Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

QUEIJO460 22/09/2023

Oliver Twist.
Nesta obra é contada a história de Oliver e suas aventuras, ou para ser mais claro para o leitor que deseja ler o livro, seus diversos sofrimentos. Esses sofrimentos ocupam quase o livro todo, então se o leitor se agrada em ler sobre os diversos sofrimentos que um personagem fictício pode passar, leia!

A narrativa se assemelha muito a certos contos de fadas onde o personagem principal é um ser totalmente puro que está rodeado dos seres mais inescrupulosos que podem existir, mas que enfim, tem um final feliz. Os personagens se resumem a isso, quase não existe o desenvolvimento dos personagens; existe o bom e o mal, e quase apenas isso.

Ainda posso citar o seu final, onde as grandes, (ou absurdas?) coincidências completam a felicidade do nosso personagem principal. E não esquecendo o empenho do nosso bom autor de se referir ao vilão Fagin, como judeu. O leitor tendo o mínimo de conhecimento de como os judeus eram vistos na Europa nesses tempos, saberá o porquê de eu destacar esse ponto.

É inegável a importância do livro em chamar a atenção para certas questões sociais muito presentes na época. Suponho que talvez seja esse o motivo da grande ênfase nos sofrimentos do nosso personagem principal.

O livro possui uma linguagem bastante fluída. Apesar de ser um livro relativamente grande, levando em conta o tamanho das páginas e a sua quantidade, terminei o mesmo rapidamente. Mas, infelizmente, foi tempo perdido para mim, não houve diversão e quase nenhuma coisa que tenha acrescentado, apenas li.

Vit 17/09/2023

Esse livro é incrível, o detalhamento dele é tão maravilhoso que a gente se sente dentro das situações.

Souza.Barbosa 16/09/2023

Triste
Então.
Oliver, vítima do ódio e do rancor.
Mas que vida ??
Querido Dick gostaria que ele tivesse experimentado pequenos momentos de felicidade como Oliver.
O livro é uma contrução incrível de detalhes e riqueza.
Mas definindo muita tristeza e brutalidade.
Muito

Taynara43 04/09/2023

Pobre criança
Nunca li tanto sofrimento, não é como ler detalhes sobre uma tortura física,mas imaginar acontecer algo assim com alguém , dói na alma

Lanny 02/09/2023

Que vida sofrida teve o pequeno Oliver...
Oliver é uma criança com um coração puro e bondoso, mas que desde bebê tem sofrido muito com pessoas cruéis e gananciosas, que deveriam cuidar dele, mas que infelizmente o maltratam.
O livro é ótimo para reflexão profunda e fundamental, como nossas crianças estão sendo tratadas nos orfanatos ? É às crianças de rua? O que podemos fazer para ajudá-las?

Thaís 28/08/2023

Uma história aí mesmo tempo amável e violenta. Twist soube narrar a difícil realidade com um toque magistral de encantamento. Tantas reviravoltas e tantos envolvidos, uma trama rocambolesca que nos prende, admira e assombra.

Julia Borges 22/08/2023

Que vida sofrida a do pobre Oliver.
Sem apoio, sem amor, sem cuidado e sem amparo ele permaneceu fiel ao seu coração.
Um garoto incrível.

