Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Leonardo Bezerra 18/07/2023

Embora prefira David Copperfield, não tem como sentir muito prazer com a leitura desse aqui. Também um romance de formação, se destaca pela história de um protagonista meio desprezível aprendendo lições que deveriam ser básicas, mas que muita gente ainda não entende.

Debs @DeboraMaryn 10/07/2023

Boas patuscadas
Esse é o realismo inglês que eu amo. Não tem um livro do Dickens que eu não me apaixone de alguma forma. O Pip não foi o protagonista mais cativante, mas aprecio a humanidade que tem nele por ser ingênuo e bom, mas também arrogante e ambicioso. A jornada dele é boa. Como não amar personagens secundários como Joe, Biddy e Wemmick? Como eu ri no casamento do Wemmick e fiquei emocionada com o reencontro do Pip com Joe. Ótima leitura!

Ildete Xavier 09/07/2023

Gente, esse livro é demais. O personagem da história nem imagina que sua vida vai mudar quando ele acolhe um corajoso da justiça. Uma história cheia de reflexões sobre ética, classes sociais etc. Eu já li três vezes e ainda consigo me impressionar com a leitura dele.

CAcera3 05/07/2023

Gostei, mas prefiro o David
Um romance de formação que vai contar sobre a vida de Pip, um garoto órfão que é criado pela irmã e o cunhado. Aqui eu diria que encontramos a jornada do anti-herói, pois o protagonista se vê tão deslumbrado com suas grandes esperanças que acaba deixando de lado as coisas que realmente importam. Um livro que não me cativou tanto com seu grande personagem, mas que tem uma jornada e conclusão satisfatória. Além da escrita excepcional de Charles Dickens.

? ?Em suma, fui covarde demais para fazer o que eu sabia ser certo, tal como fora covarde demais para evitar fazer o que sabia ser errado.?

thexanny 02/07/2023

Grandes esperanças
Vou fazer uma releitura desse livro incrível, mas eu precisava fazer uma resenha antes da releitura porque ler pela primeira vez é algo único e, apesar de eu ter certeza que o livro tem aspectos muito profundos, eu não podia deixar de falar um pouco sobre uma experiência de leitura muito pessoal. Nunca li um romance de formação antes desse, não sei se esse estilo foi o motivo da minha forte conexão com o Pip, mas a verdade é que eu não tinha percebido até terminar o livro em como eu vou sentir saudade dos personagens. Eu gostei tanto de acompanhar o Pip pq mesmo cometendo (muitos) erros, ele é um personagem fácil de gostar pq é real. Não vou mentir, não gostei do final porque sim, eu queria um final super feliz para todos os personagens que eu me afeiçoei, mas acho que o final que teve foi justo. Só não sei explicar, eu gostei genuinamente muito do livro.

Cissa 28/06/2023

Estou completamente chocada,kkkkkkk, o livro e uma grande crítica à soberba das pessoas em relação ao dinheiro e eu achei incrível a construção para tal, mesmo que eu mesma tenha alguns problemas com isso kkkkkk.
Charles Dickens era no mínimo genial, já que escreveu um livro em primeira pessoa na qual conseguimos compreender o cenário e a situação. Toda caminhada e desenvolvimento de Pip é perfeita, como ele se arrepende e como conseguimos sentir a veracidade de seu sentimentos.
Além da construção da história o seu enredo é incrível também, não cai nos plots hahaha, muito orgulhosa de mim mesmo por causa disso kkkkk, mas eles são muitoo bons.

¡¡¡¡Spoilers!!!
Minha única única crítica é o final em aberto que eu simplismente detesto, e sim eu compreendo que faz parte do estilo da obra mas mesmo assim só queria meu Pip feliz com a Estella?

Viferoli 09/06/2023

Dualidade de sentimentos
O primeiro clássico calhamaço que leio e como não estava acostumada é normal que a leitura se torne cansativa, por isso o 3,5. No entanto, é um livro muito bem escrito, um romance de formação que não deixa pontas soltas ou exagera em informações, e o que mais gosto desse gênero é a construção da personalidade do protagonista e este livro faz com perfeição, o crescimento dele é incrível. Lerei mais do autor e do gênero.

leituraseinspiraca 01/06/2023

Que livro!
No início a leitura foi envolvente, porém depois achei um pouco monótona pela "demora" entre acontecimentos.

Entretanto, o final fez valer cada página lida. Um clássico com muito mérito! Simplesmente amei a história de Pip!!

