Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Thiers.Neto 14/10/2022

Oliver Twist
Eu gostei bastante da forma como o Dickens descreve o entorno e os próprios personagens. A ironia e o humor britânico também estão sempre presentes aqui, o que faz o livro ainda mais gostoso de se ler.

@ziasrules 12/10/2022

Oliver Twist
A história de Oliver me cativou desde o início. Dickens prende desde o primeiro capítulo, com ganchos e amarrações bem feitos, além das críticas bem pertinentes à época, principalmente a desigualdade de classes, e uma ironia que sempre pontua muito bem vários aspectos que poderiam ser ignorados sem o destaque.

LAvia 06/10/2022

Oliver Twist
Um garoto órfão, muitas lutas e dificuldades, muito, muito sofrimento e um final possível.
Abandono, sofrimento físico , roubo, coação, quanta coisa pode acontecer numa vida tão curta e como e quando essa vida pode mudar.

Cleide 18/09/2022

Clássico concluído!
Leitura fluida e que aquece o coração, apesar de tanta injustiça e infortúnios sofridas pelo personagem principal. Um clássico juvenil com um final esperado!

deadpoetz 15/09/2022

a escrita é fluida e não é um clássico difícil de ler. os personagens são bem desenvolvido e o plot tbm.

Supercut09 09/09/2022

Charles Dickens acerta mais uma vez !!!
Acho incrível essa habilidade de Dickens descrever perfeitamente todas as mazelas da sociedade atreladas a vivência(mesmo que curta) de Oliver ao longo do livro. Ele da tanto ênfase nas qualidades e defeitos de pequeno Oliver que e possível acha-lo uma caricatura real do que se passava com as crianças órfãs e pobres do século XIX na Inglaterra.

Um pequeno desabafo sobre algo me incomodou foi sentir mesmo que de leve uma certa caricatura preconceituosa no livro em relação ao judeu(Sr.Fagin) descrevendo com estereótipos a personalidade do personagem sempre mesquinho e ganancioso uma caricatura usada muito recorrentemente para se falar ou referir dos judeus.
Peregrina 21/01/2023minha estante
Também me incomodou essa caricatura do Fagin. Logo o vilão do livro ser judeu... haveria um antissemitismo do Dickens aí?

Supercut09 22/01/2023minha estante
Sim
Senti isso também um deboche caricato

gabrieldefreitasle 02/09/2022

O livro mais bem escrito que já li
Logo, desdo primeiro capítulo, senti uma fluidez intrínseca a um clássico verdadeiro. Dickens tem uma maestria narrativa capaz de afeiçoar, cativar alguém instantaneamente. Mas seria muito fácil um livro cativar mesmo sem ser bom... O detalhe é que Oliver Twist é uma história incomensurável de boa. No começo há um muito pouco estranhamento (apesar de se ver logo ao início a qualidade dele). Uma das coisas que conseguem provar isso é que há uns cinquenta personagens e a minha edição tem, sim, uma lista deles no final a modo de não se perder no meio da narrativa, porém muitas poucas vezes precisei identificá-los. Em pouquíssimos capítulos (ao todo de todos 53) acontecem muitas coisas e sem amarras chatas com uma linguagem simples que não parece nem um pouco com um clássico do nível Goethe. E a exclusiva tradução do teatrólogo José Rubens Siqueira só faz a obra enaltecer-se ainda mais...

A história (falando sem spoilers e brevemente) é sobre a vida de um garoto órfão de uma cidadezinha ao norte de Londres que vive alternando entre um asilo e reclamado por algumas pessoas. Rebelado, foge à capital do Império Inglês.

Sinceramente, o livro só é lido quando se lê e, para fugir a um longo prólogo, só digo sobre a (essa palavra, mesmo) lindeza do livro que, ao final deste, eu só pensava em "por que não se pode ler pela primeira vez um livro mais de uma vez?".

NOTA: lendo o livro eu imaginei muito a música Good Times Bad Times do Led Zeppelin.

Ariana87 10/08/2022

Que livro muito bem amarrado!
Gostei muito.
A ironia do Dickens, a forma como ele entende a pobreza (será que ele passou por isso ou apenas era um bom observador?) e expõe isso no papel é muito boa.
Sobre o assassinato violento no fim. Eu definitivamente não estava esperando. Foi um choque muito grande. Recomendo um pouco de estômago forte.
O livro é bem novelesco. Personagens vão e voltam, mas é bem satisfatório. Gostei demais.
Dickens não costuma errar.

