Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Julisfronza 09/01/2023

Reviravoltas
Hoje foi o dia de ler com o filho.
“Achei” para o natal os clássicos do Charles Dickens para todos… achei uma ótima opção para as férias (classificação infanto-juvenil).

O escolhido dos cinco clássicos do box foi Oliver Twist.

Aborda: orfanato, ganância, fome, furto, oportunidades, amizade, verdade.

Uma história triste, com várias reviravoltas e com um belo final (para as crianças e para os bandidos). Abre espaço para diversas interpretações... que mudam conforme o grau de conhecimento e crítica social do leitor.

Jéssica 30/12/2022

Ultimo livro do o ano de 2023 e estou lendo essa história que era apaixonada pelo filme
Ama esse tipo de narrativa que nos prende e cria o desejo de continuar lendo
Charles dickens sempre um gênio

So.bre.vi.ler 29/12/2022

Entrei no mundo de Dickens
Minha entrada naa obras do mestre Charles Dickens foi magnífica. Que obra! Segredos mantidos e debulhados do início ao fim da trama, o menino Oliver sofre muito mas as aventuras e a forma como é apresentada a sociedade inglesa e a formação de caráter do menino nos prendem demais. Ótimo livro indico por demais.

@andrezapedrosoo 27/12/2022

Que livro demoradooo
A história é boa, porém o livro é muito detalhado então fica cansativo de ler.
Os capitulos são grandes e as letras pequenas demais.
Mas a história é legal, os personagens são bons também, porém é um livro q eu não tenho nenhuma vontafe de reler.

Alessandro232 22/12/2022

As deliciosas desventuras de um pobre orfão
"Oliver Twist" é um livro que tem fama de juvenil. No entanto, desde o início da história destacam-se aspectos bastantes sombrios na narrativa de Dickens. O primeiro deles é relacionado à infância do protagonista. Geralmente, descrita por outros autores da literatura inglesa, como a melhor época, ela é um verdadeiro pesadelo para o protagonista do romance.
A infância de Oliver Twist não tem nada de bonita. Muito pelo contrário, o menino literalmente ao longo da obra "come o pão que o diabo amassou". Vale lembrar que em cada situação dramática vivenciada pelo pequeno Oliver, Dickens extrai um pouco de humor (negro). Além disso, o autor demonstra quase sempre, com exceção de alguns personagens, a crueldade dos adultos que enxergam as crianças como um verdadeiro "fardo". Uma sequencia de demonstra bem o desprezo e o desdém pelos pequenos é aquela em que Oliver esfomeado pede para repetir um prato de sopa- um gesto visto pelos adultos como um ato de atrevimento e má educação.
Além de retratar muito bem a forma desumana como as crianças eram tratadas na Era Vitoriana-, o autor também faz um sinistro retrato da cidade Londres que aos olhos do protagonista, assim como dos leitores é visto como um "cenário de medo gótico", com suas ruas labirínticas, onde qualquer tipo de perigo está sempre a espreita.
Também dentro do aspecto gótico, destaca-se o vilão Fagin, que faz uso de sua astúcia para angariar o seu grupo de meninos a seu serviço. Fagin é a encarnação do Mal no romance, mas é Bill que representa melhor a maldade em seu estado puro, principalmente por suas ações violentas. Além deles, nesta galeria de personagens, destaca-se Nancy a "prostituta de coração de ouro" que torna-se amiga de Oliver e também protagoniza uma das cenas mais assustadoras da obra.
"Oliver Twist", assim como outros romances de Dickens, é uma verdadeira "montanha russa de emoções", com o protagonista sendo constantemente colocado em situações dramáticas. Quando achamos que ele terá algum descanso, acontece algo e novamente, ele é colocado em perigo, em poder dos vilões. Além disso, Dickens de forma habilidosa traz um "plot twist" na parte final do livro, que surpreende o leitor e reforça sua fama de "grande contador de histórias".
"Oliver Twist" é um clássico inesquecível. Um livro delicioso de ler que traz a marca autoral da genialidade Dickens como ficcionista, capaz de ser "realista" e "novelesco" ao mesmo tempo, e, assim emocionar e prender atenção do leitor até a última página. Um livro que vale a pena ser lido pelo menos uma vez na vida.
Sobre a edição: Esta para mim é uma das melhores do Clube de Literatura Clássica. Segue o mesmo padrão: capa dura e folhas amarelas. Ela também tem várias ilustrações das primeiras edições da obra. Além disso, tem a tradução do experiente José Rubens Siqueira, que conseguiu preservar muito do humor irônico da escrita do autor.

