Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

bogkaren 26/02/2020

Oliver Twist
Oliver Twist é um livro maravilhoso que narra a história de Oliver, um pequeno órfão, que desde seu nascimeto sofreu muito, maltratado por todos tipo de pessoas, mas mesmo assim, continua tendo um coração bom e amável.
A escrita de Dickens, é fantástica, fazendo de cada página uma obra prima, o modo como ele desenrola os fatos, pouco a pouco não deixando escapar nenhum detalhe, apresentado e caracterizando bem os personagens e os lugares faz a leitura ser muito prazerosa e envolvente.
Ela narra a história em terceira pessoa, dando algumas tiradas sarcásticas e sátiras sobre algo que aconteceu, críticando a maldade e moralidade de muitas pessoas. Ao longo da história ele intercala vários pontos de vista para podermos ter uma visão de tudo que se passa, pois todos os personagens com seus afazeres estão interligados à história do pequeno Oliver. Todos os personagens tem um papel importante para decifrar o misterio do nascimento de Oliver e de quem era sua mae, mesmo que a princìpio nao pareça, o que surprende muito no final.
A historia, como ja dito antes, se desenrola muito bem, e todos os personagens tem um destino, Dickens nao deixa nenhum ao acaso. E sua escrita é tao fluida, parece que ele esta dialogando com voce, como se estivesse contando a hitoria pessoalmente
É uma historia muito boa de se ler, e o pequeno Oliver com suas desaventuras te faz comover e simpatizar pelo menino!
Aconselho a todos que gostariam de uma boa leitura!

AmAlia51 24/02/2020

Crítico e encantador!
O livro nos traz a história de Oliver Twist e toda a sua trajetória cheia de percalços.
Dickens faz uma imersão na época e seus contextos que é impossível ficarmos alheios ao que se passava na Inglaterra.
Às vezes o excesso de informações me deixava cansava e eu queria saber logo a sequência da trama que cercava Oliver Twist e suas aventuras, mas é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco da história.

Johnny 10/02/2020

Uma história melancólica, doce e agradável
Oliver Twist é um jovem rapaz que torna-se órfão alguns dias após o seu nascimento, à margem da sociedade, em uma Inglaterra fria, indiferente e hipócrita em todas as suas camadas sociais. Ali, onde as pessoas pobres são tratadas com mero desprezo, e as órfãs como verdadeiras criaturas amaldiçoadas por toda a sua vida. O destino de Oliver parece destinado a uma morte prematura ou a uma vida de crimes e arrependimentos.

Vivendo o início de sua infância em um asilo de pobres, a pobre criatura só é apresentada a fome, dor, maldade e desprezo. Todas esses infortúnios destilados por aqueles que deveriam protegê-lo, mas tomados ora por mesquinharia e egoísmo, ora pelo simples prazer de vê-lo sofrer, aliás, não só a ele, como também, a todas aquelas pobres criaturas que o cercam, nessas mesmas condições

Após tanto sofrimento o jovem rapaz, finalmente, encontra um seleto grupo de pessoas que o tratam da maneira que uma criança deve ser tratada. Mesmo cercado de pessoas queridas, Oliver ainda não se vê livre de maldades até um grande mistério de sua vida ser revelado...

É notável como uma aventura, que a olhos menos atentos, possa ser considerada simples, é enriquecida pela escrita única e, aguçado senso crítico de Charles Dickens. Em toda página há uma crítica e, talvez, uma pitada de revolta, à sociedade daquela época (séc.XIX).

Flavia Fucci 19/07/2019

Que livro mais triste, minha gente. Quase não terminava de ler por conta de todas as coisas horríveis pelas quais Oliver teve que passar. Cada capítulo mais triste que o outro. Coloquei o livro várias vezes de lado e falava que não ia terminar, e voltava atrás.
Oliver é um menino órfão que vive em orfanatos, sofrendo maus tratos e passando fome, até que um dia resolve fugir para Londres. Quando ele chega em Londres, parece que vai dar tudo certo e que o sofrimento acabou, mas não. Oliver ainda precisa passar por maus bocados até ter um fiapo de esperança que as coisas melhorem.
Todos os personagens do livro, cada um à sua própria maneira, são tristes, até os vilões. As situações são tristes, o retrato da cidade é triste, mas vale a pena ser lido. O final do livro é justo, bem resolvido.

Marcinha 06/07/2019

Amei
Primeiro livro de Dickens que leio... e posso dizer que amei a sua escrita.

