras nossas vidas.

O Natal é muito mais que uma data comemorativa, é a manifestação do lado humano mais bonito que habita em nós. É uma palavra de gentileza, é ter gratidão pelas pequenas coisas, é demonstrar amor ao próximo, estampar um belo sorriso no rosto e valorizar as pessoas do nosso entorno.

Esse Conto para mim é sobre, acima de tudo, amor.

Rafinha 24/12/2023

Foi um bom livro pra mim, pra tentar fazer o natal ter cara de natal. também foi legal ver o nascimento de alguns clichês natalinos, tipo o do cara que odeia natal

Guilherme Vechiato 24/12/2023

O que vale a pena?
Vamos falar sobre esse clichê natalino chamado Um Conto de Natal do Charles Dickens. Uma obra que explora o Natal e tudo o que o envolve para nos dar uma lição de moral valiosa.

O autor se utiliza de um personagem desgostoso com a vida e com tudo ao seu redor, amante do dinheiro e solitário para nos fazer questionar o que realmente importa em nossa vida?

É a partir da visita de um amigo falecido que não quer que ele sofra no além túmulo que nosso personagem vai receber a visita de três espíritos, o passado, presente e futuro.

É um exercício simples de o que fizemos? o que estamos fazendo? e o que vamos fazer? A gente entende o contexto do personagem e como ele vai dando valor aos poucos à coisas que ele nunca sentiu.

Gostei da forma como o autor representou os espíritos, como ele explora que o que fazemos na terra afeta o nosso pós morte. A força do passado e como ele nos trás aquele sentimento gostoso de nostalgia, o presente é onde devemos estar, aproveitar as coisas ao redor, dar valor as pessoas que nos querem do lado. E o futuro? Todos teremos o mesmo fim, mas até lá, nós podemos moldá-lo com nossas atitudes, e serão por elas que seremos lembrados.

Ao fim fica um questionamento será que o amigo fantasma, os espíritos que o visitam não sejam apenas sua consciência pesada trabalhando em prol de uma melhora, quem sabe?

Um feliz Natal a todos ???

Huara_ 24/12/2023

?????
Melhor escolha para ser o livro de natal!!
Primeira leitura do Dickens e me surpreendi por uma leitura leve e cativante. Perfeito!!

Andreza 24/12/2023

Um conto de natal
Uma leitura rápida sobre o espírito de natal, melhor opção para a véspera de natal. Fazia algum tempo que eu estava com este livro na mente para ler, e até que enfim deu certo. Recomendo para quem quer entrar no clima natalino.

vanessaxclementino 24/12/2023

?Feliz Natal ?
E assim como o pequeno Tim havia dito e Scrooge bem repetiu: Que neste natal "Deus abençoe a cada um de nós!"