Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Vinicius 03/01/2023

Romance doce
Dickens tem um estilo muito próprio de construir seus enredos. Mais uma vez, partindo da história desde a tenra idade do personagem principal, tal qual em David Copperfield, ele perpassa por inúmeros cenários britânicos, apresentados conforme a apresentação dos diferentes extratos sociais. Assim, emocionante e com pitadas novelescas, o romance se desenvolve de forma bem satisfatória com um desfecho contundente e palpável.

Vanessa.Brizola 26/12/2022

Lições de vida e personagens marcantes
Este foi meu terceiro Dickens e como sempre o autor me prende muito com suas lições de vida importantes e atemporais, a comédia inglesa com uma dose de ironia deliciosa, que não subestima nossa inteligência, e claro, seus personagens marcantes com facetas misteriosas e profundas como são todos nós, os seres humanos. Destaque para o Joe e o sr. Wemmick, aqueles personagens queridos que Dickens faz como ninguém e que lemos com um sentimento de carinho como se conhecemos pessoalmente.

Minha nota a leitura é em comparação com outro livro do autor, David Copperfield, que ainda é imbatível para mim como experiência literária. Entretanto, Grandes Esperanças é excelente e deve ser lido por todo mundo que ama clássicos!
Silvestarley Oliveira 28/12/2022minha estante
Eu gostei bastante da leitura. Foi meu segundo livro do Dickens. O próximo será ?David Copperfield?.
Parabéns pela resenha!

Carol 24/12/2022

Dickens ganhou meu coração
Primeiro livro que li do autor, e já foi o suficiente pra me apaixonar por ele. O livro me pegou do início ao fim, leitura leve e fluida. Não se assustem por ser um calhamaço.

Mi_ 08/12/2022

Grandes Esperanças, de Charles Dickens.

Grandes Esperanças, é sem sombra de dúvida, a minha melhor leitura de 2022.
Assim como PIP, na vida, mudamos de opinião frequentemente e muitas vezes sem perceber.
No decorrer da narrativa, é impossível não sentir pelo protagonista uma mistura de sentimentos: amor, raiva, culpa e dó.
Embora o livro tenha sido escrito no século XIX, encontramos no personagem muito do outro e de nós, pois, não somos nada além de seres humanos comuns, que mesmo com a nossa pequenez, somos capazes de amar.
Qual ser humano, assim como PIP não é cheio de incertezas, fraquezas e defeitos? Que olhemos para dentro de nós e tenhamos a plena consciência de que ainda temos muito a evoluir, senão,pelo amor será na dor.
Que sejamos como o bom e velho Joe, que não perde a essência, respeita a sua verdade e é genuíno no acolhimento ao outro.
Da vida, nada se leva e dela somos eternos aprendizes.

#dickens#literaturainglesa#literaturaclassica#

Rubinho.Meneses 27/11/2022

Um dos melhores
Muito bom esse clássico, leitura que começa e você já fica curioso, a cada página você se surpreende mais com a história.
Muito bom!

