Um Conto de Natal

Um Conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Ellen 26/12/2023

O terceiro ou quarto livro de natal que li esse mês.
Muito gostosinho e rápido (visto que tô lendo um de natal que tô odiando kkkk)

pietra 26/12/2023

Nada melhor do que ler este clássico na época do natal. essa história sempre terá muito o que nos ensinar sobre essa data, a nossa vida e as nossas escolhas. uma coisa que aprendi com esse livro é que nunca é tarde demais para fazer o bem.

nic :D 26/12/2023

"e para o pequeno tim (que não morreu), se tornou um 2° pai"
Uma gracinha, me senti melhor amiga do dickens com o jeito que ele escreve. planejando colocar muitos outros livros dele nas minhas próximas leituras

debinha 26/12/2023

é muito facil de ler dickens, lendo esse conto vi que ainda é muito gostosinho e leve, com certeza melhor que muitos contos atuais de natal

Tainá.J 26/12/2023

Amei! 5?
A narração e efeitos sonoros, do audiobook, estão incríveis!
Há um erro no áudio, no capítulo 13, mas não afeta a história.

Ainda não tinha lido essa, e achei ótima, dá pra entender porque é a história mais clássica de Natal????

Carolina.Perdigão 26/12/2023

Bonita história com lições importantes, numa linguagem bem acessível. Para crianças e adultos. Gostei.

Michele Rayane 26/12/2023

Um clássico de natal
Todos os livros de natal que eu estava lendo citava esse clássico de natal e ai eu pensei "pq não dar uma chance?"

Aproveitei o audiobook e escutei e que experiência boa.

A história é muito boa (tenho certeza que Barbie de natal foi inspirada nessa história) e traz ótimas reflexões sobre o natal e sobre a vida, vale a pena a leitura.

Mi / Mimi 26/12/2023

Coração Aquecido ??
?Um Conto de Natal?, escrito por Charles Dickens, é um livro indispensável para a leitura de todos.
Já conhecia a história por adaptações para o cinema, mas lê-la nas palavras intimistas de Dickens foi para mim de efeito inigualável.
Ebenezer Scrooge é um velho sovina, rabugento, solitário e que odeia o Natal. Ao receber a visita do fantasma de seu falecido sócio Jacob, na noite de véspera de Natal, este lhe diz que viriam naquela mesma noite 3 espíritos para tentar mostrar a Scrooge que ele deve mudar o quanto antes, para que não se torne eternamente infeliz como Jacob. Os 3 espíritos são dos Natais Passado, Presente e Futuro. Surgem, nesta ordem, para Scrooge mostrando-lhe diversos momentos de sua vida, e da vida de pessoas a sua volta. Ele vê o que as pessoas realmente pensam e falam dele, assim como descobre o quanto faria diferença se usasse parte de sua fortuna para ajudar os necessitados. Mas as questões experienciadas por Scrooge não param por aí, principalmente quando vê, através do último espírito, o futuro que o espera e a crescente e urgente necessidade de mudar suas atitudes.
Acredito que o que mais tocou o meu coração é que não vi apenas Scrooge degelando seu coração, enternecendo-se pouco a pouco, como também vi em mim mesma certa mudança.
Sinto que não somente o personagem principal recebeu as 3 visitas, mas eu também.
Em nada me identifico com Scrooge, mas decerto tirei grande proveito do aprendizado que essa história passa. De como é importante olharmos para nosso próximo, sempre e sempre.

?E, como dizia o pequeno Tim, que Deus abençoe cada um de nós!?

Sofia654 26/12/2023

"? A conduta de um homem pode fazer prever o seu fim, ? disse Scrooge, ? mas se ele muda de vida, também o seu fim não será modificado?"

"? Viverei no presente, no passado e no futuro. A lembrança dos três Espíritos do Natal me ajudará a transformar-me, e eu jamais serei surdo às lições que me ensinaram."
Um bom conto com boas reflexões.

Hevilyn Santos 25/12/2023

Um clássico de natal
"Um conto de natal" foi o meu primeiro contato com Charles Dickens e posso dizer que gostei bastante. Apesar de ser um livro clássico a leitura dele é bem simples e fluída. Acredito que ler esse livro na época do natal deixa o enredo ainda melhor, já que você está no clima natalino, o que te faz se interessar ainda mais pela leitura.

Acredito que assim como Scrooge, também tirei proveito dessa leitura e do que o autor quis transmitir com a sua mensagem principal. Devemos sempre agradecermos a Deus pelo o que temos e pelas oportunidades, propagar a bondade e fazer o bem para às pessoas a nossa volta, pois isso é um grande diferencial e faz de nós pessoas melhores.

"Os caminhos humanos fazem prever seus próprios destinos. E todos aqueles que continuam nesses caminhos, acabam por alcançá-los. Mas se decidirem mudar de caminho, esse destino também mudará."

Isabela Belaa 25/12/2023

??
Extremamente necessário a leitura desse clássico. Um livro que te faz refletir muito sobre as coisas da vida.

jo.joe 25/12/2023

Um Clássico indispensável!
Um Conto de Natal" é um livro escrito por Charles Dickens, publicado em 1843. Acredito que é o conto de Natal mais famoso.
O conto inspirou versões nos mais variados formatos, que copiam elementos de sua narrativa.

Sua história é centrada no velho avarento Scrooge, que há muito perdeu o ato da bondade, vivendo uma vida solitária em busca somente de ganhar mais dinheiro.
Em uma noite de Natal, é surpreendido pelo fantasma de seu falecido sócio, Marley, que o leva a uma jornada cheia de arrependimentos e reflexões, tendo a chance, através da aparição desses três fantasmas, que representam os natais, de mudar sua atitude e tornar-se uma pessoa melhor.

A história é muito bem escrita, com uma narrativa fluida e agradável.
É um livro que fala sobre o "espírito natalino" e Dickens consegue transmitir com maestria os elementos que o compõem, como generosidade, caridade, amabilidade e alegria.

Sua escrita é capaz de inspirar até aquelas pessoas que, assim como eu, não têm tanto apreço pelo Natal.

Então, seja para aqueles que gostam do Natal ou não, esse conto clássico é uma leitura indispensável. Leiam!

Gabriela Gonçalves 25/12/2023

Uma história clássica e super tranquila de ler. Dá para perceber as intenções do Dickens quando escreveu essa narrativa, ele faz muitas críticas sociais sobre a sociedade inglesa da época. É uma história bonita no final das contas. Simplesmente fala para você não ser um grande babaca e entender que nem todos tem os mesmos privilégios que você tem, e que vivemos em uma sociedade onde deveria ter mais coletivismo ao invés de individualismo.

André 25/12/2023

Bah! Humbug!
Uma clássica história de Natal, reencenada tantas vezes em tantas mídias que uma versão "essencial" da história já foi absorvida por osmose pela maioria das pessoas. Ler a versão original da história te faz reconhecer porque algumas das partes de que ninguém se lembra acabaram cortadas, - como as cenas com os mineradores - tirando um pouco do ritmo da narrativa, mas que ao mesmo tempo elas remetem muito propriamente ao contexto da época e às ideias as quais Dickens estava se contrapondo (a demografia malthusiana, por exemplo), o que dá um interesse acadêmico a leitura.