Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Tah_baddauy 10/06/2021

Cheguei nessa obra de tanto ser mencionada por Zafón no cemitério de livros esquecidos, que grande surpresa, embora um clássico da literatura, Grandes esperanças é um romance de formação bastante atual e íntegro na sua veracidade. Gostei do livro principalmente pelos personagens serem palpáveis, com todos nuances que uma pessoa pode ter.

Suzanne Raely 25/05/2021

Em alguns momentos a leitura se arrastou, mas depois dos 70% você não quer mais largar o livro.

"Grandes Esperanças" me deixou um grande aprendizado sobre amizade e tantas outras lições. Os personagens de Dickens são incríveis e a escrita do autor é encantadora.

Renata Rezende 23/05/2021

Livro perfeito!
É isso. É uma história simples, de uma pessoa, o Pip, contando sua própria vida... mas narrada de uma maneira tão linda! No final do Volume II acontece uma reviravolta e dali pra frente tudo é emocionante demais. Chorei inúmeras vezes, um choro bom de emoção. Um choro feliz, de um texto lindo.

É o segundo livro do Dickens que leio e me senti igual no primeiro, apaixonada pela história!

Imperdível!!
Emanuele 24/05/2021minha estante
??????

Renata Rezende 24/05/2021minha estante
Acabei de falar com vc no Twitter sobre ele. ?

Aylana Almeida 20/05/2021

Primeiro calhamaço da vida concluído com sucesso!
Nem tenho palavras para definir o sentimento de satisfação que é finalizar a leitura de um calhamaço de mais de 700 páginas em uma jornada de 2 meses!

Que história encantadora, repleta de lições e com a primorosa escrita de Dickens, que me hipnotizou! Super recomendo e espero que todos que derem uma chance a esta leitura tenham a mesma experiência incrível que eu tive.

Eu só digo LEIAM! Vocês não vão se arrepender! ?

júlia 20/05/2021

O dia fora memorável, pois causara grandes mudanças em mim
Entendo que por conta do formato em que esse livro foi originalmente publicado ? em série, semanalmente, durante 1 ano ?, os capítulos ficaram compridos e cansativos. Tive muita dificuldade de engatar na leitura, fiquei parada por uns meses, mas to tão feliz por ter insistido nele!

Eu AMO o senso de humor da escrita do Dickens, é sempre tão bem colocado que deixa a leitura muito melhor ?

O enredo é perfeito, apenas. É um livro que vou guardar pra sempre com muito amor e carinho no fundo do meu coração.

@Cb.victorpi. 18/05/2021

É uma boa história. Tem alguns elementos desnecessários, mas a vida era bem menos complexa na época em que ele foi escrito. Também fiquei de cara como a vida mudou pouco nesse tempo todos. O grande herói dessa história é o Joe.
Suelen.Philomeno 18/05/2021minha estante
Uma obra prima.
Você achou bem menos complexa?
Acho os diálogos com tanta coisa a ser dita. Como se eles não pudessem dizer, realmente o que sentem.

André Vedder 09/05/2021

Esperança renovada
Minha primeira leitura de Dickens e ao término dela saio com a alma renovada.
O autor tem uma escrita muito boa e fluída, e a história em si é maravilhosa. Mas para mim o ponto alto do livro são seus personagens, desde o principal aos seus coadjuvantes, pois ninguém ali está por acaso, para criar narrativas paralelas ao enredo, e sim para acrescentar humanidade e brilhantismo à obra.

"Em suma, fui covarde demais para fazer o que eu sabia ser certo, tal como fora covarde demais para evitar fazer o que sabia ser errado."

"Foi para mim um dia memorável, pois ocasionou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela. Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais te teria cingido, não fosse a formação do primeiro elo num dia memorável."
Henrique Fendrich 09/05/2021minha estante
Livro maravilhoso!