JanaAna90 03/08/2023

Um olhar para Além de Oliver com Oliver
A história de um órfão, que é criado no abrigo para crianças e que, como muitas crianças, sofrem os maus tratos de uma vida sem família e sem um lar, seria mais uma história se não fosse a genialidade de Dickens. Não só pelo drama de Oliver que sofre ?que nem mala velha?, mas por nos mostrar uma sociedade corrompida pelo poder dos que possuem dinheiro e no outro extremo pessoas no mais elevado grau de miséria, que Dickens para nos convocar a ver sob uma ótica diferente as duas faces dessa sociedade.
O que pude observar que o autor parecia querer denunciar através dos crimes hediondos uma parte da responsabilidade que todos nós temos, quando nos omitimos ou fechamos os olhos para a pobreza que assola uma grande maioria da população.
Podemos ver na pureza de alma de Oliver, a nossa indiferença nos que não tem o que comer, nos órfãos carentes de afeto, cuidados e educação. Mesmo existindo pessoas cruéis, Dickens nos mostra que o caráter não estaria na posição social que o indivíduo ocupa, muitas vezes está intrínseco no indivíduo e que depende, em parte, de nós separar os bons dos ruins.
A maestria também está na escrita cativante, que nos prende do início ao fim; o livro é cheio de reviravoltas e fatos surpreendentes. Em muitos momentos nos faz gargalhar, em outros choro e muitas, mas muitas vezes me peguei a refletir sobre os temas lançados por Dickens, sobre filosofia, religião, fé, culpa, perdão, e tantas outras reflexões.
E, o que dizer do final? Que me surpreendi pensando sobre pena de morte, e o quanto ela (a pena de morte), para mim não é a solução para a violência no mundo e o quanto ainda estamos distantes de conquistar o que chamamos de humanidade.
Ahhh, Dickens como é bom ler livros assim, que bom que existem os clássicos, que bom que podemos apreciar e retirar o melhor de leituras como essa; leituras que nos fazem sonhar e ter esperança.

Valeria.Pinheiro 01/08/2023

Que livro lindo! Oliver é um menino encantador e de uma alma muito bondosa. Tão bondosa que evidencia a maldade, a culpa e a falta de amor dos que planejam o mal a ele. Além da história linda, a escrita é uma delícia, o que me fez querer ler outros livros de Charles Dickens.

nimoriarty 16/07/2023

Cativada por Oliver Twist
Esse pequeno livro ilustrado é uma daquelas descobertas que é capaz de te surpreender e deixar um quentinho no coração. Quero mencionar como fui levada ao encontro dessa edição de Oliver Twist, já que foi graças ao bibliotecário da minha escola que pude conhecer esse livro impecável.

Oliver Twist é um menino órfão que perdeu sua mãe ao nascer e cresce em uma paróquia. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.

Apesar do cenário miserável que o pequeno Oliver encara é encantador ler como diante de todos os desafios, ele jamais perdeu sua essência, de forma pura e admirável. O final foi emocionante e pra mim se fez uma obra indispensável para se presentar pequenos leitores.
k4tha! 16/07/2023minha estante
adoro suas resenhas

nimoriarty 16/07/2023minha estante
Muito obrigada!

Jonathas 28/06/2023

Um retrato da pobreza londrina
Oliver Twist é um órfão de uma cidade ao norte de Londres, maltratado desde o nascimento por seus cuidadores. Em um rompante de lucidez, resolve fugir para Londres e lá encontra as piores companhias, ladrões, arrombadores e prostitutas. Com descrições precisas e um mergulho na desigualdade social da Inglaterra do século XVIII, Charles Dickens nos leva ao âmago da pobreza e do crime na pessoa dos companheiros de Oliver, e à inocência e ingenuidade na figura do garoto órfão. Cheio de reflexões e metáforas, Oliver Twist retrata uma época que a honra e palavra de um homem significava muito mais do que hoje. É um deleite acompanhar as aventuras de Oliver nesta Londres viva e cheia de figuras taciturnas e opressivas, bem como outras lúcidas e honradas. Um verdadeiro clássico da literatura inglesa.

Tamyres Palma 23/06/2023

Uma delícia de leitura
Oliver nos faz rir e se emocionar com sua história. Tem capítulos muito tristes, outros singelos e leves, e ainda aqueles que nos fazem prender a respiração. Charles Dickens conquistou mais uma fã.

ESAMEM_ISS 18/06/2023

O sofrido Oliver Twist
Oliver foi um menino muito sofrido e infame, abandonado ao mundo cruel e impiedoso, às pessoas sem alma e sem coração, odiado pela maioria e julgado desnecessário por todos, testado pela natureza à sobreviver ao asilo, aos bedéis, aos peraltas, aos humanos desumanos, mas em principal a sua mente fraca, ingênua e mortal.