Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Vinícius Tyrone 12/06/2023

O maior contador de história que esse mundo já teve
Oliver é uma ótima história de Dickens, história que é até simples para os dias de hoje, mas que moldou várias outras histórias futuramente que você enxerga uma influência muito grande deste livro e da obra de Dickens em geral.
Vale a pena a leitura, tem muitos acontecimentos e muitos personagens gostaveis. Tudo muito bem desenvolvido, afinal, estamos falando do maior contador de história que esse mundo já viu: Charles Dickens

ferbrito__ 11/06/2023

Que livro sensacional, simplesmente muito bom. Adorei tudo, e o plot twist do final é muito prazeroso

Núbia Cortinhas 03/06/2023

Não tem como não se apaixonar por Oliver Twist.
   Dickens é um exímio contador de estórias! Soube prender a minha atenção e manter a curiosidade nessa trama intrincada, comovente, irônica, que mescla um clima de suspense e ainda assim é muito fluída e divertida de ler, principalmente quando o autor interage com o leitor em alguns trechos da narrativa.

Essa versão em parte é traduzida pelo Machado de Assis e concluída pelo Ricardo Lísias com louvor.

Publicado em 1837, este romance de enorme sucesso é o primeiro a trazer uma criança como protagonista, além de ser inspirado na infância de Dickens e na Londres da época. Por esta razão o livro apresenta cenas fortes de violência e injustiças que me deixaram extremamente revoltada. Mas essa era a intenção do autor pois a sua obra denuncia a desumanidade das casas que acolhiam os pobres, o drama dos órfãos, a violência doméstica, a falta de saneamento básico, o aliciamento de menores e outros problemas sociais de uma Londres pós Revolução Industrial.
   Mas, vale a pena superar todas as tristezas e injustiças, o livro não é só isso! Ele traz um suspense, aventura e ação tão naturais à trama que ao final somos presenteados com um baita desfecho.

"Parecem ridículas estas mudanças de cena; contudo não são tão inverossímeis como nos parecem à primeira vista. A vida apresenta destes contrastes, festa e morte, luto e alegria, tristeza e folga. Mas então nós é que somos os atores, e isso faz grande diferença. As transições súbitas, os acessos de dor, que na cena da vida não nos espantam, parecem ridículos desde que nos convertemos em simples espectadores. "
Vanessa.Castilhos 03/06/2023minha estante
Uau!! Esse livro parece ser maravilhoso mesmo! Rica resenha, parabéns! ?

Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Vanessa, vc vai gostar. É o tipo de leitura que a gente lê e não sente o tempo passar.

Carolina165 03/06/2023minha estante
Excelente resenha Núbia! ?????

Fabio 03/06/2023minha estante
Parabéns pela Resenha Núbia!
Lindíssima!

Rogéria Martins 03/06/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Muito boa mesmo ???

Obrigada, Carol! ?

Valeu, Fábio! ?

Obrigada, Rogéria! ??

Aline MSS 03/06/2023minha estante
Quero mto ler esse. ????

Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Aline, é muito bom! Eu já quero ler outras obras desse autor.

Evelin 16/05/2023

Muitos dias de luta para o pobre Oliver
Gostei bastante da história do começo ao fim. Acabou que tudo foi resolvido sem ter muito do protagonista que da nome ao livro, mas isso não me incomoda. Tem muitos personagens desagradáveis, mas eles são sempre retratados com um sarcasmo e ironia que por vezes eu achei eles engraçados, porém terríveis. Foi um caminho sofrido até ver realmente que o pobre Oliver iria ter um pouco de paz.
A estória serve para mostrar uma realidade totalmente diferente da maioria dos livros clássicos que preferem focar na realidade nobre e rica dessa mesma época, por isso achei tão interessante e diferente; abriu meus olhos para algo que eu sabia que existia, mas que ainda não tinha visto sendo tão bem retratado.
Com certeza recomendo para quem gosta de livros de época, mas quer ver algo mais condizente com a vida real da maioria das pessoas que não eram nobres ou ricas.