Na versão da Penguin tem a versão original do final, que também gostei, mas agradeço ao Sir Edward, amigo de Dickens, por ter argumentado em favor do final que permaneceu na obra.

Ju 18/05/2023

Pip
Pip e sua sinceridade com seus sentimentos ambíguos. Ja me identifiquei logo de cara com ele, com suas angústias e seus sonhos de ser um cavalheiro.

Erika 16/05/2023

MARAVILHOSO
Charles Dickens disse que o filho preferido dele é David Copperfield, eu li, mas GRANDES ESPERANÇAS, é o meu preferido.

Souza.Barbosa 10/05/2023

A tal da ingratidão!!!
Meu primeiro contato com Charles Dickens.
No início demorei para me afeiçoar ao livro pois é muito diferente das outras narrativas.
Mas aqui a ingratidão e a riqueza de fato mostram quem e quem!!!
Será que não sofremos dos mesmos sentimentos? será que só não nos lembramos dos outros quando não há mais recursos para nós?
O ser humano de fato é o único animal que odeia seus semelhantes por razões que não são a sobrevivência.

Toshiko.Pri 30/04/2023

Maravilhosa
Nem sei o que dizer, haha
Eu esperava um romance arrebatador desse livro, por não conhecer mesmo e ver apenas algumas frases soltas em outro livro, mas o que eu encontrei foi algo totalmente diferente.

Acompanhei Pip desde a infância, eu o amei, me compadeci dele, e de repente, eu quase o odiei, fiquei indignada em muitas vezes, mas acredito muito que de tanto ele ter sido xingado e maltratado de graça, ele se tornou aquilo do que mais o chamavam .

Joe tem todo o meu coração e ele merecia um livro só dele ?

Dickens conseguiu me surpreender muitas vezes com os plots, e não deixou nenhuma ponta solta, gostaria de ter lido outro final para Magwitch, mas tudo bem.

E o final, eu preferiria o primeiro que Dickens havia dado.
Não dá pra expressar aqui o tanto de sentimentos e reflexões que essa obra nos traz, então eu apenas digo, leia, não se arrependerá.
Reginaldo Pereira 30/04/2023minha estante
Que legal que gostou, Pri! É uma baita obra, este livro! Apesar de não ser o protagonista, Joe foi o personagem que mais me encantou (e me fez rir!!!). Saudades dele!!!!!!!

Toshiko.Pri 30/04/2023minha estante
Verdade! Falei pra minha amiga, que o Joe merecia um livro só dele ? e fiquei feliz com o fim que ele teve

Daniel-Ef2:8 09/04/2023

Leitura extensa porém gratificante
Esse é o segundo livro do Dickens que eu leio e cada vez mais eu gosto do estilo de escrita do autor. O final é meio sem graça e que te faz refletir e pensar demais sobre o conteúdo da história. Tive que assistir algumas resenhas como a da Tatiane Feltrin e do Lucas Bittencourt para poder chegar a uma conclusão ou melhor para ver se "li certo" o livro.

A história mostra as "grandes esperanças" de Pip que tem um benfeitor misterioso que o ajuda e o banca afim de transformá-lo em um cavalheiro, porém a história vai mostrando um Pip que a medida que cresce vai se tornando um arrogante que fala o que não deve e gasta mais do que devia. Ele fica obcecado por Stella e vive meio que "cego de amor" por ela esperando que um dia pudesse se casar com ela.

No desenrolar da história a gente vê que essas "esperanças" vão se desfazendo aos poucos, Pip vai quebrando a cara e o orgulho e no final se torna alguém mais maduro e responsável.

Quando se lê superficialmente um livro a gente espera que o final tudo vai dar certo, que o cara vai terminar a história rico, saudável, casado com o amor da sua vida, com filhos e vida próspera, o famoso "e viveram felizes para sempre" mas não é assim que termina Grandes esperanças, essa é uma daquelas histórias que além de ler com atenção a gente vê o crescimento e desenvolvimento dos personagens, em vários momentos nos identificamos com eles e no final refletimos sobre o fim de cada um.

Eu demorei 2 meses para ler esse livro e mais de 1 semana refletindo sobre o conteúdo afim de fazer uma boa resenha. Talvez não tenha conseguido expressar nessas palavras toda a minha experiência com esse livro, mas se posso dizer algo é que valeu a pena cada momento e cada minuto de leitura, é um daqueles livros que marcam a vida do leitor e que com certeza eu recomendo para todo mundo ler, essa história é rica cheia de detalhes e com uma escrita fantástica.