Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Jaqueline 19/07/2020

Leia e me fale...
Inúmeros filmes e pecas teatrais foram feitas nos últimos 130 anos apos a publicação deste livro. É uma obra prima de Dickens. Simplesmente leia!

Elexandra.Amaral 15/07/2020

Meus 7 anos com Pip
Cheguei a Pip como Matilda: pelas narrações do Sr. Watts, para quem Pip não era apenas um personagem. Não, Pip era uma pessoa, uma pessoa cuja vida continha lições valiosas, um amigo.
Bem, iniciada a leitura, em 2013 (!), encantei-me com o protagonista de "Grandes Esperanças". na metade do livro, contudo, passei a nutrir um profundo sentimento de raiva por ele. A leitura, então, tornou-se insuportável. Nos anos seguintes, tentei voltar a lê-lo. Falhei miseravelmente em quase todas. O obstáculo era sempre o mesmo: o ingrato, arrogante e perverso Pip.
Neste ano, contudo, obriguei-me a lê-lo em uma viagem de ônibus. Para minha surpresa, devorei as páginas restantes em horas. E me reconciliei com Pip.
"Grandes Esperanças" é um desses livros esplêndidos que se fecha com prazer e carinho, mas que exigem paciência. Não que a escrita de Dickens seja enfadonha ou algo do tipo. O problema tem nome e sobrenome, chama-se Philip Pirrip, a quem detestei (soube depois de fechar o livro) por reconhecer que possuía traços meus.

Norma 15/07/2020

É um excelente livro. Sobre reparações de erros. Quando se é muito ambicioso, às vezes, você pode passar por cima de princípios morais, familiares e como você pode machucar alguém nessa ascensão ao poder e ao dinheiro.

Thomás 08/07/2020

Maravilhoso
Grandes Esperanças foi o meu primeiro contato com Charles Dickens. Criei muitas expectativas, que foram facilmente superadas. Estou encantado com a história.

Poucos livros me fizeram sentir tantos sentimentos ao longo da leitura, a ponto de sentir empatia, raiva, frustração, tristeza acompanhando a vida de Pip e suas grandes esperanças.

O fato do livro possuir quase 200 anos não torna a leitura difícil ou monótona. A história da vida de Pip é dividida em três partes, e ele é retratado pelo que é: um ser humano. E isso torna o livro tão bom, poder acompanhar suas escolhas e as consequências ao longo da vida. Os personagens secundários também são excelentes, cada um a sua maneira.

Eu fiquei muito irritado com Pip em diversos momentos pela sua teimosia e orgulho, mas terminei o livro já com saudades de todos os personagens. Certamente vou ler novamente no futuro, bem como demais obras do autor.

As partes que mais gostei, foram Biddy dando sermão no Pip, o discurso de Joe para Pip em Londres (sensacional), Estella falando sobre amor com a Sra. Havisham e demais cenas com o Pip, e a última conversa com Provis. Separei tantos trechos que é difícil escolher o melhor.

Terminei a leitura 100% satisfeito e feliz por ter tido a oportunidade de ler um livro tão bom. Indico para todos que gostam de boas histórias!

Lorena 28/06/2020

não gostei muito
o começo do livro até me prendeu o interesse, gostava do pip e do joe, gostei de quando a estella foi introduzida, e esperava que o livro ficasse cada vez melhor, mas não foi isso que aconteceu...

o livro ficou cada vez mais chato, a história sem sentido, nada nele me fazia querer ler. os personagens foram ficando cada vez mais perdidos na história, sem nada que fizesse com que eu me conectasse com eles.

e meu deus, que livro descritivo, isso tornava a leitura pior ainda, me dava uma impressão de que não tinha enredo, só um monte de descrições e mais descrições que não acrescentavam nada.

o final também completamente sem sentido, me deixando com uma sensação de que eu li esse livro só por ler, e que a história não tem pé nem cabeça.

em alguns momentos eu consegui gostar do pip, em outros não aguentava mais ler sobre a falta de humildade dele e todas as decisões erradas que ele tomava.

duas estrelas pelo começo que me prendeu e me interessou um pouco, mas minhas grandes esperanças foram frustradas no decorrer do livro (humor&piadas)
Lúcia 19/08/2023minha estante
Vc parece que leu completamente minha mente. Nunca vi uma descrição tão igual ao q penso de um livro como a sua. Cada ponto e cada vírgula q vc escreveu e até o tanto de estrelas q dei tbm. Incrível. ?