Dudinha 05/08/2022

Perfeito
Este livro é simplesmente perfeito. Meu preferido, vale muito a pena ler ele?eu tenho a edição do clube de literatura clássica q eh linda d vale mto a pena, em si o livro eh incrível com uma narrativa envolvente, suspense, romance, suspense e um plot twist mto bom, sem contar q eh uma sátira muito bem escrita com diversas críticas sociais, os personagens são muito bem desenvolvidos e a escrita do charles é uma delicinha, realmente um clássico?leiam!!

Phasquinel 04/08/2022

Muito mais que a história de um órfão
Para além da história de um garoto órfão e suas desventuras, Oliver Twist é um retrato do desamparo sofrido por muitas crianças. Claro, a história se passa em um recorte diferente do contemporâneo, mas retrata muito bem todo esse descaso.

Martins 29/07/2022

"Um verdadeiro clássico da literatura!"
Oliver Twist de Charles Dickens, trata-se da emocionante, triste e superadora jornada de um menino órfão (e também a raiz do título), acolhido em um "asilo" que parece ser mais uma prisão, do que um lar saúdavel de acolhimento para crianças negligenciadas, mal sabe o destino que aguarda o pequeno e indefeso Twist. Mas então uma reviravolta radical em sua vida, lanço-o para outra realidade. Oliver quando escapa de seu lar deprimente, se aventura pelas ruas, descobrindo o mundo do crime, cujo rigorava fortemente em Londres durante o século XIX, criando amizades, bem como inimizades com aqueles que sobrevivem na zona urbana.
O primeiro ato consiste em Oliver na busca de respostas sobre seu passado, ao mesmo tempo também procurando descobrir seu lugar no mundo. Porém a sua presença entre os marginais e os nobres, abre alas para um enredo marcado por traições, mistério, romance, drama e é claro muita emoção! Trazido ao Brasil, assim como traduzido pelo "mestre-louva-deus" da literatura brasileira, Machado de Assis, este auxiliado por outro amigo e editores. Oliver Twist é considerado o trabalho mais polêmico e controverso da carreira de Dickens, e Assis optou por uma escrita mais dinâmica, censurando ou excluindo boa parte das cenas violentas que envolvem abuso doméstico.
Entretanto o estilo de tradução não diminui em absolutamente nada a qualidade desta obra-prima. Gratidão eterna ao Charles Dickens e ao grande Machado de Assis. Este livro é uma experiência inesquecível.

sohisolo 28/07/2022

Um retrato numa época divisora de águas
Nessa obra que há tanto se tornou um clássico, Charles Dickens retrata sua época, em especial a ascensão da Revolução Industrial, de forma brilhante, e utiliza de uma criança como figura central não por acaso. A obra serve de exemplo de que todos, sem exceção, tiveram grande impacto, e demonstra a magnitude que tal período teve - e continua a ter quase 200 anos depois - na sociedade.

Oliver é cativante, e parece não perder sua inocência mesmo diante de tanta manipulação e de tanto sofrimento. Sua pureza nunca se perde e nota-se que o personagem demonstra isso tão naturalmente, exalando bondade e sempre tendo um brilho no olhar que o aproxima das pessoas que melhor poderiam guiá-lo.

Diante de tanta maldade fica uma certeza: Oliver passou pelo que tinha que passar. Isso só o tornou mais forte, e por isso foi tão necessário. A Revolução Industrial veio pra ficar, e fato é que a desigualdade social só viria a aumentar, e consequentemente a "malandragem" estaria em cada esquina, e se pudermos vislumbrar um futuro breve, então sim! Oliver logo teria maturidade pra se distanciar de tudo o que poderia fazê-lo mal.

anna 21/07/2022

Um clássico de aventura
?Confesso que ainda preciso aprender que a lição do mais puro bem não possa ser tirada do mal mais vil. Mas há pessoas de natureza tão refinada e delicada que não suportam a contemplação desses horrores.?