Mayara.Vighini 08/05/2023

Adoreeei
Possui situações muito tristes, uma incrível criatividade e inventividade para desgraças. mas o livro em si, apesar de tantas coisas ruins acontecendo, é divertido, irônico, com um final que, não surpreende, mas responde. eu adorei! achei muito divertido. trágico, cômico e justo.

Marcos.Paulo 20/04/2023

Crítica sócia interessante
Por trás do excelente enredo Oliver Twist percebe-se também uma ferrenha crítica social a qual Dickens faz questão de esmiuçar de madeira contundente. Dickens trata de temas como a urbanização acelerada em uma Londres em plena Revolução Industrial, as condições precárias da classe trabalhadora e a desigualdade social, que levavam um batalhão de pessoas a viver em miséria.

Marina 04/04/2023

Um clássico que claramente é clássico, pois deve ter influenciado tantas histórias "modernas", que o original soa já batido.

Mesmo assim, é impossível não torcer por Oliver e embora todas as reviravoltas sejam bem previsíveis, ainda esperei pela punição dos "malvados".

C/ spoilers

Eu gosto da ironia que permeia o texto o tempo inteiro, é perceptível a crítica que Dickens faz aos tipos apresentados. Pra mim, o melhor capítulo (de longe) foi o do desfecho de Fagin. O torpor dele ao saber que seria condenado, a demora para processar as informações, a caminhada para a prisão, a espera, a loucura e a descrição da animação da plateia em contraste com o espectáculo da morte que seria mostrado ali. Muito bem escrito (e até contrasta com o tom quase bobo de outras partes da obra).

Por fim, odiei o destino de Nancy. Fiquei chocada com o fato de até o cachorro (!!) de Sikes querer se livrar da morte e ela não (embora tenha sugerido que o animal acabou morrendo depois com o dono). O pior de tudo é que ela escolheu esse desfecho, assim como Rosa escolheu ficar sem Harry. Com certeza esse era o comportamento esperado na época, para uma mulher (o de aceitar o seu "destino"). Mas é bem desconfortável ler esse tipo de coisa hoje em dia (e ainda bem).

Andréia 02/04/2023

Livro muito bom
A vida com suas misérias, suas reviravoltas e suas coincidências... Oliver, um órfão que passou por muitas coisas ruins na sua curta vida, um garoto que dependeu da "bondade" alheia desde seu nascimento, que sofreu com mais tratos e fome que eram mascarados como "caridade".
Apesar de falar sobre a vida na Inglaterra vitoriana, o livro muitas vezes parecia atual.
Fiquei pensando se ainda existe esse tipo de caridade/bondade hoje em dia, e depois de muito pensar, cheguei a conclusão que existe sim. Talvez ela esteja um pouco mais dissimulada ainda, mais mascarada como "ações sociais" para o grande povo ver, mas atrás das câmeras, das canetas e dos telefones a realidade é outra.
O que conforta, tanto no livro, quando na vida, é que de fato existem pessoas que se arrependem, pessoas de fatos boas, e isso, faz com que a nossa esperança na vida se mantenha.
Enfim, é uma leitura indisponível! Meu primeiro Dickens e devo dizer que amei!

Livro que livra 23/03/2023

Tocante!
Charles Dickens com esta obra acerta profundamente nosso coração, com um garoto que, já do berço, enfrentaria injustiças, e a mercê das ruas teria de lidar com tantas dificuldades.

As pequenas coisas do coração é que davam força para Oliver prosseguir, além de uma esperança inestimável. Muitos são os momentos de emoção nessa história, e sofremos junto com esse garoto.

Oliver é a própria imagem da superação, impulsionado pela inabalável qualidade de seu caráter admirável. A obra, toca em feridas sociais e mostra a necessidade de se cultivar os valores capazes de construir uma sociedade mais positiva e auspiciosa. Não tem como não se emocionar!

Marina.Castro.F 01/03/2023

Favoritado
Foi o meu primeiro contato com a escrita de Dickens e eu estou apaixonada. Adorei o livro é fiquei presa a cada página. A leitura, nos primeiros capítulos, estranha um pouco, por ser muito detalhada e em uma linguagem mais formal. No entanto a história conseguiu me prender, vez que as personagens são muito bem construídas. Favoritado !! Mal posso esperar para ler os outros livros do autor.