Paula 08/06/2020

Ótimo livro
Primeiro livro que li do Dickens e não será o último. História envolvente.

Diego Rodrigues 25/05/2020

Um clássico que permanece atual
"Grandes Esperanças" é um grande clássico da literatura inglesa do século XIX. Publicado em formato de fascículos no jornal "All the Year Round" durante os anos de 1860 e 1861, os desdobramentos da história tinham influência da reação do público e do número de vendas do periódico entre os capítulos. Formato que faz lembrar o das novelas que existem hoje em dia. Quando escreveu "Grandes Esperanças", Dickens já era um autor renomado pois havia publicado anteriormente grandes obras como: "Oliver Twist", "Um Conto de Natal", "David Copperfield", "Tempos Difíceis", "Um Conto de Duas Cidades", entre outras. Suas principais características literárias, que são a crítica social e a criação de personagens marcantes, estão a todo vapor nesse livro.
Aqui vamos acompanhar a história de Philip Pirip, mais conhecido como Pip. Pip é um garotinho de sete anos, órfão, que é criado pela irmã mais velha e seu marido Joe, o ferreiro. Morando em um pequeno vilarejo, a família, de origem simples, leva uma vida que não chega a ser exatamente miserável mas bem próxima a isso. A comida não falta mas é pouca. Joe passa os dias trabalhando na ferraria para garantir um mínimo de sustento. A irmã mais velha é muito rigorosa com o irmãozinho. A vida de Pip é dura. Ainda assim, apesar das adversidades, o garoto é capaz de sorrir daquele modo que só as crianças sabem. Tudo começa a mudar quando Pip é chamado pela Srta. Havisham para visitar sua mansão. Manor House destoa totalmente do restante da vila. É uma propriedade enorme com sinais de abandono, muito sombria e cercada de mistérios. O jardim está descuidado, há uma cervejaria abandonada dentro de seus muros e todos os seus relógios estão parados exatamente no mesmo horário. Ao adentrar o quarto da Srta. Havisham, o mistério só aumenta. Ela não permite a entrada de luz, as cortinas estão permanentemente fechadas e o ambiente mal é iluminado por velas. Em um cômodo há um buffet completo de casamento coberto de insetos e teia de aranha. A srta. Havisham está sentada em uma cadeira com um vestido de noiva que parece que irá se desmanchar e qualquer momento e está coberto de pó. É nesse ambiente obscuro que Pip conhece Estelle, fonte de todas as suas ambições e aflições. Rejeitado pela garota, Pip começa a se sentir mal por ser quem é e pela sua origem humilde. E almeja então se tornar um cavalheiro para que seja digno do amor de Estelle. Sem grandes expectativas reais de alcançar o seu sonho, o que Pip não imaginava é que sua realização estava muito mais próxima do que ele esperava.
Acompanhar a trajetória de Pip levanta muitas discussões, principalmente sobre as questões sociais. Sua ascendência pelos olhos da sociedade, e até pelos de si mesmo enganado por essa outra, não coincide com a iluminação de sua alma e nem com a conquista de sua felicidade. Ao conceber que sua felicidade está atrelada a sua posição social, Pip apenas engana a si mesmo. No fim, o que acontecera de bom em sua vida teve origem humilde. A nobreza pouco lhe trouxe além de alguns momentos de prazer ao preço da perturbação de seu espírito. É genial e ao mesmo tempo assustador pensar que uma crítica social presente em um livro do século XIX ainda se encaixe em nossa sociedade dois séculos depois. Cada vez mais as pessoas vivem de status e buscam a felicidade em bens materiais e posições sociais. Poucos buscam o desenvolvimento interior e a felicidade nas pequenas coisas. Será que os livros clássicos têm uma genialidade que sempre os fazem permanecer atuais? Ou é a sociedade que permanece estagnada, ou pior ainda, está regredindo?