Silvestarley Oliveira 20/11/2022

Grandes esperanças
Aqui vamos acompanhar a história de Philip Pirip, mais conhecido como Pip. Pip é um garotinho de sete anos, órfão, que é criado pela irmã mais velha e seu marido Joe, o ferreiro. Morando em um pequeno vilarejo, a família, de origem simples, leva uma vida que não chega a ser exatamente miserável mas bem próxima a isso. A comida não falta mas é pouca. Joe passa os dias trabalhando na ferraria para garantir um mínimo de sustento. A irmã mais velha é muito rigorosa com o irmãozinho. A vida de Pip é dura. Ainda assim, apesar das adversidades, o garoto é capaz de sorrir daquele modo que só as crianças sabem. Tudo começa a mudar quando Pip é chamado pela Srta. Havisham para visitar sua mansão. Manor House destoa totalmente do restante da vila. É uma propriedade enorme com sinais de abandono, muito sombria e cercada de mistérios. O jardim está descuidado, há uma cervejaria abandonada dentro de seus muros e todos os seus relógios estão parados exatamente no mesmo horário. Ao adentrar o quarto da Srta. Havisham, o mistério só aumenta. Ela não permite a entrada de luz, as cortinas estão permanentemente fechadas e o ambiente mal é iluminado por velas. Em um cômodo há um buffet completo de casamento coberto de insetos e teia de aranha. A srta. Havisham está sentada em uma cadeira com um vestido de noiva que parece que irá se desmanchar a qualquer momento e está coberto de pó. É nesse ambiente obscuro que Pip conhece Estella, fonte de todas as suas ambições e aflições. Rejeitado pela garota, Pip começa a se sentir mal por ser quem é e pela sua origem humilde e almeja então se tornar um cavalheiro para que seja digno do amor de Estella. Sem grandes expectativas reais de alcançar o seu sonho, o que Pip não imaginava é que sua realização estava muito mais próxima do que ele esperava. Acompanhar a trajetória de Pip levanta muitas discussões, principalmente sobre as questões sociais. Sua ascendência pelos olhos da sociedade, e até pelos de si mesmo enganado por essa outra, não coincide com a iluminação de sua alma e nem com a conquista de sua felicidade. Ao conceber que sua felicidade está atrelada a sua posição social, Pip apenas engana a si mesmo. No fim, o que acontecera de bom em sua vida teve origem humilde. A nobreza pouco lhe trouxe além de alguns momentos de prazer ao preço da perturbação de seu espírito. É genial e ao mesmo tempo assustador pensar que uma crítica social presente em um livro do século XIX ainda se encaixe em nossa sociedade dois séculos depois. Cada vez mais as pessoas vivem de status e buscam a felicidade em bens materiais e posições sociais. Poucos buscam o desenvolvimento interior e a felicidade nas pequenas coisas. Será que os livros clássicos têm uma genialidade que sempre os fazem permanecer atuais?

Juliana 18/11/2022

Grandes esperanças
Mas, todas as vidas são iguais. Pense num dia qualquer, e o subtraia, e veja que sem ele, sua vida teria um rumo inteiramente diferente. Faço uma pausa, você que lê essas palavras, e, por um momento, pense na imensa corrente de ferro ou de ouro, de espinhos ou flores, que talvez jamais o tivesse encadeado, não fosse a formação do primeiro ano de um dia memorável....
... Só Deus sabe que não precisamos nos envergonhar de nossas lágrimas, pois elas são a chuva que cai sobre a poeira em seguida da terra, e recobre nossos corações empedernidos.

Marielly30 13/11/2022

Ótimo!
Personagens realistas + romance + mistérios + plot twist = um livro bom. Dickens realmente fez jus à isso e creio não conseguir descrever melhor. Apenas leiam.
Pode parecer cansativo no início, mas vale à pena.

louleonezi 13/11/2022

a vida e influências de Pip
Eu tinha muita vontade de ler esse livro há muito tempo e estou muito feliz de ter tido essa experiência de leitura.

A história é dividida em 3 volumes e o primeiro foi o meu favorito. A escrita do autor é muito bonita quando Pip ainda é criança e a relação dele com o Joe me fez chorar em alguns momentos.

Para mim, quando Pip fica mais velho, a história começa a passar uma mensagem sobre como as influências que temos na nossa vida nos impactam.

Outra coisa que gostei muito foi o fato de os personagens estarem conectados de algum jeito e como é legal descobrir isso ao longo da leitura.

No geral, uma leitura muito boa!

Lorayne.Stinguel 12/11/2022

Não foram poucas vezes que ouvi referência do Dickens. Por esta razão quis ler Grandes Esperanças, ainda mais porque foi citado por uma de minhas personagens favoritas. Fiquei simplesmente encantada em como o autor consegue escrever um livro tão extenso, de uma forma tão leve e que não cansa. Trata de questões sérias também, mas de uma forma muito simples, onde você nem sente a dor. É incrível!