@larimours 02/05/2021

Grandioso
Esse livro é grande em todos os sentidos haha
Uma história muito legal e achei bem parecida com David Copperfield em alguns pontos, há divergências claras entre os personagens, mas me lembrou bastante. Foi uma boa leitura mas meu favorito ainda é David Copperfield.

elainegomes 28/04/2021

Tenho que começar minha resenha expressando a saudades que já estou do Joe, que não é o personagem principal, mas foi fundamental para construção, formação e redenção de nosso Pip.

Sabe aquela história que criamos os filhos para o mundo, que não podemos controlar seus atos, e quando escolhas erradas são tomadas, a única mão estendida é daquele que sempre desejou sua felicidade - descrição perfeita para um pai ou uma mãe, mas este foi o Joe, o velho amigo Joe, na vida de Pip.

Super recomendo a leitura de Grandes Esperanças, livro intenso, cheio de surpresas, que narra os caminhos de Pip, desde sua infância até alcançar sua vida adulta, em busca da realização de suas Grandes Esperanças.

Emanuela130 22/04/2021

Sobre culpa e perdão, sobre ser humano.
Um romance de formação que muito me tocou, trouxe a infância contatada com os olhos de Pip adulto, mas que abordou de forma muito clara e bonita a singeleza de ser criança. Com uma vida difícil, solitária e fadada ao erro, é difícil julgar Pip adulto. Livro sobre solidão, ingenuidade, mesquinhez, culpa e perdão.
Gostei da leitura, meu primeiro contato com o autor.

Alessandra 21/04/2021

Dickens: Gratidão por essa obra !!
Estou até agora extasiada com esse livro, que para mim foi uma grande surpresa. Comecei a ler por causa de um grupo de amigas e confesso que o começo foi bem arrastado e eu ficava me perguntando porque Dickens é tão aclamado dessa forma.... só fui entender isso ao final da leitura e se tem um conselho que eu possa dar é: experimentem Charles Dickens, deixem se envolver pela sua narrativa e não desistam da leitura porque o final compensa demasiadamente.
Charles Dickens é um autor de 1830, que conheceu o sucesso ainda vivo, ele é o criador do famoso folhetim, que se compara as novelas atuais. Suas histórias eram publicadas semanalmente em jornais e o público ficava esperando ansiosamente pelo próximo capítulo. Ele se especializou em romance de formação que acompanha personagens de criança até a vida adulta.
Grandes Esperanças é a última obra de Dickens e a mais madura de todas, fala sobre Pip, um órfão criado pela irmã e pelo cunhado, que é escolhido por um misterioso benfeitor para receber uma herança na maioridade e para isso precisa de tornar um cavaleiro. Ainda quando criança ele se apaixona pela bela Estella que desdenha dele e o maltrata. Pip então faz de tudo para se tornar cavaleiro, apossar do dinheiro e poder ter o amor de Estella.
A história é emocionante, com personagens cativantes e muitas reviravoltas. Fiquei impressionada como Dickens conseguiu entrelaçar todos os personagens em uma única trama. A parte 3 do livro é um plot twist atrás do outro de tirar o fôlego, realmente surpreendente.
O ponto central da história é a redenção moral de Pip: o quanto o dinheiro e o poder podem transpor nossos valores morais ? A ingratidão é passível de ser perdoada? Ter pessoas boas que nos cercam ajuda a discernir o certo do errado ? Confesso que chorei igual criança nos últimos capítulos, Dickens me deu de presente personagens incríveis, com caminhadas valorosas e um significado de que o amor é maior que qualquer sentimento. A Charles Dickens uma única palavra: Gratidão
Andreza 21/04/2021minha estante
Eu já desisti desse livro no inicio, mas sua resenha deu vontade de tentar de novo kkk

Alessandra 21/04/2021minha estante
Tenta Andreza, se quiser incentivo me chame no particular. Tive uma amiga que incentivou o tempo todo. Realmente o livro é difícil, a parte 2 é arrastada (levei 3 semanas para ler ) mas a parte 3 compensa tudo. É fenomenal e surpreendente como Dickens amarra a história. Chorei litros e valeu todo meu esforço.