Pat Müller 21/02/2023

Que livro!
É interessante como o autor conseguiu me comover com a história de Oliver. No começo fiquei torcendo, esperando por justiça, por algo bom na vida do garoto. Quando bons ventos sopraram a vida dele, li temerosa, esperando pelo momento em que tudo ruiria mais uma vez.
Gostei do retrato histórico do livro, me senti naquela época, caminhei por Londres e quase senti seus cheiros. Charles era um baita escritor, me pergunto como não o li antes?
Paulo 03/07/2023minha estante
Achou boa esta versão do livro com texto adaptado? Estou para ler ela, mas fiquei com a dúvida da qualidade em relação ao texto original (que não achei disponível).

Pat Müller 04/07/2023minha estante
não sei dizer se é melhor ou pior que outras edições, mas gostei MUITO desse texto! Devorei o livro e ainda fui assistir o filme hehehe

Paulo 05/07/2023minha estante
Era o comentário positivo de que eu estava precisando hahah. Vou ler. Obrigado

Jesnner 20/02/2023

Só um pouco mais
O período vitoriano, marcado por inúmeras transformações sociais na Inglaterra do século XIX, é caracterizado na literatura por diversas obras consideradas clássicas. Autores como Robert Louis Stevenson, Lewis Carroll, Sir Arthur Conan Doyle, Charlotte, Anne e Emily, destrincharam o cenário urbano conturbado vivido no país, assolado pela desigualdade e pela fumaça das cidades industriais.
Assim como esses autores, Charles Dickens apresenta em Oliver Twist, um retrato da Inglaterra efervescente após a Revolução Industrial. Adultos e crianças trabalhavam muitas horas por dia, em condições insalubres, buscando um salário, ainda que baixíssimo, que pudesse trazer as mínimas condições de vida para a classe operária. Aqueles que não se sujeitavam ao trabalho nas fábricas, estavam condenados à morte ou ao crime, prática que tomou conta das grandes cidades inglesas.
É nesse espaço que ganha vida o personagem principal. Oliver é um garoto pobre, órfão, que não conhece os pais e sofre com o estigma de ser uma criança miserável em um orfanato superlotado. Longe de qualquer carinho e cuidado, decide fugir antes que tivesse fim ainda mais triste. Em Londres, o garoto é presa fácil nas garras do velho Fagin e do bandido Sikes, dois exploradores infantis que mantêm uma verdadeira gangue de crianças sem-teto.
Os acontecimentos, muitas vezes incrivelmente tristes, expõem o jovem Oliver à crueldade da natureza humana, dialogando com todo o sofrimento inerente à época. Oliver é massacrado de várias formas, mas sem perder a pureza juvenil e a bondade, quase como uma exceção à regra dos meninos miseráveis à sua volta. Como se o meio não pudesse corromper a inocência quase angelical do jovem rapaz.
Entre as reviravoltas de sua jornada, Oliver Twist, cujo nome é dado de forma aleatória, sempre vive entre o bem e o mal, sendo muitas vezes acolhido por "estranhos" e voltando à casa de Fagin, convivendo novamente com o maltrato.
A obra de Dickens, que muitas vezes parece apenas infantil, conversa, principalmente nos últimos capítulos, com retratos crus da sociedade inglesa da época. Temas como a morte, a violência, até mesmo a barbárie, são colocados de forma dura e surpreendente.
Não se pode negar que Dickens retrata um ponto de vista estereotipado da sociedade inglesa. É uma visão que parte de um país repleto de dogmas e contribui para uma construção puritana e patriota. Ainda assim, Oliver Twist também não deixa de tocar temas sensíveis e apresentar ironicamente algumas camadas populares inglesas: a hipocrisia, o falso moralismo, a corrupção de instituições. Está tudo ali, coexistindo no mesmo ambiente, o que faz do livro muito prazeroso de descobrir e desvendar.

Lilian 13/01/2023

Eu gostei muito do livro, é bem forte e mostra bem a desigualdade social daquela época, nos faz pensar muito na vida e em nossas atitudes.