A história então nem se fala. Que agonia as mazelas que está criança passou... Fico imaginando quantos Olivers Twist não andam por aí, largados à própria sorte, porém sem um final feliz como o dele.

Fiquei aflita muitas vezes durante o livro, torcendo pelo menino.

Dickens retrata muito bem o cenário de pobreza e miséria de Londres daquela época, mesmo sendo irônico e cômico em várias partes.

Com certeza quero conhecer outras obras desse grande escritor.

Geraldobneto 20/01/2019

Nunca desista de um livro
Eu geralmente não gosto de abandonar livros, séries, etc. Mesmo se ficar ruim ou se eu perder a vontade, coloco na geladeira e vou pra outro, quem sabe um dia volto. Mas esse livro foi quase um caso de abandono mesmo. Fiz muito esforço no começo, o livro não parecia muito verossímil para mim. Não conseguia ver profundidade nos personagens, parecia ser algo extremamente maniqueista. Com o tempo, esse olhar mudou um pouco, alguns personagens são relativamente bem desenvolvidos, principalmente os bandidos. Já os heróis começam e terminam a história sendo personagens rasos e previsíveis, infelizmente. Principalmente o protagonista, Oliver, que é tão bom mas tão bom (bom oposto de mau, no caso), que chega a ser algo inacreditável.
Porém, fora os problemas com os personagens, a história em si é maravilhosa. Dickens é um exímio contador de histórias, não espere pouco dos seus livros nesse aspecto. Do meio pro fim, fica cada vez melhor. Além disso, a escrita de Dickens é muito boa, irônica, crítica, exagerada propositadamente as vezes. E realmente me surpreendi como no começo da carreira Dickens consegue escrever capítulos de alto nível, como o último em que Fagin aparece e o penúltimo (principalmente) e o último de Sikes. A última parte do livro foi tão boa que até aumentou um pouco a avaliação que eu tinha

wagnermaths 27/11/2018

A natureza do bem
Será que somos bons por natureza ou o meio em que vivemos nos influencia? Pessoas miseráveis, que não conhecem o amor familiar e fraternal, tendem a ser pessoas ruins e, portanto, não devem ter oportunidade? Dickens parece discordar que o meio influencie a personalidade e o caráter da pessoa.

Ao menos em Oliver Twist, ele descreve com maestria a vida de um órfão que viveu durante a infância num ambiente hostil, cheia de castigos e privações e, ao tentar escapar desse cenário, caiu num ainda mais violento e criminoso. Mesmo assim, conseguiu manter sua capacidade para distinguir o certo e o errado, e sua coragem para enfrentar aqueles que o obrigavam a agir contra sua natureza.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 01/10/2018

Oliver é um menino que perdeu a mãe no momento em que nascia e, com isso, foi criado em um orfanato, vivendo da caridade paroquial. Sua infância foi de miséria e grandes privações, tendo passado também por inúmeras humilhações e maus tratos. Mas, apesar de uma vida de cão, o menino não se deixa corromper e continua firme na sua busca por uma vida melhor.

O livro, que já teve diversas adaptações infanto-juvenis, é muito mais que a aventura de um pobre órfão que tenta escapar das garras de uma vida maléfica. É na verdade uma grande crítica social, que mostra o lado feio e sofrido da miséria, o descaso dos governos, o preconceito, a violência e a apatia da sociedade perante aqueles que sofrem.

Por várias vezes durante essa leitura me peguei com olhos marejados diante de um cenário caótico e de injustiças a que o pobre menino é submetido. Mesmo tão distante da Londres de 1800 e pouco é possível fazer um paralelo com a nossa realidade e perceber que as coisas não mudaram tanto assim; ainda encontramos crianças em situações de extrema vulnerabilidade, mulheres que sofrem e calam-se perante o machismo, pobreza e falta de políticas sociais que tirem as pessoas da miserabilidade.

Quantos e quantos Olivers reais não estão espalhados mundo afora esperando uma mão amiga, por um socorro? A vida bem que poderia mesmo ser um dramalhão à la Oliver Twist, em que aos poucos tudo vai se encaixando. Quem dera os Olivers reais tivessem ao menos um tiquinho da sorte que o nosso heroi teve.