Alan Santana 09/12/2022

Finalmente acabou
A obra tem uma excelente crítica social ao tratamento das crianças na época do autor, tem uma história interessante e às vezes te prende bastante.
Por outro lado tem a característica básica de todo autor do século XIX: infindáveis blablabla's que tornam a leitura deveras enfadonha. Há também uma quantidade absurda de coincidências e acasos muito convenientes que tiram um pouco credibilidade da narrativa.
No geral é um bom livro, mas não um que leria outra vez, é um livro de uma leitura só.

Albino 27/11/2022

Um livro que te leva a uma sociedade britânica
DICKENS nos leva a uma sociedade Britânica ambígua e ambivalente. Os valores e o "purismo" britânico é única e exclusivamente encontrado em Oliver Twist, que tem uma trajetória da maus tratos e mal querencia sua ao longo da história.
Contudo seus valores são inabaláveis, o que não deixa se perder no lado sombrio das pessoas que o cercam. Sua bondade no coração o leva ao impossível saber da realidade de sua história e de sua família biológica.
Muita ironica de uma sociedade "impoluta" é encontrada neste livro, que de fato tinha que ter virado um clássico.

Rebecca.Sofia 25/11/2022

Considerando que é um clássico, a linguagem não é tão difícil, mas mesmo assim ele é muito lerdo, só começa a ficar mais dinâmico nas últimas 100 páginas.
Outra questão é que tem muitos personagens e chega um momento que você não lembra mais quem é quem.

andre.nns 18/11/2022

primeiro livro que toquei na minha vida em 2020, comecei muito malKKKKKK livro de 480 pags é foda, achei super chato por não ter costume, mas quem sabe algum dia eu não releia

Isabellecavalcanti 13/11/2022

Oliver Twist é um menino órfão, que cansado de ser maltratado, foge para Londres em busca de oportunidades. Com fome e cansado, ele é abortado por outra criança que o ajuda dando comida e dizendo que tinham um lugar para ele ficar. Não sabendo ele quem eram essas pessoas, ele seguiu com seu benfeitor e se envolveu com pessoas de péssimo caráter e mesmo diante de muito sofrimento conseguiu manter seu caráter inabalável. Além de ter também no enredo uma conspiração de família.

Miah.Kan-Po 09/11/2022

Que livro excepcional!! No momento não tenho muito a dizer, exceto que foi uma das melhores leituras da minha vida.

Terminei com aquela sensação: Por que não li antes?

Agora só me resta a sensação de abandono.

Com certeza irei reler e reler por toda minha vida.

Incrível! Inesquecível! Inenarrável!

Leo 29/10/2022

OLIVER TWIST
Após a morte da mãe no parto, o garoto Oliver, vivendo em um asilo de pobres, sofreu terríveis infortúnios - dentre os quais as agressões e a alimentação precária se destacam.

Um dia, ao pedir um pouco mais de mingau no jantar, Oliver é espancado por um dos funcionários do asilo. A partir de então, é enviado para trabalhar em uma funerária, na qual mais infortúnios o esperam.

Com o coração repleto de ira, coragem e insatisfação com a situação em que se encontra, o menino foge. E vai parar em Londres, onde acaba se elvolvendo com uma gangue de ladrões.

Essa gangue é comandada por Fagin - um vilão terrível que fará de tudo para transformar Oliver num bandido.

Será a maldade externa e irrefreável capaz de corromper o bondoso coração do pobre Oliver Twist? Será possível o menino escapar das terríveis garras que estão sobre ele e alcançar a felicidade?

Ação, aventura, suspense e drama te esperam em Oliver Twist.

Joana 23/10/2022

Meu coração partiu mil vezes
Não é uma leitura fácil. Não pela complexidade da obra, mas porque a gente sofre com Oliver. Eu fiquei angustiada muitas e muitas vezes, porque verdadeiramente me apeguei a Oliver e tudo o que acontecia com ele mexia muito comigo. Eu sofri com seus sofrimentos e me alegrei de verdade com as suas alegrias, e por tudo isso Oliver Twist se tornou um dos personagens mais amados!