site: https://discolivro.blogspot.com/

Amanda R 18/05/2020

Arrebatador
Como o primeiro livro desse gênero literário que já li, me sinto muito emocionada agora que terminei a leitura, e não sei nem se vou conseguir expressar direito todos os pensamentos que tenho com relação a trama.
A história de Pip é tão forte pelo fato dela ser tão real. O nosso protagonista não é perfeito, ele não é inerentemente bom, nem inerentemente ruim e isso faz com que a cada capítulo a gente se enxergue de um jeito ou de outro nele. Seus receios, preconceitos, orgulho, arrogância, paixão, humildade e arrependimento são tão tocantes e honestos que deixam uma sensação de aperto no peito. Não vou discorrer sobre, mas o livro também faz várias críticas importantes.
Se é o melhor livro do autor, ou se é um dos melhores livros do gênero, não sei afirmar. Mas por ser o primeiro que li, Grandes Esperanças abriu um caminho para me aventurar mais em outros livros semelhantes, e nenhum outro poderá tirar esse mérito dele. Leitura obrigatória.
Nota 5/5

Raeder 18/05/2020

Apesar de ter sido uma leitura um pouco mais arrastada para minha pessoa, este clássico confrontou-me sobre culpa, moralidade, compaixão, gratidão, amor e perdão.
A leveza (muitas vezes pesarosa) e a intimidade (dada a primeira pessoa em que a história é contada) me fez amar a escrita deste gênio da literatura chamado Charles Dickens.
Esta obra de 1860-61 é uma ótima forma de iniciar-se no mundo da literatura clássica.
Estou apaixonada por esta história e não consigo pensar destinos melhores na história para cada personagem.

Denise 16/05/2020

Grandes Esperanças
Eu gostei do livro, não foi aquela leitura emocionante, gostei muito mais do outro livro dele que li, o David Copperfield.
O Pip era meio lento pro meu gosto, só se dava conta das coisas depois que perdia. Tá certo que o coitado era muito mal tratado pela irmã, mas foi muito ingrato com o Joe, e isso eu achei péssimo ele deu mais valor pra véia ?noiva louca? do que pro cara que sempre cuidou dele.

adrianovinicius1976 14/05/2020

Fascinante
Não é a toa que é um clássico da literatura mundial. Logo de início se é conquistado pelo narrador e principal protagonista dessa história: Pip. Quando digo de início, quero dizer logo nas primeiras linhas mesmo. Pip é encantador, e sua linguagem tem o apelo da ingenuidade da criança que torna impossível não criar uma ligação com ele. E acho que começa daí o encanto dessa obra.

Uma obra realmente fantástica, embora eu tenha que confessar que achei alguns capítulos cansativos e com informações irrelevantes ao contexto da história, mas é raro quando isso acontece e no todo a leitura é bastante prazerosa e flui com facilidade.

Sarah 13/05/2020

Meu primeiro livro de Charles Dickens e justo quando estou em uma ressaca literária. A história de Pip com seus altos e baixos foi emocionante de acompanhar. É impossível não sensibilizar com a inocência da criança maltratada, rivalizar a vaidade que transforma o herói em vil para depois aplaudir a humildade com que busca o perdão. A escrita do autor é realmente digna de sua fama e espero ler outros livros dele com uma maior paciência e de preferência com o livro físico em mãos.

Pdrosaleitor 02/05/2020

Gostinho de quero mais!
Esse livro foi minha primeira experiência com Dickens, o qual eu já vinha querendo ler algo há um bom tempo, primeiro por ser um grande nome da literatura clássica, segundo porque queria ter uma proximidade com literatura da era vitoriana. Grandes Esperanças, como o próprio título já sugere, fala do que realmente são grandes Esperanças e do que significa esse termo ?grandes? que nem sempre sugere qualidade nas Esperanças alcançadas. Pip de fato aprende diante de alguns contratempos e algumas frustrações o que lhe é apresentado como Esperanças significativas e que lhe engrandecem o espírito e não somente os bolsos. O comportamento social inglês da época (meados do século XIX) também é explorado, as vezes de forma cômica e à medida do tempo crítica. Com certeza me instigou a leitura de muitos outros romances do autor.

lotusflowers 02/05/2020

Esse foi meu primeiro clássico. A leitura foi bem mais fácil do que achei que seria e gostei muito, principalmente do Pip como protagonista. A narração dele é muito divertida e achei que contribui muito para a humanização do personagem. Quero muito ler outras obras do autor.

Murilo 29/04/2020

Grande livro
Grandes Esperanças é mais uma obra prima de Charles Dickens. O livro tem como ponto central o amor de Pip por Estela. Meu preferido continua sendo David Copperfield.