Andreza 21/04/2021minha estante
Vou tentar de novo depois de terminar meu livro atual ?. Quando eu tentei ler Grandes Esperanças todo mundo falava tão bem da obra, mas achei o começo meio lento para mim. É bom ter uma opinião de alguém q pensou de forma semelhante do começo pq assim acho q vou gostar das outras partes como vc kkkk

LER ETERNO PRAZER 20/04/2021

Gente, que ótima leitura!!
Dickens consegui criar personagens que é quase inpossivel você nas se apaixonar!!
No meu caso foi assim com David Copperfield, Oliver Twist e agora com Pip.

Charles Dickens nasceu em Portsmouth, Inglaterra é um dos autores mais importantes da literatura britânica e mundial. Escreveu suas obras durante o período vitoriano, entre 1812 e 1870. Uma curiosidade é que poucos autores se tornaram conhecidos em vida, mas Dickens foi um deles. Fez sua fama em vida, que perdura até hoje, mais 150 anos após sua morte. Com seu estilo poético, Dickens é leitura obrigatória para os amantes da literatura.
"Grandes esperanças" foi escrito em 1860 e é uma das obras que mostra o lado mais maduro do autor. Aqui ele nos mostra toda a sua maestria ao descrever a vida do personagem "Pip" (Philip Pirip). G É é dividido em três partes: 1 - Vamos acompanhar sua infância penosa e sofrida, 2 - A seu despertar para a vida adulta e 3 - O desenrolar de suas grandes esperanças.
Na sua primeira parte vamos ser apresentados a uma das personagens mais interessantes do nosso enredo, Joe, o marido da irmã de Pip. Em uma mistura de tristeza e companheirismo, Pip é apegado a Joe, ao mesmo tempo em que sente vontade de fugir daquela vida tenebrosa que leva no "charco" (água parada, rasa, suja e lodacenta que se espalha no chão).
Com o passar dos anos Pip consegue sair de casa com a ajuda de um benfeitor que resolve manter sua identidade em segredo, começa enfrentar as dificuldades da vida em Londres, um novo mundo que nasce à sua volta. E quando finalmente conhece o benfeitor que o tirou daquela vida de pobreza, a vida de Pip se transforma completamente: agora ele precisará lidar com novos problemas, se afastando cada vez mais de seus sonhos e suas grandes esperanças.
Gente, não posso aqui revelar muita coisa desse ótimo romance, quase um romance de formação, pois ao revelar muito da história, com certeza ela perderá a graça para os futuros leitores, o que posso resumir pra vocês é o seguinte: A parte 1 é interessantíssima e faz você querer ler mais e mais. A segunda parte já é um pouco mais complicada, por ser mais descritiva e introspectiva, mostrando mínimos detalhes da vida do nosso protagonista. Já a terceira parte é quando o livro engata e nos faz sentir uma mistura de raiva e empatia pelo jovem Pip, que acompanhamos desde os sete anos de idade e que agora se encaminha para os 25 anos.
A grande qualidade que Dickens faz em "Grandes esperanças "é a linguagem que este utiliza. Longe de uma literatura piegas, ele traz uma abordagem bem diferente das tramas ?água com açúcar? dos romances atuais. A sucessão dos acontecimentos não é o mais importante; dificilmente você encontrará sequências de ação, de grandes reviravoltas. O desenvolvimento do personagem é a principal questão e qualidade de ?Grandes Esperanças?. Com um vocabulário bem diversificado (em muitas vezes se faz necessário o uso de um dicionário ao lado ou ler o tempo todo as notas de rodapé), a leitura é rica, principalmente pelas inúmeras citações e alusões a outros autores e obras. Por mais que pareça que os eventos demoram para acontecer, o mistério criado em vcima dos personagens é magnífico, te faz querer ler mais e mais, conhecer a fundo aquelas pessoas misteriosas e, claro, desvendar o principal mistério do livro: quem é, afinal, o benfeitor de Pip? Quem o ajudou a buscar suas grandes esperanças?
"Grandes esperanças" é uma obra indispensável na lista de leitores que busca uma leitura de qualidade e que faça você refletir diante das muitas passagens que Dickens, com maestria coloca o leitor(a) a executar, todas a reflexões que a obra nos traz!