Raissa 07/11/2022

Dickens realmente é tudo isso q falam dele
Depois de um longo período de ressaca literária, finalmente voltei com o ritmo de leitura e consegui finalizar Grandes Esperanças. Confesso q o início foi meio lento pra mim, mas depois fluiu mto bem. Adorei os diálogos e já deixo bem claro q o Joe entrou p minha lista de melhores personagens literários (ele é mto neném ???).

Oscar 07/11/2022

A espera maturou a experiência
Sempre acontece um fenômeno muito peculiar na minha vida literária. Um livro que foi comprado há muito tempo, mas que por várias razões fica ali encostado na estante, recebendo apenas a visita não muito períodica do pano a sacudir as poeiras acumuladas em suas páginas, é retirado de seu limbo eu acabo tendo uma experiência de leitura maravilhosa. Como se eu antevisse, mas de modo totalmente inconsistente, que apenas há alguns anos no futuro o espírito estaria nas condições adequadas para absorver o valor daquelas páginas. E Grandes Esperanças foi mais uma leitura premonitória da minha vida.

Foi um dos primeiros livros que comprei e que, pela quantidade de páginas e por ser um clássico, sempre me intimidou. Mas para minha grande surpresa, já nas primeiras páginas, o livro se mostrou ser de uma delícia de ser ler tão grande, que me capturou de uma forma que há muito um livro não tinha capturado. A ressaca literária que eu temia tanto em sofrer com ele foi transmutada por um combustível de que eu carecia há muito.

Sobre a leitura e o autor, irei comentar apenas que a mestria do Charles Dickens de envelhecer o narrador, personagem principal da história, é surpreendente. Em nenhum momento é utilizado um artificial de recorte temporal para deixar isso claro. Apenas com a sutil progressão da maturidade na fala do narrator, é possível sentir o tempo passar e o personagem envelhecer. Essa e muitos outras coisas a leitura deixaram em mim a maeca da genialidade do autor.

Depois dessa, sei que agora eu não preciso mais temer em ter de enfrentar David Copperfield. Pelo contrário, sinto grandes esperanças de que será mais uma leitura incrível.

Tiago 02/11/2022

História de uma vida humana
Que escrita sensacional, sobre a vida de um pequeno garoto até sua fase adulta. Acompanhamos de perto a maturidade de Pip, como podemos aprender com os erros, evoluir. O quanto a vida pode ser difícil, mas apesar de tudo ainda podemos fazer o bem pra alguém que passa na nossa história. Final feliz? Depende do ponto de vista...

anna 02/11/2022

Temos aqui um romance de formação sobre a história de Pip, menininho que cresce envolto de medo e ansiedade e se transforma em um homem bom mas passivo-agressivo. Isso não é dito diretamente, mas consigo perceber nas atitudes nobres que ele adota contrastando com pequenas alíquotas de ódio que sente (em tantos comentários sarcásticos que faz internamente).
Órfão vivendo com a irmã cruel e seu esposo Joe (que é seu único exemplo de amor e cuidado) , ganha herança (suas Grandes Esperanças) de um anônimo e muda-se do interior para Londres.
É impossível não comparar com Oliver Twist: Grandes Esperanças é mais maduro, a construção de todos os personagens é muito mais elaborada, a gente se afeiçoa a praticamente todos, contudo é uma leitura mais arrastada e com momentos entediantes (como o livro 2 inteiro).
É um livro de se tirar grandes lições, sobre humildade, ideais que construímos em cima da opinião de terceiros e apenas para exibi-los, os malefícios de criança viver privada de amor, dentre outros.

Peter.Molina 26/10/2022

Livro que arrebata
Confesso que para mim o livro demorou a engrenar. Não conseguia sentir nenhuma empatia pela personagem principal, e , mesmo sabendo que é um romance de formação, não imaginava o quanto ele podia se modificar. É um livro sobre orgulho, arrogância, vergonha e sobretudo redenção. O final do livro tem cenas tão bem escritas que chegam a arrepiar. O autor transformou tão bem a narrativa que chega a ser comovente. Um clássico que todos devem conhecer.