Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Pedro.Yes. 18/04/2010

Morning drew on apace. The air became more sharp and piercing, as its first dull hue - the death of night, rather than the birth of day -
Oliver Twist. Nem sei mais há quanto tempo estava lendo esse livro. Antes de qualquer coisa, quero constatar que essa resenha é completamente amadora, não estou em posição de julgar o gigantesco valor literário desse livro; no mais, são apenas impressões pessoais acerca do que eu gostei ou não durante a experiência.

Charles Dickens tem um talento descritivo incrível, tanto para com os personagens quanto na montagem de uma Inglaterra de meados do século XIX. Sonhei mais de uma vez com o cenário invernoso e os personagens do livro. Não perde o fio da história e domina o enredo com grande sobriedade e romantismo.

Porém, o livro é geralmente bom em todos os pontos em que Oliver não aparece ou está numa pior. É um garoto demasiadamente “perfeito”: inocente, generoso, humilde, justo, praticamente um Jesus Cristo britânico; um heroi. Eu [infelizmente, talvez] não gosto de herois. Um personagem que claramente não possui o menor senso de malandragem ou traços de personalidade marcantes e abrasivos, plano, e que, apesar de todos os obstáculos, MILAGROSAMENTE se dá bem nos finais. Um garoto fraco. Animei-me muito mais com os vilões e de um ou outro heroi, mas o Oliver Twist em si me impediu de ler o livro com maior prazer.

Acredito que há uma linha visível entre o idealizado romantismo e a seriedade inglesa. Como não gosto de histórias ideais com “ovelhas” adoecendo por falta de amor ou excesso de desventuras, prefiro não julgar a qualidade de um clássico – não quero desmerecê-lo de maneira alguma.

A maestria das palavras de Dickens e sua aguçada crítica e denúncia social me levam a recomendá-lo. Afinal, é realmente um clássico. Só não gostaria que qualquer um esperasse um mar de aventuras e aventuras capaz de alterar seu estado de espírito ou sua visão sobre o mundo: apesar de tudo, é um livro de núcleo sério.

Enfim: ainda prefiro, de longe, “The Adventures of Tom Sawyer”.
Filipe.Philipps 03/08/2016minha estante
Perfeito, é a mesma sensação que eu tive. A escritura do Dickens é um deleite, mas o personagem Oliver Twist em si é muito genérico, muito sem força. Não me peguei torcendo ou temendo por ele em nenhum momento. David Copperfield e o Pip de Grandes Esperanças ganham com larga vantagem.

Mas não deixa de ser uma boa leitura, do ponto de vista técnico. As descrições da Londres invernal são perfeitas, você imiscui-se no cenário.

Lipe 17/01/2010

Um menino inocente, um romance não tão quanto.
Apenas ao terminar minha leitura que vim descobrir que estava lendo um livro de mais de 170 anos. Charles Dickens transmite com maestria a ética hipócrita de uma Inglaterra cinzenta e suja, dada pela época da Revolução Industrial que fez com que a economia inglesa acelerasse em declínio das condições de vida.

Oliver Twist, como não poderia deixar de ser, é uma criança orfã que sofre por carregar tais status. Tem como sua primeira infãncia uma vida solitária em um asilo. Muda-se para um orfanato, juntando-se à realidade de seus iguais, trabalho árduo e maltratos. Resolve fugir em busca de uma vida melhor, para uma Londres, desordeira e ainda mais gélida. Oliver se involve com um grupo de ladrões, que se aproveitam de sua inocência.

Com uma trama envolvente, embora por motivos não tão felizes, e personagens dos mais diversos caráters, Oliver Twist é um romance para se ler em casa, e refletir sobre as lições de vida que o autor nos herda.

Simone Chyz 03/11/2009

É incrível como determinados livros "mudam" quando lemos novamente, depois de muitos anos!! Quando lí Oliver Twist pela primeira vez, com 12, 13 anos, foi apenas um livro sobre um garotinho órfão...
Acabei de reler e, óbvio, minha percepção da história foi drasticamente mudada.
Realmente, precisamos ter um pouco mais de experiência para perceber toda a ironia destilada pelo autor em todas as páginas do livro. Apesar do foco continuar sendo as peripécias de um pobre órfão, desta vez conseguí perceber toda a crítica a uma sociedade hipócrita e egoísta! Vale muito pela descrição dos personagens, da época e pelo final moralista, onde tudo se encaminha para o melhor!
Ana 17/04/2012minha estante
E no final, como a maioria dos livros de Dickens, deixam uma impressão forte na gente.

Tici 24/09/2009

Essa é uma das historias mais lindas que ja li!!! Ja li o livro umas 3 vzs e ja assisti o filme umas 5! Oliver Twist é um encantador de coracoes! Amo!

Roberta Nunes 15/09/2009

Um clássico...
"Oliver Twist" é uma história triste e realista que consegue mexer com as emoções humanas. Charles Dickens, o autor, teve uma infância sofrida e começou a trabalhar muito cedo em uma fábrica de graxa, então talvez por isso ele saiba narrar tão bem e de forma tão real todos os pesares e sofrimentos vividos pelo personagem central deste livro, Oliver.

O livro é interessante porque é ambientado numa Inglaterra pobre e sofrida, em plena Revolução Industrial, mostrando assim várias faces desse país naquele momento em particular. Nós podemos ver os ladrões, os marginais de todos os tipos e todos os sofredores que viviam num submundo à parte... mas ao mesmo tempo o leitor também tem a oportunidade de ver laços de amizade e amor, inocência e pureza.

O final é meio clichê, visto que os "heróis" alcançam êxito e redenção e os vilões têm destinos sórdidos. Mas o que eu mais destacaria da leitura deste livro é o estilo do autor. Dickens é de uma sagacidade explêndida! Irônico, crítico e está sempre dialogando com os leitores, o que é muito legal.

Um livro diferente, indicado para quem realmente goste de clássicos e consiga assimilar uma linguagem um pouco mais rebuscada.
Valdir Vidal 22/07/2012minha estante
Dickens em Oliver, assim como em Canção de Natal,parece querer retratar-talvez inspirando-se nele mesmo- uma diminuta parcela das pessoas, que apesar dos sofrimentos infringidos pela vida, se recusam a tornarem-se amargas. No fim é uma ótima história de moral.