Assim somos apresentados a essa obra prima de Charles Dickens, cuja ironia é ponto marcante.
O livro fala sobre os infortúnios que Oliver passa desde seu nascimento. Órfão desde seu primeiro dia, a criança é vítima dos maus-tratos de religiosos, posteriormente inserido em trabalho escravo, até juntar-se com um grupo de ladrões.
É uma crítica social, em uma Inglaterra do século XIX que havia abolido escravidão, mas tratava os pobres de forma tão miserável quanto. Em um sistema religioso que dividia as pessoas em castas em nome da religião.
Mas sobretudo, é um livro de esperança. De como não virar ruim em meio a tantas mazelas, seguir tendo um coração puro. Confesso que pela crítica social inicial não imaginava que podia ser um livro feliz (e quase leve!), mas fui graciosamente surpreendida.

É um livro grande mas cuja leitura é tão gostosa, acontecem tantas reviravoltas e aventuras que fica fácil e rápido de se ler.

É um caso a parte é essa edição do @clubedeliteraturaclassica. Que capricho! Capa dura e linda, páginas grossas e amarelas, inúmeras notas de rodapé interessantíssimas (que dariam um livreto a parte), pra coroar com chave de ouro, com as ilustrações originais de George Cruikshank, feitas para primeira edição!

Recomendo demais a leitura!

Literata0 18/07/2022

Pesadinho, mas verdadeiro
Li recentemente e devo dizer que é um livro que me surpreendeu.
Foi minha escola que passou, achei um bocado pesado mas do mesmo modo necessário retrata uma realidade da época querendo ou não.

Taci.Souza 17/07/2022

Já li outras obras de Charles Dickens, incluindo o aclamado "Grandes Esperanças", mas nenhuma delas despertou em mim emoções e sentimentos de forma tão intensa quanto "Oliver Twist". Apesar de ter amado e favoritado todos os livros do autor que li até o momento, nenhum deles me deixou tão angustiada, impactada e encantada quanto esse livro perfeito , cuja leitura acabo de finalizar.

Publicado inicialmente na forma de capítulos seriados, a história ganhou sua primeira versão no formato de livro em 1837, sendo considerado o primeiro romance inglês a apresentar uma criança como protagonista. Desenvolvida com habilidade e talento, a obra reúne elementos indispensáveis para prender a atenção do leitor numa sucessão de situações marcadas por ação, suspense, mistério, emoções e reviravoltas interligadas que não permitem desviar a atenção da trama.

A escrita fluída e envolvente de Dickens, torna possível uma abordagem clara de temas sérios e pesados, sem dificultar o entendimento do leitor e destacando o envolvimento do autor com as questões sociais por ele abordadas. Sempre preocupado em expor as dificuldades enfrentadas pelos pobres e menos favorecidos de sua época, o autor é cirúrgico em suas críticas e certeiro ao usar da ironia para denunciar as falhas e a hipocrisia da alta sociedade inglesa do século XIX.

Ao dar ao leitor a oportunidade de acompanhar a trajetória de um órfão desamparado e negligenciado pelo estado, tendo que lidar, desde o seu nascimento, com a crueldade e indiferença da maioria das pessoas que encontra, sofrendo provações árduas em tão tenta idade, Dickens abre os olhos do leitor para a realidade que existe além da ficção. O leitor é convidado a direcionar seu pensamento para outros miseráveis que, fora das páginas do livro, compartilham de semelhante destino.

A narrativa torna impossível não se apaixonar por Oliver e não se emocionar com sua história. De forma natural, vamos nos conectando a ele e a tantos outros personagens, companheiros seus de misérias e adversidades. Sem surpresa, nos vemos angustiados, apreensivos, irritados, revoltados e emocionados com as situações nas quais nosso pequeno protagonista é colocado. Sofremos com suas dores e somos gratos por qualquer migalha de atenção e afeto que ele recebe ao longo da trama.

Machado de Assis defendia que "Cada obra pertence ao seu tempo", e partindo dessa afirmativa, é possível observar certos esteriótipos disseminados à época em que a obra foi escrita que já não cabem nos tempos atuais. Ao leitor compete a responsabilidade de respeitar a obra sem perpetuar tais pensamentos. Por outra perspectiva, ainda considerando as palavras de Machado, percebemos que a obra de Dickens ultrapassa as barreiras do tempo ao expor problemas sociais que ainda se perpetuam na nossa sociedade moderna, mesmo transcorridos mais de 180 anos desde a publicação do livro.

Enfim, esse livro me rendeu uma experiência literarária perfeita em todos os sentidos e, sem surpresa, se tornou um dos meus favoritos da vida!