Beatriz3345 23/09/2018

Finalmente pude ler essa maravilhazinha. Um romance cheio de tristezas, dramas e mortes é o que pode caracterizar a história de Oliver Twist, um garoto órfão que vive miseravelmente e sendo humilhado constantemente por aqueles que deveriam protegê-lo.
É sempre um soco no estômago quando lemos algo relacionado ao sofrimento de crianças e essa história não é uma exceção.

Lay 22/08/2018

O encantador Oliver
A tempos que queria ler Oliver Twist, e agora finalmente tenho essa meta concluída. Só fiquei incomodada com o tempo que levei para ler esse livro, apesar de curto. Oliver é um garoto encantador e é impressionante a forma que ele não se contamina como a maldade que o cerca. É um garoto doce e bondoso, que apesar de tudo que sofreu ainda tem amor em seu coração e isso é o que me fez sentir mais encantada por esse personagem.
Esse livro trata a crueldade do ser humano de uma forma que te deixa com raiva e incomodada. Oliver cresceu em um ambiente em que tinha pouco para comer, não porquê faltasse dinheiro ou alimento, mas porque as pessoas que o cercavam decidiam que suas necessidades eram maiores de que a das crianças. Deixando-as crescer fracas e magras, muitas morriam com doenças que viam com a fome, desnutrição e falta de vitaminas. Imaginar que Oliver, um garoto tão diferente de muitos outros, convivia com pessoas desse tipo é chocante. É chocante ainda mais que ele tenha conseguido sobreviver com tamanho desleixo por parte de seus guardiões.
Oliver passa por vários lugares diferentes, com pessoas diferentes, boas e más. Cai nas mãos de pessoas cruéis; de ladrões; e de pessoas completamente o inverso, que o tratam com amor e cuidados. Durante a leitura não consegui me afeiçoar a personagens se não Oliver, mas é triste os momentos das perdas, o tráfico fim daqueles que foram tão importantes na vida de Oliver. A forma injusta como morreram, é realmente dolorosa, apesar dessa não afeição.
Num certo momento do livro, Oliver percebe que um dos ladrões quer a todo custo que ele participe de um assalto, e Oliver implora para que não o obrigue a cometer tal crime. Nesta fala ele diz assim: "Oh! Pelo amor de Deus, deixe-me ir e morrer no campo. Nunca vou chegar perto de Londres, nunca! Oh, por favor, não me faça roubar!". Eu fiquei impressionada com a coragem dele de ainda implorar mesmo que o ladrão estivesse com uma arma e o ameaçando. Impressionada por ele estar disposto a morrer, para não roubar. Isso mostra que é Oliver é realmente um menino puro ao se recusar a fazer qualquer maldade.
Oliver Twist não foi uma leitura rápida, mas foi agradável ao todo, mesmo eu tendo reclamado que estava demorando para terminar de ler, quase que o tempo todo. É um livro tocante, apesar de simples, e que tem a nos ensinar de diversas formas. Uma das coisas que mais gostei neste livro, foi que mostra que há sim esperança para uma pessoa, que mesmo que tenha feito muitas coisas ruins, ainda sim pode ter redenção. E acho que deveria deixar aqui meus cumprimentos a Nancy, que apesar de seu trágico fim e das coisas que fez, mostrou-se ter um coração bom e ainda sentir amor pelo próximo.

Stella F.. 21/07/2018

Finalmente acabei! Muitos meses mas valeu a pena principalmente como exercício para o inglês. A demora deveu-se a que li a versão em inglês com apoio da tradução que era muito sucinta em relação ao original, bastante prolixo e com muitos personagens. A versão em ebook ajudou ao resgate do histórico dos personagens. Gostei bastante! ?

neia 29/03/2018

Amo esse escritor
Meu segundo livro de Dickens, demorei um pouco para ler, porque estava lendo com outros, mas que livro!!! adoro o jeito com que esse escritor escreve, seu humor é genial, não é a toa que o cara foi um sucesso né!!!

Rafa 27/01/2018

Estilo Dickens
Sombrio porém entremeado por uma luz aqui e ali. Uma representação sem maquiagem da Inglaterra urbana daquele tempo, da degradação, da miséria e do crime em cores escuras e imagens lúgubres. Cheio de ironia e sarcasmo. Um estilo único. Ainda que o protagonista seja uma criança essa não é uma obra infanto-juvenil. Na faixa etária de 10 anos Oliver passa por uma série de venturas e desventuras (essas últimas mais que as primeiras - mas não definitivas) e uma trama desconhecida por ele se desenvolve a seu respeito.